24 julho 2017

Riviera Nayarit: passeios e muita diversão no Pacífico Mexicano

Eu - Lily - estive recentemente no México pela primeira vez, em junho de 2017, e já estreei no país com pé direito, em um lugar totalmente diferente dos clichês que já conhecemos, como Cancún, mas sim, em uma região mais autêntica, mais descolada, que não foi americanizada e que disputa a posição de lugar destino mais turístico do país.... sabe de onde estou falando? Do Pacífico Mexicano, mais especificamente da Riviera Nayarit e de Puerto Vallarta, que juntos compõe um cenário pitoresco, agradabilíssimo, perfeito para passar as férias, com diversas atividades que vão bem além de curtir apenas a praia.

Islas Marietas

Sayulita
É claro que se sua ideia de férias é ficar lagarteando na praia, pegando um bronze e descansando, lá também você encontrará isso! Tem para todos os gostos e perfis de viajantes. Eu fiquei encantada com a infraestrutura da região e confesso que, se antes eu tinha um cadinho de preconceito com o México, eu voltei com uma nova concepção e realmente quebrei um paradigma de associar sempre o México às festas caribenhas, à tequila etc...

Cliquem aqui e vejam as postagens que fiz no Instagram do Apaixonados por Viagens sobre essa viagem.

Clique aqui e vejam um post introdutório sobre a Riviera Nayarit.

Lo de Marcos

Nuevo Vallarta
Bem, a parte ruim é que no Pacífico Mexicano a cor da água não é aquele azul turquesa neon bizarro que as pessoas encontram no lado caribenho. Se isso for um critério determinante para você, aí seja melhor avaliar realmente o que você quer para suas férias.



Mas se você for do tipo que se preocupa em estar em um lugar legal, descontraído, com uma rede hoteleira fantástica, hotéis boutique e resorts excelentes e muitas atrações para se divertir, além de um conjunto arquitetônico lindíssimo, então você não ficará decepcionado.




E a gastronomia mexicana é realmente para a gente se deleitar! Olha, eu que já era apaixonada pelos restaurantes mexicanos que conhecia (fora do México kkk... até porque nunca tinha ido ao México antes, né?) agora voltei desta viagem ainda mais! É claro que eu fazia questão de pedir os pratos menos calientes, sabe? Que "no pican mucho" kkk... (isso rendeu muita brincadeira e gargalhadas... é que lá eles dizem que a comida "pica" ou "no pica" como referência a ter muita pimenta ou não rsrs...).

Comi muitos frutos do mar, bebi tequila - por supuesto! - nachos, tacos e burritos também fizeram parte do nosso passeio gastronômico... os restaurantes que visitamos na Riviera Nayarit foram: Sky Lounge Insu do hotel Marival Residences, Restaurante Don Pedro`s em Sayulita, o Alquimista Cocktail e o Restaurante Spicy Market do Hotel W Punta de Mita.





Ainda mais se você curte pegar uma onda, aí sim aqui é o seu lugar, viu? Até porque o surf é um dos esportes mais praticados na Riviera Nayarit, sabia? As melhores praias mexicanas para realizar inúmeras atividades estão lá.




Aliás, neste ano de 2017, a Riviera Nayarit comemora o seu 10° aniversário como destino premium do México, reconhecida por suas maravilhas incomparáveis de luxo e de natureza protegida que se estende por 308 km de costa, emoldurada pela majestosa cadeia de montanhas da Sierra Madre. 



A localização é perfeita em termos de acesso, a apenas dez minutos ao norte do Aeroporto Internacional Gustavo Díaz Ordaz, que fica em Puerto Vallarta, essa região no Estado de Nayarit inclui o balneário de Nuevo Vallarta, a histórica vila de San Blas, o exclusivo  refúgio de celebridades de Punta Mita, a praia de surfistas bohemian-chic de Sayulita, simpáticas vilas de pescadores, praias tranquilas e a espetacular Baía Banderas.

Nuevo Vallarta
Sayulita


Trilha em Lo de Marcos


Sayulita

A Riviera Nayarit deslumbra visitantes de todas as partes do mundo com atividades como: cursos de golfe (PGA), spas luxuosos, observação de baleias, desova de tartarugas, tirolesa, surf, observação de pássaros, culinária internacional e artesanato da tribo nativa Huichol.




Atrai e satisfaz todos os estilos com sua diversidade de hospedagens, que inclui hotéis de luxo, hotéis boutiques, de ecoturismo e pitorescos empreendimentos Bed & Breakfast e não é a toa que foi elevada a "Destino Virtuoso Preferencial”.

Nós ficamos hospedados no hotel Marival Resort & Suites, em Nuevo Vallarta.

Marival Resort & Suites




Também em 2017, a National Geographic nomeou a Playa del Amor uma das 21 praias mais tops do mundo, enquanto a Forbes selecionou o destino como um dos tops do ano. Possui quatro hotéis e um restaurante na categoria cinco diamantes AAA; seis restaurantes e 11 hotéis na categoria de quatro diamantes AAA; e 13 hotéis e 26 restaurantes três diamantes. Também recebeu dois ouros, três pratas e três bronzes no HSMAI Awards 2016 pela espetacular cobertura editorial.

Entrada para a Praia do Amor que, infelizmente, só vimos de longe porque no dia programado para nosso passeio ela estava fechada para visitas (disseram para a gente que o acesso a ela somente é liberado de quarta a domingo)

Hotel H Punta de Mita

Hotel Marival Resort & Suites, em Nuevo Vallarta
Em nossa viagem, nós vimos de tudo um pouco: praias paradisíacas, fizemos snorkel, vimos muitos golfinhos, conhecemos um centro de equitação e competição de polo, fizemos trilha, comemos muito bem (huuuummmmm... quantas delícias mexicanas! Dios mio!)... foi bem divertido, surpreendente e vou contar aqui para vocês algumas atividades para quem quer aproveitar mais o mar da Riviera Nayarit (mas aguardarem que em breve eu contarei em detalhes como foi a minha viagem, viram?).




10 - Snorkel

Não há dúvida de que apreciar os arrecifes de corais, peixes coloridos, estrelas do mar e outras espécies subaquáticas é muito mais do que apenas um prazer visual. E o melhor é que não é preciso ser um especialista para participar desta atividade. Basta saber lidar bem com a máscara e o respirador do snorkel, colocar a cabeça para baixo na água e deixar-se flutuar e curtir as belezas do universo submarino que te espera.

Snorkel nas Ilas Marietas
Os pontos favoritos para os visitantes praticarem o snorkel incluem as Ilhas Marietas e a Ilha do Coral, mas também existem muitos outros locais.



Nós visitamos as Islas Marietas e fizemos um snorkel por lá! A água era bem azul... linda! Era clara o suficiente para enxergar bem o fundo do mar, os peixinhos e corais... apenas perto das pedras que, por conta do encontro das ondas com as pedras, a água ficava um pouco turva, mexida.

Quando chegamos lá perto eu juro que até pensei que estávamos em um cenário bem grego, sabe? Lembrou-me demais as formações rochosas da Grécia e aquele mar azul lindo de lá. Fiquei bem encantada!




9 - Caiaque

Infelizmente, não deu tempo de fazer, mas eu super curto. Acho bem divertido e não é tão complicado assim, perto de outras atividades.

Remar em um caiaque ao longo da praia é uma atividade clássica e é uma obrigação ao longo da costa de Nayarit. Este serviço é fornecido principalmente pelos hotéis do destino. É um exercício fantástico que fortalece os braços, ajuda a manter a forma e já gasta umas calorias para poder depois comer muitos nachos, tacos e beber algumas tequilas (até porque ninguém é de ferro, certo?).

8  Kitesurf

Eu nunca pratiquei Kite e confesso que tenho um pouco de medo porque eu sou do tipo descoordenada kkkk... e porque não acho fácil. Afinal, não é a toa que é considerado um esporte radical.

Contudo, se você é iniciante e deseja praticar o kitesurf, Bucerías é o local perfeito para começar. A praia possui as melhores brisas do Pacífico para praticar esta modalidade, bem como instrutores de alto nível.

7 - Flyboard

O Flyboard já faz muito sucesso no Brasil, ao menos no Rio de Janeiro, onde tive meu primeiro contato com essa nova modalidade de "voar" no mar. E é claro que a novidade não ficaria de fora das atividades diferentes que podem ser praticadas no Tesouro do Pacífico Mexicano. Quem está encarregada de operacionalizar a brincadeira é a agência Vallarta Adventures. A atividade imita os saltos executados por golfinhos e baleias, com a ajuda da propulsão da água. Mais uma vez, eu não me vejo nem tentando kkk... mas o Julio quase tentou uma vez, aqui no Rio de Janeiro e ficou bem animado, mas na hora H ele desistiu. Eu acho que ele leva jeito, viu? Aposto que iria se esbaldar lá no México... ao menos não haveria pessoas conhecidas para verem-no se levasse uns estabacos kkkk...

6 - Stand Up Paddle

Curto muito muito! Mas preciso de um mar bem flat, bem calminho e, de preferência, sem muita correnteza kkkk... ou seja, coisa pouca, né? Infelizmente, não deu tempo de praticar um pouco de SUP lá no México, mas vi várias pessoas aproveitando o esporte que chegou na Riviera Nayarit nos últimos anos, graças ao grande número de remadores e surfistas existentes no destino. Muitos deles participam das equipes nacionais e alguns dão aulas desta modalidade nas praias de Nayarit.

5 - Vela


As condições em Banderas Bay são perfeitas para velejar em qualquer categoria, já que o vento sempre está favorável e as ondas são muito gentis com os barcos.  As marinas de Nuevo Vallarta, La Cruz e San Blas aguardam marinheiros ao longo da costa de Nayarit para ajudá-los a navegar com segurança.

4 - Paddle ioga

Aqueles que buscam a paz e a tranquilidade do mar podem escolher esta maravilhosa opção. Imagine remar em sua prancha para encontrar o local perfeito e, em seguida, praticar ioga enquanto procura uma melhor conexão com o seu interior. É claro que exige bastante equilíbrio para fazer ioga em cima da prancha, não acham? Esse aí não é para os fracos rsrsrs...

Sayulita


Este esporte está ganhando popularidade em Guayabitos e Sayulita. Este último nós visitamos e adoramos. Com carinha de vilarejo bem alegre, com feirinha perto da praia, casas coloridas, ótimos restaurantes (almoçamos no restaurante Don Pedro`s e a comida estava esplêndida), praia movimentada e com jeito de que à noite fica bem agitada também. 




3 - Pesca esportiva

A pesca esportiva é uma verdadeira tradição na Riviera Nayarit. Na verdade, existem vários torneios realizados em torno da área ao longo do ano. As opções de aluguel de barcos são muitas e os peixes abundantes nas águas de Nayarit garantem o sucesso da aventura.

2 - Mergulho

Isto é para aqueles que desejam explorar mais a beleza do mar.

Scuba Diving em Punta Mita
Riviera Nayarit possui uma ampla variedade de programas de mergulho disponíveis que permitem desfrutar da maravilhosa variedade de vida subaquática e do cenário submarino nas águas quentes da região. Há também aulas para iniciantes com batismos.



Observação: eu realmente não tinha ideia de que a água seria quentinha por lá. Confesso que sempre associei o Pacífico à praias de água gelada, no estilo do Chile e Peru, sabem? Para mim foi uma grata surpresa quando mergulhei em Riviera Nayarit e vi que a água era quentinha, no melhor estilo do nordeste brasileiro e do jeito que eu adoro! Que delícia!

Felicidade da gente no Pacífico! Com a Samira, do instagram Viagem da Vida - clique aqui)


Não sei vocês, mas essa foi a primeira vez na minha vida que eu mergulhei no Pacífico! Então, alegria define esse mo momento!

1- Surfar

Como não poderia deixar de ser, a atividade número 1 na Riviera Nayarit é o Surf!

Surfista Matanchen
Um verdadeiro paraíso para os surfistas, graças às suas ondas durante todo o ano, a costa da Riviera Nayarit apresenta mais de 20 pontos para navegar que atendem desde iniciantes até os mais experientes, com ondas pequenas em alguns trechos, mas também com ondas que somente os mais ousados conseguem superar, atraindo diversas pessoas do mundo inteiro que vão para lá para desafiar as ondas do Pacífico Mexicano.




Ficou curioso pelo destino e quer saber mais? Acesse:

- Facebook: www.facebook.com/rivieranayaritBR
- Twitter: @riv_nayaritbr; @riv nayarit
- Blog: http://rivieranayaritportuguese.blogspot.com.br/
- Instagram: @riviera nayarit/ #RivieraNayarit10
- Site: www.rivieranayarit.com
- Tags: #rivieranayarit / #amorn / #praias #partiuferias/ #surfe / #surfar / #surf



  1. Olá Lily, quantos dias recomenda ficar nessa região ai? Minimo e máximo de dias?
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?
      Para aproveitar bem, pelo menos 5 dias cheios. Se puder ficar mais, vai curtir também. O máximo é muito relativo. Depende muito do ritmo de cada um. Se você ficar em um resort, por exemplo, você pode querer curtir a estrutura do resort e dedicar um ou dois dias inteiros para aproveitar o hotel e sua área de lazer.
      Espero ter ajudado.
      Abraços

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR