04 agosto 2017

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit: 1 milhão de filhotes de tartarugas marinhas chegam às suas praias!

Estive em junho de 2017 pela primeira vez no México e estreei com o pé direito, conhecendo um lado mexicano mais autêntico, mais caricato e mais charmoso: o Pacífico Mexicano, que compreende as regiões de Puerto Vallarta e Riviera Nayaritt!

Vejam aqui algumas matérias já divulgadas no blog:




Tive a honra de explorar um pouco suas praias - confesso que pouco mesmo, pois o lugar é incrível e merecia uns dias a mais para conhecer, contemplar e até mesmo absorver toda essa essência mexicana que muito me agradou - e fiquei encantada com as possibilidades de passeios que essa região oferece que vão desde os tradicionais passeios de praia, de barco, mergulho, snorkel, mas também tem a possibilidade de nadar com golfinhos na Baía de Banderas, que é compartilhada tanto por Puerto Vallarta, que pertence ao estado de Jalisco, quanto por Riviera Nayarit, que pertence ao estado de Nayarit, além de trilhas, grutas, uma ótima gastronomia (por supuesto! com muitos nachos, frutos do mar, ótimos cocktails à base de tequila... ai ai ai ... uma delícia!). 




Dica: o passeio para avistar os golfinhos e tentar nadar com eles em seu  habitat natural foi feito a partir de Puerto Vallarta com a agência Wildlife Connection, na Baía de Banderas. Vimos muitos muitos! Porém, nadar com eles não foi possível, apesar das tentativas, porque estavam com filhotes e eles costumam ficar mais protetores e com medo quando estão com filhotes. Em todo caso, o passeio já vale pela experiência, por todos os ensinamentos que a bióloga que nos acompanhou passou, como, por exemplo, que os golfinhos podem viver até pela uns 50 anos, que eles só têm 1 filho por vez, a diferença entre macho e fêmea... por aí vai! Além de toda a consciência ecológica de fazer um passeio para observar animais livres na natureza.


Entrada do Hotel W Punta de Mita

Falando um pouquinho sobre cada um, vale dizer que Puerto Vallarta encontra-se na convergência das Montanhas de Sierra Madre com a Baía das Bandeiras, no Pacífico, fazendo limite ao norte com o Estado de Nayarit. Tradicional, pitoresco e cheio de história, mas ao mesmo tempo moderno, vibrante e exótico, é em Puerto Vallarta que fica o aeroporto, que é muito bem conectado com a Cidade do México, como alguns lugares dos EUA, a exemplo de Houston (nós fomos por Houston em um voo direto de São Paulo para lá e depois um voo direto de Houston para Puerto Vallarta com a cia aérea United Airlines). 

Puerto Vallarta

Casitas Maraika

Casitas Maraika

Conhecido por ser um destino de relaxantes praias, restaurantes de renome mundial e, mais recentemente, o ecoturismo e aventuras radicais, em um ambiente cercado de montanhas, rios, praias e ondas verde-esmeralda do Oceano Pacífico, Puerto Vallarta oferece diversas opções passeio, desde uma caminhada pelo seu calçadão remodelado, ao lado do centro histórico e da costa, onde pode desfrutar de numerosos cafés e clubes noturnos e esculturas expostas ao ar livre, até mesmo admirar o por do sol espetacular! E não foi a toa que Puerto Vallarta foi escolhida como um dos 12 melhores destinos do mundo para se viver ou se aposentar pelo The Huffington Post, um dos maiores portais de interesse geral dos Estados Unidos, em 2016.

Puerto Vallarta

Puerto Vallarta

Puerto Vallarta

Puerto Vallarta

Já a Riviera Nayarit, que comemora o seu 10° aniversário como destino premium do México neste ano de 2017, é reconhecida por suas maravilhas incomparáveis de luxo e de natureza protegida, estendendo-se por 308 km de costa, emoldurada pela majestosa cadeia de montanhas da Sierra Madre. A apenas dez minutos ao norte do Aeroporto Internacional Gustavo Díaz Ordaz (PVR - Puerto Vallarta), essa região no Estado de Nayarit inclui o balneário de Nuevo Vallarta, a histórica vila de San Blas, o exclusivo  refúgio de celebridades de Punta Mita, a praia de surfistas bohemian-chic de Sayulita, simpáticas vilas de pescadores, praias tranquilas e a espetacular Baía Banderas. 

Sayulita - Riviera Nayarit

Sayulita - Riviera Nayarit

A Riviera Nayarit deslumbra visitantes de todas as partes do mundo com atividades como: cursos de golfe (PGA), spas luxuosos, observação de baleias, desova de tartarugas, tirolesa, surfe, observação de pássaros, culinária internacional e artesanato da tribo nativa Huichol. Atrai e satisfaz todos os estilos com sua diversidade de hospedagens, que inclui hotéis de luxo, hotéis boutiques, de ecoturismo e pitorescos empreendimentos Bed & Breakfast. E foi reconhecida como um “Destino Virtuoso Preferencial”. Em 2017, a National Geographic nomeou a Playa del Amor uma das 21 praias top no mundo, enquanto a Forbes selecionou o destino como um dos tops do ano. 

Portanto, percebam que o Pacífico Mexicano é riquíssimo em belezas naturais e agora se prepara para um verdadeiro espetáculo da natureza que acontece todo ano: a chegada em suas praias de cerca de 1 milhão de filhotes de tartarugas marinhas!!

O início da temporada da liberação das tartarugas marinhas nas praias locais é um acontecimento incrível que atrai viajantes de todas as partes do mundo e estende-se até o mês de dezembro.


A experiência promete ser incrível, principalmente porque, das oito espécies existentes no mundo, sete vivem na costa do Pacífico Mexicano. Em Puerto Vallarta, a desova concentra-se especialmente na praia de Holy, que recebe em média cerca de 900 ninhos. Na Riviera Nayarit, mais de 400 mil filhotes são liberados em Nuevo Vallarta. A mais vista é a Tartaruga Oliva, também conhecida como Olive Ridley, que ganhou este nome devido à sua coloração esverdeada e é uma das menores tartarugas marinhas do mundo, medindo até 73 cm.

Quando o período de incubação acaba e os ovos eclodem, o próprio público tem a oportunidade de liberar os filhotes - geralmente um por pessoa. A apreciação e preservação dessas espécies é parte dos muitos projetos de educação ambiental desenvolvidos na região. A iniciativa mobiliza comunidade, visitantes e tem ainda o respaldo conjunto de associações hoteleiras e órgãos governamentais.


Em Puerto Vallarta, as empresas Wildlife Connection e Ecotours Vallarta realizam tours pelo acampamento das tartarugas, onde é possível acompanhar e participar da conservação desses seres.



** Informações sobre Puerto Vallarta e Riviera Nayarit **

- Quando ir: essa pergunta dependerá se você quer o período mais seco ou se prefere o menos badalado.

. Temporada de Chuvas: vai de junho a outubro, com maior concentração de chuvas de julho a setembro. Nada que atrapalhe o seu passeio, já que as chuvas costumam ser de verão (pois é verão no hemisfério norte nesta época do ano), portanto, passageiras, normalmente à noite e não atrapalham as atividades do dia. Corresponde à BAIXA TEMPORADA, quando parte do comércio fecha e alguns passeios não saem, principalmente no mês de setembro. Porém, a vantagem é pagar um valor mais barato na hospedagem.

Casitas Maraika - Puerto Vallarta

Puerto Vallarta

Puerto Vallarta

. Temporada Seca: corresponde ao inverno no hemisfério norte, de dezembro a março, com temperaturas mais amenas, em torno dos 25ºC, com clima seco. Essa é a ALTA TEMPORADA, com preços mais elevados, quando tudo acontece por lá, ou seja, todos os passeios são garantidos e há muito agito. A hospedagem fica mais cara e mais disputada. Recomenda-se reservar com antecedência.




- Sobre Furacões: em tese, está livre deles, por conta da cadeira montanhosa que protege e cerca a região desta costa. Todavia, é sempre bom ficar em alerta, especialmente nos meses mais críticos (ultimamente os furacões vêm acontecendo praticamente todo ano entre os meses de outubro e novembro), já que o furacão Patrícia, de outubro de 2015, chegou a afetar, ainda que não drasticamente, a região.

- Como Chegar: o aeroporto fica em Puerto Vallarta, a fica a 15 minutos de Nuevo Vallarta. A distância entre Puerto Vallarta e Nuevo Vallarta, que é a principal cidade da Riviera Nayarit, é de uns 15km.


Não há voos diretos do Brasil, mas é perfeitamente possível e fácil chegar pela Cidade do México e depois pegar algumas das inúmeras opções de voos de lá para Puerto Vallarta. Ou, ainda, tem como ir pelos EUA através de voos que saem do Texas/Houston e vão direto para Puerto Vallarta, sem passar pela Cidade do México. Para maiores informações, consulte os sites da Latam, Aeroméxico, Avianca, Copa, United Airlines e American Airlines.


Brasileiros não precisam de visto para irem ao México, mas tão somente de passaporte válido e, agora, também estão exigindo o Certificado Internacional da vacina da Febre Amarela. Contudo, se a sua companhia aérea passar pelos EUA, fique atento à necessidade de ter o Visto Americano em seu passaporte, ainda que seja apenas uma passagem de trânsito.

Atenção: a imigração mexicana pode solicitar os comprovantes de passagens aéreas e de hospedagem

Idioma: oficialmente, como em todo o México, fala-se ESPANHOL. Mas por lá você não encontrará dificuldade em ouvir e falar inglês, ou até mesmo o portunhol, já que a região ganha cada vez mais adeptos brasileiros.

Vista do Hotel Villa Premier - Puerto Vallarta

Vista do hotel Villa Premiere - Puerto Vallarta

Praia dos Mortos - Puerto Vallarta

Praia dos Mortos - Puerto Vallarta

Moeda: peso mexicano, mas o dólar é altamente aceito. Quando estive lá em junho, a relação estava mais ou menos 1 real para 6 pesos mexicanos. 

Fuso Horário: 2 horas a mais que o horário oficial (normal) de Brasília.

Hotel Villa Premier - Puerto Vallarta

Quantos dias: para fazer os principais passeios e percorrer os vilarejos, recomendam-se no mínimo 4 dias inteiros em casa região, ou seja, 4 dias em Riviera Nayarit e 4 dias em Puerto Vallarta, inclusive para curtir um pouco do seu hotel, já que o forte dessa região são os excelentes hotéis de luxo e resorts.

Hotel Villa Premiere - Puerto Vallarta

Hotel Marival Resort & Suites - Riviera Nayarit

Onde se Hospedar: dependerá do seu perfil e do seu bolso. Em Punta de Mita estão os hotéis mais elegantes e sofisticados, como o W Punta de Mita que nós visitamos; em Nuevo Vallarta encontra-se a maioria dos resorts all inclusive como o Marival Resort & Suites, onde ficamos hospedados, em Bucerías estão as hospedagens mais roots e despojadas, Sayulita é point dos surfistas e reúne uma turma mais jovem e aventureira, em Puerto Vallarta, onde está o aeroporto e que não faz parte da Riviera Nayarit, estão as opções mais urbanas e próximas dos agitos norturnos, e lá nos ficamos no hotel boutique Villa Premiere, que foi o meu preferido.

Riviera Nayarit

San Pancho - Riviera Nayarit

Sayulita - Riviera Nayarit

Passeios Obrigatórios: Islas Marietas para observar os pássaros, as construções rochosas e fazer snorkeling, contemplar o pôr do sol alaranjado que se encontra com o mar, passear pelo povoado de Sayulita e se encantar com sua gastronomia e artesanato, fazer o passeio para as Casitas Maraika, fazer um passeio de barco pela Baía Banderas e ver os golfinhos, dentre outros.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR