10 maio 2012

Nova Iorque: sugestão de roteiro/Estátua da Liberdade+Financial District!!

*** 4º DIA:

Here comes the sun... 

Depois de tanta neve, aliás, de pegar um dia inteiro nevando, cinzento, com frio, vento e chuvinha, e não é que a previsão do tempo mais uma vez acertou!! Quer dizer... não fez um grande sol, estava mais para solzinho de leve, só que pelo menos parou de nevar e já dava para andar pelas ruas sem guarda-chuva e sem se molhar tanto!!

E mais uma vez insisto que assistir ao Weather Channel não custa nada para quem quiser ter mais noção de como estará o tempo... pelo menos comigo funcionou muito bem e acertou tudinho!!!
Pena é que eu não fui a única a acompanhar a previsão do tempo!! Pois é... como o dia amanheceu muito bonito, com solzinho até, resolvi aproveitar o momento e literalmente correr até Battery Park para ir de ferry boat até a Estátua da Liberdade!!

Acontece que muita gente pensou igualzinho a mim. E quando cheguei lá, a fila para a embarcar estava enoooooorme!! Dando muitas voltas!!

Por sorte, como eu havia comprado o NY City Pass, tive acesso a uma fila diferenciada, que estava mais ou  menos com 1/3 do tamanho da outra fila. E mesmo assim eu fiquei 1 hora e 30 minutos (mais ou menos) na fila até finalmente conseguir embarcar!!

Boa parte da demora na fila deve-se à rigorosa revista que é feita antes de embarcar: tem que tirar casacos, cintos, sapatos, colocar tudo em máquinas de Raio-X, passar por detectores de metais... e só depois desse ritual de segurança é que então chega-se ao ferry rumo à Estátua da Liberdade.

Peguei o metrô de linha 1, em Times Square, e desci em South Ferry. Achei muito tranquilo e fácil. Os ferries saem todos de Castle Clinton. Não entrei no castelo, que data do início do século XIX, embora parecesse interessante. Acho que fiquei tão atordoada com a gigantesca fila que nem considerei visitar o interior do castelo onde parecer haver uma exposição sobre alguns fatos históricos de NY.

Não desci na Estátua da Liberdade nem em Ellis Island (onde também há um museu de belo edifício sobre a história de NY). Mesmo com o tempo melhorzinho, o vento era de cortar de tão frio e por isso não tive vontade de descer do ferry e visitar as ilhas. E também, pelo que entendi, por ser inverno ou por ter nevado,   a Estátua da Liberdade estava fechada para visitação (acho que no verão pode entrar e subir na estátua).

Aliás, dentro do ferry boat, há uma parte coberta e outra aberta. Nem preciso dizer que houve uma certa disputa por lugares na parte coberta, certo?? E também havia disputa do lado de fora nos lugares para tirar as melhores fotos!! Só consegui sentar quando o ferry parou em Ellis Island e várias pessoas desceram. Mais um motivo para ficar dentro do ferry e só circular por ali dentro para fotografar a Estátua da Liberdade.

O passeio leva algo em torno de 30 a 40 minutos, se você optar por não descer.

Desembarcando em Battery Park, resolvi explorar as redondezas, especialmente as famosas ruas e construções do centro financeiro de NY.

Logo de cara eu me deparei com a famosa estátua de bronze do Touro!! Indicativo de que eu estava perto da famosíssima Wall Street!!

E assim eu segui caminhando e fui passando pelos seguintes lugares:

- Trinity Church
- Wall Street
- NY Stock Exchange
- Federal Hall
- Federal Reserve Bank
- St. Paul's Chapel
- Century 21 - enorme loja de departamentos que consegue vender muita coisa de grifes internacionais por preços arrebatadores!! 
- NY City Hall - Prefeitura
- Tribunal de Justiça/Corte
- Brooklyn Bridge
- J&R - loja de eletrônicos

Como a região é o coração do mercado financeiro, um dos principais do mundo, a maior parte dos edifícios, voltados para isso, não me interessaram muito para entrar e visitar. Apenas fui caminhando, contemplativamente, e conhecendo o lugar. Entrei nas igrejas e a capela de St. Paul, devo confessar, é bastante simples por dentro. 

E assim foi mais um dia super/hiper/mega aproveitado em NY, conciliando comprinhas com passeios turísticos.Reparem que, com mapinha na mão, seguindo pelas ruas principais - Trinity PI/Church Street, Broadway, Wall Street e Park Row - dá para fazer tudo isso bem facilmente porque esses lugares que eu listei ficam todos bem pertinho uns dos outros e, saindo de Battery Park, depois de conhecer a Estátua da Liberdade, é uma ótima opção ficar por ali para visitar o sul da ilha.

Ahhhhhh, antes que eu me esqueça, não visitei o Ground Zero, que fica bem pertinho da Capela de St. Paul e da própria gigantesca loja de departamentos Century 21. Na verdade, cheguei bem pertinho até, pois li sobre excelentes restaurantes lá dentro. Mas o clima de canteiro de obras, o barulho e a poeira eram tamanha que me desanimou bastante a me aproximar mais para conferir o local. Fiquei com desejo de visitar o Memorial em homenagem aos mortos no ataque terrorista de 11 de setembro de 2000 que parece ser bem emocionante. Ficará para uma próxima ida a NY!!

Castle Clinton

Castle Clinton

Battery Park

Dentro do Ferry Boat, Manhattan ao fundo

Estátua da Liberdade

Ellis Island

Manhattan

Battery Park

Touro de Bronze

Trinity Church

Wall Street

interior da Trinity Church

NY Stock Exchange

Trinity Church vista de Wall Street

Federal Hall


Federal Reserve Bank

Capela de St Paul

Loja J&R no canto direito, chegando em NY City Hall


NY City Hall

Prefeitura de NY

Court of Justice - Tribunal de Justiça

caminhando em Brooklyn Bridge

Brooklyn Bridge


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR