12 novembro 2015

Oktoberfest em Blumenau & Muito Mais!

No final de semana de 23 a 26 de outubro, nós fomos para Blumenau aproveitar o os últimos dias da 32° Oktoberfest

Essa foi a minha primeira vez - da Lily - na cidade e na festa! Já adianto logo que adorei! Julio já conhecia um pouco da cidade, mas também nunca havia estado na Oktoberfest brasileira, mas tão somente na de Munique!

Você sabia que a origem da Oktoberfest em Munique tem quase 200 anos? A festa remonta ao século XIX, com origem em 12 de outubro de 1810, quando o casamento de príncipes bávaros inaugurou uma tradição até então inexistente.  O Rei Luis I, mais tarde Rei da Baviera, casou-se com a Princesa Tereza da Saxônia e, para festejar o enlace, organizou uma corrida de cavalos. O sucesso foi tanto, que a festa passou a ser realizada todos os anos com a participação do povo da região.



A festa ganhou uma nova dimensão em 1840, quando chegou a Munique o primeiro trem transportando visitantes para o evento. Passaram a ser montadas barracas e promovidas várias atrações.

Aposto que você também não sabia que a tão aclamada bebida da Oktoberfesta cerveja – era proibida nos primeiros anos, só sendo liberada para consumo na festa em 1918.

As festas foram um sucesso tão grande, ao longo do tempo, foi se consolidando, ano após ano, ganhando fama e virando uma verdade tradição! Apenas por 25 vezes, nesses quase 200 anos, que a festa deixou de ser realizada, seja por consequência das guerras, seja por causa da epidemia de cólera. Todavia, desde 1945 que ela ocorre em Munique ininterruptamente.


E a nossa Oktoberfest? Sua primeira edição ocorreu em 1984 e logo demonstrou que seria um evento para entrar na história. Em apenas 10 dias de festa, 102 mil pessoas foram ao antigo Pavilhão, número que na ocasião representava mais da metade da população da cidade. O consumo de chope foi de quase um litro por pessoa.


O evento acabou fazendo de Blumenau o principal destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro!


Blumenau, por sua vez, localizada em pleno vale do Itajaí, localizada a cerca de 1h do litoral, é a terceira cidade mais populosa de Santa Catarina e recebeu maciças imigrações de alemães e italianos. Muitos não sabem, mas descobri com o pessoal local que os imigrantes italianos são também bastante expressivos em Blumenau e organizam a sua festa típica, no mesmo estilo da Oktoberfest, só que em outra época do ano e sem a mesma expressividade.



Fundada pelo filósofo e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que chegou em um barco via Rio Itajaí-Açu, acompanhado de outros dezessete colonos compatriotas, desembarcou junto à foz do Ribeirão Garcia em 2 de setembro de 1850 e dividiu o território em lotes para que os colonos pudessem edificar suas moradias, majoritariamente casas feitas com a técnica construtiva enxaimel (aquelas casinhas lindas da Alemanha que eu tanto amo!). Inclusive, há um roteiro turístico em Blumenau chamado A Rota do Enxaimel!


Castelinho da Havan, que se destaca na Avenida XV de Novembro

Enxaimel, ou Fachwerk, é uma técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos.



Logo, não é à toa que a cultura da cidade foi fortemente influenciada pela cultura germânica, trazida e cultivada pelos imigrantes alemães que colonizaram a região.

A Oktoberfest em Blumenau, portanto, já completou 32 anos de festejos da cultura alemã.

Curioso observar que a Oktoberfest de Blumenau acontece todo ano em outubro, durante cerca de 3 semanas, enquanto que a de Munique ocorre todo ano a partir de metade de setembro a início de outubro.


Como resolvemos ir com menos de 2 meses de antecedência, praticamente já não havia hotel com vaga disponível no Booking.com!

Por nossa sorte, fomos recebidos por amigos (a noiva de um grande amigo do Julio, um de nossos padrinhos de casamento, mora em Blumenau e gentilmente nos recebeu, o que tornou nossa experiência ainda melhor por estarmos com amigos).

Com os amigos Leandro e Raquel, que tão bem nos receberam

Além disso, embora o aeroporto mais próximo seja o da cidade de Navegantes  (de Balneário do Camboriú até Blumenau é apenas 1h de estrada), as passagens já estavam muito caras para lá e por isso optamos pelo aeroporto de Curitiba.



Rota Blumenau - Balneário Camboriú
O aeroporto de Curitiba, na verdade, fica na cidade de São José dos Pinhais e a 3 horas de estrada de Blumenau.

Rota Curitiba - Blumenau



A estrada estava muito boa, mesmo com um pouquinho de chuva que pegamos e trechos com serração.

Ainda paramos na estrada em uma lojinha/restaurante e comemos pastel com caldo de cana. Nossa, que delícia!!! Acho que eu não tomava caldo de cana há uns 10 anos! Matei a saudade.



Estávamos com medo das chuvas, é claro! Desde a tragédia de novembro de 2008, Blumenau, que é uma das cidades do Vale do Itajaí, fica sob constante alerta quando o assunto é "nível do rio".

E o Itajaí-Açu não costuma perdoar.


Prefeito quase cancelou a Oktoberfest na véspera da nossa ida porque o rio ficou a poucos centímetros de transbordar e, se isso acontecesse, as águas invadiriam a Vila Germânica, local onde ocorrem os festejos bávaros da cidade!

Graças a Deus, como estreante de Oktoberfest, eu tive sorte! Não apenas o nível do rio baixou o suficiente para não corrermos risco, como parou de chover na noite da sexta e assim permaneceu até domingo, quando voltou a chover.


Ou seja, pudemos aproveitar muito!

Chegamos em Blumenau por volta das 21h. E é óbvio que foi só o tempo de nos arrumarmos e partimos para a Oktoberfest!

Talvez por ser sexta, talvez por causa da chuva que espantou o povo, talvez pela cobrança do ingresso a R$30,00 (quem foi trajado com roupas típicas pagou meia entrada!)... ou talvez por causa disso tudo junto, estava super tranquilo!


Eu sempre achei que Oktoberfest era uma micareta, com muita zueira, pegação e isso me deixava receosa de participar do evento.

Mas conferi algo bem diferente do que eu imaginava!

Vi uma festa repleta de famílias, amigos, casais, idosos e até crianças! No final das contas, tem Oktoberfest para todas as idades e objetivos.



É claro que rola pegação também, né? rsrs... mas nem chega aos pés de um carnaval em Salvador, por exemplo  (e esse era o meu medo).

Portanto, nós adoramos!!! Muito legal ver como as pessoas aderem aos trajes típicos e entram no clima da Bavária!

Músicas tradicionais, algumas em alemão, outras em português mesmo e vsrias que são verdadeiros hinos, quando tocadas, todo mundo cantava e pulava junto e todas elas embalaram a noite com muita alegria!

Descobri que tem uma banda chamada Cavalinho que faz um sucesso danado por lá!!




São 4 palcos principais com apresentação de diversas bandas e grupos folclóricos até às 5h da manhã  (no caso de sexta e sábado).

A Vila Germânica, durante o período da Oktoberfest, funciona todos os dias da semana. São cerca de 20 dias de festa! Durante a semana, é claro que o principal público é o local e das redondezas.

Aos finais de semana, especialmente sexta e sábado, é quando vai bastante gente de fora e costuma encher.




Esse valor do ingresso que eu disse é para sexta e sábado, a partir das 18h. Antes disso, para quem quiser ir à Villa Germânica para passear, almoçar / lanchar e ouvir as bandas e ver os grupos folclóricos, não paga.

Eu fiquei admirada com o site da Oktoberfest! É tão bem estruturado e rico em informações!

Você pode até se antecipar e comprar o ingresso online, se desejar (paga-se uma taxa de serviço para isso).


Os trajes típicos têm nome: Fritz para os homens e Frida para as mulheres.

Eu morri de rir com as Fridas "piriguetes" que levaram puxão de orelha e tiveram que puxar a saia para deixar mais comprida e comportada para entrar na festa rsrs.




Até esse tipo de controle eles fazem! Na verdade, é o principal controle dos trajes, evitando descaracterizar a festa e minimizando essa ideia de pegação  (campanha anti Frida piriguete! Rsrs).

Tudo bem que a maioria delas logo depois subia a saia de novo ao entrar na festa. Saia tipo cinto rsrs...

Em Blumenau, há diversas lojas que vendem trajes típicos para a festa. Aliás, como a festa movimenta bem a economia da cidade, tudo acaba girando em torno dela! Canecos, souvenirs, chapéus, roupas, tiaras de flores.... tudo aquilo que os turistas adoram (eu!) e compram para entrar no clima!

Logo, se você for despreparado, não se preocupe porque a oferta lá é enorme, inclusive dentro da própria Vila Germânica onde há várias lojas.


Mas é claro que as lojas da Vila Germânica tendem a ser mais caras. Então, se você quiser algo talvez mais em conta, sugiro dar uma olhada nas inúmeras lojas do centro, principalmente na Av. XV de Novembro.

Eu já tinha um traje típico que minha amiga Di, do blog Histórias da Di, trouxe para mim ano passado, quando ela morou cerca de 6 meses em Munique. A roupa custou algo em torno de 50 euros.


Assim, no primeiro dia, na sexta, eu fui toda feliz com minha roupitcha de Frida e paguei meia entrada na Oktoberfest (minha roupa é comportada rsrs).


Como o Julio não tinha seu traje de Fritz, até demos uma olhada nas lojas dentro da Vila Germânica, mas achamos tudo bem caro e ele comprou um chapéu bávaro para ao menos entrar um pouco mais no clima.



Calma aí que eu ainda não falei das comidinhas e cervejas, né? Ahhhh... um dos grandes atrativos da Oktoberfest é justamente aproveitar a oportunidade para enfiar o pé na jaca e deliciar-se com todas as variedades de comidinhas, lanches e refeições com aquele toque alemão, espalhadas pelos galpões e também na praça de alimentação.




Mesas enoooooormes para serem compartilhadas, que me lembraram bastante a tradicional cervejaria e biergaten de Munique, a Hofbräuhaus, reuniam sempre muitos foliões, turistas e locais. Mesas sempre cheias.



É claro que nós também nos entregamos à gula e comemos alguns dos quitutes presentes, como: pão com linguiça, hambúrguer de pato, hambúrguer de carne de linguiça Blumenau, tapioca de linguiça Blumenau, apfelstrudel com sorvete. ...



A oferta era bem grande! Tinha uma linguiça Blumenau no pão de espinafre que fiquei também desejando experimentar. Até a batata inglesa com linguiça Blumenau entrou para minha lista de desejos. Mas fiquei só na vontade mesmo porque já estava bem satisfeita com as guloseimas que comi rsrs



No sábado, depois de termos ido dormir depois das 4h da manhã, a gente acordou devagar e já por volta das 11:30 fomos lá na Vila Germânica comprar os ingressos para a festa à noite porque nas semanas anteriores, além de fila grande, os ingressos para o sábado estavam esgotando cedo!

Dica: se for à festa da Oktoberfest no sábado à noite, compre seu ingresso com antecedência, pela internet, ou no próprio dia mesmo porque a bilheteria abre cedo.


Na sequência, passeamos pelo Centro Histórico de Blumenau! O centro histórico fica nos arredores, e principalmente ao longo, da Av. XV de Novembro.


Ahhhhh, como eu adoro essa arquitetura de enxaimel! Lembrou-me muito Munique, Fussen, Estrasburgo e Colmar (essas duas últimas cidades estão na França, na fronteira com a Alemanha e pertenciam a ela no passado).




Algumas lojas mais próximas ao Rio Itajaí-Açu estavam vazias e aí percebi como o medo de enchentes ainda era latente. Quando o prefeito anunciou o nível quase no limite do rio, os lojistas correram para tirar as mercadorias. Uma pena porque deixaram de vender durante o último final de semana de Oktoberfest.


É claro que fomos conferir o temido rio e vimos de perto a força da sua correnteza e o seu volume que ainda estava bem alto!


Enquanto a Av. XV de Novembro se preparava para o último desfile da Oktoberfest de 2015, que seria às 16h, nós fomos comprar a roupa de Fritz para o Julio e eu não consegui conter meus ímpetos consumistas e comprei outra de Frida para mim e mais uma tiara rsrs. Ahhhh... mas ficou tão bonitinho!

Não que estivesse barato, porque não estava. O preço médio dos trajes típicos em lojas boas era de R$200,00, o preço dos chapéus era em torno de R$30,00 e das tiaras uns R$20,00.

Em lojas mais simples e com qualidade inferior, os valores eram menores.

Devidamente preparados para nos transformar em Fritz e Frida à noite, guardamos as roupas no carro e fomos atrás de um local para almoçar.

Passamos pelo tradicional Hotel Glória que serve almoço durante a semana, mas, aos finais de semana o salão belíssimo aberto ao público e anexo ao Hotel fica por conta do chá colonial.
Caí em tentação e comprei uma deliciosa cuca de chocolate, que eu já havia experimentado na casa dos nossos amigos no café da manhã, e acabei levando uma para casa.



A cuca é um típico bolo alemão e essa do Hotel Glória é considerada uma das melhores de Blumenau! E, realmente, é sensacional!

Daí, acabamos por acaso achando um barzinho bem simpático, o Polpetta, cujo carro-chefe era o pão com bolinho! Na hora eu não entendi direito, mas depois descobri que esse tradicional pão com bolinho era a nossa velha conhecida almôndega.




Pedimos então os famosos bolinhos ou polpetas, para os italianos... e adivinhem de que? De linguiça Blumenau, é claro! Kkkk... Estava tudo delicioso e harmonizou muito bem com as cervejas que pedimos.



Já bem alimentados, voltamos a andar pela Av. XV de Novembro.


edifício histórico, onde hoje ocupa a loja de departamentos da Havan, é o grande destaque da avenida e chama atenção pelo tamanho. Por isso mesmo que serve como ótimo ponto de início das caminhadas pelo centro.



Grande, belo, o palacete de alta relevância histórica para a cidade, mais conhecido como Castelinho da Moellmann, foi construído em 1978, idealizado pelo empresário Udo Schadrackde família tradicional blumenauense, projeto de Henrich Herwig que é uma réplica da prefeitura de Michelstadt, cidade localizada ao sul da Alemanha. A arquitetura do prédio é inspirada no século XV.

Blumenau teve uma polêmica antiga novamente colocada em evidência. Durante escavações para obras de saneamento no Centro da cidade, funcionários encontraram um túnel a quase três metros de profundidade. Com a descoberta, a lenda dos túneis utilizados por nazistas reacendeu e um deles fica na loja Havan.

Bem, voltando para a nossa caminhada pela Av. XV de Novembro, não é difícil reparar nas várias casinhas e edifícios fofos que conferem todo um charme especial ao centro de Blumenau.



Também passamos em frente à Prefeitura e à Justiça Federal, dois belíssimos edifícios próximos um do outro, em estilo enxaimel.



Em frente à Prefeitura fica o letreiro "Sou Bem Blumenau", uma declaração de amor à cidade!


Vimos o Teatro Carlos Gomes, também na XV de Novembro. Já perceberam que esse roteiro pelo centro remete muito à história e aos primeiros colonos da cidade, não é?


À essa altura, após nossa caminhada, a Av XV de Novembro já estava fechada, lotada e aguardando o desfile.

pior local é justamente nos arredores do edifício da Havan e, obviamente, só fugimos de lá rsrs...


Pontualmente às 16h, iniciou-se o último desfile da 32° Oktoberfest de Blumenau pela XV de Novembro, que foi muito animado desde início! 




Eu não fazia idéia de como seria e esse fator supresa foi ótimo! Famílias, amigos, crianças, idosos, teatrinhos, fanfarrões bebendo cerveja e até distribuindo para o público... realmente, fiquei encantada com a organização!

Alguns carros tipo alegóricos, outros sem tanta ostentação, um pouco de teatro, coreografias, muita dança, fanfarra e música... cada estação desse desfile pertencia a um clube da cidade, como o de caça e tiro, ou da região.





Essa ideia de clubes tradicionais, como o Lions ou Tabajara, permanece muito forte na cultura da sociedade de Blumenau. Se você for de uma família tradicional de lá, descendente de alemão e pertencente a um clube, sua aceitação aos altos círculos da sociedade será quase automático. Agora, se você for de fora, não tiver ascendência alemã, dificilmente conseguirá ser membro de algum desses clubes.



Chamou a atenção o carro da Realeza da Oktoberfest e a festa das meninas candidatas a princesas e Rainha da próxima Oktoberfest, do ano que vem, que seriam escolhidas no último dia dos festejos.


Não ficamos até o final do desfile.  Aliás, sequer vimos metade dele, embora tenhamos ficado cerca de 1h. Eu estimo que o desfile inteiro, composto por mais de 100 estações, deve levar cerca de 3h.

Em seguida, descansamos e nos arrumamos, agora sim de Frida e Fritz, para aproveitarmos a noite!



Chegamos na Oktoberfest por volta das 20:30 e ficamos até umas 3:30.

Mais amigos do Julio juntaram-se a nós e a noite foi ainda mais divertida!

Julio, Eu, Leandro, Raquel, Daniel e Gi

Nitidamente mais cheio que na noite anterior, no sábado havia filas maiores para comprar fichas das comidas e bebidas e para os banheiros. Nada absurdo e no limite aceitável de um evento de grande porte.

De novo, a gente dançou, pulou, bebeu ótimas cervejas e comeu mais comidinhas típicas alemãs deliciosas. Muito bom!



Destaque para a cerveja de vinho tinto que experimentei no sábado e adorei! Como ela é meio doce, um caneco foi suficiente.



Já no domingo, que amanheceu frio e chuvoso, acordamos tarde após essa maratona de festas pela madrugada afora e resolvemos passear em Pomerode, que fica a cerca de 40 minutos de Blumenau.



Rota Blumenau - Pomerode

Pelo caminho, entre Blumenau e Pomerode, além de muitas paisagens bucólicas lindíssimas, pude observar as fábricas e lojas de fábrica de roupas de cama e banho, hedredon, da Hering, que eu nem sabia que ficava lá. .. É uma tentação! Ainda bem que isso já era domingo e estava tudo fechado kkk...



Antes mesmo de chegarmos em Pomerode, fomos ao restaurante alemão bem tradicional, o Wunder Wald, que fica ainda na estrada e é bem famoso por lá. Estava cheio!



O ambiente, a decoração, todos os atendentes trajados com roupas típicas, música típica e muita alegria e simpatia tornaram o restaurante ainda mais agradável!

Serviram uns pãezinhos com pastinhas de entrada como cortesia e, como a fome já era braba,  devoramos! Kkkk


Ahhhh... Se soubéssemos que o prato que pedimos, supostamente para 4 pessoas, era tão, mas tão farto, teríamos esperado rsrs.


Pedimos um prato que era um mix de comidas típicas alemães, tais como: marreco, bisteca de carne de porco defuada, chucrute, repolho roxo, joelho, linguiças, dentre outros, que encheram nossos olhos e nos deixaram muito saciados.



Absolutamente tudo gostoso!

E a sobremesa, que fica separada em uma mesa, em esquema self service, está inclusa no valor da refeição, seja qual for o seu pedido.

Depois, passeamos um pouquinho em Pomerode, no seu centrinho, onde pude observar mais da arquitetura em enxaimel da região.






Pomerode é considerada uma cidade ainda mais tipicamente alemã do que Blumenau!




Igreja de Pomerode

Após, voltamos para Blumenau, onde passamos ligeiramente na Vila Germânica e, no final da tarde, regressamos para Curitiba.



Assim foi o nosso final de semana intenso, festeiro, com amigos, boas comidas, ótimas cervejas, muitas risadas, dança, música, cultura alemã e alegria!

Tem como não gostar??


** MELHOR É POCA PARA VISITAR BLUMENAU **

Se você quiser ir à Oktoberfest, programe-se com antecedência para ir no mês de outubro e comece a rezar já para não chover!

Se você não faz questão da festa, mas prefere ir em meses mais secos, sem riscos de enchentes, prefira os meses de abril a julho.

Gráfico climático para Blumenau
J
F
M
A
M
J
J
A
S
O
N
D


170

30
20


195

31
21


152

29
20


108

27
17


107

24
15


104

21
12


104

21
12


131

22
13


122

22
15


166

25
16


136

27
18


173

29
19
Temperaturas em °C • Precipitações em mm
Fonte: Weather Underground

temperatura média anual é de cerca de 20 °C e a pluviosidade média é de 2.000 mm/ano, sendo fevereiro o mês mais chuvoso, com 194,6 mm, e junho o mais seco, com 104,0 mm.

Blumenau apresenta verões quentes, com temperaturas podendo alcançar os 40°C, e invernos entre amenos a frios. 

Para os turistas que chegam, a cidade oferece CATs (Centrais de Atendimento ao Turista) que disponibilizam informações e dicas de atrativos da cidade.




** ONDE SE HOSPEDAR **

Eu fiquei na melhor hospedagem possível: casa de amigos kkkk

Mas, pelo que conheci da cidade e da dinâmica da festa, eu sugiro que você fique perto da Vila Germânica, de preferência no meio do caminho entre ela e a XV de Novembro.

O Hotel Glória, onde comprei a cuca mais famosa de Blumenau, pareceu-me ser um bom hotel.

** RESTAURANTES **

Nossas refeições foram praticamente feitas na Vila Germânica. A variedade lá é grande e os preços das comidinhas estavam em torno dos R$15,00 e para as cervejas R$8,00.

Adoramos o Restaurante Wunder Wald, um bem famoso e típico alemão em Pomerode.

Também gostei muito das almôndegas do barzinho Polpetta, do Centro de Blumenau.

Você já conhecia essa Pipoca colorida??? Eu não!

Com relação às cervejas, além das conhecidas Eisebhan e Baden Baden, experimentamos outras locais.

Eu achei bem interessante o chope de vinho tinto! É um vinho tinto gaseificado. Lembrou até o Espumante de vinho tinto que tomamos em Mendoza na Bodega Famiglia (veja aqui o Guia Completo de Mendoza).

A capacidade máxima do Parque Vila Germânica é de 40.704 pessoas (público + serviço) dentro da festa simultaneamente.


Eisenbahn (cervejaria oficial)  Pilsen - R$ 7 Oktoberfest - R$ 8 No. 5 - R$ 8 Strong Gold Ale - R$ 8 Dunkel - R$ 8 Pale Ale - R$ 8 Weizenbier - R$ 8 Garrafa 355ml - R$ 8
 
Baden Baden Cristal - R$ 8 IPA - R$ 8 Red Ale - R$ 8 Weiss - R$ 8
 
Schin Pilsen - R$ 6 Zero Álcool - R$ 5
 
Bierland Pilsen - R$ 7 Weizen - R$ 8 Vienna - R$ 8 IPA - R$ 8 Coquetel Chope de Vinho - R$ 8
 
Container Bohemian Pilsen - R$ 7 Blonde Ale - R$ 8 Pale Ale - R$ 8 Dry Stout - R$ 8 English IPA - R$ 8
 
Das Bier Pilsen - R$ 7 Braunes Ale - R$ 8 Weizen - R$ 8 Pale Ale - R$ 8 Scoth Strong Ale - R$ 16 (dois tickets R$ 8) Roggen Kölsch - R$ 8 Coquetel Chope de Vinho - R$ 8
 
Wunder Bier Pilsen - R$ 7 Lager - R$ 8 Red Lager - R$ 8 Weizen - R$ 8 Coquetel Chope de Vinho - R$ 8









PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
PRATO
HARMONIZA COM
Schweine Haus
Sanduíche de Picanha de Porco
Weizen
Sanduíche de Hambúrguer de Lingüiça Blumenau
Weizen, IPA, Red Ale, American Red Ale, English IPA
Sanduíche de Pernil e Calabresa
Weizen

Gefügel Haus
Asinha de Frango com Molho
Pale Ale, English IPA
Carne de Frango Empanada em Cubos
Pale Ale, English IPA
Coxa de Frango com Molho
Pale Ale, English IPA
Frango à Passarinho
Pale Ale, Weizen, English IPA
Codorna Recheada
Pale Ale, Weizen, English IPA

Spätzel Haus
Cebola com Bacon
Pilsen, Oktoberfest, Weizen, Cristal, Pilsen sem Álcool, Lager-Hell, Red Lager
Lingüiça Blumenau
Weizen, IPA, Red Ale, American Red Ale, English IPA
Queijo com Ervas
Pilsen, Cristal, Pilsen sem Álcool

Enten Haus
Hambúrguer de Pato
Oktoberfest, Vienna, Strong Golden Ale, Dunkel, Pale Ale, Red Ale, American Red Ale, Dry Stout, Lager-Hell, Braunes Ale.
Hambúrguer Empanado de Pato
Oktoberfest, Vienna, Strong Golden Ale, Dunkel, Pale Ale, Red Ale, American Red Ale, Dry Stout, Lager-Hell, Braunes Ale.
Hambúrguer de Marreco
Oktoberfest, Vienna, Strong Golden Ale, Dunkel, Pale Ale, Red Ale, American Red Ale, Dry Stout, Lager-Hell, Braunes Ale.
Espetinho de Picanha de Pato
Oktoberfest, Vienna, Strong Golden Ale, Dunkel, Pale Ale, Red Ale, American Red Ale, Dry Stout, Lager-Hell, Braunes Ale.
Coxa de Pato
Oktoberfest, Vienna, Strong Golden Ale, Dunkel, Pale Ale, Red Ale, American Red Ale, Dry Stout, Lager-Hell, Braunes Ale.
Sanduíche de Salsicha de Pato
Oktoberfest, Vienna, Strong Golden Ale, Dunkel, Pale Ale, Red Ale, American Red Ale, Dry Stout, Lager-Hell, Braunes Ale.

Kuchen Haus
Apfelstrudel
Coquetel de Vinho e Chope, Blonde Ale.
Cucas
Coquetel de Vinho e Chope, Blonde Ale.
Café
-

Kebab Haus
Doner Kebab
Oktoberfest, Vienna, Pale Ale, IPA, Red Ale, American Red Ale, English IPA,
Lager-Hell, Red Lager

Waffel Haus
Waffel com Sorvete
Weizen, Coquetel de Vinho e Chope, Blonde Ale

Offenkartoffeln Haus
Batata Recheada
Oktoberfest, Weizen, Lager-Hell, Red Lager

Spiess Haus
Espetinho
Vienna, Dunkel, Red Ale, American Red Ale, Red Lager

Eis Haus
Sorvetes e Picolés
Dunkel, Weizen, Coquetel de Vinho e Chope, Blonde Ale, Dry Stout, Braunes Ale
Pipoca
Pilsen, Cristal, Lager-Hell

EISENBAHN BIERGARTEN
PRATO
HARMONIZA COM
Schnitzel Haus
Schnitzel Acompanhado de Purê de Batatas ou Maionese
Vienna Lager, Weizen, Red Lager
Hambúrguer de Schnitzel
Oktoberfest, Vienna, IPA, American Red Ale, English IPA, Lager-Hell, Red Lager

Fisch Haus
Hambúrguer de Peixe Empanado
Weizen, Blond Ale, Roggen Kösch
Fisch & Chips
Pilsen, Weizen, Cristal, Pilsen sem Álcool, Lager-Hell, Roggen Kölsch

Kartoffeln Haus
Bratkartoffeln (Batata Cozida Frita Com Cebola e Bacon)
Pilsen, Oktoberfest, Weizen, Cristal, Pilsen sem Álcool, Lager-Hell
Batata ou Aipim Fritos com Molho
Pilsen, Weizen, Cristal, Pilsen sem Álcool, Lager-Hell
Reibekuchen com Molho (Panqueca de Batata)
Weizen

SETOR 1
PRATO
HARMONIZA COM
Buffet Haus
Frios
Pilsen, Blonde Ale, Lager-Hell, Roggen Kölsch
Repolho Roxo
Weizen, Roggen Kölsch
Maionese
Weizen
Eisbein
Weizen, Scoth Strong Ale
Salsichas
Pilsen, Oktoberfest, Vienna, Dunkel, Weizen, Lager-Hell, Red Lager
Kassler
Weizen
Hackepeter
Pale Ale
Strogonoff
Oktoberfest, Strong Golden Ale
Marreco Recheado
Strong Golden Ale, Red Lager, Braunes Ale, Scoth Strong Ale
Frango ao Molho
Pale Ale, Einglish IPA
Língua com Ervilhas
Strong Golden Ale, Pale Ale, Braunes Ale, Scoth Strong Ale
Goulash
Strong Golden Ale, Braunes Ale, Scoth Strong Ale
Spatzle
Weizen

SETOR 2
PRATO
HARMONIZA COM
Oktober Haus
Marreco Recheado com Purê de Batata e Chucrute
Strong Golden Ale, Red Ale, Braunes Ale, Scoth Strong Ale
Eisbein com Purê de Batata e Chucrute
Weizen, Red Ale, Scoth Strong Ale
Salsicha com Purê de Batata e Chucrute
Pilsen, Oktoberfest, Vienna, Dunkel, Weizen, Cristal, Pilsen sem Álcool, Lager-Hell, Red Lager
Filé Mignon ao Molho Madeira com Spatzle e Legumes
Strong Golden Ale, Red Ale, American Red Ale, Scoth Strong Ale
Galeto com Batata Assada ao Molho
Pale Ale, English IPA
Hackepeter com Pão
Pale Ale
Kassler com Purê de Batata e Chucrute
Weizen
Torta Alemã
Dunkel, Dry Stout, Braunes Ale
Apfelstrudel
Coquetel de Vinho e Chope, Blonde Ale

Bretzel Haus
Bretzel
Pilsen, Cristal, Pilsen sem Álcool, Lager-Hell

Wurst Haus
Bratwurst
Pilsen, Oktoberfest, Vienna, Dunkel, Weizen, Cristal, Pilsen sem Álcool, Lager-Hell, Red Lager
Krakauer
Pilsen, Oktoberfest, Vienna, Dunkel, Weizen, Cristal, Pilsen sem Álcool, Lager-Hell, Red Lager
Currywurst
Vienna, Weizen, IPA, English IPA

SETOR 3
PRATO
HARMONIZA COM
Bistrô Enten Haus
Pato com Frutas Vermelhas
Dunkel, Dry Stout, Braunes Ale, Scoth Strong Ale
Pato com Maçã
Dunkel, Dry Stout, Braunes Ale, Scoth Strong Ale
Pato com Repolho Roxo e Purê de Batata
Dunkel, Dry Stout, Braunes Ale, Scoth Strong Ale
Pato com Castanha e Frutas Vermelhas
Dunkel, Dry Stout, Braunes Ale, Scoth Strong Ale
Apfelstrudel
Coquetel de Vinho e Chope, Blonde Ale
Torta alemã
Dunkel, Dry Stout, Braunes Ale
EMPÓRIO VILA GERMÂNICA
PRATO
HARMONIZA COM
Bier Vila
Batata Recheada de Bacon
Oktoberfest, Weizen, Lager-Hell, Red Lager
Batata Recheada de Calabresa
Vienna, Weizen, IPA, Red Ale, American Red Ale, English IPA
Batata Recheada de Linguiça
Weizen, IPA, Red Ale, American Red Ale, English IPA
Batata Recheada de Rúcula com Tomate Seco
Pilsen, Cristal
Batata Recheada de Salsicha Alemã
Oktoberfest, Vienna, Dunkel, Weizen, Lager-Hell, Hed Lager
Batata Recheada de Strogonoff de Carne
Oktoberfest, Strong Golden Ale, Lager-Hell, Red Lager, Scoth Strong Ale
Batata Recheada de Strogonoff de Frango
Pale Ale, English IPA
Cachorro-Quente
Oktoberfest, Vienna, Lager-Hell, Red Lager
Risoto de Lingüiça Blumenau
Strong Golden Ale, Weizen, IPA, Red Ale, American Red Ale, English IPA
Escondidinho de Lingüiça Blumenau
Strong Golden Ale, Weizen, IPA, Red Ale, American Red Ale, English IPA
Currywurst
Vienna, Weizen, IPA, English IPA
Schnitzel em Tiras
Vienna, Weizen, Red Lager
Bolinho de Lingüiça Blumenau
Weizen, IPA, Red Ale, American Red Ale, IPA, English IPA
Eisbein
Weizen, Red Ale, Scoth Strong Ale
Kassler
Weizen
Schlachtlplatte
Weizen
Salsicha Alemã Acebolada
Pilsen, Oktoberfest, Vienna, Dunkel, Weizen, Cristal, Vienna, Lager-Hell, Hed Lager
Bratwurst
Pilsen, Oktoberfest, Vienna, Dunkel, Weizen, Cristal, Vienna, Lager-Hell, Hed Lager
Hackepeter
Pale Ale 
Marreco/Recheio
Strong Golden Ale, Red Ale, Braunes Ale, Scoth Stong Ale
Spaghetti com Lingüiça Blumenau
Weizen, IPA, Red Ale, American Red Ale, English IPA
Frango com Arroz e Fritas
Pale Ale, English IPA
Strudel com Sorvete
Weizen, Coquetel de Vinho e Chope, Blonde Ale
Schinitzel
Vienna, Weizen, Red Lager
Trouxinha Alemã (Massa de Pastel com Salsicha ou Lingüiça)
Weizen, IPA, American Red Ale, IPA, English IPA
Polenta frita com Lingüiça Blumenau
Pilsen, Weizen, Cristal, IPA, Red Ale, American Red Ale, English IPA

Empório Blumenau
Batata Recheada de Bacon
Oktoberfest, Weizen, Lager-Hell, Red Lager
Batata Recheada de Strogonoff de Carne
Oktoberfest, Strong Golden Ale, Lager-Hell, Red Lager, Scoth Strong Ale
Batata Recheada de Calabresa
Vienna, Weizen, IPA, Red Ale, American Red Ale, English IPA
Cachorro-Quente
Oktoberfest, Vienna, Lager-Hell, Red Lager
Batata Frita Palito
Pilsen, Weizen, Cristal, Lager-Hell
Pastel Assado
Weizen
Pão de Queijo
Dunkel, Braunes Ale
Strudell
Weizen, Coquetel de Chope e Vinho, Blonde Ale
Torta Alemã
Dunkel, Dry Stout, Braunes Ale
Cuca de Banana
Weizen, Coquetel de Vinho e Chope
Cuca de Farofa
Dunkel, Coquetel de Vinho e Chope
Pastel de Carne
Pale Ale, Weizen, Red Ale, American Red Ale
Pastel de Frango
Pale Ale, Weizen
Pastel de Linguiça
Weizen, IPA, Red Ale, American Red Ale, English IPA
Pastel de Pizza
Vienna, Weizen, Red Lager

Alemão Batata
Batata Recheada de Bacon
Oktoberfest, Weizen, Lager-Hell, Red Lager
Batata Recheada de Strogonoff de Frango
Pale Ale, English IPA
Batata Recheada de Marreco
Strong Golden Ale, Red Ale, Braunes Ale, Scoth Strong Ale
Batata Recheada de Strogonoff de Carne
Oktoberfest, Strong Golden Ale, Lager-Hell, Red Lager, Scoth Strong Ale
Batata Recheada de Calabresa
Vienna, Weizen, IPA, Red Ale, American Red Ale, English IPA
Batata Recheada de Linguiça
Weizen, IPA, Red Ale, American Red Ale, English IPA
Salsichas Alemãs (Branca e Vermelha)
Pilsen, Oktoberfest, Vienna, Dunkel, Weizen, Cristal, Lager-Hell, Red Lager
Batata Frita
Pilsen, Weizen, Cristal, Lager-Hell
X-Alemão (Pernil, Calabresa, Frango e Vinagrete)
Pale Ale, IPA, Red Ale, American Red Ale, English IPA
X-Picanha Com Anéis de Cebola
Vienna Lager, Red Ale
Hambúrguer de Pato
Oktoberfest, Vienna, Strong Golden Ale, Dunkel, Pale Ale, Red Ale, American Red Ale, Dry Stout, Lager-Hell, Braunes Ale
Hambúrguer Duplo
Vienna, Red Ale
Cachorro-Quente
Oktoberfest, Vienna, Lager-Hell, Red Lager
Pastel de Carne
Pale Ale, Weizen, Red Ale, American Red Ale
Pastel de Frango
Pale Ale, Weizen
Pastel de Presunto
Vienna, Weizen, Red Lager
Pastel de Queijo
Vienna, Weizen, Red Lager
Pastel de Chocolate
Dunkel, Dry Stout, Braunes Ale





  1. o que vocês acharam sobre a grande quantidade de homens bêbados enchendo a cara e incomodando? isto acontece mesmo? quase fui este ano, mas uns amigos criticaram muito este ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dan!
      Tudo bom?
      Pode até ser que aconteça mesmo, mas eu não vi. Não passei por nada constrangedor e olha que de festa eu entendo, viu? Sempre vou para os blocos de carnaval do Rio, já cansei de frequentar festas e boates, já passei carnaval em Salvador, reveillon em Floripa... ou seja, eu não estou fazendo propaganda enganosa.

      Maassssss... eu posso ter tido sorte pela conjuntura dos fatos: as chuvas assustaram muita gente!

      Ainda assim, conversando com o pessoal local, que mora lá e vai todo ano, disseram que, com a cobrança de ingressos mais caros para o final de semana, essa bagunça da molecada que ia só de farra, para azarar, diminuiu bastante e que um dos intuitos de cobrar o ingresso a R$30,00 era justamente esse, de fazer a festa mais familiar e menos zoeira.

      Vamos ver como será ano que vem! Você vai?

      Abraços,
      Lily

      Excluir
  2. Adorei as suas dicas, foi muito legal compartilhar suas experiências. Estou indo este ano, não foi muito planejada, bem decidimos em cima da hora. Gostaria muito de comprar um traje de frida e fritz para o meu marido, pode nos indicar uma loja com preços menores, mesmo sendo de qualidade inferior?
    meu e-mail: camila_diane@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Camila! Tudo bom?
    Foi super divertido ir à Oktoberfest de Blumenau! realmente, surpreendeu-me bastante! Tende ir de Frida e Fritz, que são os trapes típioc.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR