05 julho 2018

JO&JOE Open House desembarcará no Largo do Boticário

Você já ouviu falar do Largo Boticário, localizado no bairro do Cosme Velho? Aposto que já passou ali perto quando foi ao Cristo Redentor e possivelmente nem se deu conta da importância histórica deste beco, tombado pelo Patrimônio Histórico, onde, no século XIX, morou um famoso boticário, chamado Joaquim Luís da Silva Souto, que tinha seu estabelecimento na Rua Direita (atual Avenida Primeiro de Março) e que ficou bastante conhecido por ter dentre seus principais clientes a família real. Assim, em sua homenagem, já que o bem sucedido boticário comprou terras na área do Cosme Velho e se mudou para o largo em 1831, o beco passou a ser conhecido como tal. 



Outro famoso que ali residiu no ano de 1946 foi o padrinho de Machado de Assis, o Marechal Joaquim Alberto de Souza Silveira, que também era frequentador da corte.

Composto por casinhas neocoloniais que um dia foram mais coloridas, infelizmente, esse beco ficou bastante abandonado ao longo das últimas décadas e a maioria dos edifícios dele ficou com uma aparência de descuido, parecendo até mesmo ser cortiços, o que sempre me causou muita tristeza devido ao alto valor histórico da região. 


Por exemplo, o Largo do Boticário é um dos poucos lugares onde se pode ver o Rio Carioca a céu aberto... visitá-lo é como fazer uma uma verdadeira viagem no tempo e sentir-se um pouco num Brasil ainda colonial ou imperial, quando o Rio de Janeiro era a capital e a cidade onde tudo acontecia, onde a Corte residia, cidade que ditava tendências, modas e lançava o Brasil no mundo.

Por ali passa o Rio Carioca, onde banhavam-se os índios Tamoyos e é um dos poucos trechos onde ainda se pode ver o rio descoberto porque ele foi praticamente todo canalizado e, lamentavelmente, é um rio poluído.

A boa notícia é que, em breve, o Largo do Boticário receberá o primeiro JO&JOE Open House da América do Sul. Aliás, será o primeiro JO&JOE a ser aberto fora da Europa!

A marca JO&JOE, lançada em setembro de 2016, é projetada para atender às expectativas da geração millennial bem como de qualquer pessoa que valorize a cultura do compartilhamento, da espontaneidade e experiência. O JO&JOE é a mais recente adição de estilo de vida ao portfólio de marcas da AccorHotels.

A ideia é combinar o melhor dos formatos de hospedagem particular, como hostels, hotéis e aluguel privado, em uma experiência inovadora e totalmente reinventada em termos de serviço, alimentação e abordagem de design.

O JO&JOE é um estilo de vida e um espaço de convivência vibrante, uma casa que é aberta ao mundo exterior com um conceito voltado a promover as interações e o espírito colaborativo da comunidade, graças às áreas comuns que serão abertas onde sempre haverá alguma coisa acontecendo: seja um concerto, uma aula de yoga ou uma oficina de “Faça você mesmo”. 

O DNA do JO&JOE se certifica de que a equipe de funcionários seja constituída de defensores apaixonados das relações humanas, preocupando-se profundamente em oferecer aos hóspedes a experiência mais personalizada possível. Eles também estão comprometidos em criar o burburinho do lugar, inserindo a comunidade local e criando uma experiência inesquecível para os locais e viajantes.

E as metas não poderiam ser mais otimistas, já que a marca tem por objetivo expandir-se rapidamente nos mercados internacionais, com cerca de 50 destinos planejados para 2020. O próximo a abrir é Paris Gentilly em 2018, seguido por Rio, Budapeste, Cracóvia, Londres e Paris Buzenval. 

Assim, aos pés do Corcovado e do Cristo Redentor, o complexo arquitetônico do Largo do Boticário, nos arredores de Cosme Velho, Rio de Janeiro, promete tornar-se um dos lugares mais badalados da cidade!


A AccorHotels comprou as seis casas que constituem o complexo arquitetônico do “Largo do Boticário”, no Cosme Velho, zona Sul do Rio de Janeiro por R$ 20 milhões e ainda investirá aproximadamente R$ 30 milhões em renovações e equipamento. A empresa comprometeu-se em realizar a requalificação e restauração completa do complexo, patrimônio listado pelo “Instituto Estadual de Patrimônio Cultura (Inepac) em 1987, respeitando o projeto original. A AccorHotels produzirá e publicará um livro que conta a história do “Largo do Boticário” e mostrará o desenvolvimento dos trabalhos de revitalização arquitetônica com a supervisão feita pelo Inepac. A área ao redor, de floresta nativa, que também é patrimônio listado, será preservada.

Este JO&JOE terá uma área de 3.520m² construída em uma superfície total de 6.000m², onde serão instaladas 350 camas em 70 quartos e apartamentos que serão capazes de acomodar até 10 pessoas, mas também quartos privados e coberturas. O complexo terá restaurantes, áreas sociais, piscinas, área para churrasco e espaço compartilhado para trabalho para que todos, locais ou turistas, podessam apreciar sua estadia.




Um grande bar no meio da Open House será uma das atrações do local, aberto até às 2h da manhã, com cerveja e variedades de cachaça e capacidade de receber até 300 pessoas. Um bar para servir sucos para os amantes da vida saudável também está planejado. 

Um espaço cultural e artístico também faz parte do projeto, assim como uma área de eventos sociais. Vans transportarão os hóspedes para as praias de Copacabana e Ipanema, assim como pontos de surfe, tais como Grumari, Joatinga e Prainha. Transportes gratuitos dos aeroportos do Galeão e Santos Dumont também facilitarão a chegada e partida desta nova propriedade do JO&JOE.

O conceito do projeto foi criado em conjunto pela empresa Lakasa Development Empreendimentos Ltda e o escritório de arquitetura Ernani Freire & Associados, chefiado pelo próprio Ernani, fundador do Escritório e professor de Arquitetura e Urbanismo na PUC Rio, com longa experiência na área de conservação e requalificação de interesse histórico e arquitetônico, cujo desafio é revitalizar toda essa área sem perder as suas características e sua identidade. 

Se você ficou curioso e deseja ir lá para ver como está agora e depois comparar após a inauguração do JO&JOE, prevista para 2010, não é difícil achá-lo: basta caminhar pela Rua Cosme Velho. Inclusive, se você estiver de carro, ali dentro é possível estacionar e muita gente costuma deixar o carro ali para ir à Estação do Bondinho do Pão de Açúcar. Você consegue localizar o largo do Boticário no Google Maps e Waze com facilidade porque ele é marcado no mapa.


O Beco do Boticário tem uma plaquinha na frente dele onde fica uma rua estreita que liga a Rua Cosme Velho ao largo (caminhe no sentido da Estação do Bondinho para o Cristo ou coloque no Google Maps porque ele vai localizar para você).


Outra atração de cunho histórico que fica ali perto, para a aproveitar o passeio é a Bica da Rainha, localizada na mesma Rua Cosme Velho, 361, que foi a primeira fonte de água ferruginosa descoberta no Brasil, construída no início do século XIX pela Rainha D. Carlota Joaquina, esposa de D. João VI, que ia ao Cosme Velho tratar de um problema de pele nestas mesmas águas que brotavam da fonte. 

O passeio era frequentemente realizado por D. Carlota, que trazia em sua companhia D. Maria - A Louca e seu séquito de damas, dando origem à expressão popular "Maria vai com as outras", em referência às damas que acompanhavam a rainha mãe em todos os lugares. Por seu valor cultural, a Bica foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1938


Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR