Uma escapada para a região serrana fluminense cai bem demais com o calor que está fazendo, não acham? Aqueles que não curtem esse calor que está fazendo poderão aproveitar um clima de montanha mais ameno na cidade de Petrópolis, a Cidade Imperial que fica a cerca de 1h do Rio de Janeiro (70 km), e não a toa era o destino preferido para passar o verão pela família Imperial... eles já sabiam das coisas, né?
Confira todas as matérias já publicadas sobre Petrópolis e Itaipava aqui no Blog Apaixonados por Viagens.
E mesmo a gente, que já conhece bem a cidade, adora subir a serra e explorar um pouco mais as novidades da Cidade de Pedro que sempre tem muito a oferecer desde tours históricos, passando por museus, ou os passeios de cunho religioso, mas também os gastronômicos e de ecoturismo, com trilhas, arvorismos, cachoeiras...
Inclusive, uma das sedes do PARNASO - Parque Nacional da Serra dos Órgãos, fica no bairro de Correias, em Petrópolis, onde está a porta de entrada para a famosa Travessia Petrópolis x Teresópolis, com trilhas de diversos níveis de dificuldade que dão acesso a poços e cachoeiras. ⠀
Assim, em agosto de 2018, pegando ainda um pouco do frio do inverno, aproveitamos para rever alguns lugares que adoramos e visitar outros novos que estavam na nossa lista de desejos!
Dessa vez, estivemos a convite hospedados na Casa Rosa Boutique Hotel & Bistrô, o primeiro Hotel Boutique de Petrópolis!!!
O conceito de hotéis boutique protagoniza uma nova maneira de viajar com sofisticação e luxo ao priorizar espaços únicos, atendimento personalizado e experiências diferenciadas.
Novinho em folha, a casa está sediada em um edifício que originalmente é datado de 1888, construído inicialmente para ser uma Capela e que funciona como hotel e bistrô há menos de 1 ano. Tombado pelo Iphan como Patrimônio Histórico Histórico, ao longo dos últimos anos, a casa ganhou duas expressivas expansões, com o edifício histórico com fachada tombada voltada para a rua e um novo edifício, conectado a ele, bastante moderno e novinho, onde se encontram mais acomodações e também um solário muito confortável.
Todos os espaços da Casa Rosa estão repletos de charme, sofisticação em ambientes super aconchegantes, com uma decoração que impressiona por sua delicadeza e graciosidade.
Além disso, a Casa Rosa ainda conta com uma grande vantagem: sua localização privilegiada!
No coração do Centro Histórico de Petrópolis, de frente para o Palácio de Cristal, que é uma das atrações turísticas mais importantes da cidade, e a passos de diversas outras atrações turísticas, a Casa Rosa conta com estacionamento e manobrista, mas, se o seu maior objetivo em Petrópolis for passear pelo centrinho e deleitar-se com sua excelente gastronomia, nem se preocupe com o carro porque ele ficará muito bem estacionado enquanto você vai curtir a pé tudo a poucos passos do hotel
Foram momentos muito gostosos que tivemos em Petrópolis, uma experiência realmente incrível, personalizada, intimista, desde o momento de nossa recepção em que fomos muito bem acolhidos por todo o staff do hotel que esbanja simpatia e solicitude.
Realmente, vale destacar todo o carisma, gentileza, educação e cuidado dispensados por toda a equipe a todos os hóspedes! Você se sente tão bem acolhido que não dá vontade de ir embora! Juro!
São tantos os mimos, como, por exemplo, a mesa de chá, que fica disponível aos hóspedes durante o dia, na recepção, que achei perfeita para o frio da cidade. Aliás, o sequilho servido quando fomos era dos deuses! Eu devia ter trazido um pacote dele comigo kkk
Toda a recepção do hotel é um convite para passar um tempo relaxando, sem pressa, a começar pela varanda que é uma fofura!
A sala de estar com lareira é outra boa pedida enquanto se deseja aguardar um táxi ou decidir para onde ir ou bater um papo... muito agradável o ambiente.
Logo no corredor, o hotel conta também com um elevador para os hóspedes com mobilidade reduzida que estejam hospedados no primeiro edifício. Mais uma vez, demostrando todo um cuidado especial e sensível para oferecer a melhor experiência para todos os hóspedes.
Entrando um pouco mais, chegamos em seu Bistrô que é um capítulo à parte, não apenas pela decoração que é descolada, mas sem perder o toque elegante e sofisticado, com lâmpadas compondo bem o espaço, mas também pelo café da manhã, que é servido nele e também se encontra aberto a todos, hóspedes ou não, que desejem conhecer o espaço para o desjejum, almoço ou jantar.
Gente, e que café da manhã é esse, hein?? Um verdadeiro brunch!
Completo e delicioso, conta com frios, frutas, pães, bolo, torradas Petrópolis - DI-VI-NAS! -, ovo Benedict - ES-PE-TA-CU-LAR, omeletes, chocolate quente, dentre outros itens muito bem preparados e saborosos!
Há também um cardápio além dos itens já servidos a partir do qual o hóspede poderá solicitar outras delícias preparadas pelo Bistrô.
Programa que vale a pena se estiver em Petrópolis e, quando lá estivemos, custava R$45 por pessoa (+tx de serviço) para não hóspedes, servido das 7h às 11h aos finais de semana. Imperdível mesmo!
Após passar pelo Bistrô e sua varanda, conectando os dois edifícios está a área de lazer com piscina, bar, em uma perfeita sintonia com o hotel.
Uma pena que não tivemos a oportunidade de usar a piscina porque, graças a Deus, estava fazendo frio!! Afinal, a gente subiu a serra em agosto atrás do frio, né? Mas deu uma vontade tão grande de dar um tibum nela!! Não é linda essa piscina?
Agora sim, chegamos ao edifício mais moderno, onde se encontra a suíte em que ficamos hospedados, com varanda e vista lindíssima para a piscina!
A suíte, que era um verdeiro refúgio, conta com um bom espaço, é absolutamente bem equipada e completa, silenciosa, o que foi perfeito para a gente ter uma noite de sono bem revigorante!
Vejam como o quarto é aconchegante e confortável, desenvolvido com facilidades modernas e design aconchegante para resgatar um ambiente íntimo e familiar.
Roupa de cama macia, quentinha, ótima para a noite fria que pegamos, armários bem divididos, frigobar, iluminação do quarto adequada, TV, telefone, cofre, mesa de escritório, wi-fi com boa conexão e banheiro composto por amenities de qualidade, secador de cabelo e todas as funcionalidades práticas que tornam a estada ainda mais agradável.
Por falar em banheiro e banho, como já mencionei, estava frio, especialmente à noite. Por isso mesmo vale dizer que o banho quente foi excelente: ducha boa, forte, com a água esquentando bem rápido.
Nem preciso dizer que achei super fofo o carinho conosco em nos receber com essa surpresa! Adoramos! Foi uma gentileza linda que já sinalizava o quão atenciosos são todos da Casa Rosa.
Neste mesmo edifício moderno em que ficamos hospedados, no rooftop está o solário da Casa Rosa, com espreguiçadeiras que são mais um convite ao ócio, ao descanso, a uma boa leitura, a curtir todo o entorno da natureza... a vista lá de cima é linda!
Tudo isso só reforça que agora, mais do que nunca, é a vez da atenção e da exclusividade e nesses quesitos a Casa Rosa dá um show! Empreendimentos menores e mais acolhedores passam a ser a primeira escolha de quem está planejando uma viagem com mais personalidade, atendendo ao seu perfil de interesses.
Diferente das grandes redes de hotéis, apesar de também valorizarem – e muito - luxo e sofisticação, eles têm como prioridade o atendimento personalizado, atenção a detalhes e serviços especialmente pensados para oferecer uma estada diferenciada, tendo em vista que a preocupação total com o hóspede é a premissa básica dos hotéis boutique. Conhecer seus gostos e costumes, estabelecer uma relação próxima e antecipar suas vontades estão sempre no radar.
E, para tornar seu passeio ainda mais completo, aproveite a hospedagem na Casa Rosa Boutique Hotel para explorar o Centro Histórico.
À noite, a nossa sugestão é que você visite o restaurante ou o bar da Fábrica da Bohemia, que fica a passos do hotel e você não precisará de carro para se deslocar.
Petrópolis ainda é considerada uma cidade segura, mas também não é para se descuidar. Sempre recomendamos ter atenção e, a qualquer sinal minimamente suspeito, procure ajuda.
Ainda, pertinho do hotel, você poderá passar pelas seguintes atrações:
- Palácio de Cristal
- Casa de Santos Dumont
- Museu de Cera
- Relógio das Flores
- Catedral de São Pedro de Alcântara
- Museu Imperial
Como fomos para passar um final de semana, subimos no sábado bem cedinho e aproveitamos para finalmente fazer um tour dentro do Quitandinha, algo que eu já desejava fazer há muito tempo! Optamos pelo Tour Livre, por conta do horário, que pagamos R$8 por pessoa
No mesmo dia, almoçamos no restaurante Trutas do Rocio, em um local bem afastado, mas que vale a pena conhecer. É sem dúvidas algo único na região, bastante bucólico, mais frio do que no centro de Petrópolis e é O lugar para comer trutas! Sugiro ligar antes para verificar se vão abrir no dia e fazer reserva.
Para nossa sorte, curtimos também o Festival de Inverno, promovido pelo SESC, com apresentações belíssimas de corais no Palácio de Cristal, bem na frente da Casa Rosa!
À noite, jantamos no restaurante da Fábrica da Cervejaria Bohemia, que já conhecíamos, mas é sempre uma boa pedida.
No dia seguinte, para gastar todas as calorias maravilhosamente adquiridas no café da manhã da Casa Rosa, nós caminhamos contemplativamente pelo Centro Histórico, passando pela Casa de Santos Dumont, Avenida Köeller, Catedral de São Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Casa da Ipiranga, Trono de Fátima... que delícia!
E o dia estava lindo, com sol, céu azul e aquele friozinho bem gostoso para fazer um passeio assim, sem pressa, para espairecer!
Petrópolis sempre nos encanta e a cada visita a gente se surpreende com cantinhos novos!! O bom é que moramos pertinho e sempre que podemos vamos lá matar as saudades.
Postar um comentário