18 março 2016

Praia do Secreto: Rio de Janeiro (o segredo foi revelado!)

No final do mês de fevereiro, nós tiramos um final de semana para passear bastante pelo Rio de Janeiro, com foco nos lugares de ecoturismo que sempre desejávamos conhecer, mas que nunca conseguíamos por diversos motivos: falta de tempo, estar viajando, mau tempo com chuva ou nublado, falta de companhia e de carro kkk (somos desmotorizados!)... por aí vai!



Resolvemos alugar um carro com a Avis (pegamos e retiramos no aeroporto Santos Dumont) e lá fomos nós, com 5 amigos, desbravar um pouco mais da Zona Oeste e desvendar um dos maiores segredos do ecoturismo carioca, que, de segredo, já não tem mais muita coisa, né? rsrs... Fomos conhecer a Praia do Secreto!



Para começo de conversa, o Google Maps e o Waze já sinalizam mais ou menos onde fica a Praia do Secreto. Quer dizer, mais ou menos porque não tem placa nem indicação de onde entrar na trilha nem de onde deixar o carro. 

Bem, a gente seguiu no sentido do Recreio pela Estrado do Pontal e, ao final da Macumba, nós continuamos como se fôssemos para a Prainha.


Vocês verão que há uma placa logo no final da Macumba que vai indicar o caminho certo para a Prainha, Abricó e Grumari. Vá por ali mesmo. 


** COMO CHEGAR ** 

Nós fomos de carro alugado. Eu penso que ir de carro seja a melhor forma, pois vai te deixar mais à vontade em relação aos horários e você poderá aproveitar o dia para ir a outras praias, como Prainha, Grumari ou Abricó.

Mas se você não tiver carro e não tiver a pretensão de visitar várias praias em um único dia como nós fizemos e, além disso, estiver mais apertado de grana, sem condições de alugar um carro, uma alternativa interessante é pegar o Surf Bus, que circula todos os dias da semana das 7h às 19h, com capacidade para 30 pessoas, sai do Largo do Machado e vai até o Mirante da Prainha.

Ou, ainda, você poderá também utilizar o BRT, outra opção de transporte que almeja conectar mais a cidade e tem estação no Recreio no  Recreio Shopping e, mais perto do Secreto, no Pontal (confira aqui). Caminhando do Pontal até a Praia do Secreto, eu estimo algo em torno de 30 minutos (se for pelo alto) ou um pouco menos, se você chegar no Secreto pela praia, caminhando pela areia.

E já que falei nisso, sim, é possível chegar na Praia do Secreto caminhando pela areia, a partir da Praia da Macumba. Mas nem sempre vai dar para fazer assim por causa da maré. Se estiver cheia, não tem como ir pela praia e fica até perigoso passar pelas pedras. Portanto, não se arrisque desnecessariamente.


Portanto, a forma mais comum de chegar na Praia do Secreto é pelo alto

Nós deixamos o carro em um recuo que tem, com uma espécie de porteira de uma casa, rancho, ou algo que não identificamos, antes do Mirante da Prainha, também conhecido como Mirante do Roncador!

ATENÇÃO: Não deixe seu carro em qualquer lugar! A Guarda Municipal pode rebocar!

Outro local mais comum para deixar o carro é justamente no Mirante da Prainha - Mirante do Roncador.

Depois você tem que caminhar até a "entrada" da trilha. Bem, essa parte é complicada rsrs... isso porque a trilha não é muito bem marcada e fica mais ou menos perto de uma árvore (sei que essa referência é péssima, mas não tem tanta árvore assim por lá kkkk) e você vai entrar pelo mato mesmo, mato alto!

Se você der sorte, verá outras pessoas entrando por ela também e será mais fácil.

E essa é a graça dessa praia e o que ainda a matém um pouquinho secreta, não é mesmo?


** O QUE LEVAR **

A praia do Secreto é, na verdade, uma piscina natural lindíssima de águas cristalinas! Um paraíso, com certeza!

Minha sugestão para você levar é:

- água / bebida

- snacks / lanchinhos

- filtro solar

- tênis para descer a pedra

- canga / toalha para sentar na pedra e descansar um pouco (se desejar)

- sacola para colocar o seu lixo e levá-lo consigo, pois lá não tem lixeira

Então, por ser uma piscina natural encravada em meio a pedras, não há propriamente um local para colocar barraca de praia, nem cadeira. Logo, não se trata de uma praia.

Não há ambulantes vendendo coisas e se você quiser passar um pouco mais de 1 hora por lá, é importante levar os itens que listei acima.


** DICAS **

Chegue cedo porque o estacionamento nessas praias é hiper disputado e para você poder curtir a Praia do Secreto toda para você!!! 

Bem, se todo o universo conspirar ao seu favor e você tiver seguido as dicas daqui, dando sorte para pegar uma boa maré, com água na piscina suficiente para curtir, mergulhar, mas sem ondas violentas que venham a cobrir as pedras, com sol, proooooonto!!! Com certeza será inesquecível!!

No nosso caso, o único problema é que amanheceu com sol, depois chegaram as nuvens que permaneceram por cerca de 1 hora, depois as nuvens foram embora e o sol voltou lindo novamente, bem na hora em que estávamos indo embora kkkk..

Mas não posso reclamar muito porque eu poderia nem ter visto a Praia do Secreto com sol, né? E gente, parece bobeira até, mas faz toda a diferença!

Comparem só o Secreto sem Sol e o Secreto com Sol! Essas fotos não têm filtro, ok?


  

Mas calma aí... eu contei e tudo e ainda não revelei a melhor parte desta aventura, não é? Sabe qual? A Pedra!!

Isso porque demos sorte de estacionar o carro perto do início da trilha, achamos a trilha graças à ajuda da Day, do blog Seguindo Viagem, andamos pela trilha em meio a um matagal bem alto e, confesso, bem estranho também, e chegamos no alto da pedra, onde encontramos a Monica e o Claudio, do blog Le Touriste. 


   

Ok! Tudo ótimo (embora estivesse nublado), mas e agora? Como descer aquela pedra?

Ainda tínhamos que descobrir uma forma segura para vencer a pedra e chegar lá no Secreto.

A Day, que já conhecia bem o lugar, orientou a gente e, olhando para a Praia do Secreto de frente, a gente foi para o lado esquerdo dela, mas bem lado esquerdo mesmo, e começamos a descer, com muito cuidado, em espécie de zigue-zague.


   
  
Não se acanhe em colocar a mão no chão para buscar apoio! Aliás, mão e bumbum! Afinal, o importante é não se machucar e curtir o passeio com segurança. 

Exatamente por isso que eu indico o tênis porque eu acho que dá mais firmeza. Eu não curto usar chinelos para isso porque acho que eles escorregam muito e podem sair do pé. 



Na descida da pedra e na identificação deste caminho do lado esquerdo que eu contei para vocês, o mais importante é ficar afastado da areia. Por ser uma pedra com muita vegetação em cima, há trechos com muita terra e areia e isso sim é perigoso para escorregar e cair. 

Então fomos descendo, cada um no seu ritmo, sentindo a firmeza da pedra, no meu caso, colocando a mão em alguns pontos para me equilibrar. Isso não levou nem 20 minutos. Talvez uns 15 minutos. A pedra não é tão alta assim, nem tão íngreme assim e nem se compara ao Costão de Itacoatiara, por exemplo, em Niterói, que nós desbravamos no dia seguinte a esta aventura no Secreto! 




Mas é claro que impressiona e você deve respeitar a pedra e minizar os riscos para evitar acidentes! Por exemplo, se estiver chovendo, não desça. Se estiver de chinelo, ou vá sem ele, se você aguentar a quentura da pedra, ou não desça. E por aí vai...

Para vocês terem ideia dos horários, nós saímos de Copacabana às 6:00 da manhã (madrugamos!), buscamos a Day na casa dela, que era caminho, já no Recreio, fomos para lá e chegamos no Secreto pouco depois das 7:00 da manhã. E tivemos a Praia do Sereto todinha só para a gente por muito muito tempo!!!



Pudemos curtir bastante aquela piscina natural que estava super gostosa! Ela só estava um pouco mais fundinha perto das pedras e estava com uma boa faixa de areia com pouca água. Ainda assim, a gente aproveitou e se divertiu!

Aos aventureiros que vão caminhando e nadando, é por esse caminho aí

Secreto só nossa!
  
Não é todo dia em que temos um paraíso assim todinho só para a gente, não é mesmo? Estávamos entre amigos, sozinhos por lá... só faltou o sol para ser absolutamente perfeito!!



Lá por volta das 8:30/9:00 começaram a chegar mais algumas pessoas e quando foi umas 9:00 a gente foi embora e sol chegou com tudo, brilhando forte e lindo!!

Dessa forma, eu pude me despedir do Secreto com todo o seu esplendor e beleza!!!



Até próxima e espero que seja em breve!!

Endereço: Av. Estado da Guanabara, 1102 - Recreio dos Bandeirantes


OBS: A praia do Secreto é um lugar lindo que deve ser preservado por todos nós. Não há lixeira lá, portanto, LEVE O SEU LIXO COM VOCÊ!! Não deixe lixo na praia, em qualquer que seja! Pense na natureza, pense nas próximas gerações, respeite o meio ambiente e façamos a nossa parte!!!



  1. Nossa! Que sorte que vocês deram de pegar ela "só para vocês"!! Estive lá esse mês e achei linda demais, pretendo voltar mais vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa... acho que quando fomos ano passado, ainda era "meio segredo"mesmo rsrs... mas deve ser por conta do verão! Daqui a pouco melhora.. lá para março. Aliás, nós fomos em março mesmo para esperar passar o frenesi do verão!

      Não desista!

      Beijos,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR