15 maio 2012

Nova Iorque: sugestão de roteiro/Midtown+Central Park+Herald Square

*** 5º DIA: 

Nesse dia resolvi explorar ao máximo as redondezas a pé. Assim, comecei caminhando pela 7ª Avenida, na direção do Central Park.

Passeio pelo Carnegie Hall, Central Park, Columbus Circle.

Depois cruzei por dentro do Central Park (ele é cortado por ruas e túneis) e fui até a 5ª Avenida. Entrei na Igreja de St. Thomas e fui diretamente ao MoMA (Museu de Arte Moderna).

Para minha surpresa e alegria, havia uma exposição especial ao Tim Burton (consagrado diretor de cinema). O museu estava bem cheio. Com o uso do NY City Pass, a fila era diferenciada e economizei um tempinho. Para ter acesso a essas exposições especiais, todavia, tem que pagar um valor extra/diferenciado. O museu é bem organizado e o principal acesso entre os andares (são 6) é por meio de escadas rolantes.
Como adoro a arte Impressionista, os quadros de Monet, Renoir e Van Gogh são os meus prediletos!! 

Depois segui caminhando pela 5ª Avenida, entrando em algumas lojas (Lacoste, Abercrombie & Fitch, entre outras), até chegar na Biblioteca Pública, que fica na 5ª Avenida, esquina com a 42nd Street. A praça ao redor da Biblioteca, que dizer ser muito bonita, Bryant Park, estava tomada por uma espécie de feira, repleta de barracas e stands, por isso nem pude apreciá-la.

Só entrei no hall principal da Biblioteca que já demonstra ser muito imponente e grandiosa. Como o tempo era curto e a intenção era caminhar, passando pelos lugares, resolvi não entrar nas galerias da New York Public Library.

Após, segui caminhando pela 42nd Street, direção à Park Avenue, onde fica a Grand Central Station. No caminho, porém, já bem antes se pode avistar a magnífica torre do Chrysler Building. Não subi o Edifício da Chrysler, mas dizem que lá de cima se pode ter lindas visões panorâmicas da cidade!!

Então, entrei na Grand Central Station e fiquei lembrando de diversos filmes que já foram gravados ali ou cujo cenário recriou uma das mais famosas estações de trem do mundo!! 

Daí, segui toda vida pela 42nd Street, até alcançar a Tudor City e finalmente chegar na ONU.

Entrei no hall principal da ONU, mas não fiz a visita guiada pelas principais galerias porque o horário não ajudou. Quando lá cheguei, a próxima visita guiada só sairia daí 1 hora e a fome já estava gritando bem alto que era hora de parar, descansar as pernas e fazer um lanchinho. No subsolo havia uma lanchonete onde descansei um pouco depois dessa caminhada. Portanto, se for do interesse fazer a visita guiada, bom mesmo é conferir antes os horários de saídas e se programar para isso.

Aliás, foi ótimo isso, porque a volta reservava uma surpresa: não consegui pegar táxi!! Sim, para meu espanto, após parar 4 táxis e dizer que queria ir até o Empire State, pois ainda desejava subir, nenhum quis fazer a corrida. Não entendi. Alguns até perguntaram de onde eu era. Não gostei nada disso e sequer respondia. 

Diante de tamanha frustração e certa revolta, resolvi voltar tudo a pé mesmo - uma caminhada da ONU até o Empire State levou em torno de 40 minutos, sem paradas. 

Voltei pela mesma 42nd Street até a 5th Avenida. Segui pela 5th Avenida até a 34th Street. Observe no MAPA essa pequena maratona!!

Quando cheguei perto do Empire State, já estava anoitecendo e não compensava subir em razão do frio e do vento. Daí, nada mais conveniente do que aproveitar a oportunidade de estar praticamente ao lado da Herald Square e conhecer a famosa e gigantesca loja da Macy's.

Mas antes passei pela também enorme loja da Victoria's Secret. Aliás, essa pracinha Herald é rodeada por muitas lojas bem bacanas: Macy's, Victoria's Secret, H&M, Gap, entre outras. 

Após horas de compras - muitas compras!!! - só havia pernas para comer em algum lugar bem pertinho do hotel. Por isso acabei me rendendo à culinária cubana e fui conhecer o restaurante Havanna Central que fica na 46th Street, entre a 7ª e 6ª Avenidas. Lugar animado, movimentado, com boa música caribenha e uma maravilhosa paella que serviu bem a mim e minha mumy!!

E assim encerrou-se o meu quinto dia de NY.

Carnegie Hall

Central Park

Columbus Circle

Central Park

St. Thomas' Church

MoMA

MoMA

MoMA

Public Library

Public Library

Public Library

Chrysler Building ao fundo

Central Station

Central Station

Central Station

Tudor City

ONU

ONU

ONU

Empire State

Macy's

Restaurante Havanna Central


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR