24 julho 2014

Paris Bar e o excelente Alex Mesquita, o melhor barman do Rio de Janeiro!

Estive recentemente no Paris Bar, localizado no segundo andar do lindíssimo Palacete Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, na Praia do Flamengo, Rio de Janeiro.


A começar pelo Palacete Julieta de Serpa, totalmente reformado, foi construído em 1920 fruto de uma história de amor. Demócrito Lartigay Seabra queria dar de presente à sua esposa a mais bela casa do Rio de Janeiro. Contratou um arquiteto francês e comprou todas as peças de acabamento diretamente da Europa. A amada esposa, Maria José, faleceu com seus 95 anos, em 1989, e seu filho mais velho lá continuou vivendo até sua morte, em 2001, quando este foi então vendido para uma firma queria demoli-lo.

Já imaginaram? Ainda bem que a casa havia sido tombada em 1997. Então, em 2002, o educador e antiquário Carlos Alberto Serpa de Oliveira comprou o palacete e nele instalou uma casa de cultura, dando-lhe o nome de sua mãe: Julieta de Serpa. E, no fim, o amor venceu, até mesmo a especulação imobiliária cruel do Rio de Janeiro! 


Eu ainda não tive a oportunidade de conhecer o interior do Palacete, mas tão somente o Paris Bar, que, por si só, já me encantou deveras! 

Alex Mesquita, mixólogo e responsável pelo Paris Bar
Mas, para quem tiver interesse, há exposições, eventos, inclusive shows, que atraem muitas pessoas ávidas por reviver um pouco da Belle Èpoque Carioca e apreciar os artigos de luxo e requite do seu interior.

Aliás, luxo, requinte, sofisticação, conceito próprio, beleza e muito bom gosto são palavras que definem bem a Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa.

Além do Paris Bar, em que estive, vocês poderão conhecer e deleitar-se com o Paris Gastrô, que oferece uma culinária contemporânea com acentuados toques de brasilidade, refletidos em um cardápio criativo e pratos elaborados pelo chef Thiago Flores. O atendimento personalizado e atencioso elevou o Paris Gastrô como o 6º melhor atendimento do Rio de Janeiro, segundo a Revista Veja. 

O Paris Gastrô recebe seus clientes de terça a sexta, das 12h às 15:30h e a partir das 19h. Aos sábados, a partir das 19h e, aos domingos, a partir das 12h. Sugerimos fazer reserva pelo telefone de contato: +55 21 2551-1278

Ainda, na mesma linha de luxuosidade, o Salão D`Or oferece o chá da tarde, com diversos sabores e variadas iguarias de dar água na boca. Durante o chá, em alguns períodos do ano, são encenadas peças com atores que hoje formam a Companhia de Teatro da Casa Julieta de Serpa. 

Voltemos, portanto, à minha incrível experiência no Paris Bar.


Em primeiro lugar, devo agradecer ao carinho da amiga Monica Barros (Instagram @monica.barross), que vocês já conhecem de posts maravilhosos que ela compartilhou conosco, que me convidou 

Em segundo lugar, agradecer imensamente à atenção e simpatia do Alex Mesquita, o premiado mixólogo,  um verdadeiro design de drinks, eleito pelo Comer & Beber da Veja Rio 2013 como o melhor Barman do Rio de Janeiro!! 

O conceito do Paris Bar, ao meu ver, é único na cidade. A primazia pelo atendimento personalizado e extremamente cuidadoso e atencioso é algo raro de se encontrar na cidade, que ainda não se alavancou nesse quesito de bons serviços e antendimento, mas vem mostrando, ainda que timididamente, sinais de melhoria (talvez em função da Copa do Mundo e Olimpíadas de 2016).

Em todo caso, o Paris Bar é realmente um lugar diferenciado. A começar pelo requinte na decoração. É claro que a temática predominante só poderia ser uma: A eterna Cidade Luz - Paris! 

Torres Eiffels enriquecem a decoração que conta com um vermelho bordeaux para harmonizar o ambiente. Moderno e chique, o Paris Bar realmente encanta. 

E o que falar sobre o Alex? Nota 1mil para ele! Não apenas nos serviu, como conduziu um ótimo e descolado bate papo sobre seu assunto predileto: bebidas, coquetéis, drinks, a história e a origem de muitas das bebidas, suas criações, misturas, amoras... e, também, como não poderia deixar de ser, o nosso assunto predileto: Viagens!

Afinal, viagem e gastronomia andam juntos, não acham?


Parabéns ao Alex Mesquita por sua cordialidade e simpatia! 

E, para que vocês fiquem com um gostinho - literalmente - de curiosidade para conhecer o trabalho do Alex, vejam só os drinks que ele preparou para a gente, especialmente pensados em homenagem à Copa do Mundo e aos adversários que o Brasil enfrentou em sua jornada. Haja criatividade, hein Alex?

Começamos pelo Camarões em Drinque: intitulado de Bikutsi, um gênero musical de Camarões, servido em taça prateada, o drink é uma mescla do africano licor Amarula e café. 

Depois provamos o Rakija, em homenagem à Croácia (país lindo que desejo conhecer!): nome inspirado em um famoso destilado de frutas do Leste Europeu, é feito de vodka infusionada com pêssego, uva itália e açúcar. Reparem no gelo usado pelo Alex, que é especial, não derrete. Segundo ele, o gelo é uma peça muito importante na bebida, pois, ao derreter, ele interfere no paladar e realmente prejudica a composição do coquetel.


Na sequência, partimos para o México, drink que não poderia deixar de fora a sua mais conhecida bebida: a tequila! E assim, o drink chamado Puebla, baseado em tequila com mel de algave, abacaxi e óleo essecial de pimenta dedo-de-moça também não decepcionou!


E não paramos por aí porque o Alex estava inspirado. E o nosso giro pelo mundo e pelos adversários do Brasil foi parar no Chile e, por sua vez, embora a paternidade da bebida seja disputada a tapas entre o Chile e o Peru, sem adentrar às polêmicas, o drink feito para nós foi à base de Pisco Sour.


Uma noite deliciosa, divertida, animada e embalada por muitas histórias de viagens, de vinícolas, com reveleções de alguns segredos dos bastidores do mundo das bebidas, o Alex nos abrilhantou com seus conhecimentos e seus coquetéis ousados e diferenciados! 

Abaixo, segue o contato do Alex Mesquita:



  1. Uma ótima parceria, Monica! Conte comigo! Sempre que eu puder, estarei junto! Só tenho a agradecer por se lembrar de mim!!
    Adorei o Paris Bar e tenho certeza de que a degustação de cervejas alemãs será tão boa quanto!
    Beijinhos,
    Lily

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR