03 outubro 2014

Peru: Nazca e suas linhas misteriosas + Passeio de Buggy em Huacachina

No nosso terceiro dia de passeios pela região de Ica e Pisco, nós fomos para Nazca tentar desvendar os mistérios de suas linhas!

Linhas de Nazca - Colibri

Veja mais dicas para fazer uma boa viagem ao Peru aqui!

Veja nosso roteiro completo pelo Peru, com todos os preços/valores que gastamos, aqui!

Mais uma vez, o Hotel El Huacachinero providenciou tudo para a gente. Fomos em passeio privativo com um ótimo motorista - guia, o Jesus, que era extremamente simpático e sabia muito da história do lugar.



O bate-volta de Ica para Nazca não é pertinho e talvez muitos prefiram ficar em Nazca e de lá seguir viagem para seu próximo destino. Levamos cerca de 2:30 para ir e algo parecido para voltar. Justamente por isso, saímos bem cedo, antes das 7:00 da manhã! 

O preço total do passeio foi de 160 dólares por pessoa (dessa vez em dólares), incluindo o transporte até Nazca, o sobrevôo e passeios que fizemos pela região.

Assim que chegamos, fomos para o "aeroporto" de Nazca de onde decolam os teco-tecos que fazem o sobrevoo. Tínhamos uma reserva para que nosso voo saísse às 10h, mas  decolamos mesmo por volta das 11h.

Linhas de Nazca

Então, na falta do que fazer enquanto aguardávamos, fomos conhecer o trabalho da artesã local, a Senhora Emília, que aprendeu com seu pai as técnicas para reproduzir a cerâmica e a pintura Nazca






Seu pai participou de muitas expedições que descobriram tumbas Nazcas e estudou bastante a arte de confeccionar cerâmica, já que os Nazcas tinham por hábito enterrar seus mortos com objetos.


Inclusive, em muitas dessas cerâmicas, encontraram várias das figuras identificadas nos geogrifos no deserto.



O atelier da Dona Emília fica cerca de 5 minutos do local de decolagem dos aviões que fazem o sobrevoo das linhas. Vale a pena conhecer porque ela dá uma aula com detalhes de tudo que se possa imaginar da confecção das cerâmicas.




Fez muito calor em Nazca quando fomos. Como é um deserto, é muito quente, durante o dia e à noite, segundo nosso motorista.  Pode até passar dos 40° no verão. Vá preparado para muito calor e com roupas adequadas.


"Aeroporto" de Nazca para fazer o sobrevoo 

Depois voltamos para o local de embarque dos voos e ficamos lá aguardando nossa vez. A estrutura é boa, com lanchonete simples, banheiro, uma lojinha de livros sobre o local (é claro que eu comprei um para mim, pois adoro colecionar meus livros sobre os locais onde estive!!), e também um excelente vídeo que fala sobre a cultura Nazca, o povo, as descobertas e, obviamente, as linhas de Nazca e todo o mistério que as cerca.

Para vocês terem noção de como nós vemos as linhas desde o avião, sem zoom rsrs

Agora sim, com zoom, as Linhas de Nazca - O Condor

** Algumas curiosidades sobre Nazca:

. As linhas de Nazca foram descobertas em 1927 quando a Força Aérea Peruana sobrevoou a região e percebeu que havia algo diferente ali.


Nem todo mundo consegue ver as linhas. Tem que estar bem atento. De todo modo, o piloto nos pediu para avisar quando não conseguíamos enxergar, pois ele dava volta e fazia nova tentativa para a gente ver - Essa é a figura da BALEIA

Esse é o Macaco, com pouco zoom

. Já havia figuras/linhas antes mesmo de o povo Nazca fazer seus desenhos. Mas eram só Linhas ou desenhos geométricos sem significado identificado e muitos deles foram terminados pelo povo de Nazca.

. Trata-se de um Pampa com deserto de pedras. Praticamente não chove (disseram que não chove mesmo!). A água vem de lençol freático do subsolo.

. São 36 figuras descobertas e identificadas, mas o vôo passa por 12 principais.

Aranha

O papagaio

. Os Nazcas viveram nessa região de aproximadamente 300 antes de Cristo até uns 700 depois de Cristo, ou seja, por cerca de 1.000 anos 

A paisagem desértica de Nazca

Um pouco da agricultura da região

. A figura do astronauta é a mais intrigante já que o homem só pisou na lua em 1969. Não se sabe precisar quando as Linhas foram feitas, mas tem-se idéia de que o povo de Nazca viveu há cerca de 1.500 a 2.000 anos.


O famoso Astronauta



. Nasca vive do turismo e da extração mineral. Há muitas minas de ouro, porém a maioria é ilegal.

. NaZca com Z refere-se à cultura e ao passado.  Já NaSca com S refere-se aos tempos modernos e à cidade.

O Macaco

Condor

Um dos mirantes e a figura da Árvore

A duna de areia mais alta da América Latina com 2.040 metros de altura em Nazca.

O sobrevoo das linhas de Nazca é feito geralmente em aviões pequenos. O nosso avião era de 4 lugares (2 lugares para nós turistas e outros 2 lugares para o capitão e o co-piloto). Era realmente bem pequeno, do tipo que parece ser de brinquedo. 



O voo dura cerca de 30 a 40 minutos e mantém-se voando a mais ou menos 200 metros de altura para que possamos ver bem as linhas e os desenhos.

Não importa o lado em que você senta porque o teco-teco faz manobras em estilo 180 graus para que ambos lados possam ver as figuras, as linhasobservar o deserto e toda a região.

Manobras radicais no teco-teco

180º de manobras

Aliás, é curioso pensar em como os Nazcas conseguiram viver naquele deserto tão árido, hostil e, mesmo assim, desenvolveram técnicas de agricultura e conseguiram plantar e extrair o máximo da terra nos poucos pontos agricultáveis. 

O Cachorro

Alcatraz

Quanto ao voo em si, confesso que eu no finalzinho do passeio, faltando uns 5 a 10 minutos, já estava contando os minutos para terminar kkkk... eu comecei a ficar enjoada com as manobras e tive que me concentrar muito, principalmente tirando fotos, para não me deixar abater pelo enjoo. 

Portanto, para quem é mais sensível, eu recomendo tomar um Dramin antes de embarcar (ou algum remédio similar contra enjoo - mas consulte seu médico antes!!) para evitar passar mal e poder também curtir o passeio.

Em relação às figuras, eu consegui ver todas que o capitão mostrou e fotografei também!! Pelo menos isso! O enjoo do final do passeio não me atrapalhou em nada.

Árvore e a Mão

A Baleia

De fato, é um grande mistério imaginar como esses desenhos tão perfeitos, em traçados únicos, com profundidade de 5cm, duraram séculos sem serem descobertos. 

Acho que o que mais me impressionou, além da perfeição dos desenhos, que, em maioria, somente podem ser identificados olhando bem de cima (o voo ficou em 200 metros de altura), e também o fato de terem sido feitos em traçado único, do início ao fim, o que é verdadeiramente espetacular se você acreditar que eles fizeram tudo isso sozinhos. 

É claro que para os Nazcas também há has teorias dos alienígenas kkk... Quem pode dizer que sim ou que não? 

Outra coisa que chama atenção e causa muitas intrigas é poder ver de perto que não se trata apenas de 36 figuras, mas sim milhares de linhas e que muitas delas sequer foram identificadas em seu significado

Depois, nós seguimos passeando e fomos conhecer o Museu da Maria Reiche (5 soles a entrada), uma alemã que, muito nova, mudou-se para o Peru, logo após a Primeira Guerra Mundial, e dedicou a vida a estudar, pesquisar e tentar desvendar os mistérios das linhas de Nazca. Sua história é impressionante e seus estudos foram muito importantes para entender melhor os geogrifos deixados pelos Nazcas.


Maria Reiche viveu o resto da vida em simplicidade no deserto e, a partir de uma grande coincidência (ou destino?), logo depois que ela perdeu um dos dedos da mão em uma infecção contraída em Machu Picchu, quando lá esteve, ela passou a estudar a figura do Macaco e o significado disso para os Nazcas, já que o macaco era um animal da selva e ali no deserto não havia macacos rsrs... mas, o mais surpreendente foi ela ter reparado que o macaco também não possuía um dedo em uma das mãos e que coincidia exatamente com a mão que ela perdeu o dedo (era o mesmo dedo que faltava!). 

Quarto em que vivia a Maria, com muita humildade e simplicidade

Múmia Nazca que está no Museu Maria Reiche

Museu Maria Reiche

Mais um mistério sem explicação nem resposta em nossa viagem pelo Peru.

Estrada PanAmericana Sul

Nós continuamos a volta para o Oásis de Huacachina e fizemos mais duas paradas pela estrada, a Panamericana Sul (a Panamericana corta o país de norte a sul) para subirmos em 2 Torres de observação dos desenhos e linhas, torres essas que foram deixadas pela Maria Reiche:

Estrada PanAmericana que, por ignorância acerca da existência das Linhas de Nazca, foi construída no meio do deserto, cortando várias linhas e destruindo algumas

- Mirador de Pampa: Pagamos 2 soles e podemos ver de perto as figuras da árvore e da mão.





- Mirador de Palpa: podemos ver desenhos da cultura Paracas, ou seja, antes mesmo dos Nazcas, que foram restaurados. A família e o "mexicano".





Voltamos para Ica e passamos rapidamente por sua Plaza de Armas para câmbio com uma pessoa de confiança do nosso motorista Jesus. Trocamos 1 dólar por 2.77 soles.

Ainda fomos ao Shopping Plaza de Ica para comprarmos algo para comermos na lanchonete Velazco

A essa altura, estávamos famintos rsrs. O lanchinho na Velazco ficou em 13 soles (2 empanadas de carne, um docinho de noz pecã/pecana e um cachito de doce de leite), bem gostosos! 






Deu até vontade de passear mais pelo Shopping já que identifiquei várias lojas argentinas e chilenas bem conhecidas, como a Ripley, El Corte Inglés, mas infelizmente não tínhamos tempo.



Chegamos em Huacachina e logo logo saímos para fazer o passeio pelas dunas de buggy. 

Praça principal de Huacachina

O passeio custou 50 soles por pessoa e tivemos que pagar taxa turística de 3.80 soles.


Os buggys de Huacachina são diferentes daqueles com os quais estamos acostumados no Brasil/Nordeste. Os nossos costumam ser uma adaptação do fusca, baixinhos. 

Já os de Huacachina são altos, comportam quase 10 pessoas, têm cinto de segurança que nem montanha russa e lembram muito aqueles carros de areia do filme "Mad Max" do Mel Gibson e Tina Turner (eu sei que isso entrega um pouco a minha idade kkkk).



Saímos às 16:30 para vermos o pôr do sol direto das dunas. O passeio leva em torno de 1:30 a 2:00.




É um passeio com emoção mesmo! Deixa os do nordeste brasileiro (Cumbuco e Genipabu) no chinelo rsrs. As manobras são muito legais e dão muito frio na barriga. E as paisagens são lindas! Aquele "marzão" infinito de areia, a perder de vista! 




Fizemos várias paradas para fotos e prática de sandboard. Eu nem ousei tentar porque tenho pavor de virar uma milanesa rolando na areia. Julio foi e aprovou.





E vimos um lindo pôr do sol direto das dunas. Muito bonito mesmo!






Infelizmente, só não gostei de ver tanto lixo pelas dunas.  Essa é uma parte triste que eu espero que mude!




Depois, nós ainda passeamos um pouquinho mais pelo calçadão do Oásis de Huacachina. Entrei em uma galeria e achei uns cordões de pérolas lindos! Segundo o vendedor, ele compra essas pérolas na Venezuela e por isso o valor era bem em conta (vejam aqui nossos posts sobre Los Roques onde contamos sobre as pérolas baratinhas e verdadeiras que são vendidas por lá!)

A Sereia que guarda a Lagoa do Oásis de Huacachina

Também paramos em uma barraquinha de doces e bebidas muito fofa e fizemos uma degustação de licores, pisco e também chocolates locais!


À noite, jantamos no restaurante Hotel El Huacachinero e recebemos uma cortesia do seu dono: um delicioso ceviche de aspargos! Também experimentamos um fetuttini de Lomo saltado (30 soles). Muito saboroso e com carne muito macia.






E assim nos despedimos do Oásis de Huacachina e de Ica. Fomos para o terminal de ônibus da Cruz del Sur que estava a 10 minutos do Hotel Huacachinero e o táxi custou 7 soles.




  1. Obrigado pelas dicas e Valores. Ajuda bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João!
      Obrigada pelas palavras! Fico feliz por ter ajudado!
      Seja sempre bem vindo aqui no blog.
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  2. claudio brasilmarço 19, 2016

    lindas fotos, maravilhoso casal, DICAS DEMAIS VALIOSAS , grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudio,
      Tudo bom?
      Que bacana ver seu recadinho aqui. Obrigada!
      Nós adoramos fazer esse passeio em Nazca! Muitos mistérios... Julio é fascinado por isso e por possíveis teses alienígenas rsrs..
      Abraços,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR