29 novembro 2015

Dica de Restaurante em Curaçao: The Wine Cellar

Em nossa terceira noite em Curação, tivemos a honra de conhecer e prestigiar o restaurante especializado em gastronomia francesa, The Wine Cellar.

Fomos convidados pelo dono holandês, Nico Cornelisse, com quem tivemos a oportunidade de conversar bastante sobre a evolução da ilha de Curaçao, sua história e transformações, sobre política e economia também, além de gastronomia, obviamente.



Nico conhece muito bem Curaçao, país onde vive há 45 anos, quando trocou sua casa na Holanda e migrou para o Caribe para construir um dos primeiros restaurantes da ilha.

Como ele já foi envolvido em política também, é uma pessoa de grande bagagem cultural, politizado e extremamente interessante para se conversar. Por exemplo, ele contou para a gente de quando foi para Curaçao, numa época em que as indústrias estavam começando a expandir, principalmente a petrolífera. Naquele tempo, segundo ele, ainda havia muita vida marinha, muitos peixes e corais e, muito saudosista, ele lamentou toda a exploração predatória da ilha que, inclusive, destruiu mananciais e o lençol freático.



Já que somos super curiosos e adoramos conhecer mais sobre os locais que visitamos, especialmente sob a ótica de seus moradores, foi um bate papo incrível que tivemos com o Nico e muito enriquecedor.

Fiquei impressionada em saber que o restaurante existe há mais de 40 anos e que sua qualidade é reconhecida e mantida ao longo dos anos! Inclusive, quando lá estivemos, ele era o número 1 do ranking do TripAdvisor. Qual foi a minha surpresa em verificar na data de hoje que ele caiu para o segundo lugar. Mas é certo que ele é um dos melhores restaurantes de Curaçao e isso é inegável!

E fomos lá comprovar se realmente ele faz jus à posição do ranking. 

Um brinde com o Nico!

O restaurante guarda uma atmosfera elegante e low profile que se percebe logo na chegada. Iluminação baixa, decoração vintage, o lugar é dividido em pelo menos 3 ambientes que eu pude perceber.


Não deixem de reparar nos quadros que adornam as paredes.



Nos primórdios, abrigava também os clubes de apaixondos por vinhos e mantém essa tradição até os dias atuais com uma ótima carta de vinhos e espumantes. E seu nome advém disso, um celeiro de vinhos. Isso porque no início mesmo ele tinha outro nome e depois mudou para The Wine Cellar.



Aliás, tradição é a palavra que imperou em nosso jantar!

O restaurante é perfeito para um jantar romântico.

Todos os cuidados apresentados em nosso atendimento eram também observados por nós para os demais presentes. Adoro ver que a atenção não é diferenciada para mim por ser blogueira e estar lá a convite. E sempre presto tenho esse cuidado em observar o meu redor, o atendimento dispensado aos demais e no The Wine Cellar o atendimento foi impecável!



Não apenas o atendimento, mas a apresentação dos pratos também era muito bonita, pratos bem elaborados e extremamente saborosos!

Hoje em dia, quem comanda a cozinha do The Wine Cellar é o Chef Thomas, filho do Nico, seguindo os passos do pai, combinando uma autêntica gastronomia francesa com elementos caribenhos, e uma pitada norte americana. 

Portanto, um restaurante de gerência familiar que preza pela qualidade. 


Nico contou para a gente que boa parte dos produtos do restaurante é importada, seja dos EUA, da Venezuela, até mesmo da Holanda e da França, pois Curaçao é uma ilha árida onde não há muito pasto nem plantações e ele preza bastante pela qualidade dos pratos que oferece.

E por falar em pratos, foi-nos servido um menu completo, com primeira entrada, segunda entrada, prato principal e sobremesa, além de uma taça de vinho de tinto que harmonizaria perfeitamente com o prato prncinpal, que foi uma carne bovina.

Eu simplesmente amei os cogumelos que foram servidos, em duas versões da casa: um cogumelo paris recheado e um prato que se chama "baked mushrooms", servido com assado com ervas e molho. Ambos estavam divinos e com um tempero impecável. Aliás, o tempero da casa é ótimo!




prato principal também estava muito saboroso, como tudo que experimentamos! Angus beef de filé mignon, que pedimos um pouco abaixo do ponto da casa, servido com legumes, batatas molho. Vejam no prato abaixo como é a sua apresentação. A carne estava super macia.


E agora a parte de que mais gosto: a sobremesa!!! Quem me conhece sabe que eu sou uma formiguinha rsrs... Nicou ofereceu-nos um mix com duas tortas, sorvete e chantilly: uma torta de chocolate e uma de walnut (tipo nozes).

Praticamente os últimos rsrs... e mais uma vez fechamos outro restaurante de Curaçao (a gente tentava marcar as reservas para o último horário, entre 20 e 21h, nos restaurantes onde não é possível ver o pôr do sol para termos temo hábil para aproveitar ao máximo o dia de passeios e ainda assistir ao pôr do sol antes de nos arrumarmos para jantar, mas esse não é um hábito da ilha, pois, pelo que pudemos perceber, de modo geral, as pessoas jantar antes disso e a gente quase sempre fechou os restaurantes rsrs)


Valores: Uma boa opção é solicitar ao Nico ou ao Thomas o full course menu, um menu completo com entrada, principal e sobremesa que costuma custar a partir de 50usd. 

Preço médio das entradas: 18usd
Preço médio das massas: 25usd
Preço médio das saladas: 12usd
Preço médio dos pratos principais: 35usd
Preço médio das sobremesas: 10usd



E assim encerramos mais uma noite fantástica em Curaçao com ótima experiências gastronômica, um atendimento perfeito, muito aprendizado com as histórias que o Nico contou para a gente. Também pudemos conversar, já no final (fomos os últimos, né? kkkk... tem essa vantagem de ser o último), com o Chef Thomas que também falou para a gente um pouco da sua vida, das suas influências culinárias, do período em que morou nos EUA... é muito bacana mesmo quando a gente consegue conhecer as pessoas e trocar essas experiências de vida.

Adoramos absolutamente tudo e, de fato, o The Wine Cellar faz jus à sua posição no ranking do TripAdvisor. Na verdade, quando eu fui, ele estava em primeiro lugar. Agora, em novembro de 2015, ele está em segundo. Porém, considerando que o restaurante existe há 42 anos, ele definitivamente é o melhor de Curaçao!!!

Parabéns ao Nico por ter investido no restaurante e mantido sua qualidade ao longo das décadas. Isso é raro de se ver e merece nossos elogios.

Veja aqui os comentários sobre o Restaurante:

TripAdvisoro restaurante The Wine Cellar está em Segundo Lugar (na data de hoje), de acordo com o ranking do TripAdvisor, dentre 209 restaurantes classificados pelo site, com Certificado de Excelência conferido pelos participantes do site, com 829 comentários.

Região de restaurantes em Punda - Pietermaai

- Horários de Funcionamento:

. Almoço: Segunda a Sexta, das 12h às 14h
. Jantar: Segunda a Sexta, das 18:30 às 22h.
. Fechado aos Domingos

**Dados do Restaurante**
- Site: www.thewinecellarcuracao.com
- Reservas: nicocornelisse@yahoo.com
- Consulte o Menu: http://www.thewinecellarcuracao.com/menu.html
- Carta de Vinhos e Espumantes: http://www.thewinecellarcuracao.com/wines.php
- Endereço: localizado no lado oposto ao da catedral, em Punda. Concordiastraat, Willemstad, Curaçao
- Estacionamento: não tem. Mas há locais para estacionar o carro na rua e há seguraça/vigia do lado de fora.



Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR