22 junho 2018

29ª Bauernfest a partir de 22/06/18, em Petrópolis

Começou hoje, dia 22 de Junho, a mais famosa festa do Colono Alemão do estado do RJ: a  29ª Bauernfest, na cidade imperial de Petrópolis!




A abertura oficial aconteceu nesta sexta-feira, de grandes emoções pós jogo de vitória difícil do Brasil contra a Costa Rica. Em clima de inverno, de friozinho e de Copa do Mundo, a Festa do Colono Alemão trouxe mais de 200 atrações, comida típica, muito chope, chucrute, salsichão e todas as delícias germânicas que a gente tanto ama!!


Serão 10 dias de festa que transformarão a Cidade de Pedro em palco de um verdadeiro burgo alemão até o dia 1º de julho, com epicentro dos festejos no Palácio de Cristal, coração do evento.

A Banda do 32º Batalhão de Infantaria Leve e, como tradição, a sangria do 1º barril de chope darão o pontapé inicial nas comemorações em homenagem aos colonos germânicos.

Danças folclóricas, bandas de música alemã, desfiles, concursos de melhor cuca e melhor chope a metro, Jogos Germânicos, oficinas ocorrerão em todos os 6 palcos da festa que recebem as atrações culturais a partir de hoje na festa que é o maior e mais tradicional evento da cidade, que objetiva resgatar e preservar as origens dos imigrantes que vieram para essa região, perpetuar e homenagear a cultura germânica que faz parte do dia a dia da cidade até hoje, como na arquitetura das construções, na comida, nos sobrenomes.



Bauernfest e Palácio de Cristal ao fundo
A Bauernfest este ano espera superar em 10% o público do ano passado, quando a festa recebeu mais de 320 mil pessoas. Nesta 29ª edição, a prefeitura trabalhou para expandir ainda mais o evento, aumentando o número de palcos de quatro para seis, por exemplo. Além do Palácio de Cristal, outros núcleos da festa também estarão na Rua Alfredo Pachá, na Praça da Liberdade, na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) e no clube Petropolitano.



Outro ponto alto da festa deverá ficar por conta da gastronomia típica e maravilhosa alemã, regada a muito chope, que marcará presença este ano na Festa do Colono Alemão nas 43 barracas distribuídas pelo Palácio de Cristal, Rua Alfredo Pachá e Praça da Liberdade. Dez delas estarão vendendo artesanato e o moinho terá souvenirs. A partir do sábado 23/06, todas serão abertas às 10h o que será ótimo para quem desejar chegar cedo e curtir o evento com calma.




Três desfiles também fazem parte da festa: Dois folclóricos nos domingos, dias 24 de junho e 1º de julho, às 10h, saindo da Rua da Imperatriz. E o Desfile de Luzes, no dia 29 de junho, começando às 19h, na Igreja Luterana, na Rua Ipiranga. Todos terminam no Palácio de Cristal.

O mais curioso é lembrar que estiver na Bauernfest há 4 anos, justamente durante a Copa do Mundo e foi bem divertida a festa. A gente assistiu a um jogo do Brasil de Quartas de Final lá mesmo... será que se formos na semana que vem veremos o jogo do Brasil das Oitavas de Final??

Copa do Mundo de 2014
Bem, não vou negar que a festa tenha crescido muito, cada vez mais conhecida, popular, não é a toa que é a maior festa da cidade e, naturalmente, com isso também surgem alguns problemas como ter que encarar, a depender do dia e horário, principalmente se for num sábado de tarde, uma multidão de pessoas circulando pela festa durante o dia e a noite. Portanto, já vá avisado que estacionar o carro, caso esteveja dirigindo, é missão difícil para quem não chega cedo.

Mas é claro que a gente curiu muito a festa!! Comemos muitos salsichões, joelhos de porco, chucrute, doces típicos e maravilhosos e assistimos a apresentações de danças típicas alemãs.... só de lembrar já deu vontade de voltar!!


Veja aqui o nosso Mini Guia de Petrópolis e confira mais informações sobre a região serrana do Rio de Janeiro, seu charme encantos. 


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR