06 janeiro 2012

Rio de Janeiro: 10 motivos para amá-lo!!

O Rio de Janeiro continua lindo!!!

Sim, eu sei que essa é uma cidade cheia de problemas... todo mundo sabe!! Mas também encanta o mundo inteiro, é repleta de belezas naturais, atrações turísticas e um povo muito receptivo e simpático (em sua maioria!!).

Tenho escutado muito de alguns amigos meus não cariocas e que são apaixonados por essa cidade que a sensação que eles têm aos finais de semana no Rio é de que estão de férias. Isso realmente me serviu de inspiração para pensar nos meus motivos para adorar o Rio (é muito fácil pensar nas razões para odiar, não é mesmo?? Mas quantas vezes pensamos nas coisas boas??).

Aproveitando a época de férias de muitas pessoas e também que o Rio de Janeiro é a "bola da vez" com os preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, resolvi escrever esse post para demonstrar meu amor pela minha cidade, listando 10 motivos que me fazem resistir à ideia de um dia morar fora daqui:

1) Praia! Praia! Praia! Praia! rsrs... ok, eu amo praia!! Posso até não ir sempre à praia, mesmo porque São Pedro não tem ajudado muito os cariocas, especialmente quando resolve fazer chover aos finais de semana.... mas, ainda assim, só de saber que a praia está ali, pertinho, e sentir o cheirinho de maresia, e poder correr ou caminhar no calçadão... hummm... isso é bom demais!! Seja qual for a sua preferência de praia (Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra...) o importante é saber que ela existe e está bem perto!


2) Pôr do Sol no Arpoador é simplesmente lindo!! E, já que é bem pertinho dali, por que não dar uma esticadinha até a Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana para um chá completo de fim de dia?? Os visuais são deslumbrantes e o charme é imperdível!!

3) Café da Manhã no Parque Lage, aos finais de semana, ouvindo um grupo musical que costuma tocar sambinha e chorinho.


4) Subir o Pão de Açúcar e ficar deslumbrado com a visão panorâmica que se tem lá de cima.

5) Subir o Corcovado e ficar admirado aos pés do Cristo Redentor, de braços abertos para a Guanabara.

6) Cair no samba na Lapa, em suas várias casas de festas/shows e boates, tais como Rio Scenarium, Lapa 40 Graus, Fundição Progresso, Circo Voador e Teatro Odisseia, ou simplesmente mostrar todo o seu samba no pé atrás dos bloquinhos de carnaval que invadem as ruas da cidade no pré carnaval, mais ou menos um mês antes do carnaval.

7) Andar pelas ruas do Leblon e curtir todo o charme de seus cafés e bares, como o Jobi, Veloso, Bracarense, entre outros.

8) Caminhar pelo Jardim Botânico ou dar uma voltinha na Lagoa (ok, coloquei os dois juntinhos porque são próximos e porque está difícil fazer a lista só com 10 motivos!! rsrs...).


9) Comer uma rabanada real (servida com sorvete e calda de vinho) ou um camarão empanado na Confeitaria Colombo do Centro (Rua Gonçalves Dias) e mergulhar no túnel do tempo, voltando ao final do século XIX com toda a beleza da Belle Epoque daqueles tempos.

10) Estar com os amigos, principalmente depois de um dia inteiro de praia, parar em algum barzinho para tomar um chopp, comer um aperitivo e depois emendar em alguma night que esteja rolando na cidade, especialmente as festas que estão super na moda no momento, como a Coordenadas, Bailinho, Modinha, Favela Chic, Festa Americana, o que fica melhor ainda quando essas festas são organizadas no Morro da Urca que tem um visual, mesmo à noite, simplesmente fantástico!! E com o verão, a programação de festas só tende a aumentar!! É só ficar de olho!!

Ufaaaa... sofri agora para escrever essa singela lista e, com certeza, deixei muita coisa de fora que amo fazer aqui no Rio também... acho que terei que pensar na continuação da lista!!

E você, carioca ou não, que mora no Rio, quais os motivos que fizeram você se encantar pela cidade?? Deixe aqui a sua dica também!! Vamos mostrar para o mundo que o Rio de Janeiro continua muito lindo sim!!! Cidade Maravilhosa... cheia de encantos mil!!!
  1. Vc listou a maior parte dos meus programas favoritos!!

    Mas ficou de fora o Centro da cidade...não faço com muita frequencia, mais é bem legal passear pelo centro no final de semana, para ir ao CCBB, que sempre apresenta exposições excelentes, admirar a bela arquitetura dos prédios (ainda que, infelizmente, alguns deles não estejam tão bem conseravdos...), ir a Feira de Antiguidades da Rua do Lavradio ou no samba na Rua do Mercado (este eu não conheço, mas minha irmã é frequentadora!!)e Santa Teresa, com seus ateliês e restaurantes...
    E tem outro programa bem legal no Rio: ir ao Maracanã!! Mesmo para quem não é muito fã de futebol, vale a pena ir para ver o gigante lotado e sentir aquela energia da torcida...e aí, mesmo sendo uma fiel torcedora/sofredora do Botafogo, tenho que me render...nenhum jogo é mais emocionante do que um Fla x Flu!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza!! Tem muita coisa bacana pra fazer no Rio!! Assistir à Orquestra Sinfônica ou um Ballet no Teatro Municipal, caminhar no Aterro do Flamengo, andar de bicicleta nas Paineiras, contemplar a paisagem da cidade da Vista Chinesa, saltar de asa delta, comer a empada maravilhosa do Belmonte, tomar um chopp delicioso e cremoso na Pizzaria do Braz, ou o famoso sanduíche das madrugadas do Cervantes (filé mignon com queijo e abacaxi!!), tomar um café no Paço Imperial... Ai.. o Rio de Janeiro é maravilhoso e lindo sim!! Acho que terei que fazer nova lista com mais motivos para amá-lo em breve!!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR