16 janeiro 2017

Confira a entrevista feita com o Diretor Artístico do Natal Luz de Gramado


Apaixonados entrevista: EDSON ERDMANN, por Rô Rocco

O blog Apaixonados por Viagens foi convidado a conhecer de perto o Natal Luz em 2015, quando comemorava a sua 30ª Edição. Infelizmente, naquela ocasião, a Lily e o Julio não puderam ir, o que foi uma peninha. Mas dessa vez, início de 2017, a colaboradora e representante do blog, Rosana Rocco, amiga do casal, esteve na Serra Gaúcha com sua família e pôde conferir de perto a Magia do Natal Luz, com todo o apoio da GramadoTur que renovou seu convite ao Apaixonados por Viagens para que a Rô, representando o blog, pudesse assistir aos espetáculos com sua família. 



Natal pelo Mundo
Somos muito gratos à GramadoTur pela experiência oferecida à Rosana Roco e sua família, bem como pela oportunidade de podermos juntos compartilhar aqui no Blog Apaixonados por Viagens um pouco desse brilho natalino que é irradiado por todos os cantinhos de Gramado, cidade que se transforma todo final de ano a espera de milhares de turistas que vão para lá para sentir novamente a alegria de viver um Natal bem típico e bem lindo!

Nesta ocasião, a Rô teve a oportunidade ímpar de entrevistar o Edson que é o diretor Artístico do Natal Luz de Gramado e dono da Produtora “Histórias Incríveis Entretenimento”.

Ele a mente, o corpo, a alma e o brilho do Natal Luz.

Edson, à esquerda, ao lado da  Rô

Cheguei ao local marcado, um prédio fofo em estilo colonial como todos os de Gramado e logo alguém com um sorriso no rosto atendeu a porta. Era a Maria. Na sala da produtora, olhei pela janela e uma vasta neblina insistia em cair sobre Gramado, mas poxa, justo no dia em que íamos assistir ao espetáculo “Eu sou Maria” (o espetáculo acontece em um lago a céu aberto e o mau tempo prejudica a visibilidade), mas tudo bem, não se pode ganhar todas.




Subi para o segundo andar e então conheci o Edson. Sabe aquelas pessoas que já te trazem uma paz só com um simples aperto de mão, um sorriso e dois beijinhos no rosto? Pois bem, ele é assim. Até esse momento não conhecia a sua historia profissional e nem sua vida pessoal, deu apenas pra sentir seu brilho e sua energia.

A história do Natal Luz

O Natal Luz foi criado há 31 anos e antes era feito por uma família. Há 5 ou 6 anos atrás foi criada uma autarquia municipal chamada Gramadotur que passou a cuidar de todos os eventos do Natal Luz e vinham sendo realizados por atores e diretores artísticos diferentes depois da saída dessa família.


O Grande Desfile de Natal

A história do Edson

Eu não sabia muito sobre o Edson quando fui entrevistá-lo, mas sabia que por trás daquele brilho tinha alguma coisa de especial. Ele é formado em jornalismo, mas a base dele é de televisão e grandes eventos. Trabalhou por 10 anos na RBS e 17/18 anos de TV Globo. Dirigiu grandes shows que certamente você querido leitor desse blog já assistiu e se emocionou. Quer alguns exemplos? Shows do Roberto Carlos e Pavarotti juntos, o Show Amigos, diversos shows do Criança Esperança, Shows da Virada, Show da JMJ (Jornada Mundial da Juventude), dentre outros. Ele é quem faz também o Festival de Cinema de Gramado e recentemente dirigiu o acendimento da Pira Olímpica! A lista é extensa de tantos sucessos.

Ele me mostrou com carinho alguns outros trabalhos dele fora da TV Globo (pausa pra dizer que eu fiquei arrepiada apenas assistindo aos trabalhos dele, imagina quem estava lá ao vivo?) e também outros projetos futuros, que de cara já te digo que será sucesso absoluto. Um deles será na minha cidade e, se concretizar, estarei lá para aplaudi-lo de pé.

Durante a JMJ, o Edson viveu um drama pessoal. Descobriu uma doença no seu filho com então 1 ano de vida (idade da minha filha). Nem preciso dizer que só de ele me contar isso, meus olhos já se encheram d’água. Sua fé, seu brilho, sua força o levou a um encontro pessoal com o Papa. Juntos rezaram e acreditaram na cura. Isso mudou por completo a vida dele e do filho dele. Hoje, do jeito que o Erick toca fogo na casa, já podemos considerá-lo curado.


Como essas duas histórias se cruzaram?

No 30º Natal Luz de Gramado, o Edson foi convidado para criar um Natal diferente, que desse um tom mais “espetacular” e que a comunidade pudesse participar mais e que ficasse com um ar de show internacional.

Ele pessoalmente comanda todos os processos, desde a criação até a execução de cada espetáculo. Ele faz teste de elenco, cria cenários, escolhe balé, cenógrafos, ensaia cena por cena, participa da escolha da trilha sonora, elabora texto, dentre tantas outras funções que um diretor possui. Sob a sua supervisão, está uma equipe em torno de 200 profissionais.

Perguntei para ele quais foram suas inspirações para criar os espetáculos do Natal Luz e claro, a maioria delas vem de suas experiências de vida, sua fé, religião e no poder de acreditar tanto, mas tanto em algo a ponto de torná-lo realidade. Duas pessoinhas fofas o inspiram principalmente na parte do Papai Noel: são seus 2 filhos - a Elena (8 anos) e o Erik (5 anos). Eles acreditam na Magia do Natal e é esse o principal objetivo do Edson: fazer com que mais e mais pessoas voltem a acreditar na Magia do Natal.

Ele me falou uma frase que ecoou na minha cabeça por alguns dias: “Eu quero tocar no coração do máximo de pessoas possíveis de uma forma individual a ponto de mudar a vida delas depois de assistirem ao espetáculo. Eu não posso perder essa oportunidade. ”

Realizou essa frase? Sabe as lágrimas que você derrama ao assistir a um espetáculo? Você vai se recordar delas para sempre!

O brilho do Natal Luz

Nem senti o tempo passar de tão gostoso que foi o meu bate papo com ele. Depois que olhamos no relógio é que percebemos que já estava na hora de irmos para o espetáculo para assistir a “Eu sou Maria”, e sabem o que aconteceu? Olhei para a janela e lá estava ele: O PÔR DO SOL mais lindo de Gramado. A Neblina havia se dissipado por completo e no lugar dela ficou um céu colorido, rosado... eu fiquei completamente estarrecida. Como foi possível em 1 hora o tempo de chuva e neblina abrir daquele jeito?



Pois é, quando eu disse no começo desse texto que ele tinha um brilho eu sabia do que estava falando. Acho que as nossas energias se juntaram e conseguimos trazer o sol de volta.


Eu Sou Maria

cidade de Gramado tem 35 mil habitantes, o Natal Luz traz para a cidade 2 milhões e 300 mil pessoas durante todo o seu período.

Será que o EDSON conseguiu fazer um Natal diferente?

A resposta é S-I-M!! E como conseguiu. Eu que assisti a todos os espetáculos posso te afirmar que ele conseguiu com MAESTRIA! A cada atração via ali refletido o amor, paz, união, emoção e alegria transbordarem. A cidade de Gramado se transforma em um palco a céu aberto. Espetáculos artísticos, personagens, participação da comunidade transformam este espetáculo no maior evento natalino do Brasil.

Não perca a oportunidade de visitar o Natal Luz de Gramado, a vida é muito curta para deixar de viver todas essas emoções!


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR