quinta-feira, 24 de julho de 2014

Paris Bar e o excelente Alex Mesquita, o melhor barman do Rio de Janeiro!

Estive recentemente no Paris Bar, localizado no segundo andar do lindíssimo Palacete Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, na Praia do Flamengo, Rio de Janeiro.


A começar pelo Palacete Julieta de Serpa, totalmente reformado, foi construído em 1920 fruto de uma história de amor. Demócrito Lartigay Seabra queria dar de presente à sua esposa a mais bela casa do Rio de Janeiro. Contratou um arquiteto francês e comprou todas as peças de acabamento diretamente da Europa. A amada esposa, Maria José, faleceu com seus 95 anos, em 1989, e seu filho mais velho lá continuou vivendo até sua morte, em 2001, quando este foi então vendido para uma firma queria demoli-lo.

Já imaginaram? Ainda bem que a casa havia sido tombada em 1997. Então, em 2002, o educador e antiquário Carlos Alberto Serpa de Oliveira comprou o palacete e nele instalou uma casa de cultura, dando-lhe o nome de sua mãe: Julieta de Serpa. E, no fim, o amor venceu, até mesmo a especulação imobiliária cruel do Rio de Janeiro! 


Eu ainda não tive a oportunidade de conhecer o interior do Palacete, mas tão somente o Paris Bar, que, por si só, já me encantou deveras! 

Alex Mesquita, mixólogo e responsável pelo Paris Bar
Mas, para quem tiver interesse, há exposições, eventos, inclusive shows, que atraem muitas pessoas ávidas por reviver um pouco da Belle Èpoque Carioca e apreciar os artigos de luxo e requite do seu interior.

Aliás, luxo, requinte, sofisticação, conceito próprio, beleza e muito bom gosto são palavras que definem bem a Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa.

Além do Paris Bar, em que estive, vocês poderão conhecer e deleitar-se com o Paris Gastrô, que oferece uma culinária contemporânea com acentuados toques de brasilidade, refletidos em um cardápio criativo e pratos elaborados pelo chef Thiago Flores. O atendimento personalizado e atencioso elevou o Paris Gastrô como o 6º melhor atendimento do Rio de Janeiro, segundo a Revista Veja. 

O Paris Gastrô recebe seus clientes de terça a sexta, das 12h às 15:30h e a partir das 19h. Aos sábados, a partir das 19h e, aos domingos, a partir das 12h. Sugerimos fazer reserva pelo telefone de contato: +55 21 2551-1278

Ainda, na mesma linha de luxuosidade, o Salão D`Or oferece o chá da tarde, com diversos sabores e variadas iguarias de dar água na boca. Durante o chá, em alguns períodos do ano, são encenadas peças com atores que hoje formam a Companhia de Teatro da Casa Julieta de Serpa. 

Voltemos, portanto, à minha incrível experiência no Paris Bar.


Em primeiro lugar, devo agradecer ao carinho da amiga Monica Barros (Instagram @monica.barross), que vocês já conhecem de posts maravilhosos que ela compartilhou conosco, que me convidou 

Em segundo lugar, agradecer imensamente à atenção e simpatia do Alex Mesquita, o premiado mixólogo,  um verdadeiro design de drinks, eleito pelo Comer & Beber da Veja Rio 2013 como o melhor Barman do Rio de Janeiro!! 

O conceito do Paris Bar, ao meu ver, é único na cidade. A primazia pelo atendimento personalizado e extremamente cuidadoso e atencioso é algo raro de se encontrar na cidade, que ainda não se alavancou nesse quesito de bons serviços e antendimento, mas vem mostrando, ainda que timididamente, sinais de melhoria (talvez em função da Copa do Mundo e Olimpíadas de 2016).

Em todo caso, o Paris Bar é realmente um lugar diferenciado. A começar pelo requinte na decoração. É claro que a temática predominante só poderia ser uma: A eterna Cidade Luz - Paris! 

Torres Eiffels enriquecem a decoração que conta com um vermelho bordeaux para harmonizar o ambiente. Moderno e chique, o Paris Bar realmente encanta. 

E o que falar sobre o Alex? Nota 1mil para ele! Não apenas nos serviu, como conduziu um ótimo e descolado bate papo sobre seu assunto predileto: bebidas, coquetéis, drinks, a história e a origem de muitas das bebidas, suas criações, misturas, amoras... e, também, como não poderia deixar de ser, o nosso assunto predileto: Viagens!

Afinal, viagem e gastronomia andam juntos, não acham?


Parabéns ao Alex Mesquita por sua cordialidade e simpatia! 

E, para que vocês fiquem com um gostinho - literalmente - de curiosidade para conhecer o trabalho do Alex, vejam só os drinks que ele preparou para a gente, especialmente pensados em homenagem à Copa do Mundo e aos adversários que o Brasil enfrentou em sua jornada. Haja criatividade, hein Alex?

Começamos pelo Camarões em Drinque: intitulado de Bikutsi, um gênero musical de Camarões, servido em taça prateada, o drink é uma mescla do africano licor Amarula e café. 

Depois provamos o Rakija, em homenagem à Croácia (país lindo que desejo conhecer!): nome inspirado em um famoso destilado de frutas do Leste Europeu, é feito de vodka infusionada com pêssego, uva itália e açúcar. Reparem no gelo usado pelo Alex, que é especial, não derrete. Segundo ele, o gelo é uma peça muito importante na bebida, pois, ao derreter, ele interfere no paladar e realmente prejudica a composição do coquetel.


Na sequência, partimos para o México, drink que não poderia deixar de fora a sua mais conhecida bebida: a tequila! E assim, o drink chamado Puebla, baseado em tequila com mel de algave, abacaxi e óleo essecial de pimenta dedo-de-moça também não decepcionou!


E não paramos por aí porque o Alex estava inspirado. E o nosso giro pelo mundo e pelos adversários do Brasil foi parar no Chile e, por sua vez, embora a paternidade da bebida seja disputada a tapas entre o Chile e o Peru, sem adentrar às polêmicas, o drink feito para nós foi à base de Pisco Sour.


Uma noite deliciosa, divertida, animada e embalada por muitas histórias de viagens, de vinícolas, com reveleções de alguns segredos dos bastidores do mundo das bebidas, o Alex nos abrilhantou com seus conhecimentos e seus coquetéis ousados e diferenciados! 

Abaixo, segue o contato do Alex Mesquita:



2 comentários:

  1. Lily foi um prazer enorme ter sua companhia no Paris Bar! Foi uma experiência muito rica e interessante.
    Fico feliz que vc tenha gostado e amei seu carinho aqui nesse post!!

    Em breve estaremos degustando algumas cervejas alemãs! Uhullll!!!!!!!!!!!

    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ótima parceria, Monica! Conte comigo! Sempre que eu puder, estarei junto! Só tenho a agradecer por se lembrar de mim!!
      Adorei o Paris Bar e tenho certeza de que a degustação de cervejas alemãs será tão boa quanto!
      Beijinhos,
      Lily

      Excluir