16 novembro 2011

Praias Cearenses: Canoa Quebrada e Cumbuco!!

Quem se lembra da música de  Dorival Caymmi que diz assim: "Minha jangada vai sair pro mar. Vou trabalhar, meu querer. Se Deus quiser quando eu voltar do mar, um peixe bom eu vou trazer."

Toda vez que eu penso nas praias cearenses, essa é a música que me vem à cabeça, afinal, a jangada, muito comum por lá, ainda é considerada um dos maiores símbolos do povo e da cultura cearense!!

Mas não é só da jangada que eu sempre me lembro, mas também dos passeios de buggy pelas dunas "COM EMOÇÃO" (só para sentir aquele friozinho na barriga rsrs...), do famoso "olha o jegue" na hora de tirar a foto, do tradicional ski bunda nas dunas, dos coqueiros balançando com o vento... e, é claro, de tanta beleza natural!! Não tem como descrever as belezas daquelas praias!! É encantador!! Tem que ir para conferir!!

O belíssimo litoral cearense estende-se por 573km, onde predominam mangues, restingas e dunas. É dividido, a partir de Fortaleza, em rota do sol nascente e rota do sol poente.

Cenário de várias novelas, mini séries, comerciais, propagandas, programas de aventura, vale a pena ser explorado e contemplado por todos!





Já estive em Canoa Quebrada, Morro Branco/Praia das Fontes, Cumbuco e Lagoinha. Os passeios que eu fiz foram contratados com receptivos locais, indicados pela recepção do hotel.

E, da próxima vez, quero conhecer Mundaú e Jericoacoara!! (está na minha listinha de lugares a conhecer um dia!!)


** CANOA QUEBRADA:

A estrela e a lua são o símbolo de Canoa Quebrada, onde o povo se instalou sobre as falésias e por lá ficou. Descoberto para o mundo a partir da década de 70, pelos hippies, há quem defenda que o lugar possui uma energia diferente e mística e isso fez despertar a curiosidade de muitos. Mundialmente famosa, Canoa Quebrada recebe muitos turistas nacionais e estrangeiros.

Canoa Quebrada pertence ao município de Aracati (reduto dos foliões durante o carnaval) e fica a aproximadamente 160km de Fortaleza. Durante o carnaval, o acesso à praia é bem complicado.

Por ser uma das poucas praias com barreiras de corais, seu mar é calmo o que proporciona um banho bem tranquilo em suas águas morninhas.

Os passeios de buggy pelas dunas e o de jangada são imperdíveis!! Se tiver oportunidade de fazê-los, não perca!!

O passeio de buggy mostrará piscinas naturais, falésias, o centrinho do vilarejo, dunas e lagoas!! Vale muito a pena!! Com paradas para fotos (o que para mim é suuuuper importante!!), também poderá fazer o famoso aerobunda e curtir um banho de lagoa!!

Para fazer o passeio de jangada, deve-se verificar primeiro a variação da maré e confirmar os horários de saída da jangada. Leve sua câmera aquática!!

A principal rua do vilarejo chama-se Broadway e nela concentram-se restaurantes e bares.

Mas, para curtir mais ainda dia, após os passeios de buggy pelas dunas, contemplar as falésias, passear de jangada e fazer uma caminhada mais que agradável pela areia da praia, só mesmo descansando nas barracas de praia de Canoa Quebrada que possuem uma infra estrutura capaz de oferecer bastante conforto e mordomia para os turistas, além das opções gastronômicas, principalmente de frutos do mar.










** CUMBUCO:

Cumbuco fica mais próximo a Fortaleza, localizado no município de Caucaia, a 37km da capital cearense.

Antigo vilarejo de pescadores, o lugar é repleto de dunas, coqueiros, lagoas e praias belíssimas!!

A melhor forma de passear por lá é, sem dúvida, de buggy pelas dunas!! Sugiro "com emoção" aos mais destemidos!! E "sem emoção" para quem quiser um passeio mais calmo, contemplativo. Mas, pensar em Cumbuco é pensar em dunas e buggy!!

Além da aventura com o passeio de buggy, nas dunas há outras opções para a diversão de todos, como o sandboard e o skibunda. Em alguns casos, há lagoas onde o aventureiro, após praticar o skibunda, delizando pelas dunas, vai cair, por exemplo, na Lagoa Parnamirim, podendo desfrutar do banho refrescante em suas águas quentes e limpas!

Já na Lagoa do Banana, que aparece entre as dunas como se fosse um enorme oásis, ainda é possível também aproveitar passeios de jetski, caiaque, banana-boat e lancha.

E, no final de tantos passeios, com tanta aventura, nada mais justo do que relaxar nas barracas de praia que oferecem uma infra estrutura com muito conforto, fazendo uma massagem corporal, deliciando-se com frutos do mar ou, até mesmo, aproveitando o local para uma caminhada pela praia ou andar de jegue para contemplar ainda mais a paisagem!!












No próximo post: Morro Branco/Praia das Fontes e Lagoinha!!! Não deixem de acompanhar!!!
  1. Demais este post sobre o Ceará, mas quero saber que horas vc vai começar a postar sobre a Europa! rsrsrs.
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  2. hehe... confesso que empolguei com esse clima de reveillón e resolvi escrever sobre os meus últimos!! O problema é que tem muita coisa legal para escrever sobre esses lugares!! E ainda falta Punta del Este!! rsrs... Mas, atendendo a pedidos, vou intercalar com as Zoropas, ok?? Aguarde e confie!! =))

    ResponderExcluir
  3. Não que eu precisasse dizer, Lili, mas o blog tá show! O post sobre os itens que não podem faltar na bagagem é uma preciosidade!
    Mas confesso que não vou ficar acessando todo dia não, porque essas dicas sobre o Nordeste me deixam deprimido! Vontade de morrer e voltar rico pra poder viver como se deve!!! hehehehe Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Ah, e pode deixar que, sempre que me deparar com um post no mural do Facebook, eu compartilho pros meus amigos, ok?

    ResponderExcluir
  5. eu queria viajar sozinha pra fortaleza, mas fico pensando quem vai ficar segurando minhas coisas pra aproveitar as praias! a galera fica olhando de boa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcela
      tudo bom?
      Puxa, sua preocupação é válida, viu? Olha, eu também tenho esse medo em algumas praias e, nessas horas, ou eu deixo com alguma família mais perto da água para eu dar um mergulho no mar ou eu levo uma bolsa pequena, que é à prova d'água, onde eu coloco os pertences mais importantes, como celular, carteira, e entro na água com a bolsa comigo e deixo na areia só coisas sem tanto valor, como canga, chapéu... e sempre peço para alguém olhar para mim... outra forma é buscar alguma barraca de praia, dessas maiores, sabe? Com infraestrutura mais organizada, pois muitas dessas barracas, especialmente no Nordeste, oferecerem lockers onde você poderá guardar seus pertences.

      Espero ter ajudado de alguma forma. De forma alguma eu acho que você deveria desistir de ir, ok? Acredito que há formas de contornar essa questão e curtir mesmo assim!

      Beijos e boa sorte! Vai dar tudo certo!
      Lily

      Excluir
    2. AAiii!! OBG ! ajudou mt!! vou da uma olhada nessas bolsas a prova d'água!! e curtii jerii!!!

      Excluir
    3. Jeriiiiiiiiiiii! Lá é um paraíso! Você vai curtir muito e dará tudo certo!
      Beijos e depois volte aqui para nos contar como foi!
      Lily

      Excluir
    4. Essas respostas, me ajudaram bastante a fechar meu pacote sozinha, dia 10 estou indo pra minha viagem a Fortaleza, quero conhecer cumbuco e canoa quebrada

      Excluir
  6. Que bacana saber que o blog te ajudou! Muito obrigada pelo feedback! Abraços e ótima viagem para essas praias lindas!

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabe informar opções Como ir de canoa quebrada pra cumbuco.obrigada

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR