27 janeiro 2014

Do Arpoador eu vejo...

DO ARPOADOR EU VEJO O PÔR DO SOL!!! 

Acredita que eu nunca tinha visto o Pôr do Sol da Pedra do Arpoador???





É claro que já estive lá na Pedra para ver as paisagens por diversas vezes. Afinal, o lugar é um excelente mirante natural.

Mas nunca tive oportunidade, companhia nem coragem para ir sozinha e ficar lá na Pedra do Arpoador prestigiando o dia ir embora.





Confesso que tenho sim medo de ir para lá. Não raro acontecem roubos, furtos e até pequenos arrastões ali naquela região do Arpoador. É lamentável, mas é a realidade. E essa onda de assaltos começou bem antes do verão, já no feriado do dia 15 de novembro de 2013, quando ocorreram vários arrastões pela praia (eu estava lá na praia de Ipanema. Não vi ninguém sendo roubado, mas, em meio a tanta correria, desespero e medo, é claro que eu saí correndo também e não fiquei esperando ver no que ia dar).

Então, diante disso tudo, eu sempre fiquei hesitando. Portanto, minha principal DICA é: não vá ao Arpoador assistir ao pôr do sol sozinho! Vá em grupo e evite levar com você itens muito valiosos. Eu sei que ver o pôr do sol sem registrar essa sequência tão magnífica que é o sol descendo e escondendo-se no mar, o que acontece agora no verão, é impossível! Eu mesma estava com meu celular registrando tudo.

Mas é bom ficar atento, viu? Eu vi muitos policiais e guadas municipais na Pedra, quando eu fui! Isso, é claro, inspira um pouco mais de segurança. Só que não é para ficar hipnotizado pelo pôr do sol, o que eu sei que tarefa difícil porque é lindo demais! Tente observar quem está ao seu redor e não ficar muito perto das beiradas. Já houve caso de bandidos abordarem turistas e pedirem para que passassem tudo o que tinham sob ameaça de serem jogados das pedras!!

E ali na Pedra do Arpoador o mar bate com muita violência! Por ser cercada de várias outras pequenas pedras, é importante tomar cuidado para não ficar perto demais das beiradas e atenção para não escorregar. Eu mesma já presenciei um "quase" afogamento, em que um rapaz pulou da pedra de brincadeira (idiota, né?) e não conseguiu depois subir. O mar bate forte e a correnteza te leva justamente para as pedras. Logo, pode ser sim fatal pular dali ou ser jogado.

Mas vamos falar de coisa boa, né?

O Arpoador, para quem não sabe, não é propriamente um bairro, mas sim uma região da cidade do Rio de Janeiro, composta pela formação rochosa e um pedaço de mar, entre Ipanema e a Praia do Diabo. Um espaço bem pequeno que não passa de 500 metros, mais ou menos.

Praia do Diabo, vista do Arpoador



Ipanema, vista do Arpoador


Super badalada entre os surfistas, o lugar é point de encontro entre eles, que estão lá sempre desafiando as ondas que tendem a ser mais fortes ali naquela região. Eu já presenciei um campeonato de surf lá e foi bem divertido.

Ali na direção da praia do Arpoador está o Parque Garota de Ipanema, lugar de recreação e lazer, onde eu também sugiro que se vá com cuidados e atenção para evitar problemas com a violência urbana.

Quanto ao Pôr do Sol, visto do Mirante da Pedra do Arpoador, como eu já disse, é algo deslumbrante!! Faz até a gente esquecer dos problemas urbanos e sociais da cidade que tanto nos afligem!

Nesta época do ano, no verão, o sol se põe em torno das 19:30h. Recomendo chegar em torno das 18h se quiser garantir um bom lugar sentado na pedra. Ou, se você não se importar em ficar em pé, chegue mais perto do pôr do sol. Lugar sempre haverá, mas quanto mais perto do pôr do sol, mais lotada você encontrará a pedra.

O ritual do verão acontece com mais vibração em dias ensolarados e com poucas nuvens. Aplaudir a despedida do sol, quando ele "beija" o mar é sublime e transmite uma energia muito boa, tradição que é repetida ano após ano no Arpoador.

Para chegar lá, você pode ir de táxi, sem problemas, e pedir para descer perto da Pedra do Arpoador. Ali mesmo na frente não tem rua, então, ou você atravessa o Parque Garota de Ipanema ou desce um pouco mais à frente, perto do Posto 8 em Ipanema, e volta caminhando pela orla.

Se preferir o metrô, a estação General Osório em Ipanema é a mais próxima. Da mesma forma, caminhe em direção à praia de Ipanema assim que sair da estação e ande no sentido contrário ao Leblon, para trás, em direção à pedra. Em cerca de 15 minutos ou  menos, você estará lá. De ônibus, outro ponto de referência também é Praça General Osório.

No verão, a multidão que se dirige para o Arpoador é impressionante. Depois do pôr do sol há muita gente nas ruas, muitos que ficam ali no barzinho da calçada do Hotel Arpoador Inn, de frente para o mar, outros que ficam admirando os artistas de rua... e assim a noite chega na cidade e o dia vai embora.

E que tal contemplar a sequência do pôr do sol no Arpoador??




 



















  1. Fiquei por volta de 15 minutos e ouvi um tiro ao meu lado e uns moleques correndo. Isso por volta das 14h...Escapei por pouco, provavelmente, por que não esperava isso...muito triste essa situação num lugar tão bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Leonin, que pena... lamento mesmo e sei que a situação que vivemos na cidade é crítica. Hoje em dia, a gente fala em sorte de não ser assaltado. É uma loucura e não deveria ser assim... graças a Deus que você está bem. Muito triste tudo isso

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR