24 maio 2013

Aracaju: Pousada dos Caminhos


Um post dedicado à Pousada dos Caminhos, com muitas fotos para vocês conferirem!!

A simpática Pousada dos Caminhos, em Aracaju, foi um excelente ponto de apoio para descanso.

Em novembro de 2012, os cariocas se deram bem com um feriadão prolongado (República com Dia da Consciência Negra). Daí não pensei duas vezes e me organizei para conhecer finalmente Aracaju.

Eu já havia pesquisado bastante sobre a cidade e fiquei no "quase fui" em outras oportunidades. Por isso eu tinha noção de valores e localização. Ouvi relatos de quem se hospedou no Centro, próximo à Avenida Beira-Mar, onde há muitos mangues, com reclamações de inconvenientes mosquitos. Além disso, mesmo a praia do Atalaia não sendo a melhor praia do mundo, eu preferi ficar perto da praia e da orla

Lá em Aracaju não teve o feriado da Consciência Negra. Ainda assim, o feriado da Proclamação da República foi responsável por agitar bastante a pequena capital e, por isso mesmo, havia alta demanda para as pousadas. A grande maioria estava trabalhando com pacotes fechados e preços diferenciados, mais caros do que o normal, por ser feriado. Conseguimos um descontinho (no melhor estilo "quem não chora, não mama") e ficamos em um quarto duplo excelente!! O total ficou em torno de R$1300,00 para 7 noites (eu fiquei 7 noites que, considerando a chegada e a partida, totalizaram, na verdade, 6 dias inteiros).

Quarto espaçoso (com aproximadamente 27m²), varanda com rede e vista lateral para o mar, ar condicionado, TV, frigobar, closet, pia/lavabo separado do banheiro, extremamente funcional e, para melhorar ainda mais, a uma quadra e meia da praia do Atalaia e perto de maravilhosos restaurantes, inclusive, da famosa Passarela do Caranguejo

Aliás, era quase uma tortura sentir o cheirinho delicioso que vinha, todo dia, do Restaurante Carro de Bois (onde eu TIVE QUE COMER, depois de tanta tortura!! O lugar é ótimo e recomendo!!).

Ainda na Pousada dos Caminhos, não poderia deixar de mencionar a simpatia dos seus funcionários e dono, Sr. Edwar, que nos tratou com tamanha cortesia e gentileza, desde os contatos feitos por e-mail para fins de reserva. Isso sim é um grande diferencial!!

Inclusive, eles até anteciparam o café da manhã para a gente no dia em que fiz o passeio para o Canyon do Xingó, pois saía bem cedo, às 06:50, no horário em que começaria a ser servido o café da manhã. Quanto aos itens do café, a culinária nordestina se fez presente, com batata doce, inhame, mandioca cozida, bolos, pães, frios, cuscuz, salsicha, café, sucos, entre outros. Era farto na medida certa para eu ficar bem alimentada até de tarde, mas confesso que alguns itens poderiam variar mais, especialmente para quem fica hospedado por 6 dias, como eu fiquei. Só que isso era o de menos, pois, como disse, tinha tudo que um café da manhã básico contém, com ingredientes tipicamente nordestinos para complementar. 

A pousada conta com estacionamento, também amplo e, mesmo cheia por conta dos feriados, não tivemos problemas em deixar sempre o carro guardado na garagem. A rua é bem tranquila, embora próxima ao agito da Passarela do Caranguejo

A pousada não tem boa infraestrutura de lazer própria. Quem tem o perfil parecido com o meu e viaja para locais de praia, como o litoral Nordestino, para passear o dia inteiro e só usar a pousada como local de descanso, não sentirá a menor falta de ter uma piscina na pousada. Já para quem faz questão de piscina e área de lazer com jogos e outros atrativos, talvez essa não seja a melhor hospedagem.

Há um supermercado relativamente perto da posada. Eu chutaria cerca de 15 minutos a pé. Mas não fui nele, pois, como era um período de feriado, o mercado fechava cedo e eu acabava me socorrendo, à noite, na Loja de Conveniência do Posto que fica na esquina com a Avenida Rotary. 

Logo que cheguei, considerando que Aracaju é realmente uma cidade bem pequena, seu aeroporto ficava cerca de 10 minutos do centro da cidade. Não tive dificuldade em conseguir táxi com taxímetro. E, menos de 15 minutos, já estava na Pousada. O valor da corrida ficou em torno de R$15,00. 

Por fim, super importante registrar que, hoje, a Pousada dos Caminhos está em 1º lugar no ranking do site TripAdvisor, dentre 33 pousadas listadas em Aracaju!! É óbvio que eu recomendo a hospedagem lá para quem não precisa de luxo, mas preza e gosta de conforto, simplicidade, limpeza, simpatia e outras facilidades

Apenas advirto que não há elevador e, para quem ficar em quartos superiores (eu fiquei no 3º andar e subir com malas, bolsas e, principalmente, cansado depois de um passeio o dia inteiro,  não era a tarefa mais fácil), infelizmente, o acesso se dá por escada mesmo. Aos que têm problemas de locomoção, sugiro pedir um quarto no andar térreo. 

Acho que a única coisa que poderia melhorar no quarto em que fiquei é o banheiro, que é bem simples e rústico. Colocar uma porta blindex e verificar a pressão da água. Não tive problemas com água quente (que não faltou), mas a pressão não é das melhores e sai menos água do que estou acostumada. 

Não deixem de tirar suas dúvidas e pedir sugestões ao Sr. Edwar. Foi ele quem me indicou a agência de turismo, com quem fiz os passeios locais. O receptivo que contratei foi a Crystal Receptivo e falei diretamente com a Josy (crystalreceptivo@uol.com.br). Também foi ele quem indicou o Restaurante Josefina na Praia do Saco, que eu amei!! E também acertamos com ele o táxi que nos buscou, de madrugada, para o aeroporto quando do retorno ao Rio de Janeiro. Ele e seu staff podem dar ótimas dicas!!! Ahhhh... ele me "emprestou" um super mapa, muito legal, de Aracaju, que eu esqueci de devolver (agora é meu!! rsrsrs). 

Quarto com TV, sofá, varanda, rede, vista lateral para a praia

Banheiro simples, porém arejado.

Closet + Lavabo - quarto ao fundo - tudo separado por portas, inclusive, o banheiro também fica separado


TV + Frigobar





Chaminés do Restaurante Carro de Bois

Estacionamento da Pousada

Rua em frente à Pousada



Pousada vista da rua

Café da Manhã

Café da Manhã

Decoração





Decoração do andar térreo


Andares da Pousada vistos da garagem -  sem elevador




Premiações e Reconhecimento que a Pousada dos Caminhos já teve

Recepção - Banheiro

Recepção 


Garagem/Estacionamento

Porta do meu quarto - o da direita

Rua em frente à Pousada - ma quadra e meia da praia





Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR