27 março 2019

Dica de Viagem: trem leva o viajante do Aeroporto de Guarulhos até à Paulista

Por Rafa Pinto (blog Rafa pelo Mundo)


Se você viaja com frequência para o Aeroporto de Guarulhos e costuma ficar preocupado com o trânsito constante ou com o alto custo dos aplicativos Ubers e afins - que quase sempre estão dinâmicos na região (ou seja, mais caros) - leia esse post até o fim.

Blog Apaixonados por Viagens - São Paulo - Trem - Aeroporto Guarulhos

Há quase um ano, os paulistanos ganharam mais uma opção de transporte que liga o principal aeroporto da cidade ao centro: o trem!


Como estamos no Brasil e as coisas aqui nem sempre acontecem como queremos, lamento dizer que nem tudo são flores nessa notícia. O trem não parte diretamente de dentro dos terminais, algo que é super comum em diversos aeroportos mundo afora, especialmente na Europa. Ou seja, será necessário caminhar ou pegar um ônibus até a estação do trem.

Blog Apaixonados por Viagens - São Paulo - Trem - Aeroporto Guarulhos

Como viajo muito de Azul, que no Aeroporto de Guarulhos fica no Terminal 1, é desse terminal que vou falar aqui no post, pois foi de onde saí e cronometrei o percurso, inclusive dando detalhes de como fazer para chegar à Paulista, que é a avenida mais famosa da capital.

O trajeto foi feito numa quarta-feira à tarde, às 16:11h, antes do horário de rush. Como desembarquei no T1, eu tinha a opção de ir a pé até a estação – aproximadamente 500 metros - mas por comodidade preferi pegar o ônibus que é gratuito e parte da frente do portão de embarque de 20 em 20 minutos.

Blog Apaixonados por Viagens - São Paulo - Trem - Aeroporto Guarulhos

Caso você desembarque no T2, o que é mais provável, a opção de ir andando até a estação acaba sendo inviável, por ser mais distante. No desembarque, procure o ônibus do transfer, que é o mesmo da foto anterior e que circula entre os terminais 1, 2 e 3.

Blog Apaixonados por Viagens - São Paulo - Trem - Aeroporto Guarulhos

O tempo percorrido de ônibus do terminal que desembarquei até a estação foi de somente 4 minutos. Chegando lá, dirigi-me à bilheteria para comprar o bilhete (R$4,30*) e seguir para a plataforma de embarque, que tem sentido único por se tratar da última estação (Aeroporto - Guarulhos, linha Jade da CTPM).

Blog Apaixonados por Viagens - São Paulo - Trem - Aeroporto Guarulhos

O trem chegou exatamente às 16:25h e ficou parado por 14 minutos, quando então partiu. Curiosamente, estava bem vazio, o que acho que ocorre por falta de divulgação do serviço, ideia ratificada quando fiz uma enquete básica no stories do Instagram e muitos amigos e familiares que moram em SP responderam que não sabiam da existência dessa opção de transporte.

Blog Apaixonados por Viagens - São Paulo - Trem - Aeroporto Guarulhos

Às 16:50, troquei de trem na estação Engenheiro Goulart e fui para a linha 12 Safira da CTPM, que é a que tem como destino o Brás. Embarquei nesse sentido às 16:57 e às 17:07 desembarquei na Estação Tatuapé (uma antes da parada final). 

Essa estação é interligada por trem, metrô e por terminal de ônibus, por isso mesmo recomendo que desembarque nela caso queira trocar para o metrô, pois costuma ser menos muvucada que a Estação Brás - também conectada tanto pelo metrô quanto pelo trem.

Blog Apaixonados por Viagens - São Paulo - Trem - Aeroporto Guarulhos

Fiz baldeação no Tatuapé e segui sentido Luz ainda de trem, onde desembarquei às 17:19 e rumei pra linha amarela do metrô às 17:25. Da estação Luz para a Estação Paulista, meu destino final, não é necessário trocar de linha.

Blog Apaixonados por Viagens - São Paulo - Trem - Aeroporto Guarulhos

Então, finalmente às 17:30, cheguei ao meu ponto final, com um total de 1:19h de percurso desde o momento que peguei o ônibus do transfer no aeroporto.

Caso você esteja se perguntando se vale a pena esse perrengue de trocar tanto de trem/metrô, seu bolso e suas prioridades que vão responder. 

Essa é sem sombra de dúvidas a opção mais barata que você vai encontrar e a que vai correr menos risco de ficar preso no trânsito. 

Por outro lado, está longe de ser a opção ideal para quem está com malas ou pra quem busca mais conforto.

Para quem não conhece o transporte em São Paulo, falar em CPTM  é o mesmo que falar em linha de trem. A rede de transportes da capital e região metropolitana conta atualmente com 11 linhas de trem e 6 linhas de metrô. Boa notícia:  toda vez que você fizer baldeação de uma para outra não será necessário pagar nada a mais por isso. O mesmo bilhete será válido para ambas. 

Atenção: a Estação Aeroporto- Guarulhos funciona de domingo a sexta-feira, das 4h à 0h, e aos sábados, das 4h à 1h.

Informação Bônus:


Em 2009, logo que me mudei para São Paulo, ninguém nem sonhava com a opção de trem de/para o aeroporto, então uma alternativa que eu usava e que ainda está a todo vapor é o ônibus da linha 257, que liga o Aeroporto Internacional à Estação Tatuapé e vice-versa.

O ônibus passa por todos os terminais e faz paradas ao longo do itinerário, não sendo, portanto, um ônibus express. É uma boa alternativa para quem viaja sem malas ou apenas com mochila, pois por ser um ônibus de linha, não há bagageiro. 

O trajeto até o Tatuapé dura aproximadamente 50min-1h (a depender do trânsito) e a tarifa vigente é R$6,45*. 
*Valores de 2019.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR