17 novembro 2011

Planejando sua próxima viagem: Primeiros passos...



Um passo a passo para planejar a sua viagem varia muito em razão do perfil do viajante.

Se você é daqueles que consegue planejar a sua viagem com uma certa antecedência, que gosta de pesquisar as atrações turísticas, ver os mapas das cidades, montar o seu próprio pacotinho de viagem (passagens + hospedagem + roteiro de passeios) sem ter que recorrer à agências de turismo e que foge de excursões, você é como eu!

Sempre que possível, eu tento planejar minhas viagens com alguma antecedência. Primeiro, porque eu odeio excursões. Segundo, porque muitas vezes eu consigo montar meus "pacotes" de viagens com preços melhores do que se procurasse uma agência de turismo (especialmente quando a viagem é para fora do Brasil!!). Terceiro, porque eu realmente gosto de pesquisar e levantar o maior número de dados que puder para montar meu roteiro de viagem.

É claro que se você não consegue ser assim tão metódico como eu, seja em razão do emprego (muitas vezes a profissão impede que a pessoa consiga se planejar com antecedência) seja por ter um perfil daqueles que preferem deixar para resolver as coisas mais em cima da hora, nesses casos, sugiro que você recorra a uma agência de turismo, se não quiser ter muito trabalho para montar seu roteiro/pacote de viagem, ou que se hospede em hostels e resgate suas passagens com milhas (se tiver como) ou que tenha dinheiro para pagar o que for necessário nas passagens áreas e hotéis, se resolver viajar de última hora, porque costumam ser mais caros. De fato, esse raciocínio aí se aplica mais para viagens para fora do Brasil.

Para viagens dentro do Brasil, ainda é possível deixar para planejar mais próximo da data da viagem em épocas tranquilas de baixa temporada. Ou, se for em alta temporada e se você tiver muitas milhas para gastar ou se não se importar em pagar mais caro em passagens aéreas e hospedagem, também serve com outra opção.

Sendo assim, esclarecidos os perfis dos viajantes, vou deixar aqui algumas dicas sobre como eu penso ao planejar uma viagem:


1) Para onde ir? Qual o destino?

Ah... essa é a pergunta mais cruel que eu me faço. Adoro conhecer lugares novos, explorar novas culturas e ver novas paisagens. Sabe aquela pessoa que tem uma lista de lugares que deseja conhecer? Sou Eu! Portanto, eu geralmente medito um pouco sobre o meu próximo destino de viagem e considero alguns fatores que vou citar aqui:

- época do ano: verifique se nesse destino é feriado e conte com a possibilidade de encontrar algumas atrações turísticas fechadas, como museus, por exemplo. A época do ano também influencia muito nos preços, pois, a depender se for alta ou baixa temporada, a lei da oferta e procura é aplicada com ênfase! E pense também naquelas épocas mais visadas, tais como: reveillón, carnaval, feriados prolongados, pois, se vc é do tipo que não gosta de tumultos e prefere um atendimento mais personalizado, fuja dessas épocas que sempre atraem mais pessoas e nem sempre os lugares comportam tanta gente e, por consequência, há uma significativa queda na qualidade do atendimento, nos serviços e infraestrutura no geral.

- clima da região: também tem a ver com a época do ano. É bom saber antes de viajar como está o clima da região naquele momento. Se haverá muitas chuvas, se o clima estará muito seco, se vai fazer sol ... e isso vai importar muito, principalmente se o destino for de praia e a pessoa viaja em plena época de chuvas, por exemplo. Para curtir melhor a sua viagem, esse detalhe é bastante importante.

A época de chuvas/inverno influencia diretamente alguns passeios nacionais como, por exemplo, os Lençóis Maranhenses. Quem quiser ver os Lençóis em todo o seu esplendor, precisa se programar para ir na época em que os lagos/lagoas estão mais cheios, que costuma ser de junho até meados de outubro. Ou as condições do vento em Fernando de Noronha, já exploradas em post anterior, que fazem com a paisagem mude completamente de setembro para janeiro, pois em setembro as praias do mar de dentro estarão calmas para os mergulhadores e flutuação, mas em janeiro estarão ótimas para os surfistas.

Para viagens nacionais, eu costumo acessar esse post que foi muito bem produzido e traça um "mapa das chuvas" das regiões brasileiras: http://www.viajenaviagem.com/2011/01/ferias-no-brasil-como-fugir-da-chuva/

Também consulto sites de meteorologia para qualquer destino que seja e checo as médias de chuvas e de temperaturas. Atualmente, aquele em que eu mais confio é o CPTEC.

Mas também acesso outros para poder comparar as previsões de tempo e ter uma média: Tempo Agora, The Weather Channel, Climatempo e INMET

Isso também vale para evitar ir para o Caribe em época de furacões, fugir de nevascas em Nova Iorque, evitar as monções de verão e tempestades torrencias na IndoChina, entre outros.

- feriados religiosos: a depender da sua devoção, isso pode ser algo bom ou não. Verifique se o destino é um lugar que organiza eventos religiosos daqueles que param toda a cidade.

Tendo definido o destino da viagem, um grande passo já foi dado!! Nos próximos posts vou falar um pouco sobre hospedagem, passgens aéreas e passeios turísticos!! 
  1. Lili vc é DEMAIS!! Algum dia viajo com vc pra qualquer lugar kkkkkkkk!!! Só tem que ser adaptado kkkkkkkkkk!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro planejar viagem!!! Curto olhar com cuidado cada detalhe, escolher o hotel, os passeios a fazer, museus a visitar, etc etc!!!! E, vc, mais do ninguém, mana, CURTE DEMAIS isso tb né!!!!! Esse POST é a sua cara!!!! Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Post maravilhoso! Não saio mais desse blog rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada!
      Seja sempre bem vindo.
      Abraços,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR