21 agosto 2017

Tour Comida de Boteco em Curitiba: a melhor forma de explorar a vida noturna da cidade

Recentemente, início do mês de agosto de 2017, nós voltamos a Curitiba e curtimos um passeio super diferente que fizemos por lá. Essa foi minha quinta vez em Curitiba (considerando as vezes em que realmente fiz algum programinha por lá, pois já estive outras vezes só de passagem), porém, como vocês devem saber, o Julio é de lá do Paraná. Embora ele seja de uma cidade beeeeeeeeem do interior - será que alguém aqui já ouviu falar de Iporã? - ele morou em Curitiba para fazer faculdade e tem muitos parentes por lá e amigos também.



Logo, toda vez que visitamos a capital mais gelada deste país, temos que dividir nosso tempo em rever os parentes e amigos e tentar fazer um cadinho de turismo. A bem da verdade, dos passeios tradicionais e mais conhecidos, nós podemos dizer que já fizemos todos (o Julio então já conhece tudo mesmo rsrs). Mas vira e mexe a gente fica sabendo de algo diferente.

Dessa vez, conseguimos conciliar o tempo para finalmente fazer o passeio super diferente pelas ruas de  Curitiba, visitando uma sequência de bares, organizado com muito carinho pela querida Carol Moreno, que nós conhecemos pessoalmente este ano, em junho, na Press Trip de Teresópolis.

A Carol é do blog e instagram Mochilão Trips (https://www.instagram.com/mochilaotrips/ e https://www.mochilaotrips.com/), mas também comanda o blog e instagram Tour Comida de Boteco, passeio que ela inaugurou há dois anos em Curitiba:

https://www.instagram.com/tourcomidadeboteco/ 
https://www.tourcomidadeboteco.com/

E o que seria então o Tour Comida de Boteco? Nas próprias palavras da Carol, seria "Um rolê por bares provando a melhor comida de boteco de Curitiba. Um passeio divertido e diferente pelos bares de Curitiba!" Além de ser uma ótima oportunidade para fazer amizades, provando a melhor comida de boteco da cidade, em um passeio por vários bares. Pronto... esse é o Tour que a Carol organiza toda semana e do qual nós participamos

E com funciona? 

A Carol é super animada e muito agregadora. Não é a toa que seu Tour já está dentre os principais passeios em Curitiba pelo ranking do TripAdvisor!




Ela reúne um grupo entre 8 e 15 pessoas, monta um roteiro de 4 bares diferentes a cada semana, em regiões diferentes da cidade e, por um valor de R$50,00 por pessoa, cada um tem direito a degustar dos petiscos oferecidos pelos bares visitados.

Ah, mas não pense que é mixaria, viu? Os petiscos são servidos em versões bem generosas e, quando não é individualmente servido, ainda que seja para compartilhar, é bem farto.

Ninguém sai com fome do passeio e isso eu posso garantir!


Nosso roteiro pelo bairro do Batel e foi num sábado bem frio. A Carol marcou o ponto de encontro às 16h30, no Tasca Bar, que fica na R. Coronel Dulcídio, 739, Batel (no "Shopping" Hauer). Ela espera um pouco até começar oficialmente o tour quando o grupo todo chega, mas não costuma passar das 17h.


Nesse momento inicial, a Carol faz as apresentações, conta um pouco da sua história e vai integrando a galera ao grupo. Eu e Julio perdemos esse início e já chegamos junto com os petiscos do Tasca Bar http://tascabarcuritiba.com.br/).

Bem, ela disse que quem chegasse na hora ia ganhar uma surpresinha e eu confesso que, como não consegui, acabei perdendo e esqueci depois de perguntar (também não contaria aqui se eu soubesse só para vocês não se atrasarem como eu, tá? kkkk).

O roteiro do nosso sábado começou então pelo Tasca Bar, um bar bem charmosinho, com decoração super lusitana e cardápio que homenageia a terrinha. Ou seja, era uma casa portuguesa, com certeza.





Experimentamos os deliciosos bolinhos de bacalhau (bacalhau de verdade e não "batatalhau") e também um croquete de ragu de porco que estava delicioso.




Para beber, como era cedo, resolvemos começar devagar e optamos pelo quentão, que é uma bebida bem típica do sul, para esquentar mesmo. Você sabe fazer quentão? Veja aqui os ingredientes e receita:

- Ingredientes

Açúcar a gosto
Casca de 1 laranja média
3 colheres (sopa) de suco de limão
1 xícara (chá) de suco de laranja
5 cravos da índia
1 litro de vinho tinto seco
2 pedaços de canela em pau

- Como fazer

Em uma panela grande, coloque o vinho, a casca e o suco de laranja, o suco de limão, a canela e os cravos e leve ao fogo.
Assim que levantar fervura, acrescente o açúcar.
Deixe por mais 5 minutos e retire do fogo.
Deixe o vinho quente descansar por 1 hora em um recipiente tampado.
No momento de servir, esquente novamente.
Coe e sirva quente.

Curtiu? Então já sabe o que fazer para se aquecer no frio, certo? É certeza de ficar bem quentinho e animado.

Seguimos pela mesma calçada que está repleta de bares nessa região do Shopping Hauer, bem animada mesmo, com alguns bares com música ao vivo e a galera fica do lado de fora perto dos "foguinhos" que esquentam. Achei bem legal conhecer essa parte de Curitiba até porque a gente acaba muita vezes lanchando nas casas dos amigos e parentes e nem sempre sobra tempo de visitar outros lugares e eu pude conhecer dessa vez uma Curitiba bem descolada e jovial.



Bem, chegamos ao Chicano Pub (https://pt-br.facebook.com/chicanopublibre/), que o nome já indica ser algo pelo menos de sangre latino, não é? Bingo!



Sim, trata-se de um bar com uma pegada mexicana que tem como decoração principal lembrar as lutas mexicanas chamadas de Lucha Libre, onde os lutadores usam máscaras e se enfrentam em verdadeiro espetáculo de movimentos um tanto quanto teatrais.


Compondo a decoração, os famosos chapéus no melhor estilo mariachi que pedem uma foto  - sí, por supuesto! - e caveiras que nos remetem à provavelmente maior festa celebrada em todo o México, que é o Dia dos Mortos.



Lógico que o petisco no Chicano Pub não poderia ser outro senão comida genuinamente mexicana: nachos com muito recheio de carnes, queijos, feijão, dentre outros que eu não identifiquei. Estava muito completo, bem temperado, gostoso, mas infelizmente chegou na mesa de fora morno e esfriou super rápido porque realmente fazia muito frio.


A dica é deixar para comer do lado de dentro mesmo se quiser comer quentinho.



Julio foi de chope do bar que tínhamos visitado na noite anterior, o We are Bastards Pub e eu bebelisquei do dele.



Observação: eu sei que o Rio de Janeiro é uma cidade cara, mas eu sempre fico chocada quando começo a comparar valores e me deparo com outra realidade de custo de vida. Gente, achei os valores dos petiscos de Curitiba ótimos e quem me dera se custassem o mesmo no Rio.


Já os valores das bebidas, especialmente as cervejas artesanais, não eram tão discrepantes assim ao comparar com os valores daqui do Rio.

Uma peculiaridade do tour é que ele é organizado para ser feito todo a pé. A Carol já programa o roteiro de bares próximos para permitir que o tour seja realizado em qualquer condição climática, com sol ou chuva.

Depois do Chicano Pub, a caminhada foi um pouco maior, mas nada tão demorado. Em menos de 10 minutos de caminhada já estávamos no Abbey Road Pub. Sim, estava frio e por isso mesmo é bom ao menos levar seu agasalho, para contar com essa possibilidade de fazer uma caminhadinha, ainda que curta ou até mesmo mesmo poder ficar na calçada do bar, como ficamos lá no Chicano.



O Abbey Road Pub (http://www.abbeyroadpub.com.br/) é aquele tipo de bar bem estilo inglês mesmo (também, com esse nome não poderia ser diferente, não é mesmo? Quem aí já lembrou de cara da famosa capa de álbum lançado pelos The Beatles?), com uma decoração riquíssima na temática britânica e um telão que passava clips de bandas majoritariamente britânicas, com aquela veia rock'n roll que a gente curte muito.




Achei bem legal descobrir a opção - até então inédita para mim - de uma espécie de juke box virtual, bastando baixar o aplicativo e escolher a música dentre as que aparecem disponíveis que será tocada depois no telão.



O bar é bem aconchegante, estava quentinho, era espaçoso e rapidinho foi enchendo. Lembrando que o tour começou oficialmente às 17h e a ideia é ficar cerca de 1h em cada bar.


Por isso que normalmente o tour acaba por volta das 20:30, mas dessa vez a Carol se empolgou com essa tchurma animada e acabamos ficando juntos até umas 22:30. Ou seja, ao se programar para fazer o Tour Comida de Boteco, a minha dica é deixar a tarde e a noite livres para o tour e ficar à vontade.

Lá no Abbey Road Pub, é claro que Julio não resistiu e experimentou mais alguns chopes e eu fiquei só acompanhando. Nem opinei rsrs... normalmente eu prefiro o estilo witbier ou weiss, mas ando gostando bastante também da Session IPA.


Os petiscos demoraram um pouco a chegar e provamos a cebola empanada, aipim frio e mussarela empanada. Não achei a cebola nem o aipim tão gostosos... já comi bem melhores. Mas a mussarela estava uma delícia! 




Hummmm... gente, isso é programa para atolar o pé na jaca mesmo com vontade, com empenho e feliz da vida, viu? Sem dor na consciência! Façam seus regimes antes e vão para o Tour Comida de Boteco desencanados para comer e beber sem medo de ser feliz.



Obs: o valor cobrado pelo Tour Comida de Boteco, de R$50,00, somente dá direito aos petiscos incluídos no tour. Se você quiser provar qualquer outra coisa diferente do que foi servido e para beber seja o que for, você deverá pagar à parte.

O legal do Tour é que cada Boteco serve petiscos diferentes, com seu próprio estilo, tempero... ou seja, além de ser bem legal, divertido poder estar ali conhecendo pessoas novas, trocando ideias, também é gastronomicamente interessante para poder ter contato com essa variedade de petiscos e com as novidades que os chefs andam criando.


Eu achei o tour perfeito para quem viaja sozinho e não quer sair sozinho à noite ou fica sem graça ou até mesmo com medo. Também achei ótimo para quem acabou de chegar na cidade ou vai para Curitiba de tempos em tempos e ainda não conhece alguém, sendo ótima oportunidade para fazer amizades. 

Como também achei ideal para quem não tem tempo de pesquisar sobre bares, está sempre na correria mas quer chegar em Curitiba e fazer um passeio legal, diferente e animado. Vejam, portanto, como o Tour Comida de Boteco atende a vários perfis, sejam turistas, novos residentes, viajantes, pessoas passando pela cidade a negócios... enfim, super indicado!

E demos a sorte de estar num grupo bastante heterogêneo, animado, com pessoas simpáticas de diversos lugares do Brasil e mundo: tinha de Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina,  Austrália, Espírito Santo e até de Curitiba mesmo. Pudemos trocar muitas ideias e boas gargalhadas.

Finalizando o tour, nós saímos do Abbey Road Pub e caminhamos alguns passos pela calçaca até chegarmos no Aurora Bar (http://www.aurorabar.com.br/) onde funciona um mix de bar, restaurante e balada, com DJ.




Nós seguimos firmes e fortes nos petiscos e, para arrematar o passeio, os petiscos do último bar vieram mais caprichado ainda com pastéis, bolinhas de queijo, bolinho de barreado, que, apesar do nome meio estranho e até um cadinho feio rsrs, é um prato típico da cidade de Morretes, onde se chega de trem e no Aurora Bar eles fizeram uma versão de bolinho desse prato tal como aqui no Rio de Janeiro eles fazem bolinho de feijoada....



Dentre outros petiscos que foram servidos e estavam bem saborosos, sequinhos, bem recheados e generosos.


Julio permaneceu no chope e gostou da carta de cervejas artesanais do Aurora também.


Fechando a noite em grande estilo, a Carol ainda distribuiu um kit glicose, com paçoca, pingo de leite, bananadinha... muito fofo! E ela cria um grupo no whatsapp com todos os participantes, onde a gente compartilha as fotos e, depois, no facebook ela coloca não apenas as fotos que ela tirou como as de alguns participantes também, para compartilhar com o pessoal.


Tem esse detalhe também bem bacana porque a Carol sempre tira foto da turma em cada bar e fica lá de butuca fotografando o pessoal para ter registros do passeio, especialmente para quem não lembra de tirar fotos... fica uma recordação.



Assim foi o nosso passeio que pode ser resumido em uma tarde e noite de sábado bem alegres, fazendo um tour diferente, divertido, dinâmico e muito bem aproveitado pelo bairro do Batel, que nos proporcionou ter essa nova visão dos bares modernos de Curitiba, de como a vida noturna por lá anda bastante agitada e, de quebra, conhecemos pessoas interessantes com quem trocamos ótimas ideias.

Isso tudo sem contar com a simpatia e as explicações da Carol, que fazem toda a diferença! Portanto, quando estiver em Curitiba, coloque aí na sua lista porque vale a pena!

Muito obrigada a Carol Moreno pela experiência incrível!


** FICHA TÉCNICA DO TOUR **

- Contato: Carol Moreno

- Whatsapp/Telefone: (41) 98814-0324

- Site:  https://www.tourcomidadeboteco.com/

- Email: carolmorenot@gmail.com

- Duração do tour: entre 4 e 5 horas de passeio

- Quando acontece: uma vez por semana, ou às quintas (às 19h) ou aos sábados (às 16h ou 17h), ou em outras datas para grupos fechados. Veja aqui as datas disponíveis - https://www.tourcomidadeboteco.com/inscricoes

- Como é feito: os descolamentos são a pé, com sol ou chuva, mas são sempre deslocamentos pequenos em curtas caminhadas e não é garantido que haja lugar para sentar em todos em bares. Em regra, nos primeiros bares sempre tem lugar para sentar porque começa cedo.

- Valor: R$50,00 por pessoa, que dá direito a diferentes petiscos em 4 botecos visitados (pagamento antecipado).

. R$ 60,00 se for na hora do evento (as vagas só ficam reservadas mediante pagamento antecipado - na hora do evento, só é possível se inscrever caso hajam vagas disponíveis).

- Promoção: https://www.tourcomidadeboteco.com/promocoes

Quem leva amigos para fazer o tour junto ganha desconto assim como quem volta para fazer o tour de novo!
. a cada 4 pessoas que fecharem o tour juntas, a quinta pessoa sai de graça!
. compre 3 edições/participações do tour de uma só vez e ganhe 10% de desconto no total e mais um copo exclusivo do tour!

. se você já participou do Tour Comida de Boteco, aproveite os descontos nas suas próximas participações:  
- 2ª vez: 10% de desconto
- 3ª vez: 20% de desconto
- 4ª vez: 30% de desconto
- 5ª vez: 50% de desconto + copo exclusivo do tour
- 6ª vez: free! 

- Onde começa o tour: o ponto de encontro é em frente ao primeiro bar do roteiro (varia a cada semana e os dados certinhos serão enviadas por email após a inscrição, na semana do evento) 

- Bebidas e demais comidas: devem ser pagos à parte

- Vegetarianos: se você for vegetariano, avise com antecedência, pois será oferecida uma alternativa de petiscos pelos bares. Caso tenha alguma restrição alimentar, igualmente deve ser avisada para que os bares saibam e tentem providenciar algo que se encaixe nas restrições. Porém, não é garantido que eles consigam atender.

- Roteiro: https://www.tourcomidadeboteco.com/roteiros

São seis roteiros diferentes, alternados a cada semana:

- São Francisco
- Centro Histórico
- Centro
- Mercês
- Batel
- Itupava

Todos os roteiros passam por 4 bares, em diferentes regiões da cidade, e incluem os petiscos em todos eles. A cada semana acontece um roteiro diferente.

- Bares Participantes: 

. Bairro São Francisco: La Santa - Calle, Rock the Casbah, Don Almeida, Paradoja, Corleone Craft Burgers, O Torto Bar

. Centro Histórico: Quintal do Monge, Bar do Fogo, Alchemia, Mr Hoppy, Jano Pub, Capadocia Brewer

. Centro: Barbaran, Ao Distinto Cavalheiro, La Santa - Brigadeiro, Saint Patrick Pub, Marduk, Jack Burgers, Hacienda

. Mercês: Macondo, La Boca, Dali da Esquina, Fidel Bar, Jardinete, Bruschetta d'Italia, Mr Hoppy Mercês

. Batel: Simples Assim, Abbey Road Pub, Aurora Bar, Chicano Pub Libre, Volken, Tasca, Beer Box Pub, Templo da Cerveja

. Itupava: Redface Brewpub, Canabenta, Corleone Itupava, Menina Zen, Crazy 4 Beer, Masmorra Cervejaria, Fita Crepe

- Comemorações: Se quiser comemorar o seu aniversário de uma forma diferente, há tours para grupos fechados, de 8 a 15 pessoas, ou até mesmo para empresas e demais datas comemorativas.

- No TripAdvisor: o Tour Comida de Boteco encontra-se em nº 1 no ranking de 45 atividades noturnas em Curitiba, com nota máxima - 10!! Com Certificado de Excelência. Clique aqui e veja os comentários

- Ainda no TripAdvisor: o Tour Comida de Boteco encontra-se em nº 2 no ranking das 10 melhores excursões/passeios de Curitiba. Clique aqui e confira. 


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR