07 março 2012

Jericoacoara/Ceará: Passeio para as Lagoas!!!

Esse é, sem dúvidas, o melhor passeio a ser feito em Jeri!!! LAGOA AZUL E LAGOA DO PARAÍSO!!!

Lagoa do Paraíso

Vale a pena planejar um dia, ou até mais do que isso, e conferir quão deslumbrantemente lindas são essas lagoas, carinhosamente chamadas de Caribe Cearense em razão das águas cristalinas em tom verde esmeralda e azul turquesa (a depender de onde se esteja... ).

As Lagoas ficam distantes da Vila de Jeri aproximadamente uns 25 minutos.

Os que vão para Jeri de carro podem ir perfeitamente para as Lagoas sem depender de transfer ou contratar algum serviço turístico para isso. Basta olhar direitinho o mapa e acertar o caminho!!

Outra opção bem econômica é pegar a jardineira que sai da Vila de Jeri. São várias que fazem esse transporte até as lagoas, saindo pela manhã e retornando no início da tarde, custando em média R$15,00 por pessoas.

Mas eu preferi ir de buggy!!! Aliás, fui duas vezes, pois a primeira tentativa, totalmente frustrada, foi boicotada por uma nuvem negra e um temporal que, passados 10 minutos, não dava sinais de melhoria do tempo. Aliás, apesar de ter pagado mais barato pelo passeio, que teria sido R$120,00 caso a chuva não tivesse atrapalhado, o buggueiro não era da Associação e o buggy estava em péssimas condições!!!

Já na segunda tentativa correu tudo bem!!! Deu tudo certo!!

Fiz reserva no dia anterior diretamente com a Associação de Buggeiros, que fica na Rua Principal, quase em frente à Praça Principal da Vila. O passeio custou R$200,00 a ser dividido pelas pessoas que foram no buggy (o buggy comporta até 4 pessoas!!). Pagamos primeiro um adiantamento pela reserva de 10% e o restante para o buggueiro. (Mesmo que seja um pouco mais caro, é melhor contratar com a Associação porque os buggys são melhores e aparentemente mais novos!! O nosso tinha até música!!!!)

O passeio iniciou-se por volta das 08:30h da manhã (optamos por sair um pouco mais cedo que a maioria das pessoas para aproveitar os lugares sem o tumulto de turista que chegaria depois e foi a melhor coisa que fizemos!! Curtimos muito o lugar sem estar muvucado ainda!!), e terminou por volta das 15:00h.O buggueiro busca e depois deixa de volta na pousada indicada no voucher da Associação de Buggueiros ou na rua principal da vila, a combinar.

Fomos, então, mais uma vez em direção às Lagoas, passando pela praia do Preá

Quem não tiver ainda conhecido a Pedra Furada, pode aproveitar esse passeio para economizar um bom tempo de caminhada pela praia. O buggy para na praia do Preá, a mais ou menos 1,5Km da Pedra Furada. Mas não se anime em achar que a caminhada é somente na areia porque haverá pedras pelo caminho também!!! E, sempre é bom lembrar: o ideal é fazer a caminhada com a maré baixa/seca.

No caminho há uma paradinha para observar a curiosa Árvore Preguiçosa, que "cresceu" para baixo!!

Chegando na Vila do Preá, mais uma paradinha para fotos na praia!! A Praia do Preá é considerada a favorita e queridinha pelos kitesurfistas em razão dos seus bons ventos favoráveis à prática do esporte!!

Passamos dentro da Vila, por suas ruelas, e já se percebe que a Vila do Preá é bem mais organizada, com melhor infraestrutura do que a Vila de Jeri. Inclusive, tem iluminação pública!!

Mas vamos falar do que interessa: Lagoas!!

A primeira lagoa visitada é a LAGOA AZUL. Na verdade, as duas lagoas, principalmente em época de cheia por causa das chuvas, acabam se interligando.

Na Lagoa Azul existe um restaurante que organizou barracas, cadeiras e redes na água, servindo como excelente ponto de apoio para quem quiser relaxar às margens da Lagoa. Aliás, é só isso que existe ali na Lagoa Azul. Exatamente por ser o único ponto de apoio, em pouco tempo foi ficando muito cheio de turistas (eu fui em plena alta temporada - carnaval de 2012!!).

Antes de chegar nesse restaurante que também é uma pousada, tem que fazer uma pequena travessia em cima de uma jangada, que cobra R$2,00 por pessoa e, como fui mais cedo do que os demais turistas, não estava lotada e pareceu bastante segura. Só que eu não andaria nela se tivesse que ir em pé ou se estivesse super lotada!!

A Lagoa Azul é muito bonita!! Principalmente quando não está lotada de turistas!! hehehehe... As redes, mesas e cadeiras dentro da água são fantásticas para curtir e relaxar ainda mais, apreciando aquele visual tão lindo!!

A água, salobra, não é tão quentinha, mas também não chega a ser fria.

Não posso falar muito sobre o serviço do restaurante porque, como era cedo, não cheguei a pedir nada além de uma água.

Ficamos mais ou menos umas 2 horas ali na Lagoa e depois voltamos para o buggy e seguimos em direção à Lagoa do Paraíso.

No caminho, porém, fizemos uma pequena paradinha na LAGOA DO CORAÇÃO. Esta, todavia, estava meio seca porque a época da chuva estava começando e o seu coração estava "partido" já que metade da lagoa estava vazia ... rsrsrs... Havia um quiosque, redes na água e uma duna ao lado, que eu fiz questão de subir para registrar melhor a paisagem!!

Por fim, fomos para a LAGOA DO PARAÍSO!!

A Lagoa do Paraíso é bem grande e nela há vários pontos de apoio, restaurantes, pousadas... Nosso buggueiro nos levou para um ponto de apoio já certo, um pouco mais afastado dos primeiros restaurantes, o que também achei ótimo porque percebi que os primeiros estavam já muito cheios (do lado de fora havia vários buggys, carros e as tais jardineiras). No restaurante para onde fomos, não havia muita gente, a infraestrutura era boa, também contava com redes dentro da água, mesas, cadeiras, barracas de palha e um área para refeições grande.

O problema é que tudo que pedíamos para comer e petiscar estava em falta, como por exemplo o camarão e o aipim/macaxeira. Após curtir bastante a lagoa, as redes, tirar muitas fotos do lugar, beber duas caipirinhas, o fato de não haver nada do nosso agrado para petiscar fez com que desanimássemos a ficar mais tempo no lugar. Eu, no momento, não me lembro o nome do restaurante, mas sei que era um mais afastado.

Voltamos para Jeri por outro caminho, por dentro, passando pelo Parque Nacional e em mais ou menos 20 minutos chegamos na Vila, onde o buggueiro nos deixou e de lá partimos para um fim de tarde na praia principal, com direito a camarões e sorvete!! rsrsrs...

Árvore Preguiçosa

Praia do Preá

Travessia para a Lagoa Azul

Lagoa Azul

Lagoa do Coração

1. Simρly wish tto say youhr article is as amazing.
    The clearness for your submit is simply ice and that i can think you are knowledgeablе on this subject.
    Well aloҺg with your permission let me to take hold of
    your feed to keep up to date with impnding post. Thanks one million ɑnd
    please keep up thе enjoyable work.

Here is my weblog ... achieve joint relief []

2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

3. Jeri está certamente entre as praias mais bonitas do Brasil.

4. Una opción muy económica es tomar el autobús jardín que sale de Vila de Jeri. Muchas personas utilizan este transporte para las lagunas, saliendo por la mañana y regresando por la tarde, costando en promedio R$15.00 por persona. Es una gran y útil pieza de información. Gracias por compartir esta información útil con nosotros. Gracias por mantenernos actualizados de esta manera. Muchas gracias por compartir. Gracias por visitar mi sitio web.