30 julho 2012

Turistando pelo Rio... Confeitaria Colombo!!

Com mais de 100 anos de história e glamour, a tradicionalíssima Confeitaria Colombo, patrimônio cultural e artístico do Rio de Janeiro, localizada na Rua Gonçalves Dias, n. 32, no Centro do  Rio, atrai turistas e residentes há séculos que se deliciam com seus quitutes e se deslumbram com sua arquitetura interna, seus salões, seus enooormes espelhos de cristal, lustres de cristal tcheco, seu mármore italiano e madeira jacarandá, além de sua belíssima claraboia do segundo andar decorada com vitrais... e já que o passeio é pelo Centro, essa é um PARADA OBRIGATÓRIA!!!

Um café, um cappuccino ( o melhor, na minha opinião!!! ), um almoço, um café da manhã completo, um chá da tarde completo, o seu famoso empanado de camarão, ou a sua maravilhosa sobremesa de rabanada real... huuummmmm... só de pensar já fico com água na boca!!! Delícia!!

A Confeitaria Colombo foi fundada em 1894 pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão, como sendo um dos mais elegantes estabelecimentos existente no Brasil, àquela época, com luxuosa decoração e riqueza, só comparável às confeitarias de Paris ou Londres.

Estar dentro da Confeitaria é fazer uma viagem no tempo e imaginar-se em plena Belle Epoque carioca, durante os áureos tempos de capital da República... afinal, um lugar que foi frequentado por Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, Rui Barbosa, Villa-Lobos, Virgina Lane, Lima Barreto, Getúlio Vargas, Jucelino Kubitschek, entre muitos outros famosos, certamente guarda seus encantos, mistérios, segredos, curiosidades e mantém-se, com o passar dos anos, repleto de glamour!!

Por exemplo, quem poderia imaginar que a Rainha Elizabeth II, ao visitar o Rio em 1968, encantou-se com o sorvete de bacuri da Confeitaria Colombo? Ou que é do seu fundador, Manuel José Lebrão, a célebre frase: "O cliente tem sempre razão" ?

Funciona de segunda à sexta, das 9h às 20h. Aos sábados e feriados, das 9h às 17h. Sugiro experimentar no salão de baixo o chá da tarde completo! É farto e serve muito bem até 3 pessoas não esfomeadas!!

Nos salões de cima, servem-se almoços com buffet com preço fixo e a la carte também. Agora no inverno o sucesso está por conta do buffet de sopas a preço fixo.

E, para quem estiver de passagem pela orla de Copacabana, uma pausa na Colombo do Forte de Copacabana, com vista deslumbrante para a enseada e para o Pão de Açúcar, faz muito bem também para a alma!! Sugiro experimentar o chá da tarde completo!!! O Café do Forte funciona de terça a domingo, das 10h às 20h, com menu especial para o almoço sendo servido somente de terça à sexta, das 12h às 16h. E não deixe de verificar também a programação cultural do Forte de Copacabana. É comum haver apresentações musicais no forte.

Salão principal do primeiro andar da Confeitaria Colombo




Café do Forte

Vista do Pão de Açúcar diretamente do Café do Forte

canhões do Forte de Copacabana






  1. Oi Lili, acabei de conhecer o seu blog, e estou adorando os seus relatos de viagens.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Karina! Tudo bom? Obrigada pelo comentário! Espero que siga acompanhando o blog e deixando suas dicas também!! bjs, Lili.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR