05 novembro 2012

Aracaju: dicas da capital Sergipana!!


Tive a honra de receber várias Dicas Maravilhosas da minha amiga sergipana/baiana, recentemente, que agora compartilho com vocês!!! Estou louca para conhecer Aracaju!!! 

Sei que Aracaju é uma das menores capitais nordestinas, talvez uma das menos procuradas e badaladas, a exemplo de João Pessoa, que eu já conheci e pude narrar aqui um pouco da minha experiência... mas não sei a razão disso, só sei que venho nutrindo, há alguns anos, um sentimento forte para conhecer Aracaju... talvez até mesmo por não ser tão cobiçada, com belezas naturais um pouco mais intactas... 

O litoral do estado de Sergipe oferece muitas opções interessantes para passeios, como Mangue Seco (o lugar paradisíaco onde foram gravadas algumas cenas da novela global "Tieta", e que na verdade fica no litoral norte da Bahia, quase chegando em Sergipe); Cânion do Xingó, no Rio São Francisco; Foz/Estuário do Rio São Francisco, já na divisa com o estado de Alagoas; praias ao litoral sul de Aracaju, como Praia do Saco; orla urbana com praias como a Atalaia e Aruana; Centro Histórico; Manguezais; Rio Sergipe... ou seja, tem muita coisa interessante para conhecer por lá e eu espero poder saciar esse meu desejo em breve!! =)) 

Enquanto isso, vamos saborear essas dicas super valiosas que minha amiga enviou para o blog. 


"Entre Salvador e Aracaju, são 04 horas de viagem de carro e umas 04:30 de ônibus. Diversão não falta em Aracaju, o que geralmente falta é tempo para poder fazer tuuuuuuuudo! A cidade é bem pequena, mas já ganhou 02 anos seguidos como melhor cidade com qualidade de vida do Brasil e olha que vem crescendo bastante nos últimos anos. Então vamos às dicas!!

*** Barracas de Praia famosas para ir sábado ou domingo: PARATI e COM AMOR -->  ficam na Rodovia José Sarney, depois da praia de Aruana. A barraca Com Amor é a mais bacana.

*** Bom, na Passarela do Caranguejo, na orla do Atalaia, o mais famoso bar de caranguejo e mais antigo da cidade é o AMANDA --> tem que comer caranguejo lá!! Antes eles eram enormes, mas agora eles não têm mais aquela boca enooooooooorme, isso porque se passa boa parte do ano sem poder pescar nem vender devido à época de reprodução. O IBAMA teve que começar a controlar e a proibir a pesca em boa parte do ano... com isso, revitalizaram os manguezais que estavam sendo devastados com a prática predatória. Hoje, é possível ver os mangues bem bonitos e com bastante vegetação.

*** Na Orla de Atalaia, praia urbana de Aracaju que leva o mesmo nome, tem o Oceanário que é interessante para uma visita e para as crianças também. Quando vai para o Centro, indo pela Atalaia, é nesse caminho onde ficam os manguezais à beira do Rio Sergipe e que se chama Avenida Beira Mar, o rio segue para o mar, e por isso as praias de Aracaju são de cor mais barrenta, devido ao rio invadir o mar.

*** Ah no caminho da Atalaia para o Centro não deixe de ir no Museu da Gente Sergipana que é bem interativo e oferece sessão de filme brasileiro todo fim de semana de graça, às 18hs (senão me engano). É bom ligar antes para lá para saber o dia do filme. Ao final, experimente um café do museu que é uma delícia. Pegue uma mesa para ficar apreciando o rio.

*** Antes de chegar no Museu tem o Parque dos Cajueiros que foi reativado e todo reformado. É o maior parque de lá, tem esportes e diversão. Ficou fechado por alguns anos anos. Além disso, reformaram o centro histórico... abriram 02 novos museus, reabriram o Parque, etc... Uma ótima época para visitar e conhecer Aracaju!!

*** No Centro, você tem que começar o passeio turístico parando na Ponte do Imperador, à beira do Rio Sergipe, e de lá você pode ver a Ponte Construtor João Alves, que à noite tem iluminação azul, fica linda. Essa ponte é a que liga Aracaju à Barra dos Coqueiros. 

Da Ponte do Imperador você atravessa a rua e vai fazer toda a parte histórica de Aracaju. Aí dá para fazer tudo andando, mas não faça isso andando em um sábado de tarde nem em domingo ou feriado, pois fica tudo deserto já que é centro de cidade. Durante a semana é melhor e tem movimento. 

Atrás desta ponte dá para ver o centro histórico tooooooooodo reformado e que tá lindo. Não tem nem 02 anos que reformou! Há um Museu no Palácio do Governo, o Coreto, a Catedral, a Praça da Catedral...  

*** Já estando no Centro Histórico, não deixe também de conhecer:  o Mercado das Frutas (é na frente deste que acontece o forró) espécie de feira-livre, o Mercado dos Queijos e Castanhas (tem castanha, queijos, doces, etc) e o Mercado de Artesanato. Isso tudo fica no Centro onde tem os calçadões.

Uma das ruas mais famosas de lá é a Rua São Cristovão, próxima ao calçadão da São Cristovão. Além deste calçadão famoso, tem o outro, o Calçadão da Laranjeiras, e neste está localizada a famosa Rua 24 horas (fica ao lado da Catedral), com lojinhas e artesanatos. Toda a região do Centro tem nomes das ruas dos interiores de lá... esses calçadões reúnem boa parte do comércio com lojinhas diversas...

*** Quando for ao Centro histórico, aproveite para terminar o dia tomando um café nordestino no Restaurante Mangará... huuuuuuuuuuuuuum... É o melhor café nordestino do univeeeeeeeeeeeeerso!!! Ele é vendido a quilo e por isso dá para experimentar de tuuuuuuuuudo... Fica na volta do Centro para Atalaia, bem no caminho. Recomendo que se vá de táxi do Centro para lá... fica na Avenida 13 de Julho.

*** Não podia faltar aqui no roteiro os dois shoppings de Aracaju: o Shopping Riomar (fica no encontro do rio com o mar) e é o mais antigo e foi há pouco tempo reformado. Ficou  ótimo! Nele está Restaurante Ferreiro que indico. Este restaurante tem 02 ambientes (jantar na parte de dentro e comida estilo de boteco na varanda... a empada de lá e a coxinha inteira com osso são o carro chefe da comida de boteco... os garçons passam com a bandeja cheia de empada, coxinha... tudo bem quentinho e fresquinho, feito na hora.

Já o outro shopping, o Shopping Jardins, só tem um piso. Se tiver tempo, aproveite para tomar café com cuscuz à italiana (cuscuz de milho)... super indico o Café São Brás, que tem bolo de milho, de aipim, cuscuz de tapioca... várias opções de um típico e gostoso café nordestino para escolher e saborear!!

*** A ordem de caminho que eu descrevi aqui nesse roteiro é:  Atalaia, Manguezais, Parque dos Cajueiros, Shopping Riomar, Museu da Gente Sergipana, Mangará, Centro

A avenida que segue é uma reta e se  for pela avenida que começa nos Arcos do Atalaia (cartão postal da bela e reformada orla de Aracaju), por dentro, sem ser pelo caminho da ponte do Shopping Riomar, vai passar por tudo isso que eu relatei. Há algumas coisas que são de um lado da avenida e outras coisas do outro lado da avenida, mas tudo nesta mesma avenida."

Por Romina Estevam.


E preciso dizer que simplesmente Amei essas dicas???  Muito obrigada!! =))
  1. Sem dúvidas um lugar lindoo, alto astral ótimo para quem gosta de se sentir bem e estar próximo a pessoas super legais este é o lugar, encontrei vários lugares para visitar aqui http://goo.gl/W4i4rL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Aracaju é uma cidade que surpreende!
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  2. Obrigada! Aracaju é um lugar que surpreende!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR