Eu tenho um carinho enorme com a Serra da Estrela porque foi a primeira vez na minha vida em que vi neve de verdade! Neve em quantidade boa, pra se jogar, fazer anjinho... ahhhh... foi lindo de ver e viver! Isso em março de 2005!!
Porém, engana-se quem pensa que a Serra da Estrela é destino apenas para curtir o inverno, pois a regão pode e deve ser visitada o ano inteiro por oferecer atrativos em todas as épocas, com sua natureza exuberante, cadeia de montanhas e todo um belo e deslumbrante cenário que encanta turistas que buscam desde descanso e luxo, mas também os que preferem aventura e emoção.
Para efeitos de geolocalização, a Serra da Estrela é a cadeia de montanhas mais alta de Portugal continental e se encontra na região chamada Centro de Portugal, que abrange cidades como Viseu, Coimbra, Aveiro, Nazaré, Óbidos, Tomar e Fátima. Se quiser conhecer mais sobre a região, veja em www.centerofportugal.com
Confira aqui então as atividades oferecidas pela Serra da Estrela!
1. Explorar um cenário de tirar o fôlego
Em qualquer estação, as paisagens da Serra da Estrela são impressionantes. Há picos nevados no inverno, folhagens alaranjadas no outono, flores coloridas na primavera e árvores verdejantes no verão.
Crédito: Victor Carvalho |
Crédito Victor Carvalho |
Das estradas panorâmicas e pontos mais altos das montanhas, as vistas são privilegiadas.
2. Fazer trilhas emocionantes
Há inúmeros percursos em meio à natureza vibrante da serra, que podem ser trilhados a pé ou de bicicleta. São maneiras perfeitas de se conectar com as infinitas belezas naturais da região e se aproximar de recantos escondidos, como uma lagoa ou um campo florido.
Crédito: Victor Carvalho |
Crédito: Victor Carvalho |
3. Subir ao ponto mais alto de Portugal continental
É possível chegar ao ponto mais alto da Serra da Estrela, a 1.993 metros de altitude, onde fica a Torre, uma construção característica que marca o local. Lá há também uma estação de esqui, já que é uma região onde neva no inverno. Por isso, na estação mais fria (entre os meses de dezembro a março), pode-se praticar esportes de neve.
Crédito: Victor Carvalho |
4. Hospedar-se em um hotel de luxo
São muitas as opções de hospedagem na serra, já que há diversas vilas e cidades em seu território. No entanto, dois hotéis se destacam por integrarem-se perfeitamente ao cenário e oferecer uma experiência inesquecível de luxo e descanso: a Casa das Penhas Douradas e a Casa de São Lourenço, hotéis pequenos, charmosos e que esbanjam conforto e sofisticação.
5. Conhecer um produto tipicamente português
É na serra que se produz o burel, um tecido de lã tradicional da região, de altíssima qualidade. Visitantes podem descobrir a fábrica localizada na cidade de Manteigas, conhecer sua história e ver de perto como são feitos os belíssimos casacos, mantas e até itens de decoração. Há também uma loja para quem quiser levar algo para casa!
6. Visitar vilas e cidades charmosas
Três Aldeias Históricas de Portugal se encontram na Serra da Estrela: Piódão, Belmonte e Linhares da Beira. São lugares incrivelmente preservados, com casas e ruas de pedra, onde é fácil que os visitantes se sintam em outra época.
Piódão |
Cidades maiores como Covilhã e Guarda também têm seus atrativos e merecem uma visita.
Piódão |
7. Provar um dos melhores queijos de Portugal
O famoso queijo Serra da Estrela é produzido nesta região portuguesa, com leite de ovelhas da raça bordaleira e flor do cardo, uma planta local. Possui uma casca rígida, mas seu interior é cremoso e possui um sabor intenso, que garante uma inesquecível experiência gastronômica.
Nazaré? Aveiro? Cidades do Litoral?
ResponderExcluirE que tal mencionarem as que circundam a própria Serra da Estrela, como Covilhã, Guarda. Fundão. Seia, Celorico da Beira. Cidades que ficam na encosta.
Olá, tudo bom? Acredito que você não tenha lido a reportagem toda ou não tenha compreendido que, ao mencionar as cidades de Nazaré e Aveiro, apenas estava me referindo à região geográfica chamada Centro de Portugal, da qual a Serra da Estrela também faz parte. Convido-lo a reler a matéria e verá que, inclusive, Guarda e Covilhã foram mencionadas. Abraços
Excluir