18 novembro 2018

Como é morar em Santa Catarina?

Por Jéssica Kethryne

É com grande alegria que compartilho com vocês, leitores Apaixonados por Viagens, a experiência de mudança do Acre para Santa Catarina que acaba de completar um ano, na expectativa de retribuir o conhecimento que adquiri na comunidade blogueira e incentivar aqueles que buscam qualidade de vida em outro destino.

Sem delongas, começo este relato compartilhando a maior lição que aprendi com essa mudança: Não confie em promessas de um lugar para morar até se estabilizar no novo destino, mesmo que venha da família. Eu, aparentemente tinha um lugar totalmente seguro e de um dia para o outro me vi sem casa e qualquer mobília numa cidade enorme. Como bons viajantes que somos, eu e meu marido superamos, mas deixo o aprendizado, pois as dificuldades que passamos nesse período eu não conseguiria descrever neste relato.

Blog Apaixonados por Viagens - Santa Catarina - Como é se mudar para o Estado
Ribeirão da Ilha


Mas vamos falar da Grande Florianópolis, da Ilha da Magia? Há uma série de pequenas cidades que compõem esse conglomerado, mas onde tudo acontece mesmo ao redor da ilha é nas cidades de Biguaçu, São José e Palhoça. O aspecto que mais chama minha atenção na região é a possibilidade de acesso ao comércio, indústria, escolas, hospitais e ao mesmo tempo estar tão perto de bairros tranquilos, onde os muros são baixos e as pessoas ainda conversam nas calçadas.

Blog Apaixonados por Viagens - Santa Catarina - Como é se mudar para o Estado
Praça Central de São pedro de Alcântara

Aliás, o estado de Santa Catarina é uma grata surpresa em sua diversidade de lugares. Para o melhor entendimento do turista, seus atrativos são divididos por regiões, onde você pode encontrar: 

  • Encantos do Sul, 
  • Caminho do Alto Vale, dos Príncipes e da Fronteira, 
  • Vale Europeu, das Águas e do Contestado, 
  • Grande Oeste, 
  • Costa Verde e Mar, 
  • Serra Catarinense, 
  • Caminho dos Canyons e 
  • Grande Florianópolis.

Blog Apaixonados por Viagens - Santa Catarina - Como é se mudar para o Estado
Beto Carrero World

Viu como nem só de praia sobrevivem os manezinhos? É muito fácil desbravar a natureza selvagem, visitar parques temáticos, vinhedos, museus ou tomar um café colonial contemplando uma cidade pequena no melhor estilo enxaimel. Acredito que todas essas oportunidades contribuem para que o catarinense possua uma melhor qualidade de vida, o que culmina, segundo os dados do IBGE de 2016, na maior expectativa de vida do país. Enquanto a média é de 75, 8 anos, aqui vive-se cerca de 79,1 anos.

Blog Apaixonados por Viagens - Santa Catarina - Como é se mudar para o Estado
Beto Carrero World

Blog Apaixonados por Viagens - Santa Catarina - Como é se mudar para o Estado
Praia de Quatro Ilhas. Foto: http://andreiaemaison.com/

O poder de compra também me chamou atenção no decorrer desse um ano. A produção local é muito grande (leia-se maravilhosa) barateando o produto para o consumidor final, além da competitividade que as empresas enfrentam, pois há diversos empreendedores desenvolvendo e vendendo produtos similares.

Já para os amantes do turismo uma ótima notícia: O estado atrai grande quantidade de influenciadores digitais do ramo e a maior prova disso é que, em apenas um ano, eu pude conhecer minhas duas maiores referências em produção de conteúdo de viagem. Não conseguiria descrever em palavras a sensação de estar por trás dos bastidores dos Apaixonados por Viagens por um dia, escutar o Júlio pronunciar carinhosamente Lili (com entonação no segundo i), ou assistir à palestra do Travel and Share contando, sob os meus olhos, a trajetória (que eu conheço bem) de transformação pessoal e profissional que a viagem os tem proporcionado ao longo de quatro anos vivendo na estrada.

Blog Apaixonados por Viagens - Santa Catarina - Como é se mudar para o Estado
Praia de Bombinhas
Sobre a segurança da região, apesar de já passarmos por uma situação de vulnerabilidade, me sinto infinitamente mais tranquila que no Acre. Crescemos cercados pela cultura do medo do nosso estado, ao passo que aqui nunca saímos com medo de ser abordados, pelo contrário, a atmosfera de muros baixos, abertos, as pessoas caminhando em família nos transmitem segurança.

Blog Apaixonados por Viagens - Santa Catarina - Como é se mudar para o Estado
Serra do Rio do Rastro

Mas como nem tudo é magia na ilha, e nenhum lugar no mundo está a salvo de mazelas, há alguns aspectos a serem melhorados no nosso ponto de vista como atendimento do SUS, condições e valorização para o trabalhador, educação, mas vale o destaque para o transporte público. 


São várias empresas de ônibus que operam na Grande Florianópolis, mas segundo relatos não se integram nem tem um itinerário eficiente, dificultando muito a rotina das pessoas que muitas vezes precisam percorrer uma longa distância para chegar a um destino próximo, por conta do sistema de integração que não funciona bem. O sistema de bilhetagem eletrônica também não é único, de forma que, a depender da rotina, é preciso ter dois ou três recarregados, gerando mais custos e transtorno.

Blog Apaixonados por Viagens - Santa Catarina - Como é se mudar para o Estado
Vista do bondinho para a Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú
Por falar em transporte (agora aéreo), a companhia chilena low cost “Sky Airline” passou a operar desde o dia 06 de novembro voos direto de Florianópolis para Santiago, no Airbus A320neo. Outras aeronaves da empresa já pousaram em solo catarinense apenas para voos fretados. Para a temporada de verão, serão ofertados três voos diários para o país do Atacama a partir de R$550 ida e volta. A novidade tem causado rumores e dividido opiniões em relação aos serviços e tarifas, mas vale lembrar que é uma empresa low cost e no Chile é a segunda maior companhia aérea, ficando atrás apenas da Latam.

Blog Apaixonados por Viagens - Santa Catarina - Como é se mudar para o Estado
Santo Antônio de Lisboa
Já perceberam que amamos esse pedacinho do mundo, não é? Mas, apesar de todos os atrativos que nos fizeram gostar daqui, nada disso seria suficiente se não fôssemos companheiros um do outro, além de ter um propósito de vida bem alinhado. Independente de qual condição financeira você terá em um novo destino de moradia, as dificuldades, renúncias, saudades e dúvidas vão surgir e só alguém com necessidade de caminhar na mesma direção poderá ajudar a superar os desafios. Se você escolher trilhar esse caminho sozinho deve encontrar em si mesmo um ponto de paz.

Blog Apaixonados por Viagens - Santa Catarina - Como é se mudar para o Estado
Cascata do Avencal

Apesar da nossa mudança ter sido feita em pouco tempo, desde a adolescência sonhávamos (mas não planejávamos) uma realidade diferente. Também ao longo de 10 anos sempre adquirimos conhecimento sobre viagens, regiões e todas as viagens que conseguimos realizar foi com orçamento limitadíssimo e cada passo planejado.

Acreditamos que um sonho pode se tornar real, e mesmo que pareça distante, você deve cercar-se do que o leva para a direção dele. Sempre poupamos dinheiro, abrimos mão de várias coisas, lemos, estudamos, eu estudei inglês (curso gratuito), e assim chegamos até aqui.

Sempre nos perguntam se encontramos nosso lugar ou se vamos mudar de cidade, acredito que encontramos a resposta num trecho do livro “A estrada dá tudo que você precisa” – Mirella Rabelo e Rômulo Wolff :

Blog Apaixonados por Viagens - Santa Catarina - Como é se mudar para o Estado
Praia de Quatro Ilhas. Foto: http://andreiaemaison.com/
“Como dissemos, estamos prontos para continuar mudando; mudando de endereço, de cidade, de país, e principalmente mudando de nós mesmos. Os nossos sonhos cresceram, transformaram-se; só uma transformação para transportar tantos sonhos. E aqui vamos nós, sempre em frente, adiante, expandindo horizontes, porque uma viagem não termina quando uma história acaba”.


  1. Foi muito bom ler seu relato, senti suas emoções em cada momento. Esse local que você escolheu para viver parece ótimo. Poucos tem sua coragem e tomada de decisão, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Jeane! Nem sempre essas mudanças de vida são fáceis, né? Mas o importante é buscar sempre o melhor para viver bem e feliz!

      Beijos e obrigada pelo comentário!

      Lily

      Excluir
    2. Minha saudade de Rio Branco, Jeane!!! Obrigada minha amiga ♥️

      Excluir
  2. Oi pessoal estou querendo ir morar em santa Catarina com meu esposo e meu filho de 5 anos quero saber qual cidade seria bom pra morar e trabalhar pois o meu esposo tem o curso técnico em logística e está procurando um trabalho nessa ária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Tudo bem?
      Se estabelecer num emprego não tem sido fácil por aqui, pois tem muitos chegando e o mercado de trabalho no Sul é muito competitivo. Eu mesma não consegui emprego até hoje, mas não desisto um dia :) Na área de logística indico a cidade de Blumenau, onde fica a maior rota comercial do estado. Itajaí tem muita saída de carga por conta do "porto de Itajaí", mas para os padroes catarinenses é considerada uma cidade perigosa.
      Enfim, para morar eu indico as cidades no entorno de Floripa (Biguaçu, São José, Palhoça),pois estão proximas da capital, eventos, entretenimento, comércio, o custo de vida é mais barato exatamente por nao ser um lugar isolado e considero uma região segura. Mas, infelizmente as vagas aqui no litoral em sua maioria sao nas áreas de TI, prospecção, saúde....o que não significa que seu esposo não irá encontrar nada por aqui.
      Aconselho que venham com uma reserva que os ampare por por uns 6 meses.
      Desejo uma boa sorte, SC é um estado lindo para viver. Beijos 🌺

      Excluir
  3. Eu estou qurendo ir emborarembora pra Florianópolis,
    E Bom De Emprego La e Arruma casa ou kitnett fácil pra alugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Na alta temporada (outubro a março) há muitas vagas de trabalho temporário para atender a demanda dos turistas. No restante do ano, conseguir um emprego por aqui de fato tem sido um desafio, pois são muitas pessoas buscando oportunidades, o que faz com que os recrutadores coloquem exigências cada vez maiores para vagas simples, como de atendente em restaurante, recepção, etc. Vejo muitos pedindo ajuda em dinheiro nos grupos de emprego, pois vieram e não conseguiram nada. O melhor é vir com uma boa qualificação e, experiência no currículo e fazer amizades que te indiquem para um trabalho. Eu mesma não consegui emprego até hoje, por isso eetou investindo em concursos, pos-graduação e CNH,um requisito quase obrigatório nas vagas aqui.
      Casas e kitnets você vai encontrar sim em qualquer região, muitas pessoas vivem disso então sempre vai ter um lugarzinho para morar.
      Mesmo com esse cenário nao desanime, junte uma quantia que te garanta por uns 6 meses aqui, SC é um estado lindo de viver!!!
      Beijos 🌺

      Excluir
  4. Olhar sou de Rio Branco Acre, estou querendo ir pra Santa Catarina Para morar, mais ainda não sei qual cidade. Gostaria de informações sobre onde seria bom pra morar e pra oportunidades de emprego, pois preciso de uma lugar tbm pra ficar até me estrutura, e uma escola perto para meu filho. Porfavo caso você poder me passar mais informações tirar me ajudar bastante;meu Whatsapp 68999013186. Desde de já agradeço.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Para morar a abrangência em SC é bem maior, cada região do estado conta com características que podem agradar diversos estilos de famílias.
    Já em relação a emprego, as pesquisas sempre indicam Joinville (maior cidade do estado), Blumenau, Brusque e arredores como os lugares que mais empregam no estado, embora não estejam tão próximos a capital, Florianópolis.
    As oportunidades de emprego giram mais em torno da indústria e comércio exigindo alto grau de experiência até para cargos considerados mais simples. Assim indico vir prepararada financeiramente por uns 6 meses pelo menos.
    Vou deixar o link de uma matéria onde apresenta as 15 melhores cidades de SC para se viver:
    http://www.uptimecont.com.br/contabilidade/15-melhores-cidades-santa-catarina/
    Qualquer dúvida fique a vontade para entrar em contato. Abcs!!

    ResponderExcluir
  6. boa noite. Qual as cidades indicadas para morar em Santa Catarina como boa educacao pros filhos estudarem, segurança, infra estrutura, saude e preco bom nos imoveis...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ely, tudo bom?
      Sugiro procurar as cidades do interior, onde provavelmente você encontrará tudo isso com mais certeza. Veja Blumenau e arredores.
      Espero ter ajudado.
      Beijos

      Excluir
  7. Bom dia. Também busco informações sobre as escolas, primeiro seguimento do fundamental. As escolas públicas são Especialmentebem conceituadas ou não? Em lugares como Penha e Navegantes, ou aonde souberem. Obrigada. Meu ZAP é 21981958048

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?
      O ideal é buscar as notícias nos jornais locais, acessar também os sites locais. Nossa colaboradora, autora desta matéria, ainda não tem filhos e não teria como responder com precisão a respeito das escolas.
      Boa sorte!
      Abraços,

      Excluir
  8. Boa noite?!,sou de Petrópolis RJ e estou pensando seriamente em ir embora pra SC!!; Gostaria de saber,se possível, como é o ramo de trabalho do meu marido por aí?!!;Trabalha com esquadrias de alumínio e vidros!!;Eu tinha uma pastelaria,mas não gosto de trabalhar no ramo de alimentos!!; Agora vendo roupas, sapatos, acessórios (masculino, feminino e infantil)!!.Mas o meu caso é mais uma distração!!;O meu marido é que sustenta a casa mesmo!!.Alugo meu apartamento e vejo como é que iríamos reagir às mudanças!!;Caso der certo, ótimo!!;Ou se não der, voltaríamos para nossa cidade!!; Só tenho dúvidas mesmo, há respeito do trabalho dele aí!!. Caso possa me ajudar nesse assunto, fico muito agradecida!!;Mas se não der, tudo bem!!; Adorei seu artigo!!, foi show de bola!!. Obrigada e bjs!!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom? Puxa, sua pergunta foi muito específica... difícil responder com precisão. Sugiro dar uma olhada nos sites locais, classificados ... algo nesta linha para ter uma ideia. Lamento muito não poder ajudar. Mas desejo muito boa sorte na tomada da sua decisão!
      Abraços e seja sempre bem vinda aqui no blog.

      Excluir
  9. Olá boa noite. Me tira uma dúvida (caso possam)? Quando vocês dizem se preparar com uma grana para ficar uns 6 meses inclui gastos com moradia, alimentação e outras coisas mas qual a seria mais ou menos uma média de gastos mensal em uma vida sem luxos mas também sem privações? No caso mil, mil e quinhentos reais por mês daria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?
      Sim... o valor de reserva para quem se muda sem um emprego à vista inclui os gastos com moradia, alimentação e qualquer outra atividade de lazer que queira.
      Quanto ao valor mensal, isso é muito relativo e vai depender muito do local onde você vai morar, quanto vai pagar de aluguel e demais contas (água, gás, luz, internet, telefone...). O ideal é chegar lá com um emprego à vista para estar mais tranquilo ou com o apoio de alguém conhecido que possa te receber e ajudar com essa parte logística do início de quem acaba de se mudar.
      Boa sorte!
      Abraços,

      Excluir
  10. Estou lendo os comentários e pensando se realmente seria possível se estabelecer em Santa Catarina, somos de São Paulo, capital, aqui meu esposo é motorista de aplicativo, minha filha vendedora e eu estou pensando em trabalhar fazendo alongamento de unhas em gel e fibra de vidro! Gostaria de saber qual a melhor cidade para morar? Balneário Camboriú ou Florianópolis? Ou será melhor outra opção de cidade? Me ajudem com seus conhecimentos e opiniões...obgda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, na minha opinião acho que todas as cidades de SC são boas para se viver, mas as grandes cidades onde se concentram o maior número de empregos são:

      Joinville (Forte polo industrial) do lado Jaraguá do Sul.
      Florianópolis (A área de TI está crescendo e turismo) cidades ao redor Biguaçu/Palhoça e São José.
      Criciúma (Forte nas área da industria/confecção), cidade de divisa içara também é uma cidade boa.
      Itajaí (Forte na área portuária) cidades conhecidas pertas: Brusque/Balneário Camburiu.
      Chapecó (Tem muitas industrias também, penso que sejam mais no ramo alimentício).
      Blumenau (Também têm muitas industrias e muitas cervejarias).

      (Eu dei só uma "pincelada" por cima mesmo, claro que devem ter empregos em outras áreas nessas cidades, mas no geral seria o "foco" de cada cidade).

      Excluir
  11. Olá, final do ano passado conheci Santa Catarina, me encantei, apaixonei...e muitos outros verbos findados em "ei'. Foram três inesquecíveis dias. Sério, não sei o que houve, fui arrebatado pela natureza, desenvolvimento, etc. Moro Em Campo Grande-MS, aqui é lindo, mas SC (Penha, Itajaí,Blumenau, Porto Belo) é minha crush. Resolvi seguir vários perfis e acessar sites regionais para alimentar diariamente este encanto, foi assim que cheguei até este conteúdo. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que chegou até a gente! Seja sempre bem vindo aqui no Apaixonados por Viagens.

      Excluir
  12. Olá sou de Rio Branco acre e já estou quase de mudança pra sc, nunca sai do Acre tenho medo e muitas dúvidas,mais por conta da violência que só cresce aqui, não quero que meus filhos cresçam nesse lugar,ainda não sei qual a cidade que vou morar mais de começo vou ficar em blumenau, gostaria de saber qual a cidade que mais tem oferta de emprego na área da construção civil? Por conta que meu marido é pedreiro, e eu trabalho na área de auxiliar de cozinha me ajudem pois logo logo estareu aí nesse paraíso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro procurar as cidades maiores como Blumenau, Florianópolis, Camboriú, Itajaí...

      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  13. Estou mudando para Santa Catarina a trabalho. Minha esposa tá com medo dos fenômenos naturais como o furacão. Fale um pouco dessa realidade na cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João
      No Brasil não há furacões propriamente ditos. O que pode acontecer na região Sul do Brasil é a passagem de cliclones. Mas o último ciclone crítico foi o Catarina, em 2004, ou seja, há 15 anos. Não é algo tão comum de acontecer. Inclusive, quando estivemos em Florianópolis pela última vez, em novembro de 2017, estávamos lá quando da passagem de um ciclone subtropical. Causou bastante tumulto, com árvores caídas na rua, falta de luz em alguns bairros. Por acaso estávamos por lá. Mas, com toda a minha honestidade, o tumulto causado foi igual ou menor do que os temporais de verão que acontecem no Rio de Janeiro, onde a gente mora. Então, não acho que isso seja um impeditivo de morar na região, desde que você esteja ciente de que pode acontecer, tanto quanto acontecem todo ano no Rio de Janeiro as chuvas de verão.

      Espero ter ajudado.
      Abraços

      Excluir
  14. Minha area e eletrecista de automóveis e máquinas pesadas
    Estou me desligando de uma empresa ( Odebrecht) em Belém do Pará
    Para tenta a vida em santa catarina visando a educação para minhas filhas
    Escolas particulares por aqui muito caras
    Caso quem ler tiver algum conhecimento de emprego nesa area agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejamos muito boa sorte! Se tivermos alguma notícia a respeito, a gente vai te comunicar. Abraços,

      Excluir
  15. Olá, estou com planos de mudar pra Santa Catarina, tenho formação na área da Biomedicina, fazendo uma pós em educação, também tenho experiencia em hotel e transportadoras área administrativas, sabe informar como é o mercado de trabalho? E em relação ao preço de Kitnet ou apartamentos, tem uma média de valores? bjs dese já obrigado

    ResponderExcluir
  16. Boa noite!
    Moro no Rio Grande do Sul, mas meu marido e eu gostaríamos de tentar uma vida nova em SC.
    Eu sou formada no magistério, graduada em espanhol e pedagogia, já trabalhei na área da educação por alguns anos, mas atulamente trabalho como cuidadora de uma idosa a mais de 5 anos.
    Meu marido trabalha como porteiro e nas horas vagas como Uber.
    Com estas referências de emprego citadas acima, saberia me responder em qual cidade teríamos maior possibilidade de encontrar um emprego?
    Aqui no RS infelizmente o professor não é valorizado, não recebem em dia, sempre salário parcrlado pelo estado, por isso gostaria de tentar ai um emprego na minha área.
    Agradeço desde já.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amiga adorei leer teu relato
      voce poderia me informar como esta o mercado de trabalho na area da beleza ai em SC me refiro a Spa's e Resort's,sou Esteticista e Massoterapeuta.

      Excluir
  17. Prezados. Sou baiano, e já saí de Salvador e moro em João Pessoa (PB), uma cidade muito bacana, mas gostaria de conhecer e morar em SC, no meu caso, não tenho problema com trabalho nem finanças. Quais cidades em termos de segurança, custo de vida, e aceitação de pessoas de fora vocês recomendariam como opção para que eu pudesse analisar e que fossem ao redor da capital, incluindo a mesma, contando com infraestrutura de internet e outros serviços? Espero poder contar com a ajuda gentil de vocês. Obrigado!!

    ResponderExcluir
  18. O que vocês poderiam dizer sobre morar em Joinville para quem não precisará procurar trabalho?

    ResponderExcluir
  19. Olá tenho casa própria no RS e tive a oportunidade de me mudar pra SC mas exatamente palhoça ou são José empregos fixos com renda entre 2000 a 3600 gostaria de saber se vale a pena larga minha vida aqui no RS que tenho casa própria e emprego que ganho entre (2000 a 2500) pra morar aí é pagar aluguel vi um Apto
    Que o valor de aluguel seria de 607,50 já com condômino pois iria dividir o aluguel com um casal de melhores amigos meus e da minha esposa que tbm iria se mudar aqui ela ganha uns 1700 e aí ela recebeu proposta de emprego de 2000 reais o que acham ?

    ResponderExcluir
  20. Olá tenho casa própria no RS e tive a oportunidade de me mudar pra SC mas exatamente palhoça ou são José empregos fixos com renda entre 2000 a 3600 gostaria de saber se vale a pena larga minha vida aqui no RS que tenho casa própria e emprego que ganho entre (2000 a 2500) pra morar aí é pagar aluguel vi um Apto
    Que o valor de aluguel seria de 607,50 (no caso o valor total do aluguel é 1215,00) já com condômino pois iria dividir o aluguel com um casal de melhores amigos meus e da minha esposa que tbm iria se mudar aqui ela ganha uns 1700 e aí ela recebeu proposta de emprego de 2000 reais o que acham ?

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR