08 junho 2016

Comida Carioca: Workshop Gastronômico que agitou o Botanic Hostel

Tivemos a honra de sermos convidados para participar do primeiro evento organizado pela querida Ju, do instagram @Vida_Carioca, que foi uma linda anfitriã de uma noite fresquinha no Rio de Janeiro.

Brigadeiro de Churros

Bubba's Burger de Gorgonzola
Ju é gaúcha e veio para o Rio de Janeiro há poucos anos, onde decidiu fixar sua residência e encantou-se pela cidade. Formada em marketing e apaixonada por fotos, ela decidiu que contaria para todos os seus amigos e familiares gaúchos (e pelo mundo afora) suas aventuras e descobertas pela Cidade Maravilhosa, além das belezas naturais que são verdadeiros cartões postais da cidade!

Ela também é colaboradora do famoso site de gastronomia Destemperados, além de contribuir igualmente para o Trilhando Montanhas. Portanto, já perceberam que a Ju não apenas curte um ecoturismo e de desbravar trilhas, como também é chegada a uma boa mesa e comidinhas de encher nossos olhos, certo?

Pois foi assim, com tantas motivações e inspirações na capital carioca, que ela resolveu organizar seu primeiro evento, ao qual deu o nome de COMIDA CARIOCA!
A estreia não poderia ter sido melhor!! No dia 1º de Junho, à noite, estivemos no Botanic Hostel (reserve clicando aqui), localizado na Rua Jardim Botânico, n. 448, quando pudemos assistir a um bate-papo muito descontraído e informal conduzido por dois jovens Chefs e empreendedores do mercado gastronômico, representando suas empresas: Bubba's Burger e Sabor Divino Doceria.


O evento foi restrito a poucas pessoas, com vagas limitadas, foi realizado na parte externa do Botanic Hostel, em ambiente agradável e coberto (só atrapalhou um pouco o barulho dos carros na rua) e custou R$80,00 para cada um que, além de poder ver de perto esses chefs em ação, em um verdadeiro workshop no qual eles ensinaram a fazer suas especialidades e ainda revelaram alguns de seus segredos, cada participante ganhava 1 burger feito na hora, podendo escolher entre o vegetariano, o clássico de carne bovina com bacon, ou o de gorgonzola, também de carne bovina com bacon. Além do burger, tinha direito a brigadeiros, sem limites (até quantos você conseguisse comer e/ou ainda restassem por lá rsrs) e 1 cerveja retirada do próprio bar do Botanic Hostel.


Achamos o preço super honesto pelo conjunto que foi oferecido e, principalmente, pelos ensinamentos que foram passados para a gente.

O bar do Botanic Hostel permaneceu em funcionamento durante todo o evento, onde se poderia adquirir mais bebidas.

O misto de bate-papo com workshop começou com o Bubba's Burger, momento em que o Chef Giancarlo Junyent contou um pouco da suas inspirações oriundas da gastronomia italiana, tendo em vista que seu pai, o renomado Chef Giancarlo Junyent pai, há anos comanda o restaurante La Botticella, na Barra da Tijuca, eleito como o 2º Melhor Restaurante Italiano do Rio de Janeiro.


Além de contar sua trajetória, até deslanchar com os burgers, Giancarlo mostrou todo o seu talento ao fazer ali na nossa frente, sem mistérios, o blend de burger de carne bovina com bacon. Dentre seus segredos revelados, contou-nos sobre o uso de temperos, como o tomilho, na feitura da carne, diferentemente de outros chefs que preferem temperar ao final, com um pouco de sal, ele já preparou a carne com temperos, cebola, o que realmente pode ser considerado o seu diferencial.

Também nos mostrou como ele faz seu molho especial de maionese, que é um escândalo de delicioso!

Ao fazer o burger vegetariano, achei super interessante o fato de ele usar arroz integral com grãos como base para dar liga ao seu burger. Eu não provei para saber se ficou bom afinal de contas, porque não resisti ao burger de blend bovino com bacon, mas fiquei curiosa para provar em outra oportunidade.



Enquanto o Giancarlo finalizava a carne (ele preparou, portanto, a carne, o burger vegetariano e os molhos, pois os pães, que também são feitos por ele, já estavam prontos), começou o segundo workshop da noite, quando pudemos conhecer mais sobre o trabalho da empresa Sabor Divino Doceria, representado pela Fernanda Luz, que nos contou sobre sua história que é muito motivadora aos que, muitas vezes, ficam presos a profissões que não deixam a pessoa feliz, mas temem mudar de área.

No caso da Fernanda, sem qualquer tipo de influência familiar, como no caso do Giancarlo, ela era advogada e um belo dia, frustrada com sua profissão e renda, resolveu investir em fazer docinhos. Convidou sua sogra, Luciene Divino, que emprestou seu sobrenome para a empresa e forneceu sua receita original de uma dona de casa da cidade de Niterói, e juntas trabalharam duro para sofisticar o sabor desse que é um doces mais gostosos e mais desejados de todas as festinhas infantis e, mais recentemente, de adultos também!



Afinal de contas, foi-se o tempo em que fazer brigadeiro consistia somente em colocar manteiga, leite condensado e chocolate em pó na panela! Isso acabou! Estamos na era dos doces gourmets, aqueles que trazem releituras, inovações, que se tornam em verdadeiras obras de arte!

O Sabor Divino Doceria nasceu então focado no brigadeiro gourmet, que nos foi apresentado no Comida Carioca, mas não oferece somente este produto. Aliás, resolvi navegar no seu site e adorei as fotos dos demais doces e tortas... hummmmm... vocês sabem bem que eu sou uma formiguinha, né?



Na sua explanação, a Fernanda, que preparou os brigadeiros de churros, na versão bolinha, e o de copinho com brigadeiro de leite ninho e de nutella, nos passou algumas dicas, tais como: tem que usar manteiga mesmo (nem pensar em usar margarina), o melhor leite condensado é o Leite Moça e, no caso do brigadeiro de churros, o melhor doce de leite nacional, na opinião dela, é o da marca Viçosa.

Outra dica que ela deu foi sobre o ponto: no caso dos brigadeiros claros (de doce de leite, chocolate branco...) demora um pouco mais para chegar no ponto certo. Ela sugeriu o uso de uma panela um pouco maior porque esses brigadeiros claros vão "fervendo" com bolhas e, se a panela for pequena, pode correr o risco de queimar a mão. Tem que mexer o tempo todo! E, para saber se chegou no ponto, a dica dada foi a de pegar a colher (ela usou uma espátula de silicone) e passar no meio da "massa". Se abrir, tudo separadinho, como se fosse "Moisés abrindo o Mar Vermelho" (nas próprias palavras da Fernanda), e ficar relativamente consistente de cada lado sem voltar a se misturar muito rápido, isso significa que você chegou no ponto certo e já pode desligar o fogo e começar a fazer as bolinhas. Ahhhh... fogo médio para baixo, ok?


Concordo em grau, gênero e número!

Assim, ao final da apresentação da Fernanda, o Giancarlo voltou para finalizar os burgers e a Fernanda permaneceu, para finalizar os brigadeiros.


Como ficou um pouco tarde, a única parte mais angustiante foi aguardar o nosso burger! rsrsrs... eu, que sou desapegada a convenções, e como estava com fominha, quis nem saber e comecei a comer os brigadeiros antes mesmo.

OMG!!! Meu Deus!! Gente, são verdadeiramente Divinos!!! Faz totalmente jus ao nome! 

Em relação aos burgers, eu escolhi o de gorgonzola que estava maravilhoso, com uma leve crocância atribuída ao pé de moleque quebradinho, que harmonizou perfeitamente com o molho de gorgonzola.



O Julio optou pelo burger clássico, com o molho de maionese da casa, que estava também incrível!

Difícil dizer de qual gostei mais, viu? Eu teria que forçar a barra e dizer que, talvez, o clássico seja um pouco mais saboroso. Mas amei muito o meu de gorgonzola!

Burger Clássico, com Cheddar, picles, bacon, molho de maionese, alface e tomate

Reparem na gramatura desse burger! Gigante, não? Uma marca registrada do Bubba's Burger é oferecer ao seu cliente uma carne mais alta que a normal, com 180 gramas, e, para fazer parecer ainda maior, ele usa um pão de hambúrguer um pouco menor que a média.

180gramas de muito sabor!

Simplesmente perfeitos! Altamente satisfatórios! Um foi suficiente para nos saciar, embora tivéssemos ficado com muito desejo de provar outros sabores! E por falar em sabor, ainda, devo destacar o quão temperada e gostosa é a carne deles.

Adoramos o evento e aprendemos um bocado! Quero só ver se o Julio cumprirá sua promessa de fazer em casa, para nós dois, o burger de carne, hein?? Eu vou cobrar! rsrs...

De quebra, foi uma delícia poder encontrar novamente as queridas Monica (blog Le Touriste), Flávia (Blog Viagens e outras Histórias) e Claudia (Blog Viajar pelo Mundo).

Da esquerda para a direita: Flávia, Monica, Ju e eu

Com a Claudia e seu marido

Fiquem de olho e acompanhem o perfil da Ju que ela, em breve, pretende fazer a 2ª Edição do COMIDA CARIOCA! E nós mal podemos esperar!!


** CONTATOS **

- E-mail: vida_carioca@hotmail.com
- http://www.bubbasburger.com/
- http://www.sabordivinodoceria.com.br/



  1. Que post mais lindo! Muito obrigada pelas palavras e pelo carinho! Fico muito feliz que tenha gostado! ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,
      tudo bom?
      Fico muito feliz por ter gostado!! Sonhei com esse brigadeiro de churros, viu?
      Já desejo poder comer novamente!!
      Beijos e muito sucesso!
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR