06 novembro 2018

Museu Nacional de Belas Artes recebe a exposição "São Francisco na Arte dos Mestres Italianos"

Começa hoje, no Rio de Janeiro, a exposição que trouxe obras de importantes coleções italianas, datadas de 300 e 500 anos de idade, que retratam as fases mais relevantes da vida de São Francisco: "São Francisco na Arte dos Mestres Italianos", está em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes - MNBA, e fica até janeiro de 2019, tempo suficiente para todo mundo poder conferir de perto essas preciosidades.

Blog Apaixonados por Viagens - São Francisco de Assis
San Francesco (sec.XVII) - Giovan Francesco Barbieridetto Guercino

Poucos santos católicos possuem tanta relevância nos dias de hoje como São Francisco de Assis (1182 – 1126), especialmente dado ao fato de termos atualmente um Papa que homenageia o santo e escolheu seu nome - Papa Francisco I. 

Seu carisma, vida simples, caridosa, humilde e frugal, amor à natureza e aos animais continua inspirando o imaginário coletivo, mesmo séculos após sua morte. Eu falo por mim mesma que, desde nova, tive muita curiosidade pela vida de São Francisco, especialmente após ter feito catequese (sou católica com um pé no espiritismo também) e de ter visto o filme "Irmão Sol, Irmã Lua", de 1972 (eu via na Sessão da Tarde, viu gente? rsrs).

Blog Apaixonados por Viagens - São Francisco de Assis
San Francesco Predica Ai Confratelli (1629) - Guido Reni
Mas, minha admiração pelo santo cresceu ainda mais quando tive a oportunidade ímpar de visitar a cidade de Assis, região de Úmbria, na Itália. Aproveitei a ida para Roma, em 2010, há exatos 8 anos, porque foi em novembro de 2000, e levei meus pais para conhecerem Assis (ou Assisi, em italiano). Fomos de trem, porque Assis está distante de Roma cerca de 2h de trem e dá para ir direto, a partir de Roma Termini. Só fiquem ligados que possivelmente a estação final não será Assis, mas sim outro destino (provavelmente Perugia). Portanto, não dá para dormir e deixar para acordar na estação final rsrs... 

Blog Apaixonados por Viagens - São Francisco de Assis

Ao chegar em Assis, como a estação de trem fica um pouco afastado do Centro Histórico, será necessário pegar um ônibus porque a caminhada pode ser um cadinho cansativa. O trajeto de bus é rápido e lembrem de verificar se é necessário comprar o bilhete antes de embarcar para validar dentro do ônibus ou se pode comprar com o motorista. Esse ônibus tem horários mais ou menos certos de ida e de volta. Lembro que, quando fomos, havia uma tabela com os horários na estação de trem. Então, para calcular o seu retorno para a estação de trem, a depender do horário de saída do seu trem, calcule o horário do ônibus e o tempo de deslocamento para não perder seu trem.

Blog Apaixonados por Viagens - São Francisco de Assis

A cidade, por si só, independentemente da sua religião, já vale a visita e é ótima para um daytrip a partir de Roma ou Florença. Dá para visitar com calma o principais locais turísticos em um dia de passeio, com calma, num passo contemplativo para absorver toda a sua atmosfera de vilarejo medieval bem preservado e guarda uma energia incrível por suas ruelas que parecem contar-nos a historia de Francisco e Clara a todo instante. Seu conjunto arquitetônico bem preservado torna o passeio ainda mais charmoso.

Em Assis, eu tive um momento inexplicável na cripta de São Francisco de Assis, onde estão suas relíquias e túmulo (duas túnicas, um capuz, uma sandália de couro e o texto original das regras franciscanas), localizado na Basília de São Francisco, construída no século XIII, que, com todo o seu gigantismo medieval é, na verdade, um complexo de duas basílicas sobrepostas - Basília Superior e a Inferior - e construídas em momentos históricos diversos, mais a cripta embaixo, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Blog Apaixonados por Viagens - São Francisco de Assis

Quando me aproximei da vitrine, ajoelhei para rezar e fui tomada por uma forte emoção, incontrolável, que me fez chorar bastante. Não há explicação qualquer para o que senti. Fiz minha oração e saí de lá envolvida por uma paz enorme e uma certeza: este santo é porreta mesmo! 

Agora, pela primeira vez, uma importante exposição dedicada ao santo poderá ser vista, a partir de hoje, dia 6 de novembro, no Museu Nacional de Belas Artes/Ibram/MinC do Rio de Janeiro.

“São Francisco na Arte de Mestres Italianos” traz 20 obras da Itália e uma de Nova York para apresentar ao público brasileiro as alterações e permanências na representação do santo ao longo dos séculos. Trata-se de uma oportunidade única de ver pinturas extremamente valiosas, de autores reconhecidos em todo mundo, como Perugino, Guido Reni e Tiziano. 

Blog Apaixonados por Viagens - São Francisco de Assis
San Francesco d'Assisi Riceve Le Stimmate Alla Verna (séc.XVII) - Andrea Vaccaro

Blog Apaixonados por Viagens - São Francisco de Assis
San Francesco Sorretto Da Un Angelo (1612-1614) - Orazio Gentileschi

Com curadoria do especialista em História da Arte, Giovanni Morello – que idealizou e curou diversas exposições de arte antiga na Itália, no Vaticano, além de outros países e integra a comissão permanente de tutela dos monumentos históricos e artísticos da Santa Sé – e do professor Stefano Papetti, diretor da Pinacoteca Civica di Ascoli Piceno, a mostra apresenta as fases mais relevantes da representação de São Francisco por meio de obras que se integraram à cultura local de toda uma época e que ainda encontram espaço na cultura ocidental por seus valores artístico, histórico e simbólico. 

A mostra é resultado da colaboração efetiva das instituições brasileiras e italianas para a promoção da arte e da cultura e o estreitamento das relações entre os dois países.

Entre as obras, o público conhecerá os quadros 
  • “San Francesco riceve le stimmate” (1570), de Tiziano Vecellio, 
  • “San Francesco sorretto da un Angelo” (primeira metade do séc. XVII), de Orazio Gentileschi, 
  • “San Francesco d’Assisisi e quattro disciplinati” (1499), de Perugino, e 
  • “San Francesco confortato da un angelo musicante” (1607-1608), de Guido Reni, que também pintou a Bandeira de Procissão “Francesco riceve le stimmate (frente); San Francesco predica ai confratelli (verso)” (séc. XVII), e 
  • “San Francesco riceve le stimmate” (1633), de Guercino. 

Blog Apaixonados por Viagens - São Francisco de Assis
San Francesco d'Assisi, Sant'Antonio da Padova e San Bonaventurada Bagnoregio (sécXVII) - Andrea Lilli

Blog Apaixonados por Viagens - São Francisco de Assis
San Francesco Riceve Le Stimmate (recto) (1629) - Guido Reni
A exposição traz acervos de 15 museus de 7 cidades italianas: 
  • Galleria Corsini, 
  • Palazzo Barberini, Musei Capitolini, 
  • Museo di Roma, 
  • Museo Francescano dell’Istituto Storico dei Cappuccini (Roma); 
  • Pinacoteca Civica, 
  • Sacrestia della chiesa di San Francesco, 
  • Convento Cappuccini (Ascoli Piceno); 
  • Museo Nazionale d'Abruzzo (L'Aquila), 
  • Galleria Nazionale dell’Umbria (Perugia); 
  • Instituto Campana per l'Istruzione permanente (Osimo); 
  • Museo Civico (Rieti), 
  • Pinacoteca Nazionale (Bolonha) e 
  • Duomo di Novara (Novara). 


Blog Apaixonados por Viagens - São Francisco de Assis
San Francesco Riceve Le Stimmate (1570) - Tiziano Vecellio
   
A mostra conta ainda com uma importante obra de Ludovico Cardi (dito Il Cigoli), “St. Francis Contemplating a Skull”, propriedade do colecionador e ator americano Federico Castelluccio. O quadro virá de Nova York para integrar a exposição do Rio de Janeiro.

Proporcionando uma experiência imersiva e única, a mostra também inclui uma sala de Realidade Virtual que vai transportar o visitante para a Basílica Superior de Assis (1228), cidade natal do santo na região da Úmbria, no centro da Itália, com o uso de óculos de tecnologia 3D

Blog Apaixonados por Viagens - São Francisco de Assis
San Francesco Riceve Le Stimmate (1633) - Giovan Francesco Barbieridetto Guercino
Será possível caminhar por uma das mais importantes e belas basílicas do país e conhecer obras-primas do pintor italiano Giotto (1267-1337), artista símbolo dos períodos medieval e pré-renascentista.

Para a diretora do MNBA, Monica Xexéo, “a exposição vai possibilitar a fruição de obras de arte que nunca estiveram antes no Brasil, tesouros culturais da humanidade, e assim contribuir para a democratização e o acesso à cultura”.

Blog Apaixonados por Viagens - São Francisco de Assis
La Madonna Del Latte Con ISS Sebastiano, Rocco, Francesco e Antonioda Padova (sécXVI) - Cola Dell' Amatrice

Promovida e patrocinada pela Embaixada da Itália, pelo Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro e pelo Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, a exposição será uma oportunidade ímpar do público ter acesso a obras inéditas no Brasil, provenientes de museus cívicos, provinciais e regionais da Itália. “É um imenso prazer oferecer ao público brasileiro essa exposição que traz para o Brasil parte considerável do tesouro da arte e da história italiana nas obras exemplares de autores como Tiziano, Perugino, Guido Reni, Guercino. Surpreende a extraordinária modernidade de Francisco, pela sua mensagem de vida e amor pela natureza em todas as suas formas”, diz o Embaixador da Itália em Brasília, Antonio Bernardini. 

Blog Apaixonados por Viagens - São Francisco de Assis
San Francesco (1467): Antoniazzo Romano
“É motivo de grande orgulho para nós contribuir para essa iniciativa assim notável” – comenta o Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia del Giudice – “A exposição representa um momento importante para divulgar o imenso patrimônio artístico e cultural preservado nos museus cívicos, provinciais e regionais, da Itália”.

A mostra traz ao Brasil uma parte da Itália, incentivando o público a se aprofundar e conhecer mais sobre o país e o rico patrimônio artístico e cultural que possui.

Blog Apaixonados por Viagens - São Francisco de Assis
San Francesco In Preghiera (1584): Annibale Carracci
Depois de passar pela Casa Fiat (Belo Horizonte), onde foi inaugurada 8 de  agosto 2018, a exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos” ficará em cartaz no MNBA até 29 de janeiro de 2019.

A exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos” é produzida pela Base7 e contou com o aporte do Instituto Italiano de Cultura de Rio de Janeiro e iniciativa da diretora do MNBA, Monica Xexéo.

Blog Apaixonados por Viagens - São Francisco de Assis
Estasidi San Francesco (secXVII) - Cesare Fracanzano
Informações sobre a Exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”:

  • Período: 6 de novembro de 2018 até 27 de janeiro de 2019
  • Visitação: de terça a sexta, das 10h às 18h; e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h.
  • Ingressos: R$ 8,00 inteira, R$ 4,00 meia e ingresso família (para até 4 membros de uma mesma família) a R$ 8,00. Grátis aos domingos. 
  • Local: Museu Nacional de Belas Artes
  • Endereço: Avenida Rio Branco, 199 – Cinelândia
  • Tel: (21) 3299-0600.


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR