18 junho 2018

Copa do Mundo com Vinhos Portugueses

Por Fábio Cortes e Tatiane Pestana

Em uma noite chuvosa de outono, poucos dias antes do início da Copa do Mundo, craques de uma península d’além mar entram em campo no Copa Palace. 



O Apaixonados por Viagens mais uma vez conferiu de perto as novidades do universo da vitivinicultura, que foram apresentadas no Belmond Copacabana Palace. Os craques no caso são os excelentes vinhos desta tal península, a de Setúbal, localizada ao sul de Lisboa, em Portugal, e que deram uma goleada de sabores e aromas no evento Vinhos da Península de Setúbal, realizado no último dia 05 de junho, na Cidade Maravilhosa, no icônico hotel, estádio perfeito para esse jogo de estrelas.


Com a Rainha de Setúbal, a Castelão, lá estavam a Venâncio Costa Lima, com seus Andorinha do Mar (branco e tinto); a vinícola António Saramago, com seus tintos reserva bastante redondos; e a vinícola Filipe Palhoça, que nos apresentou o invejável Quinta da Invejosa.


Também pudemos conhecer um vinho que contou com uma ajudinha do mundo animal em sua produção: a Quinta do Piloto trouxe o excelente Vinha dos Pardais, cuja colheita é iniciada quando esses pássaros começam a “roubar” das videiras as frutas que estão no ponto certo para a colheita.



A noite ainda teve a Casa Ermelinda Freitas e Joana Freitas nos deliciou com uma gama fantástica desses craques: seu Camisa 10 é o Dona Ermelinda Reserva.


Mas como em toda final de campeonato, a emoção maior ficou para a disputa de penalidades: Brejinho da Costa versus Comporta Wines com os tintos Comendador Costa e Parus. Depois de 11 rodadas de cobranças de pênaltis, o guarda metas do Comendador defende o último chute e leva para Brejinho d’Água o título de melhor do Copa. 


Agora sim, com a Copa do Mundo em pleno vapor, quem aí vai torcer para a seleção Portuguesa e para o Brasil? Que tal torcer para os dois, saboreando os excelentes vinhos da Península de Setúbal, que você encontra em diversas casas especializadas, mercados, lojas online e demais revendedores ou importadoras. 




Aproveite o friozinho que está fazendo na maioria das cidades brasileiras e, em vez do chope, vá de vinho nesta Copa do Mundo!



Curiosidades (fonte: Paladar Estadão)

Para quem não sabe algumas diferenças, vamos apresentar aqui de forma bem simples (para iniciantes, ok?)

- Vinho de Mesa: produzidos com uvas americanas ou vitis labrusca; ou ainda com variedades híbridas. São os vinhos conhecidos como colonial, com gosto e cheiro de uva, e que geralmente são envazados em garrafões.

- Vinho Fino: produzidos com vitis viníferas, espécie da videira natural da Europa, como o Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Sauvignon Blanc.

- Vinícola / Bodega: lugar onde o vinho é produzido e que também pode se referir ao nome da empresa que o fabrica ou apenas ao local dentro da propriedade onde é feito. Nem toda vinícola também cultiva uvas, apesar de ser bastante comum uma coisa estar associada a outra. Em alguns casos, a vinícola pode comprar uvas de outros produtores.

- Vinhedo: local onde são plantadas as vinhas, videiras... hoje em dia fala-se bastante em terroir, palavra de origem francesa, que significa “solo” e representa o conjunto de características especiais que a geografia, a geologia e o clima de um determinado lugar, interagindo com a genética da planta, expressam em forma de sabor e aroma. Ou seja, seria a relação mais íntima entre o solo e o micro-clima particular do local que favorece ao plantio de um tipo de uva. O vinhedo pode estar ou não dentro das vinícolas e podem apresentar diversos tamanhos.

- Videira: planta que dá uvas, também chamada de vinha.

- Vindima: momento no ano em que é realizada a colheita das uvas.

- Vinicultura: elaboração de vinho - produção, preservação, processo de envase e comercialização.

- Viticultura: é a atividade de cultivar as vinhas, envolvendo o seu estudo para a produção da uva, onde ela poderá ser cultivada, o que não será destinado apenas para vinhos, mas também para sucos, para consumo em natura, para produção de uva passa.


- Vitivinicultura: produção de uvas e do vinho, ou seja, os dois processos reunidos, o da vinicultura com a viticultura.

O Vinicultor ocupa-se da fabricação do vinho enquanto o Viticultor cultiva as vinhas, ocupando-se da plantação, cultivo e colheita das uvas.





Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR