Com a vinda de muitos refugiados para o Brasil, o Rio de Janeiro recebeu um número considerável de sírios e já é tão comum ver barraquinhas e carrinhos vendendo esfirras tanto quanto víamos as de tapioca. Ouso dizer que a esfirra está disputando lugar com a tapioca no quesito lanche rápido, viu? E é cada uma que vejo por aí que dá água na boca e vontade de sair provando todas.
Mas meu coração bate forte mesmo é pela esfirra da Rotisseria Sírio Libaneza, localizada dentro da Galeria Condor, de frente para a praça do Largo do Machado! Essa, para mim e para muitos, é considerada como a melhor esfirra do Rio de Janeiro!! E já ganhou muitos prêmios também, como a Veja Rio Comer & Beber!!
O lugar é simples, mas arrumadinho. Ótimo para um lanche rápido, até porque o atendimento é eficiente e costuma ser simpático - costuma porque, às vezes, quando a casa está cheia demais, a objetividade do atendimento que preza por ser bem ligeiro pode ser confundido com falta de simpatia.
São 3 ambientes a escolha do freguês: balcão, mesas altas em frente ao balcão e um salão ao lado para se sentar e comer algo mais à vontade, sem pressa.
O curioso é perceber que a fama da Rotisseria Sírio Libaneza vem lá de trás, quando dois irmãos, ainda jovens, em busca da melhor esfirra da cidade, consagraram essa casa como a campeão. Esses irmãos são nada mais nada menos que Sérgio Besserman Vianna e Cláudio, o já falecido humorista Bussunda, do Casseta e Planeta.
As esfirras custam R$5,50 e são servidas em quatro sabores:
- carne
- queijo
- frango
- verdura
Eu confesso que não tenho coração assim tão mole e acabo sendo fiel ao sabor de carne que, para mim, é a melhor esfirra da vida! Massa fina e muuuuito recheio!
Já provei também a de queijo. Com relação a de frango e de verdura, elas não me apetecem, portanto, nunca experimentei.
Mas, enquanto restaurante especializado em gastronomia árabe, nem só de esfirra vive a Rotisseria Sírio Libaneza. Logo, se você não for tão fã assim do salgado, pode optar por outras opções de lanches típicos árabes, sírios ou algo ali da região rsrs... e também refeições completas com o melhor que esperamos dessa gastronomia: quibes frito simples, quibes recheados, quibe de forno, repolho recheado de carne moída, pasta de grão de bico, arroz de lentilhas...
Eu já experimentei todos os quibes fritos, com e sem recheio, e são sensacionais também!! Nuuuu... estou até salivando agora de lembrar.
Hoje em dia, eu realmente vou lá, vejo os pratos, acho tudo muito bonito, mas acabo comprando só as esfirras mesmo rsrs..
O bom é que os preços são bem honestos, especialmente para o Rio de Janeiro. Como tudo que é feito lá é bem gostoso e bem preparado, os valores são justos.
Nem preciso dizer que, por se tratar de um lugar bem famoso, bem conhecido, bem pontuado e sempre premiado, a depender do dia e horário, conseguir uma mesa pode ser um exercício de paciência. O espaço é bem disputado, no geral.
Espero que tenham gostado da dica e, quando forem lá, voltem aqui para contar pra gente como foi!
Informações sobre a Rotisseria Sírio Libaneza
- Endereço: Galeria do Condor - Largo do Machado, 29 - Loja 32
- Telefone: (21) 2146-4915
- Horário de Funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 23h. Fecha aos domingos
- Pagamento: dinheiro, débito e cartão de crédito (eles agora aceitam cartão de crédito!!)
- No TripAdvisor: ocupa a 18ª colocação no ranking com mais de 13 mil restaurantes listados, com mais de mil avaliações e Certificado de Excelência. Não é para qualquer um, hein? Clique aqui para ver as resenhas.
- Facebook: clique aqui e acompanhe as novidades
Postar um comentário