01 fevereiro 2015

Food Trucks no Parque Lage - Entenda essa Nova Tendência e Acompanhe os Festivais!

Hoje fui conferir de perto do Primeiro Encontro Nacional de Food Trucks no Parque Lage, um belo cartão postal do Rio de Janeiro.

Depois de cair na folia no sábado (fui desenferrujar o samba no pé lá no bloco de rua Spanta Neném, na Lagoa Rodrigo de Freitas e, na sequência, fui para a festa de encerramento do mesmo bloco), nada melhor do que um domingo vagaroso e tranquilo


Também, com a chuvarada que caiu no sábado e na madrugada de sábado para domingo, eu, que fui dormir mega tarde para ver o retorno do Anderson Silva Spider ao octógno, não aguentei ir para mais bloquinhos. 

Daí, meus amigos me chamaram para ver como estava o Evento de Food Trucks lá no Parque Lage. Por que não?

Exatamente o que eu fiz na tarde de domingo. 

Para minha enoooooorme surpresa, o Parque Lage estava lotado de uma multidão que provavelmente teve a mesma ideia que eu rsrsrs... Cheguei por volta das 18h e, ainda bem, não estava esfomeada.

Parque Lage Lotado

Veja aqui as matérias já publicadas no Apaixonados por Viagens sobre o Parque Lage:

- Turistando pelo Rio: Parque Lage

- Dica de Passeio: Parque Lage + Vista Chinesa + Mesa do Imperador

- Dicas para Passear na Zona Sul e Centro do Rio de Janeiro

- Rio de Janeiro: 10 Motivos para Amá-lo

Pelo menos aproveitamos para dar uma voltinha no Parque Lage
Minha ideia de evento era a que eu vi lá no Village Mall, final de outubro de 2014. Na verdade, naquela ocasião, cheguei muito cedo, antes da abertura e, por causa da fome, não teve jeito de esperar. 

Agora, jamais iria imaginar a multidão que vi hoje no Parque Lage! E acredito que nem a organização do evento esperava por isso. 

Tanto que, além de filas gigantes, já por volta das 18h eu me deparei com food truck fechado por já ter vendido todas as comidinhas. 

Uma pena, né? Tinha tudo para ser um evento maravilhoso! A estrutura me encantou porque eu, honestamente, nem estava esperando que houvesse lugares para sentar ou para apoiar as comidas. E tinha bastante! Nem posso reclamar disso porque havia muito sofá para sentar e latões tipo boteco para apoiar as bebidas.

Latões e sofás que serviram de apoio
Infelizmente, o famoso Sud-Dog da renomada e celebrada chef Roberta Sudbrack só passou na minha frente nas mãos dos corajosos que bravamente enfrentaram a fila monstruosa para comprar a iguaria!

Diga-se de passagem, DUAS filas! Sim... uma fila gigante para comprar o ticket e depois outra fila gigante para retirar o quitute.

Esse lance das duas filas não me pareceu nada produtivo. Qual o problema de fazer uma única fila? 

Bem, de modo geral, para mim valeu a pena para dar uma volta, para poder finalmente ver de perto um evento de Food Trucks, já que o do Village Mall ficou só na vontade, e passear um pouco no final da tarde de domingo, em um lugar que eu amo de paixão, que é o Parque Lage e papear com amigos.

Claro que comi! E não fiquei mais que 15 minutos em um fila, viu? Apenas não comi exatamente o que eu queria, mas foi bom também.

Comi docinhos portugueses que amo no Truck de Comidinhas Portuguesas, SEM FILA! Só tinha fila para as comidas salgadas no horário que fui.

E bebi o chope de Pimenta Rosa da Bohemia, que em breve deve ser engarrafado e vendido comercialmente como cerveja (assim espero, porque achei uma delícia!), e petiscos da Bohema: Porpeta e Peixe empanado em farinha da Cevada.





Portanto, o saldo foi positivo, com uma dose extra de paciência! Só acho que a organização dos festivais pode ficar mais atenta à questão das filas e estimar melhor o público de eventos assim.

Quanto aos preços, o que dizer: tudo no Rio de Janeiro anda tão caro, que acho que até eu estou perdendo a medida do caro e barato. Então, o que posso dizer é que barato não era, mas também não achei caro. Estava na média de boas comidas, mas nada d barganha. Cervejas a 10 reais, vinhos na média dos 15 reais, as comidinhas estavam na faixa dos 15 a 20 reais. Digamos que estava aceitável.

E ainda contou as presenças ilustres do Rodrigo Hibert (que infelizmente não vi) e da Fiorella Mattheis, distribuindo a bebida H2OH gratuitamente (essa eu vi e estava com uma carinha de cansada que dava até pena... mas linda como sempre!).

Agora, fiquei muito interessada por esse movimento de Food Truck pelo Brasil e dei uma pesquisada para saber um pouco mais dessa tendência que já está virando moda. 

A ideia primordial é comer bem com preços mais em conta, além de curtir um ambiente mais descolado, o que me lembra dos traillers das cidades pequenas, de interior, que vendem seus hamburgueres gourmets com aquela maionese caseira de receita secreta, ou os hot dogs com milhões de opções de complementos e molhos!! Como não lembrar? 

Essa onda de Food Truck está tomando conta do Brasil inteiro!

Tem até um GRUPO NO FACEBOOK para quem quiser acompanhar as novidades do mundo do Food Truck, os eventos, os encontros e até normas para o Food Truck.

Pois é, normas sim!! 

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por exemplo, criou regras para o funcionamento dos Food Trucks, que prevê até um rodízio de vagas para os caminhõezinhos. Serão vinte pontos e um dos lugares já confirmados é a Quinta da Boa Vista. O Mirante do Parque Dois Irmãos (onde estive faz pouco tempo, lembram?) e o Parque Nacional da Tijuca são outros locais em estudo. 

Não haverá ponto fixo para os Food Trucks, que funcionarão com vagas semanais e cada um só poderá estacionar no mesmo local uma vez por semana e as vagas terão um preço. Ficará a surpresa para quem for no mesmo lugar em semanas diferentes. 

Veja aqui neste site informações úteis para você montar o seu Food Truck e também legalizá-lo, podendo entender melhor como funciona essa nova mania descontraída de comer e beber.

E para saber tudo sobre Food Trucks, onde estão e os eventos, sugiro também acompanhar as novidades divulgadas pelo site FOOD TRUCK NAS RUAS.

Em Minas Gerais, no Alphaville Lagoa dos Ingleses, no dia 07 de Fevereiro ocorrerá o Food Truck Festival, que promete reunir 20 caminhões com entrada paga. Pelo menos o do Parque Lage tinha entrada gratuita rsrs... Mas, para os mineiros ou o turistas em BH, fica a dica!!

Esses Festivais estão ocorrendo com certa frequência Brasil adentro. É curioso observar, em simples e rápida pesquisa no Google, que a mania realmente pegou. Tanto que exatamente neste final de semana também rolou em Florianópolis o Food Truck Festival por lá. 

E o sucesso vai chegar também em Blumenau, nos dias 20 e 21 de Fevereiro, quando acontecerá por lá o Food Truck Festival, no Parque Vila Germânica que cedará o espaço da tão famosa Oktober Fest para receber esses já famosos caminhõezinhos.

Para ficar por dentro de todos os Festivais de Food Truck, recomendo também outro GRUPO NO FACEBOOK que cuida especificamente sobre FOOD TRUCK FESTIVALS, onde estão sendo anunciados os próximos encontros e festivais!!

Vamos ver se essa moda realmente vai pegar e durar! Desde que seja positivo para que possamos comer bem e com preços mais em conta, já conta com meu apoio!!

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR