17 fevereiro 2016

Restaurante em João Pessoa, com sofisticação e requinte: L'Entrecôte de Paris

Um pedacinho de Paris em meio a tanto regionalismo nordestino. Uma ousadia, talvez digam alguns. Ou uma fuga da culinária local, talvez outros digam. Fato é que o L'Entrecôte de Paris, em plena João Pessoa, capital paraibana, representa um toque de requinte e sofisticação em um cenário de riqueza cultural ímpar, que é o Estado da Paraíba.




Esqueça um pouco da carne de sol e da carne de charque. Mas só um pouco. Permita-se teletransportar-se para uma Belle Èpoque Parisiense e abra seu coração para um dos pratos mais tradicionais e da culinária francesa  (e não é o crepe, viu) rsrs: o Entrecôte.

Trata-se do corte nobre do contrafilé! O restaurante, que tem suas raízes parisienses, serve somente a carne com um único acompanhamento, que são as batatas fritas, famosas french fries  (e que nenhum belga se ofenda, até porque eu não vou entrar no mérito da paternidade das batatas em palito).

Não se pode deixar de mencionar que o original restaurante L'Entrecôte de Paris recebeu do Guia Michelin, uma das publicações gastronômicas mais importantes do mundo, o selo "bib gourmand", que é atribuído para restaurantes que oferecem boa relação de qualidade e preço. Filosofia que é difundida entre suas franquias mundo afora, sempre preservando a sua reputação e prestígio. Mas prepare-se para as filas que se formam em suas portas, em Paris, dia e noite, porque sua fama é bem difundida.

Eu já conhecia o de Ipanema e o estilo de decoração é muito semelhante, embora sejam diferentes. O restaurante de Ipanema fica em um casario com 2 andares e o de João Pessoa tem um andar apenas com 3 salões bem diferentes entre si.




Os salões são interligados o que confere maior amplitude ao ambiente com um todo.

O salão perto do bar é uma gracinha!! Gostei muito da atmosfera recriada ali de uma Paris dos anos 20, com painéis, quadrinhos e música ambiente em perfeita harmonia.



Já o salão em que ficamos tem por destaque um belíssimo mural com vista panorâmica de Paris e de seu grande símbolo: a Torre Eiffel.



Mas é melhor que vocês vejam mais fotos para terem certeza absoluta de que o lugar é lindo!




Primeiramente, quanto ao atendimento, superando as minhas expectativas, foi excelente, muito cordial e gentil. Eu realmente não esperava menos do que isso porque sei que o conceito da casa preza por uma excelência do serviço prestado aos clientes e na manutenção de seu estilo mais para low profile, intimista e reservado.


Para começarmos, foi-nos servido o couvert da casa que consiste em uma cesta de pães caseiros fresquinhos, quentinhos, com um aroma riquíssimo e estupendamente deliciosos, acompanhados de uma pastinha, manteiga e azeite. Perfeito para começarmos e podermos pedir nossos drinks.




Por falar em drinks, experimentamos dois que eram lindos (adoro drinks coloridos, parafraseando minha amiga Di, e melhor ainda se o drink colorido for com espumante!), refrescantes e gostosos. Eu ficarei devendo a vocês os nomes dos drinks, porque realmente não estou lembrando agora... mas se reconhecerem pela foto, podem pedir porque são garantidos!


Você poderá escolher entre o Entrecôte Clássico (a nossa escolha), com fritas e salada. Também poderá optar pelo Entrecôte Executive, servido de segunda à sexta, das 12 às 15h (um valor diferenciado), ou o Entrecôte Kids, para os pimpolhos de até 6 anos.

A entrada da casa também tradicional: uma deliciosa salada de mix de folhas, tomate cereja, nozes, molho de iogurte e mostarda. 



Após, você pode pedir o prato principal, que, conforme já mencionado, é único: o Entrecôte.

Esse conceito de prato único é algo ainda diferente para muitos. Especialmente no nordeste, onde é bastante comum haver restaurantes que servem de tudo um pouco.

Acontece que se observarmos bem o nosso comportamento, é super normal as pessoas retornarem aos seus restaurantes prediletos exatamente para pedir o seu prato favorito. Vai dizer que isso nunca aconteceu com você? É natural e vejo vários amigos, que não gostam de ousar muito e temem arriscar, ficando com o que já conhecem e gostam.  

Logo, especialmente para esses casos, o L'Entrecôte de Paris tem a receita mais que perfeita: o seu prato único preferido, sem erros, sem riscos, para deleitar-se e apreciar uma noite maravilhosa!

E foi exatamente desta forma que o proprietário da casa, Valber Azevedo, apresentou-nos a grande proposta do restaurante e a maneira encontrada para divulgá-lo na região e conquistar os corações dos paraibanos e turistas. Pois, no fundo, é só uma questão de hábito mesmo.

Ainda assim, ciente de que a proposta poderia ser repudiada por alguns, diante de um conceito diferente, o L'Entrecôte de Paris de João Pessoa traz outras opções de acompanhamentos, além das famosas e tradicionais batatas fritas. 

Dentre eles, há como opções legumes grelhados, batatas assadas e arroz à piamontese. Bem, se ainda assim não conquistar o seu coração, aí é porque seu coração deve ser de pedra, viu? Gente, sem palavras para descrever como estava tudo absolutamente saboroso, muito bem preparado e servido de forma elegante, com uma apresentação dos pratos belíssima.




A questão será você decidir entre eles e a babata frita, feita em óleo vegetal, super crocante e que são servidas à vontade?? E agora, hein? 

Em relação aos outros acompanhamentos, não funciona igual. Apenas a batata frita que é servida à vontade, durante a refeição.

Vamos então falar da estrela da noite? O entrecôte, ou seja, esse contrafilé chique que nos é servido, de maneira fatiada, pode ser pedido em 6 pontos diferentes: carne bem crua, mal passada, ponto para menos, ao ponto, ponto para mais e bem passada. 

Hummmmm... que incrível!!! Sensacional!!! 

Juntamente com o encontrecôte é servido um molho de fórmula secreta. Só sabemos que ele leva mais de 20 ingredientes e demora mais de 30 horas de preparo. 

Ficaram curiosos? Pois vou dizer que, além desse mistério que o torna mais interessante, esse molho é maravilhoso! Saboroso, ao mesmo tempo leve, com sabor marcante e inesquecível! Dá vontade de pedir mais molho rsrs... 

Mas... ainda sobre o entrecôte, a sua forma de apresentação é sempre igual em todos os restaurantes L'Entrecôte de Paris: ele é servido fatiado.

Super macio, ele desmancha na boca... é perfeito!

Como se não bastasse tudo o que já foi dito, encerramos a noite com duas sobremesas estupendas: o Mille-Feuilles Eifflel, recheado com doce de leite argentino e um creme de chocolate belga (é dos deuses!!) e a Surprise au Chocolat, que é uma grande surpresa realmente!


Só que vou contar aqui para estragar a surpresa rsrs... o Surprise au Chocolat é uma bolinha de sorvete de creme, coberta por uma fina casquinha de chocolate belga e o garçom, para matar o nosso coração de ansiedade, derrama em cima, delicadamente, uma calda quente de Nutella, enquanto nossos olhos, encantados, acompanham a casquinha de chocolate belga derreter e o sorvete de creme aparecer.




Pronto, já estou aqui desejando um!!

E você, não ficou com vontade de conhecer? Então aproveite, viu? O lugar é lindo, diferenciado e super merece a sua visita! Você não vai se arrepender.




Obs.: Eu e a Monica, do blog Le Touriste, fomos convidadas para conhecermos o L'Entrecôte de Paris de João Pessoa e adoramos a experiência maravilhosa que tivemos.

** FICHA TÉCNICA **

Restaurante: L'Entrecôte de Paris

Endereço: Avenida Olinda, 402, João Pessoa

Telefone: 00 55 83 32474112

Email: joaopessoa@lentrecotedeparis.com.br

Site: www.lentrecotedeparis.com.br

Horário de Funcionamento: 


Ter a Qui: 12h00 às 15h00 e 19h30 às 23h00
Sex e Sab: 12h00 às 15h00 e das 19h30 às 00h00
Domingo: 12h00 às 16h00

Fechamos: Segunda-feira

Reservas: somente para o jantar, mediante disponibilidade e confirmação via telefone ou email ou clique aqui 

TripAdvisor: veja aqui os comentários sobre o restaurante, que ocupa o 9º lugar dentre 1.619 restaurantes listados no ranking, com nota 9 e quase 240 avaliações (no dia de hoje).

Menu




  1. Adoro esse restaurante, tem um aqui pertinho de casa. Excelente dica Lily!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tavinhooooooooooo!!! Esse restaurante é tudo de bom, não é?
      Eu adorei o de Ipanema e o de João Pessoa me encantou!
      Já deu saudades de voltar... acho que pode, né? Afinal, Entrecôte é proteína! kkkk
      Beijo grande e obrigada pelo recadinho aqui
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR