11 fevereiro 2019

Azur Praia Leblon: alta gastronomia na orla carioca

Nada melhor no Rio de Janeiro do que aproveitar o verão de frente para a praia, não acham? Mas o que muita gente de fora não sabe é que carioca, de modo geral, tem ranço (preconceito) em frequentar os quiosques da orla. Sempre achei isso muito curioso, mas é compreensível dado às opções que existiam no passado, que eram mais no estilo "pega-turista", com cardápios reduzidos a petiscos gordurosos, cervejas (de milho) e água de coco.

Blog Apaixonados por Viagens - Azur Praia Leblon - Rio de Janeiro

Graças a Deus que houve uma graaaande reforma em diversos quiosques pela orla da Zona Sul, que passaram a oferecer um ambiente mais confortável, inclusive com banheiro, e opções de petiscos e refeições mais interessantes (digo: menos gordurosas) e, nos últimos anos, essa transformação acabou repercutindo também na forma de muita gente enxergar os quiosques que passaram a finalmente integrar o circuito gastronômico da cidade para os cariocas residentes também e não apenas para os gringos.

Seguindo essa tendência de reformulação de conceito e de novas opções na orla, estivemos há pouco tempo conferindo de perto o Azur Praia Leblon, inspirado na imensidão azul da Cotê D`Azur, balneário na Riviera Francesa, que esbanja charme, sofisticação, alta gastronomia assinada pelo Chef e restauranteur Pedro de Artagão, que também comanda a cozinha do premiado Irajá Gastrô, em Botafogo, que dispensa comentários, o Formidable Bistrô e a cozinha do Artagão.

Inaugurado em 2017, esse quiosque trouxe, portanto, um conceito mais gourmet para a praia mais elegante da cidade: o Leblon!

Blog Apaixonados por Viagens - Azur Praia Leblon - Rio de Janeiro

Próximo ao Posto 11, o ambiente, cujo projeto é assinado pelo arquiteto Maurício Nóbrega, é despojado e confortável, a decoração é praiana, mas com um toque francês, as cores predominantes são o azul e o branco e a música é sublime, predominando a Bossa Nova (ao menos no dia em que eu fui).

Dica: em finais de semana de sol, em que o movimento deve ser grande, sugiro chegar cedo para pegar as melhores mesas com vista para o mar e na sombra!

Por falar em sombra, quase todo ambiente do quiosque fica na sombra na maior parte do dia, mas não conta com climatização além do vento - se ventar. Assim, se você for muito calorento e o dia não estiver fresco, melhor deixar para ir em outra ocasião.

Blog Apaixonados por Viagens - Azur Praia Leblon - Rio de Janeiro

O que eu mais gostei foi mesmo do clima descontraído, sabe? Apesar de ser Leblon, apesar do fundo musical de Bossa Nova e de eu me sentir uma verdadeira Helena saída de alguma das novelas de Manoel Carlos, tomando vinho rosé de frente para esse mar lindo de viver, você pode ficar ali de biquíni, se quiser, de maiô, bem à vontade, tomar seu banho no mar e voltar para seguir suas degustações do cardápio.

Porém, por uma questão de bom senso, recomendo que se leve uma canga ou toalha, para não deixar o estofado da cadeira ou sofá todo molhado... não custa, né? De todo modo, achei bacana eles permitirem que todo mundo fique à vontade o que super combina com o lifestyle carioca.

Mas vamos falar do cardápio até porque a gente conseguiu experimentar algumas das suas deliciosas e criativas sugestões.

Como já adiantei, apesar de a carta de drinks ser bastante interessante, especialmente os de Gin, que estão super na moda (vieram para ficar!) e me agradam muito, por unanimidade entre meus amigos, optamos por um Vinho Rosé português, com ótimo custo x benefício, para compartilharmos e, sem muita dificuldade, com o calor que fazia, tomamos 4 garrafas do vinho! Estava realmente perfeito para o dia, para o calor moderado e brisa que fazia. Como resistir?

Blog Apaixonados por Viagens - Azur Praia Leblon - Rio de Janeiro

Há também a opção em taça e jarras como as de sangria.

Nós fomos cedo e chegamos junto com a abertura do quiosque, às 11h, na esperança de ter algo que pudéssemos comer como se fosse um café da manhã, mas não havia, salvo uns pães caseiros. Mas isso também não foi um problema porque não tardaríamos a almoçar e, no final das contas, foi até mellhor para que a gente pudesse experimentar mais do cardápio do quiosque que, no quesito gastronômico, pode ser perfeitamente classificado como um restaurante de praia, perfeito para um almoço, para drinks, para curtir o sunset com visu maravilhoso para o Morro 2 Irmãos e também para petiscar.

E antes que vocês não leiam até o final da matéria por pensarem que o cardápio vai custar um rim, não é bem assim.

Ok ok... não é a barganha nem espere que seja um lanchinho baratinho... mas por favor, né gente? Se você quiser um lanche rápido e barato (nada contra, viu?) há várias opções legais próximas à praia como o Big Bi, Big Néctar, Lojas de Açaí, Bibi Sucos... e por aí vai!

Estamos aqui falando de um quiosque de praia cujo cardápio é assinado por um chef reconhecido merecidamente por seu talento e que trouxe para a orla uma alternativa gourmet, um local de qualidade, chique e acessível sim, se você for comparar com outros restaurantes sofisticados e chiques na cidade.

Sendo assim, vamos falar sobre os pratos que experimentamos!

Blog Apaixonados por Viagens - Azur Praia Leblon - Rio de Janeiro

Começamos com o Tartare de Peixe que era salmão (R$42,00), acompanhado de cesta de pães e que estava perfeito (apesar de a gente preferir evitar o salão por conta de corantes e afins, comemos mesmo assim... mas fica a dica para que o garçom informe qual o peixe do dia... nós demos mole e não perguntamos, crentes de que seria um peixe branco).

Enquanto esperávamos mais amigos chegarem, os que estavam na mesa pediram a moqueca de peixe (R$140.00), cujos acompanhamentos são arroz, farofa amarela e pirão.

Achei bem legal o fato de você poder pedir a moqueca com dendê ou sem o azeite. Para os fracos, a dica é a seguinte: peça sem o dendê (ele pode vir à parte) e certifique-se de que a farofa amarela não seja à base de dendê porque, no dia em que fomos, ela estava sendo preparada com dendê e isso por si só já é suficiente para dar um desarranjo para quem tem sensibilidade.

Blog Apaixonados por Viagens - Azur Praia Leblon - Rio de Janeiro

Nossos amigos adoraram a moqueca!

E como ficamos com água na boca, aguardando ainda a última amiga chegar para fazer o pedido do prato principal, não resistimos ao pastel de camarão com catupiry (R$16,00), que estava divino!

Um dos pastéis mais bem recheados de camarão que já comi nos últimos anos! Sensacional mesmo e, apesar de ter um preço que possa assustar em um primeiro contato, é um pastel grandinho e muito bem recheado. Vale o investimento!

Agora sim, com todos os presentes, fizemos o nosso pedido e o escolhido para compartilharmos foi o Bobó de Camarão (R$180.00), que vem acompanhado do arroz e farofa amarela (com dendê).

Nós compartilhamos por 4 pessoas e foi suficiene (considerando as entradas que degustamos antes).

Blog Apaixonados por Viagens - Azur Praia Leblon - Rio de Janeiro

Gente... estava ESPETACULAR!!! Há muito tempo que eu não comia um bobó de camarão tão delicioso, com tempero na medida certa, camarões bem graúdos, numa quantidade excelente, eu diria que é até generosa por se tratar de Zona Sul e um prato que é perfeitamente compartilhável.

Portanto, super aprovado!! Recomendamos com louvor.

A apresentação de todos os pratos é bem praiana, sem se descuidar da proposta mais gourmet da casa.

Uma pena que não deu para experimentar todo o cardápio! Ficamos na vontade e certamente voltaremos para provar a empada de cavaca, sanduíches como o de pernil com queijo e abacaxi (ótimo para um lanche da tarde), o famoso Strogonoff de Camarão... dentre outros.

Para fechar com ouro, compartilhamos uma sobremesa, a Mousse de Nutella (R$24.00), que também estava gostosa, mas confesso que foi a única coisa que provei que não me surpreendeu assim muito muito ... e olha que eu sou uma formiga declarada! Acho que dessa vez eu fiquei mesmo foi apaixonada pelas opções salgadas do cardápio.

Blog Apaixonados por Viagens - Azur Praia Leblon - Rio de Janeiro

Então é isso: um quiosque na orla, com jeitinho de restaurante de praia despojado, arrumado, sofisticado, que oferece até banheiro próprio para os clientes, serve alta gastronomia, pratos com qualidade, cardápio assinado por um chef famoso, no metro quadrado mais caro da cidade, atendimento simpático e solícito (tiraram mil fotos da gente quando apenas pedíamos umazinha rsrsrs)... por essas e outras, a gente super recomenda o Azur!