17 outubro 2017

Chegue Primeiro no Cristo Redentor!

No dia 07 do 07 de 2017, foram anunciadas as novas 7 Maravilhas do Mundo Moderno, em Lisboa, dentre uma seleta lista composta por grandes obras e monumentos construídos pelo homem, fazendo alusão às 7 Maravilhas do Mundo Antigo que foram listadas no passado pelos gregos, com o objetivo de manter viva na memória a grandiosidade dessas construções magníficas, com base nos critérios de beleza, complexidade, valor histórico, relevância cultural e significado arquitetônico.



Para terem ideia, a seleção do Mundo Antigo trouxe como 7 Maravilhas os Jardins Suspensos da Babilônia, a Pirâmide de Gizé, a Estátua de Zeus, o Templo de Ártemis, o Mausoléu de Halicarnasso, o Colosso de Rodes e o Farol de Alexandria.

Logo, equiparando a essas obras, a nova seleção de 7 Maravilhas do Mundo Moderno, que foram escolhidas dentre 200 obras inscritas em 2005, lista esta que foi reduzida para 77 mais votadas pelo público e, posteriormente, 21 monumentos finalistas que foram escolhidos por um grupo de arquitetos liderados pelo ex-diretor geral da Unesco Federico Mayor, trouxe um verdadeiro símbolo do cristianismo e muito provavelmente o ponto turístico mais visitado no Rio de Janeiro: o Cristo Redentor! 



Ao seu lado, também figurando como novas Maravilhas do Mundo Moderno, obras dignas de admiração e contemplação, como o Coliseu em Roma, a Grande Muralha da China, Petra na Jordânia, Chichén Itzá no México, Machu Picchu no Peru e o Taj Mahal na Índia, que perpetuam essa tradição e merecem de fato o título por tudo que representam.

A escultura que representa Jesus Cristo, localizada no topo do Morro do Corcovado que tem 710 metros de altura e se encontra dentro do Parque Nacional da Tijuca (o Corcovado é assim chamado desde o século XVII, por se assemelhar a uma corcova/corcunda), o Cristo Redentor foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931 e recentemente completou seus 86 anos, abençoando a Cidade Maravilhosa com toda sua majestosidade.




São 8 metros de pedestal e 30 metros de corpo da estátua que levaram cerca de 5 anos de obras para serem construídos, cuja ideia, inicialmente, seria para comemorar o centenário de independência do Brasil.


Curiosidade: A estrada de rodagem que dá acesso ao Cristo foi construída em 1824, em expedição liderada pessoalmente por D. Pedro I. Já a estrada de ferro teve o seu primeiro trecho (Cosme-Velho / Paineiras) finalizado em 1884 e no ano seguinte a estrada chegou ao cume do morro Corcovado. Em 1912, a ferrovia foi transformada na primeira eletrificada do Brasil. Além disso, trata-se da menor ferrovia do mundo (segundo o site Wikipedia). Os grandes envolvidos foram: o engenheiro Heitor da  Silva Costa, o artista plástico Carlos Oswald e o escultor francês Paul Landowski. As obras foram realizadas a partir de doações feitas por fiéis de arquidioceses e paróquias de todo o país.


Tombado definitivamente como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo Iphan, em 2009, o monumento já passou por diversas obras de recuperação e restauração, pois a estátua está sujeita a fortes desgastes devido a sua localização, aos ventos, chuvas, devendo ser periodicamente submetida a manutenções.


Em 2003, para facilitar a vida de muitos e escapar dos 220 degraus que levam ao Cristo, foi inaugurado um sistema com escadas rolantes, elevadores panorâmicos e passarelas para melhor acesso à plataforma de onde se eleva o monumento.


Agora, pense em ver tudo isso de perto com praticamente ninguém ao seu lado, num momento único, exclusivo, especial, que eu diria até mágico, somente seu com toda a paisagem avistada lá do alto, com todo o significado e simbolismo desta estátua... tudo isso sem uma cabeçada de pessoas para atrapalhar essa sua experiência, sem estragar suas fotos... que tal?



Sim, é possível CHEGAR PRIMEIRO NO CRISTO REDENTOR! E quando eu digo primeiro, é primeiro de verdade!

Se você tem esse desejo, não deixe de ler até o final a dica que vamos dar: tem Tour novo no Rio de Janeiro que vai te conquistar!




Chegar no Cristo Redentor e garantir fotos incríveis sem uma multidão de papagaios de pirata saindo do seu pescoço foi uma experiência sensacional que agora é possível graças a uma parceria incrível entre o mundialmente famoso site de aluguel de casas e quartos, o Airbnb, e o grupo Paineiras Corcovado.




O Airbnb lançou em uma plataforma uma ferramenta chamada Trips que oferece diversas opções de passeios de turismo de experiência na Cidade Maravilhosa (e em várias outras cidades do mundo inteiro).




Aproveite para contemplar todos os ângulos do Rio de Janeiro que podem ser avistados lá do alto!



Gente, vou contar algo para vocês do fundo do meu coração: ser o primeiro a chegar no Corcovado e ver de perto o Cristo Redentor é muito emocionante! 

Como funciona: clique aqui em https://www.airbnb.com.br/experiences/75377

Veja a descrição do passeio cujo anfitrião é o grupo Paineiras e entenda como ele ocorre. Lá embaixo, rolando mais a página, você verá as datas disponíveis para escolher a que você prefere. Clique em Escolher e faça seu cadastro (pode ser pelo Facebook, Google ou cadastre seu E-mail).

O passeio começa às 7h da manhã na Praça do Lido, em Copacabana, de onde sai a van oficial que leva ao Cristo e que chegará antes de qualquer outra van ou do bondinho. Ou seja, antes de todos os grupos de excursões e turistas isso porque todos os demais meios de transporte começam a chegar lá em cima por volta das 8:20 da manhã.


Portanto, o Cristo Redentor, de braços abertos para a Guanabara, fica por cerca de 40 minutos exclusivo para um privilegiado grupo de poucas pessoas que venceram o sono e acordaram cedo para ter esse momento único e inesquecível!

Oportunidade fabulosa de tirar aquela foto digna de porta retrato! Aliás, vamos combinar que tem que ser no plural... muitas fotos! Muitos ângulos, muita alegria... melhor ainda se der a sorte de pegar um dia lindo, com céu azul e ensolarado como eu tive a chance de ver!

Desfrute ao máximo dessa emoção, dessa experiencia e tire todas as fotos que quiser!




E como saco vazio não para em pé, como Deus ajuda quem cedo madruga... no caso, o Cristo ajuda rsrs, e como o tour já imagina que a maioria das pessoas não deve ter tido tempo de tomar café da manhã para chegar no ponto de embarque das vans às 7h da manhã, na sequência, após a visita ao Cristo, o grupo é levado para o Restaurante Mirante Paineiras onde passa a degustar um maravilhoso café da manhã!




Completíssimo, o café da manhã inclui frutas, sanduíches, pães, frios, pão de queijo, bolo, café, leite, sucos, água, iogurte... muito farto e muito saboroso!




Tudo isso em um cenário que oferece ao turista uma vista de tirar o fôlego, cercado de muito verde da Floresta da Tijuca, muita natureza, muita paz e tranquilidade... bom demais começar o dia assim, não acham? Renova-se a alma!



O Restaurante Mirante Paineiras encontra-se em um edifício histórico onde antes era o glamuroso Hotel Paineiras e hoje abriga o super moderno e bem estruturado Centro de Visitantes Paineiras que conta com uma exposição linda e gratuita sobre o meio ambiente, a Floresta da Tijuca que é a maior floresta urbana do mundo, Parques Nacionais, chamada Exposição Floresta Protetora, além de loja de souvenirs, lanchonete, hamburgueria...





A Exposição Floresta Protetora é riquíssima em informações importantes, muito interativa e tem até uma parte dedicada às crianças, transformando-se em excelente opção de passeio para a família, muito instrutivo e divertido!





O lugar está lindo e nós tivemos a honra de prestigiar a sua inauguração em 2016 (clique aqui e veja como foi) e foi incrível voltar agora e ver como ele se mantém bem preservado e revela-se como ótima atração turística para quem desejar um lugar diferente para conhecer, para visitar, para almoçar, por exemplo, com vista no melhor estilo cartão postal para a cidade.





O melhor de tudo é que, se você já está careca de visitar o Cristo, pode ir ao Centro de Visitantes Paineiras passear por lá, subindo de carro, embora o mais ideal seja ir de van, mas nada te impede de ir de carro para aproveitar o espaço e visitar a Exposição que é gratuita!




E aí, curtiram? Vale ou não vale acordar mais cedo para ter essa experiência, hein? Ahhhh. .. e custa apenas R$149,00 com tudo incluído (transporte, ingressos e café da manhã). Logo, não percam essa oportunidade! Conheçam, prestigiem o que a nossa cidade tem a oferecer de melhor!


Muito obrigada ao Paineiras Corcovado e ao Airbnb pelo convite que foi uma das experiências mais maravilhosas da minha vida!


** FICHA TÉCNICA DO PASSEIO **

- Duração do Passeio: mais ou menos das 7h às 11:30, ou seja, 4 horas e meia

- Quanto custa: R$149,00 por pessoa

- De onde sai: as vans oficiais saem da Bilheteria da Praça do Lido, Copacabana

- O que está incluído: guia, transporte, todos os bilhetes necessários e café da manhã completo no Restaurante Mirante Paineiras (clique aqui para conhecer o restaurante)

- Também dá tempo e altamente recomendamos que visitem a Exposição Floresta Protetora do Centro de Visitantes Paineiras (clique aqui)

- Idiomas: esse tour é oferecido em inglês e português

- O que levar: protetor solar, casaco (se estiver ventando ou friozinho, pois de manhã e lá no alto faz mais frio ainda) e câmera fotográfica, é claro!

- Tamanho do grupo: no máximo 20 pessoas

- Quem pode participar: a partir de 18 anos

- Observação: Qualquer viagem ou experiência pode ser cancelada, com reembolso completo, dentro de 24 horas da compra.

. A experiência no instagram do Apaixonados por Viagens e Divas pelo Mundo

- Vídeo completo da experiência: clique aqui

- Foto que prova que eu estava sozinha rsrs: clique aqui

- E se não se convenceu na foto anterior, tem mais: clique aqui

- Veja também no Divas pelo Mundo: clique aqui



  1. Lily, boa noite! Estava lendo vários posts aqui no blog e estou AMANDO as dicas! Você pode me dar uma ajuda? Pretendo passar 2 dias no RJ. É pouco tempo, então não vou poder aproveitar tudo que a Cidade Maravilhosa tem a oferecer. Você pode me dar uma dica sobre o que não posso deixar de fazer nesses 2 dias? Estou perdida... Sem saber como organizar tanta coisa em tão pouco tempo. Um abraço, tudo de bom! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lorena! Tudo bom? Muito obrigada por consultar o Apaixonados! Ficamos felizes em saber que está curtindo as dicas.

      Pois bem... para te ajudar melhor, eu precisaria saber se você já esteve no RJ antes e o que já conhece daqui porque realmente 2 dias é beeeeem pouco tempo.

      Outra coisa é saber quais as suas prioridades para conhecer, qual o seu ritmo de passeio, se você é do time que dorme pouco e faz um aproveitamento máximo e, por fim, a previsão do tempo também ajudará a decidir melhor. É sempre bom ter umas cartas na manga para o caso de pegar uma chuva... vamos torcer para que não aconteça, mas é verão, é Rio e as chuvas fazem parte.

      O que eu não deixaria de fora se fosse ao Rio pela primeira vez na vida:
      - Pão de Açúcar
      - Cristo Redentor
      - Jardim Botânico
      - Parque Lage
      - Praias: Copacabana, Arpoador (de preferência, para ver o pôr do sol), Ipanema e Leblon
      - Cultural: Museu do Amanhã (dá pra conjugar com o Boulevard Olímpico e visitar a região do Porto e até mesmo fazer um passeio de barco da Marinha pela Baía de Guanabara), Confeitaria Colombo do Centro da Cidade, Escadaria Selarón + Arcos da Lapa, subir de Bondinho até Santa Teresa e visitar o Parque das Ruínas.
      - Vistas lindas: além do Pão de Açúcar e do Cristo, há também outros lugares com vistas lindas, alguns pagos e outros não, a saber:
      . último andar do Shopping Botafogo (gratuito)
      . rooftop/bar do Yoo2 Hotel (paga o que consumir)
      . varanda do restaurante Xian no Bossa Nova Mall (shopping ao lado do aeroporto Santos Dumont) - paga o que consumir
      . Pedra do Arpoador (clássico para ver o pôr do sol)
      . Forte de Copacabana
      . Mirante Dona Marta
      . Vista Chinesa
      . Parque das Ruínas
      . Forte do Leme

      Bem... será impossível fazer tudo isso em 2 dias, por isso vale a pena você verificar a previsão do tempo e também o que é prioridade para você, além de chegar bem descansada no Rio para bater muita perna por aqui.

      Espero ter ajudado!
      Beijinhos e Feliz Ano Novo

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelas dicas valiosíssimas! Ajudou demais! Realmente 2 dias é pouco tempo pro RJ. Estou me programando para passar mais tempo, espero que dê certo. Pretendo ir no meio do ano, mas ainda estou decidindo a data. Salvei aqui todas as dicas e vou continuar aqui pelo blog acompanhando esse e outros destinos. Amo viajar, e quando não estou viajando, amo pesquisar sobre esse assunto! :D Muito sucesso e feliz 2019!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, Lorena! Nós que ficamos felizes por você vir aqui pesquisar suas viagens! Volte sempre e recomende para seus amigos e parentes também!! Nossa alegria é poder ajudar e saber que as dicas estão alcançando muitos Apaixonados por Viagens!

      Beijos grandes e venha sim pro Rio!!

      Lily

      Excluir
  4. LILY PESTANA Deixo uma lista forte já vir que aqui só tem gente apaixonado realmente por passeios ao Rio de Janeiro

    - Pão de Açúcar
    - Cristo Redentor
    - Jardim Botânico
    - Parque Lage
    - Praias: Copacabana, Arpoador (de preferência, para ver o pôr do sol), Ipanema e Leblon
    - Cultural: Museu do Amanhã (dá pra conjugar com o Boulevard Olímpico e visitar a região do Porto e até mesmo fazer um passeio de barco da Marinha pela Baía de Guanabara), Confeitaria Colombo do Centro da Cidade, Escadaria Selarón + Arcos da Lapa, subir de Bondinho até Santa Teresa e visitar o Parque das Ruínas.

    ResponderExcluir
  5. Recentemente, tive a sorte de participar de um passeio de canoa havaiana com o Bravus VA'A na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro. A vista do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor do mar é simplesmente espetacular! Para completar a experiência, a tranquilidade da Praia da Urca vista da água é realmente um bálsamo para a alma. Adorei o fato de todas as idades serem bem-vindas, tornando o passeio um evento para toda a família. E a melhor parte: no final, eles fornecem todas as fotos e vídeos da viagem. Que experiência incrível! Recomendo a todos que visitem https://www.bravusvaa.com e experimentem por si mesmos!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR