03 novembro 2016

Os Mercados de Natal na República Tcheca

O Natal vem vindo... Vem vindo o Natal!! Gente, vocês já se deram conta de que "Já é Natal na Leader Magazine"??? Meu Deus, mais um ano que voou! E o que você fez de bom, hein? Olha, ainda dá tempo! Quem acompanha os sites que anunciam as promoções de passagens aéreas, como o Melhores Destinos, Passagens Imperdíveis e o Viajando Barato pelo Mundo, deve estar enlouquecido com tanta promoção de passagem bem legal pipocando nas últimas semanas para a Europa. Muitas com possibilidade de voo até o ano que vem... mas praticamente todas as promoções abrangem o mês de dezembro. 



Ahhhh... não venha me dizer que você é desses que não curte viajar no inverno porque não gosta de frio? Ai ai ai ... tem tanta roupa térmica excelente hoje em dia no mercado, com tecidos leves e mega eficientes, que você não vai se privar de viajar em uma das épocas mais mágicas do ano por cauda disso, certo? Afinal de contas, a não ser que você more na Serra Gaúcha ou na Catarinense, você não está acostumado a ver muita neve por aí. Proooonto! Olha que oportunidade legal! Além de poder contemplar a neve, que é linda, você poderá ficar encantado com os MERCADOS DE NATAL! 


É um mais lindo que o outro, viu? Eu só fui à Europa uma única vez nessa época do ano. Sim, estava frio. Sim, às vezes andar na neve pode ser desajeitado para quem não está acostumado. Sim, os dias são bem curtos e anoitece até antes das 16h. Mas os Mercados de Natal que eu vi, toda a decoração das cidades à espera do Bom Velhinho, irradiando todo aquele espírito natalino lindo, que vemos nos filmes.... ahhhhh... isso foi incrível! E uma das cidades que mais me encantou nesse quesito foi PRAGA, a capital da República Tcheca! Que lugar incrível, maravilhoso, lindo... daqueles que parecem ter saído de Contos de Fadas, sabem?


Dei sorte de pegar os Mercados de Natal já todos prontos e a festa do padroeiro da cidade, o São Nicolau! Fui em dezembro de 2007, há quase 10 anos... Vejam os nossos posts sobre Praga:






Uma das coisas que mais me marcou, durante essa minha curta passagem pela cidade, que merecia mais dias, foi poder admirar a alegria dos locais ao redor das lareiras, bebendo, comendo, cantando... uma verdadeira festa! Logo, ao receber esse release sobre as Experiências Natalinas na República Tcheca, foi como relembrar da minha própria experiência e ficar com vontade de poder vivenciá-la novamente um dia! 



Não apenas mercados de Natal, mas também concertos em Igrejas, exposições e muito mais! Além de muita neve, vinho quente, aroma de cravo e canela para todos os cantos, canções e muitas histórias, quem visitar a República Tcheca nesta época do ano, poderá curtir um momento único. 

Vocês sabiam que os mercados de Natal de Praga já foram eleitos pelos leitores da Revista Norte Americana USA Today como os mais bonitos do mundo??? Que honra a minha poder ter visto de perto. 


Não deixem de provar, durante a época do Natal, o  svařák (vinho quente), um aromático trdelník (rolinho de massa), um licor de mel quente ou um saboroso presunto assado em várias zonas de Praga

Por exemplo, na Praça Venceslau, junto ao Museu Nacional, na maior praça da Europa, a Praça de Carlos, ou perto da jóia de estilo art nouveaux,  a Casa Municipal de Praga (Obecní dům), na Plaçaa da República.

O maior e mais tradicional mercado de Natal fica na  Praça da Cidade Velha / Old Town, onde eu mais fiquei, inclusive, até porque todo o conjunto arquitetônico da praça é tão incrível que merece que fiquemos por lá horas e horas só admirando cada detalhe dos edifícios. O Mercado de Natal dela está se transformando na principal região durante as festas de Natal, com uma enorme árvore natalina, e visitada por milhares de pessoas. Nas barracas, produtos tchecos de artesanato, as delícias da gastronomia da época como as amêndoas açucaradas ou excelentes embutidos e salsichas (parky e klobásy). 


Além de tudo isso, canções em toda a área central da cidade, especialmente nas igrejas, que preparam programas de concertos especiais para a época. Os mercados de Natal em Praga vão de 26 de novembro de 2016 a 01º de janeiro de 2017.

na região da Morávia é possível aproveitar as feiras de Natal de Olomouc, que estarão prontas esperando os visitantes a partir de 20 de novembro e funcionam até 23 de dezembro. 

Uma das principais atrações são as muitas bebidas tradicionais de Natal, como vários tipos de ponche e vinho quente. Um variado programa é desenvolvido a cada ano para estas feiras com bandas populares de diferentes gêneros, teatro para adultos e crianças, demonstrações de tradições e atrações históricas. O presépio de madeira e a pista de gelo pública não podem faltar no programa.

Lembrando que Olomouc fica a 250 km de Praga ou a 2:20 hrs. pelo trem de Praga.

Olomouc
Continuando na região da Morávia, chega-se a Brno, a segunda maior Cidade da República Tcheca, cujos mercados de Natal funcionarão de 27 de novembro a 23 de dezembro. Uma tradicional árvore de Natal é montada no centro da praça principal, perto do presépio de madeira feito pelo famoso artesão local, Jiří Halouzek e tudo fica rodeado por um mercado tradicional de Natal cheio de surpresas para os visitantes. 

O Natal na Praça Zelný preserva o espírito de tempos antigos, quando as árvores eram decoradas apenas com velas, nozes e enfeites de palha. Abaixo desta mesma rua fica o Labyrint, que é um espaço subterrâneo onde há uma feira de Natal a cada temporada.


Brno está localizada a 200 Km. de Praga, 2:30 hrs. de ônibus ou trem de Praga

Por fim, para vocês não terem mais dúvidas de que visitar a República Tcheca durante o Natal é algo imperdível, a bela cidade medieval de Český Krumlov vai brindar os seus visitantes com os Mercados de Natal a partir do dia 25 de novembro até o dia 6 de janeiro de 2017.

Ruelas estreitas no melhor estilo medieval, um mercado tradicional de advento que conta com muitos doces tradicionais, concertos e presépios vivos. O programa tradicional multiplicará o encanto da cidade no advento, com muitas opções: a iluminação da árvore de Natal, canções de natal de São Nicolau, navegação de Natal no rio e uma visita ao castelo para ver os ursos em seu fosso são algumas das atividades nesta cidade mágica de Boêmia.

Český Krumlov
Cesky Krumlov fica a 180 Km. de Praga, 3 hrs. de ônibus de Praga.

Observação: as fotos de Praga são de minha autoria e as fotos das cidades de Český Krumlov e Olomouc são de divulgação, encaminhadas pela CCCR / Czech Tourism




Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR