21 dezembro 2011

BONITO!! Último Dia e DICAS...

Oitavo e último dia: indo embora!

Acordei bem cedo, tomei meu café da manhã e fui curtir um pouco de sol na área da piscina.
Malas já estavam prontas, tudo no esquema, portanto, agora era só relaxar e me despedir de Bonito.
Eu gostei muito da Pousada Bonsai, do ambiente, da área de lazer, da infraestretura de modo geral. Contudo, na hora de fechar a conta, tivemos um problema desagradável pela cobrança de um valor excessivo por termos quebrado um copo no quarto. Demorou um pouco para resolver isso e, no final, acabamos acertando um valor justo pelo copo quebrado.
Pé na estrada de novo! E lá fomos nós, eu e meu irmão, rumo a Campo Grande.
Seguimos pela mesma estrada usada na ida. Era para termos ido direto pela BR-060, mais curta, com menos radares e bem melhor. Só que, em algum momento na rotatória para entrar em Nioaque, as placas para Campo Grande levaram a gente a entrar na BR-419 e, sendo assim, meio que às cegas, fomos seguindo placas e chegamos na BR-262, passando pela entrada de outras cidades, como Aquidauana e pela entrada da Estrada Parque que leva para o Pantanal. Era outra paisagem, bem bonita, com matas, serras, muitos assentamentos e muitas fiscalizações eletrônicas.
Com a ajuda do GPS do meu celular, que resolveu funcionar, chegamos ao aeroporto de Campo Grande em 3 horas e meia. E assim encerrava a aventura em Bonito, no Mato Grosso do Sul!! Com muita emoção, cheia de desafios e superações e com belezas naturais indescritíveis!

***DICAS PARA VIAJAR PARA BONITO:
1) Alugue um carro! É muito melhor para poder programar seus passeios e ficar à vontade, sem estar restrito aos horários dos grupos, podendo desfrutar mais da infraestrutura de lazer oferecida pelos receptivos.
2) Programe seus passeios com antecedência, se já tem certeza do que pretende fazer por lá, principalmente se for alta temporada, pois muitos passeios são realizados com limite máximo de pessoas. É bom entrar em contato com uma agência de turismo e já deixar tudo agendado. Recomendo a H2O Turismo que realizou todo o serviço de agendamento, contato, prestação de informação e reserva com muita eficiência.
3) Leve roupas leves, pois o lugar é quente, mesmo quando chove! Cada passeio deve ser realizado conforme descrito. Siga as instruções. Leve calçados fechados quando a trilha assim exigir (eu só usei tênis na trilha da Cachoeira da Boca da Onça) e tenha sempre roupa de banho, uma canga ou toalha para secar depois.
4) Câmeras aquáticas são fundamentais, principalmente nos passeios nos rios! O Bóia Cross e a Flutuação no Rio Sucuri tinham fotógrafos acompanhando o grupo para registrar os momentos. Eu compreis os CDs. No Parque das Cachoeiras, o grupo que fez o passeio de tarde (o meu foi pela manhã), foi acompanhado por fotógrafo também.
5) Protetor solar e repelente são essenciais! Mas respeite os lugares onde não se pode passar nenhum deles, principalmente os passeios de flutuação no Rio da Prata, Rio Sucuri e Aquário Natural, porque isso prejudica o meio ambiente e pode contaminar, afetando o equilíbrio local.
6) Em Bonito é proibido pescar nos rios. O meio ambiente é bastante equilibrado e por isso que os guias sempre dizem que nos passeios de flutuação e nas trilhas é comum encontrar animais como jacarés e cobras, os quais nunca atacam os humanos porque estão saciados com a comida abundante que eles encontram.
7)  A rua principal de Bonito, Cel. Pilad Rebuá, tem de tudo um pouco: Pracinha com Irejinha ao lado e Banco do Brasil, Banco Bradesco, farmácias, várias lojas de souvenirs, lojas de roupas e artesanatos, restaurantes, bares, sorveterias, entre outros. Eu praticamente só andei nessa rua, todo dia, e nela eu encontrava tudo!
8) Restaurantes onde comi:
- Pantanal Grill (o jacaré grelhado é fantástico!),
- Casa do João (a traíra sem espinha é maravilhosa),
- Sorveterias Delícias do Cerrado e Tentação Sorvetes (adoro doces e amo sorvetes!! Vale a pena experimentar as iguarias locais como o sorvete assado ou simplesmente provar sabores de sorvete com frutas da região, como a guavira, bacuri ou o jaracatiá),
- Bonito Pastel (o pastel de jacaré é fantástico!),
- Oca (não comi o famoso rodízio de mandioca... só bebi! Rsrs... ),
- Taboa (famoso pela cachaça Taboa e seus aperitivos: o gourjão de pintado era uma delícia e soube que o aperitivo de jacaré também é!),
- Vício da Gula (adorei o X-Jacaré, sanduíche de jacaré grelhado com queijo, molho e tomate, os sucos da casa são maravilhosos também!),
- Bombons da Dona Margarida! Impossível não ver a Dona Margarida andando à noite, depois das 22:00, com seu carrinho repleto de bombons! Comi o de doce de leite, de morango e jaracatiá... todos deliciosos!
- Os receptivos em que almocei foram os dos seguintes passeios: Rio da Prata, Cachoeiras do Rio do Peixe, Parque das Cachoeiras e Boca da Onça. Na minha opinião, o melhor almoço servido foi o do Rio do Peixe, bastante diversificado, com muitas opções de saladas e um saboroso churrasco. Além disso, os doces caseiros, em quantidade e diversidade, estavam deliciosos.
9) Não ingerir a água local, rica em magnésio, porque pode causar diarréias.
10) Levar bons cremes porque o mesmo magnésio presente na água não facilita muito a vida dos cabelos.
11) Lojas em que comprei lembranças, com blusas de tecido com qualidade, foram: Iguana, Mico Brasil e Tuiuiu.
12) Passeios que fiz: Cachoeiras do Rio do Peixe, Flutuação no Aquário Natural, Bóia Cross no Rio Formoso, Parque das Cachoeiras, Gruta do Lago Azul, Gruta de São Miguel, Flutuação no Rio Sucuri, Flutuação no Rio da Prata, Projeto Jibóia e Cachoeira Boca da Onça.
13) Passeio que não consegui fazer por causa da forte chuva que caiu na hora foi o Buraco das Araras, passeio que é feito de forma conjugada com o Rio da Prata porque um é próximo do outro e os dois ficam a quase 60Km do centro de Bonito.
14) Passeio que pretendo fazer em uma próxima visita a Bonito: Lagoa Misteriosa que fica próxima ao Rio da Prata, mas suas águas somente ficam azuis e cristalinas de maio a agosto. E o Abismo Anhumas, com rapel e mergulho (cilindro ou flutuação), que é um passeio bem caro, mas certamente o de maior adrenalina e com visual deslumbrante.
15) Cartões de crédito são muito bem aceitos em Bonito (lojas, receptivos, restaurantes), de forma geral.
16) Os valores que mencionei dos passeios que paguei correspondem à baixa temporada. A alta temporada em Bonito começa a partir de 17 de dezembro e vai até o final do carnaval.
17) Dezembro, Janeiro e Fevereiro são meses chuvosos. Era muito comum chover em Bonito por volta das 17:00 e depois o sol abria novamente. O lugar é quente e abafado mesmo assim. A chuva costuma ser passageira e só faz refrescar um pouco.
18) É bom sempre seguir as trilhas delimitadas nos passeios, não sair delas para não correr riscos de pisar em uma cobra escondida em folhas, por exemplo. Nos passeios de flutuação, os guias recomendam que não fique próximo às margens do rio, lugar onde costumam ficar jacarés e jibóias.
19) Não precisa saber nadar para fazer os passeios de flutuação. A correnteza praticamente se encarrega do esforço maior de levar a pessoa pelo rio. Mas é bom saber usar snorkel e máscara, ter calma para mergulhar, se necessário for, e saber que os lugares de flutuação são mantidos sob rigorosas regras de preservação, por isso não se pode usar filtro solar nem repelente para as flutuações no Rio da Prata, Sucuri e Aquário Natural, bem como não pode ficar em pé, bater pés, coletar pedras ou conchas, tudo isso para não desequilibrar o meio ambiente.
20) Alguns passeios só são permitidos para crianças maiores de 6 anos. Se a família quiser levar seus filhos, é bom conferir antes qual é a faixa etária permitida para os passeios.


De resto, é só curtir muito, relaxar, admirar a natureza, ficar deslumbrando com tantas paisagens belíssimas, com os animais, com os peixes, com os rios de águas cristalinas, com as cachoeiras... Enfim... BONITO É LINDO DEMAIS!!!
  1. Oi Lili! Te conheci na inauguracao da Sephora - Gabriela.
    Parabens pelo blog adorei!!!! Sonho em conhecer Bonito!
    Bjs e ja to seguindo =)

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabriela!!
    Tudo bom?
    Que bom que gostou do blog!!
    Já está usando a palette da Nars? Gostou? Já comecei a usar alguns produtinhos.. rsrs...
    Então... quanto a Bonito... o lugar é LINDO!! Com certeza, para quem curte natureza e eco-turismo, vale a pena investir em uma viagem para lá!!
    Recomendo pelo menos 6 dias, no mínimo!
    Espero que as dicas ajudem-na a organizar sua próxima viagem!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Adorei todos os posts!!!!!!=))) E morrendo de vontade comer carne de jacaré...rsrsrsrs...beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha... medo eu também tinha, mas sabe o que eu fiz? Entreguei para Deus e abstraí! No fim das contas, deu tudo certo! Vai na fé e não deixe de fazer as flutuações, viu? São os passeios mais lindos de lá.
      Beijos,
      Lily

      Excluir
    2. Vou fazer 3 passeios de flutuação...=)

      Excluir
    3. E de qual passeio você mais gostou?
      Beijinhos

      Excluir
  4. Adorei suas dicas, parabéns pelo blog. Sempre encontro pacotes de viagens para Bonito MS em https://www.agenciasucuri.com.br/Pacotes-de-Viagem-para-Bonito

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR