08 junho 2017

Conheça a história por trás da expressão "Inês é Morta"

Mês de junho está aí e, com ele, todo um clima de amor está no ar com a chegada do Dia dos Namorados aqui no Brasil (lembrando que em boa parte do mundo, o Dia dos Namorados, ou Valentine's Day, é comemorado em 14/02). E como somos Apaixonados, nada mais justo do que trazer essa história de amor para compartilhar com vocês, diretamente de Portugal, a terrinha tão amada!

Rio Mondego, Coimbra

Fonte dos Amores

Esse romance que vamos contar poderia perfeitamente ter sido escrito por Shakespeare, a exemplo de "Romeu e Julieta", mas, na verdade, trata-se de uma história que de fato ocorreu no século XIV e se chama a "Lenda de Pedro e Inês". Uma pena que, assim como o romance fictício que aconteceu em Verona, esta história de amor lusitana também teve um fim trágico, com personagens verdadeiros que deixaram suas marcas na história e, hoje em dia, esse é mais um roteiro super diferente e interessante que os turistas podem fazer na região do Centro de Portugal. 

Como um bom romance, tinha que ter um amor proibido, certo? Parece clichê, mas o príncipe D. Pedro I de Portugal apaixonou-se perdidamente por Inês de Castro, dama de companhia de sua esposa com quem teve um casamento arranjado. Os dois viveram um intenso romance proibido por um tempo, só que o pai de D. Pedro, o rei D. Afonso IV, era contra essa relação. 

O rei chegou ao ponto de exilar Inês e expulsá-la da corte, porém, após a morte de Constança, esposa de Pedro, os dois se sentiram livres para viver sua história de amor e acredita-se que acabaram se casando em segredo.

Por dez anos, eles viveram felizes no antigo Paço de Santa Clara, localizado junto ao mosteiro na cidade de Coimbra. O local foi revitalizado recentemente e recebe visitas também pelo seu indiscutível valor arquitetônico, sendo um dos representantes máximos do estilo gótico português.

Mosteiro Santa Clara a Velha

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha fica na Rua das Parreiras, em Coimbra (Telefone: +351 239 801 160) e funciona de terça a domingo, das 10h às19h (última entrada às 18h30), com ingresso a 4 euros (há descontos para grupos, famílias, crianças, estudantes e maiores de 65 anos)

Uma pena que, quando estive em Coimbra, em 2005 (e como o tempo voa, não é?) eu não conhecia essa história e não fui lá visitar o Pátio. Mas vale dizer aqui rapidinho que Coimbra é muito mais do que uma cidade universitária. Eu gostei muito de passear por suas ruas, conheci a Portugal dos Pequenitos (http://www.portugaldospequenitos.pt/) e curti bastante com meus primos por lá a famosa noitada de Coimbra (ok que ser uma cidade universitária torna-a bem animada à noite com restaurantes, pubs e boates agitadas!). 

Eu em Coimbra, em cima, e na Serra da Estrela, embaixo, em 2005

Por falar em Coimbra, como muitos de vocês sabem, eu tenho ascendência portuguesa. Meus avós paternos são da Ilha da Madeira e tenho primos que moram na região central de Portugal, nas cidades de Viseu, Coimbra e Aveiro, considerada por muitos como a mais charmosa região portuguesa. Além dessas cidades, podemos citar Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outras cidades e vilarejos que se estendem por todo o território ocupado por 2,3 milhões de habitantes. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto, ou seja, perfeita para um bate e volta também. Mas, sinceramente, vá por mim: fique pelo menos 2 dias por lá ou 3 dias, se puder, e eu juro que você não vai se arrepender!

Voltando ao nosso romance, foi na Quinta das Lágrimas, um palácio do século XIX, que Inês teve seu trágico final. O rei, ao descobrir tudo, mandou assassinar a moça, causando revolta e tristeza em seu filho, que nunca esqueceu sua amada. Hoje, o local é um hotel 5 estrelas e turistas que não estiverem hospedados no impressionante espaço também podem conhecer esse cenário tão importante para a história de Inês e Pedro. 

Fonte das Lágrimas

Fonte das Lágrimas



O Hotel Quinta das Lágrimas está localizado na Rua António Augusto Gonçalves (Telefone: +351 239 802 380 / e-mail: geral@quintadaslagrimas.pt / www.quintadaslagrimas.pt) A diária custa a partir de 175 euros, mas, se não estiver hospedados, pode visitar mediante pagamento de ingresso para a Fonte das Lágrimas e Fonte dos Amores por 2 euros. Horários de funcionamento: terça a domingo das 10h às 19h (última entrada às 18h30).

Entrada do Hotel Quinta das Lágrimas

Olhem que lindo, gente: A lenda diz que as lágrimas de Inês deram origem à Fonte das Lágrimas e seu sangue pintou de vermelho as algas rubras que crescem na água. Rodeada por belos jardins, a Quinta das Lágrimas foi também o local onde D. Pedro colocava cartas de amor em barquinhos de madeira para que suas mensagens chegassem até o exílio de Inês pelas águas da Fonte dos Amores, alimentada pelo rio Mondego.

Após o falecimento do rei D. Afonso IV, Pedro assumiu a coroa portuguesa e expôs para toda a corte a verdadeira história do seu casamento secreto. Segundo as crenças populares, ele teria exumado o corpo de Inês e ordenado um cortejo fúnebre pelas ruas de Coimbra com todas as honrarias da nobreza e depois a coroou rainha de Portugal, obrigando todos os membros da corte a beijarem sua mão. A história gerou a famosa expressão portuguesa “Inês é morta”, usada para afirmar que é tarde demais para realizar algo.


Pedro ainda construiu no Mosteiro de Alcobaça dois túmulos de pedra branca riquíssimos em detalhes, onde hoje repousam um de frente para o outro. O edifício é um dos mais impressionantes exemplares da arquitetura cisterciense e foi eleito como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1989. O espaço é aberto para visitação do público.

Mosteiro de Alcobaça

Sobre o Mosteiro de Alcobaça: localizado na Praça 25 de Abril (Telefone: +351 262 505 120) - Horários de funcionamento: todos os dias das 9h às 19h (última entrada às 18h30 - fechado nas seguintes datas:1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio, 20 de agosto e 25 de dezembro). Ingressos por 6 euros

A Ponte Pedro e Inês, em Coimbra, foi construída simbolicamente sobre o rio Mondego em homenagem a essa linda história de amor. Projetada pelos arquitetos Adão da Fonseca e Cecil Balmond, é possível atravessá-la a pé ou de bicicleta e aproveitar a bela paisagem da cidade. 

E aí, gostou da nossa Love Story Lusitana? Então vamos entrar no clima do amor e curtir muito esse mês de junho que, além do Dia dos Namorados, também tem muito quentão, arroz doce, bolo de milho e outras guloseimas que amamos das festas juninas! 

 Crédito das Fotos: Visit Portugal


  1. Adorei a história, Lili! Já tinha ouvido falar sobre, mas não com todos esses detalhes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que máximo, Mari!
      Adorei saber que você esteve lá... quero muito ir um dia também.
      Beijo grande,
      Lily

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR