Busquei uma
hospedagem mais central, em Ottawa mesmo. A distância do
Hotel Days Inn até o Parlamento, por exemplo, era de menos de 10 minutos a pé.
Chegando em Ottawa, como estava vindo da província de Quebec, reparei que na maior parte do caminho as placas somente indicavam a cidade
Gatineau. O rio Ottawa separa as duas cidades: de um lado Gatineau e de outro Ottawa.
Logo que cheguei, avistei a linda
ponte Alexandra, que liga também as duas cidades, e logo estava na
Avenida King Edward.
Após um check-in ultra ligeiro, carro estacionado no hotel, segui para andar pela cidade, com um calor bizarro, para tentar entrar em algum dos dois museus que eu tanto queria conhecer. Como cheguei tarde em Ottawa (saí cedo de Quebec City, passei por Mont-Tremblant, o GPS surtou na volta, mandando passar por Montreal... enfim... depois de uma volta ao mundo, cheguei em Ottawa por volta das 17:30).
Minha ideia inicial era a de seguir direto para o
Museu Canadense da Civilização - que na verdade fica do lado francês e um pouco mais distante do hotel. Como eu errei o caminho (e foi a melhor coisa!!), perguntando informação na rua para locais, fui orientada a seguir outra direção, ao Museu National Gallery do Canadá.
Foi ótimo porque o
National Gallery, nesse dia, ficava aberto até mais tarde, até às 20:00, e sua entrada é franca para as exposições permanentes. Havia uma exposição temporária sobre
Van Gogh, mas para visitá-la, aí sim, era preciso adquirir um bilhete. O tempo era curto e optei por percorrer apenas as galerias permanentes.
Dica: Horário de Funcionamento normal do Museu é das 10:00 às 17:00. Às quintas-feiras, fica aberto até às 20:00.
Toda quinta-feira, entre às 17:00 e 20:00, a entrada é gratuita para as galerias de exposições permanentes!!! Ou seja, eu fui no dia certo!!
O
National Gallery fica em um edifício bem interessante e o mais legal é a enorme aranha de ferro em sua frente. Já no saguão principal é possível deslumbrar-se com a bela paisagem do Parlamento.
Embora tenha sido corrido, há algumas salas bem bacanas para se visitar, com quadros dos grandes expoentes do Impressionismo mundial. Isso, é claro, além de artistas locais.
Praticamente do outro lado do National Gallery está a
Basílica Cathedral Notre Dame. Uma pena que estava fechada e não consegui entrar. Achei muito bonita também, do lado de fora.
Depois segui caminhando pela
Avenida Mackenzie e vi alguns edifícios governamentais, como a Embaixada dos EUA. Por ser capital, Ottawa está repleto de prédios do governo e de embaixadas. Alguns edifícios são muito imponentes e bonitos.
Pude também andar pelo
Major's Hill Park, onde lugar muito bonito e de onde se pode tirar belas fotografias da
Colina do Parlamento, do
Canal Rideau, do
Château Laurier, da
ponte Alexandra... Inclusive, eu fui agraciada com um espetacular pôr do sol!!
Depois, seguindo pela lateral do
Canal Rideau e do
Fairmont Château Laurier, onde havia uma série de homenagens ao Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth (descobri que ela é
rainha do Canadá também... juro que isso foi novidade para mim... ) fui para a Rideau Street, que depois se transforma em Wellington Street, conhecendo melhor a história e importância do
Canal Rideau, aberto em 1832, como precaução em caso de guerra dos colonizadores britânicos com os EUA, com propósitos militares, e que conecta o Rio Ottawa e, por consequência, a cidade
Ottawa (capital canadense desde 1867, com a independência do país), até o Lago Ontario, na cidade de
Kingston. Logo se transformou em forte eixo comercial pela facilidade de sua navegação, se comparado com o Rio São Lourenço. No inverno, com baixíssimas temperaturas e neve, parte do canal se transforma em disputada pista de patinação no gelo!!
Então, fui até o
Parlamento. O lugar é muito bonito!! Como era verão e anoitecia por volta das 21:30, cheguei a tempo de ver os edifícios do
Parlamento ainda com céu não tão escuro.
Não consegui ver a
cerimônia da troca da guarda (pelo que entendi, ocorre todo dia pela manhã, às 10:00). Também não consegui fazer uma
visita guiada no Parlamento, cuja entrada, pelo que entendi, é gratuita.
Mas consegui ver o
espetáculo Sound and Light Show!! Como os festejos pelo
Canada's Day, dia 01º de julho (quando o Canadá se tornou independente da Grã Bretanha e formou uma Confederação), concentram-se em frente ao Parlamento, durante o período em que estive por lá pude ver esse show que, basicamente, enaltece a cultura canadense, sua história, unificação e independência, a mistura de povos, os dois idiomas - inglês e francês, de forma muito emocionante e bonita!!
O
Parlamento ficou lindo, todo iluminado, com cenas do cotidiano e da história do país, contando um pouco sobre suas grandes conquistas, personalidades canadenses... para aprender e conhecer mais sobre o país por meio de relatos das pessoas!! Todos sentados na grama, vários turistas.... Achei o máximo!!
Bem perto do
Parlamento, onde percebi também haver algumas embaixadas e mais prédios do governo, estava acontecendo uma festa, bem no meio da rua, de algum país latino americano, com muita salsa, merengue, pessoas dançando e bem alegres!! Estava tão animado que deu até vontade de ficar... mas o espetáculo de sons e luzes do Parlamento ia começar logo e deixei a festinha de lado.
E assim foi meu primeiro dia em Ottawa.
Postar um comentário