05 novembro 2012

Ottawa: turismo na capital canadense!! (2ª Parte)

Se o meu primeiro dia na capital do Canadá foi corrido... o segundo foi uma verdadeira maratona!!!

Acordei cedo, fiz o check-out no Hotel Days Inn. O pessoal do hotel foi super legal e permitiu que o carro ficasse no estacionamento deles até a hora que fosse necessário.

Passei em frente ao Café Second Cup (forte concorrente do Starbucks), mas desisti de tomar café da manhã nele, para ir direto para o Byward Market!!

O Byward Market fica muito perto do Parlamento, só que do lado oposto ao Canal Rideau, muito perto do National Gallery também. É uma região cheia de restaurantes, pubs, lojas, galerias, shoppings... tudo isso fica nos arredores do Byward Market. E foi lá mesmo que tomei meu café da manhã, comendo várias frutinhas maravilhosas, fresquinhas, como morangos e framboesas, além de outros berries.

Para fazer compras, com certeza em Byward Market e nas ruas próximas, principalmente na Rideau Street, com shoppings, como a The Bay e a Rideau Centre, acho que não vi nenhum lugar melhor por lá. Tudo bem que fiquei pouco tempo e andei mais nessa região, de forma super concentrada. Só que já achei suficiente, pois a oferta é boa.

Eu já sabia que não ia conseguir fazer tudo que havia planejado no meu pequeno Roteiro sobre Ottawa.

Os parques Gatineau e Algonquin já estavam de cara descartados!! Ai que puxa... queria tanto aproveitar o verão para andar um pouco nessas reservas florestais... mas não havia tempo...

Depois de andar pelo Byward Market, comer as frutinhas e fazer umas comprinhas, na loja Roots e Crocs (siiiiimmmmmm... eu comprei dois Crocs para mim!!! Mas eu juro que eles não são assim tão feios... tá?? kkkkk...), caminhei pelos arredores, entrei em algumas lojas, mercados, vi algumas praças, igrejas, observei um pouco do cotidiano do pessoal que reside na capital, a arquitetura dos edifícios, que lembravam mais o estilo vitoriano, já bem diferente de Quebec, caminhei pelas Ruas Dalhousie e York... voltei rapidinho para o Hotel e fui de carro para o Museu da Civilização!!

O Museu Canadense de Civilização fica, na verdade, no lado francês (província de Quebec), em Gatineau.

Ele é muito bacana mesmo!! Merece uma visita!! Excelente para aprender bastante sobre a história do Canadá, a formação do seu povo, a origem das tribos indígenas, principalmente os inuits, e o modo e rotina de vida, desde os primórdios até os dias atuais... muito interessante!! Legal para adultos e muito bacana para crianças também!!

Acho que o hall principal talvez seja um dos mais legais, pois reúne vários totens e explica a origem deles. Alguns com 100 anos ou mais. Os totens, de modo geral, serviam para proteger a família indígena e cada um pode representar algo relacionado à natureza ou então homenagear algum membro da família. Muitos faziam parte da casa, colocados do lado de fora, na porta, e de lá foram retirados e levados para o museu.

Dentro desse museu também tem um cinema 3D IMAX. Não tive oportunidade de ver um filme lá, mas sei que a qualidade é espetacular.

Dessa vez eu tive que pagar a entrada. Custou algo em torno de 12CAD. Mas valeu a pena!! O estacionamento do museu, por sua vez, foi meio carinho. Enfim, era a melhor forma de visitar o museu para depois seguir viagem para Toronto, portanto, não teve outro jeito a não ser morrer em alguns CADs e deixar o carro no estacionamento. Dentro do museu tem uma loja do Café Second Cup, que ajudou muito a recuperar as energias para encarar a viagem para Toronto. Como não deu tempo para almoçar, foi a melhor saída!!

Ah, toda quinta-feira, das 16:00 às 20:00, a entrada é gratuita!!!

E o calor, hein?? Bizarro o calor que fazia em Ottawa!! No melhor estilo Rio 40º!!

Do lado de fora do museu da Civilização, embora estivesse muito quente, tive que encarar o sol para registrar, com fotos, a beleza do Rio Ottawa, da Ponte Alexandre, da Colina do Parlamento, do Canal Rideau, do Château Laurier... ou seja, tem que dar essa voltinha do lado de fora para ver Ottawa, pelo lado francês!! É muito lindo mesmo!! A própria arquitetura do museu é interessante... do lado de fora também há um restaurante, parques, terraços, jardim japonês... ótimo para a criançada descansar da visita ao museu!!

E assim terminou a breve e super proveitosa passagem pela capital canadense!! Acho que foi corrido demais e deixei de aproveitar algumas coisas com mais calma... talvez o ideal fossem 2 noites para curtir melhor... mais do que isso eu não recomendo!!


Byward Market

Pubs próximos ao Byward Market

Byward Market e diversas lojas nos arredores







Igreja St. Brigid



Parlamento, de novo... dessa vez, visto do carro

Atravessando a ponte, de Ottawa para Gatineau

Museu da Civilização

Hall principal, com os Totens





Galeria sobre as  primeiras nações 



Exposição Maya






Do lado de fora do Museu

Colina do Parlamento e Château Laurier, vistos do Museu da Civilização






Museu da Civilização Canadense




Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR