E pela primeira vez na vida eu visitei o Tocantins e tive por base para chegada e partida dos voos a sua capital, a cidade de Palmas. Mais um estado que conheço no nosso Brasil, aproveitando a pandemia para realizar sonhos e explorar alguns destinos de ecoturismo que precisam de mais dias, ou seja, que precisam de férias mesmo para poder aproveitar bem e não apenas aquele feriadinho ou ponto facultativo, sabe? Lá fomos nós para Palmas como ponto de partida para nossas expedições para o Jalapão e Chapada das Mesas (e também dá para ser ponto de partida para as Serras Gerais, mas, infelizmente, teremos que voltar para conhecer as Serras Gerais em outra oportunidade).
Nós passamos 3 dias explorando Palmas, que vai muito além de um pernoite para quem vai fazer as expedições. Eu confesso que raramente via informações turísticas de Palmas e sentia que ir para lá só para dormir e depois sair para as expedições não seria justo com a cidade. Dito e Feito! Eu te garanto que a capital mais nova do país (afinal, é o estado mais novo do país) merece pelo menos 2 dias de passeios nela e como hospedagem nada melhor do que estar em um local seguro, confortável e cercado de toda a infraestrutura necessária para que seus dias sejam perfeitos: o HPlus Premium Palmas reúne todas essas características, além de muita elegância e sofisticação.
- Site: https://www.hplus.com.br/hoteis/hplus-premium-palmas/
- Endereço: Avenida LO (Leste Oeste) – 03 | Plano Diretor Sul
- Telefone: (61) 3433-3888 / (63) 3233-4270 / (61) 99229-1865
- Instagram: https://www.instagram.com/hplushotelaria/
- Booking.com: Nota 9 - clique aqui para conferir
Fomos muito bem recebidos no HPlus Premium Palmas com muito conforto e carinho! Amei os mimos que deixaram para a gente. Acho fofo demais quando o hotel tem esse cuidado.
Nós chegamos em uma sexta à noite, já tarde, e fomos de Uber direto do aeroporto para o hotel, que está muito bem localizado, perto de excelentes restaurantes da cidade, além de contar com ótima infraestrutura! Tanto é que, quando chegamos, ainda daria tempo, se quiséssemos, de jantar no restaurante Sálvia, no primeiro andar do hotel, ou solicitar um room service. Mas optamos por não jantar para acordarmos cedo e tomarmos um belo café da manha.
Como passamos por Palmas em 3 momentos da viagem - chegada - retorno do Jalapão - retorno da Chapada das Mesas - no total, nós tivemos 6 noites no Hotel e estivemos em 3 suítes diferentes, o que nos proporcionou a oportunidade de conhecer melhor as suítes oferecidas pelo hotel
Mas antes de falarmos sobre isso, vamos apresentar um pouco mais da infraestrutura do hotel
Infraestrutura do HPlus Premium
Sabe quando o hotel tem cheiro de novinho? Foi essa a sensação durante a nossa hospedagem e não é por menos, já que o HPlus Premium Palmas foi inaugurado em 2019 em soft openning. Porém, passou boa parte do ano de 2020 fechado por razões pandêmicas e reabriu em março de 2021 com tudo!!
Observação: durante a nossa estada, no mês de agosto, o uso da piscina estava suspenso em razão do decreto municipal. Mas com tanta praia e balneários formados pelo rio Tocantins, isso é o de menos numa hospedagem que esbanja conforto e sofisticação, um super diferencial aqui na cidade e perfeito para reunir as energias antes de se aventurar nas expedições pela região ou na volta, bem como para se recompor um pouco antes de voltar pra casa.
Para quem não sabe, a Hplus Hotelaria é a maior rede de hotéis do Centro-Oeste e trouxe para Palmas um novo conceito de hospedagem, um empreendimento upper mid-scale da bandeira Premium da rede.
A chegada no hotel já impressina pelo seu tamanho! É um edifício enorme, o mais alto de Palmas.
No lounge da recepção, as boas vindas já começam pela lindo design e pela decoração muito elegante. Além disso, todos os cuidados com a prevenção da transmissão do Covid-19 estão sendo observados pelo staff do hotel. A circulação deve ser feita apenas com máscaras e há álcool em gel para higienização das mãos na chegada, no balcão da recepção e ao lado dos elevadores.
Merecem destaque o belo conjunto de lustres deste hall de entrada e o bar que também se encontra ali (e eu experimentei um drink bem gostoso em outra ocasião). Ah, todo esse lounge da recepção é climatizado, o que em Palmas faz muita diferença porque o calor é de lascar. Deve haver pelo menos uns 2 sóis para cada por lá rsrs...
Ainda no hall de entrada, nós encontramos ao fundo um dos acessos ao Restaurante Sálvia, onde é servido o café da manhã, disponibilizado também a não hóspedes os serviços de almoço e jantar.
E o acesso à piscina, que, infelizmente, estava com seu uso suspenso, bem como o fitness center. Mas isso é temporário e talvez já esteja até reaberto ao público.
No mezanino, que pode ser acessado por elevador ou escada, há salas para reuniões e eventos. O hotel e perfeito para atender também o público corporativo e para a realização de conferências e congressos. Diga-se de passagem que o wi-fi funciona muito bem em todo o hotel. Além disso, o hotel também oferece os serviços de check-out express, room service 24h e mensageiro.
Nossa suíte no HPlus Premium
Ao todo, são 178 apartamentos divididos em duas categorias: superior e luxo, de 35 e 37 metros quadrados, distribuídos nos 35 andares do prédio.
Todos os apartamentos possuem vista para a cidade e para o Rio Tocantins. Alguns com vista mais frontal, outros com vista mais lateral. E todos têm varandas também.
Nós ficamos em uma suíte luxo super bem equipada.
Espaçosa, confortável, simplesmente perfeita para descansar e também para trabalhar, pois, ao longo dos 3 dias inteiros que tivemos em Palmas, num deles nós precisamos trabalhar e a suíte foi perfeita para isso: vista agradável aos olhos, ar condicionado muito potente, wifi excelente, bancada para trabalho/escrivaninha em tamanho adequado para ser compartilhada por duas pessoas, cadeiras ergonômicas.
Ou seja, nosso dia de teletrabalho em Palmas rendeu bem e pudemos aproveitar esse momento do home office para realizar um sonho de trabalhar à distância em um destino novo de passeios e viagem.
Retornando à infraestrutura do quarto, ele conta com TV LED 40' , TV a cabo e com Neflix (vimos filme e séries também), ar condicionado split, cofre eletrônico, piso frio, frigobar abastecido (itens cobrados à parte), poltrona com PUFF, dicróica direcionavél e água de cortesia quando chegamos. Tem também bebedouro no hotel, no mezanino, se desejar abastecer sua garrafinha antes de sair para um passeio, por exemplo, ou no momento da chegada, quando muitas vezes não estamos ainda familiarizados com o entorno do hotel.
Pausa para a Vista da cidade que temos tanto da varanda quanto da cama: Uauuuuu!!! Vista para a cidade e Rio Tocantins! Afinal, estamos no mais alto edifício da cidade e a vista só poderia mesmo ser TOP!
Lembrando que ficamos, no total, em 3 suítes diferentes, porém, apenas na primeira dela que nós pudemos apreciar melhor a vista de dia, pois nas outras duas suítes foi mais para dormir e já levantar cedo para sair no dia seguinte (retorno do Jalapão e saída para a Chapada das Mesas, e retorno da Chapada das Mesas para depois voltar ao Rio de Janeiro).
O banho foi outro capítulo à parte! Muito revigorante! Ducha gostosa, fácil para temperar a temperatura (misturando águas quente e fria), com varal embutido dentro do box e amenities ótimas que, inclusive, usamos. O hidratante é muito bom e vale a pena fazer uso dele porque o clima em Palmas é muito seco. Tão seco que tudo o que a gente lavava num dia, já amanhecia praticamente seco, coisa bem rara de se ver em viagens.
Nós fomos a turismo, como vocês sabem, mas também tivemos um momento de teletrabalho e por isso puder experimentar o lado mais executivo do hotel, que está aprovado! Agora, se você, morador de Palmas ou da região, estiver buscando uma experiência nova, diferente, seja para comemorar o seu aniversário, bodas de casamento, dia de noiva, inclua o HPlus Premium nos seus planos e você não vai se arrepender, viu?
Fotos da Segunda Suíte onde nos hospedamos:
Nada como fugir um pouco da rotina num staycation (férias na própria cidade, sem precisar ir longe pra isso) num hotel novo, lindo, sofisticado e com muito conforto, não acham?
Fotos da Terceira Suíte onde nos hospedamos:
Café da Manhã no HPlus Premium
Que fartura!! Café da manhã servido em serviço de buffet, mas também com algumas opções extras que podem ser solicitadas ao garçom, absolutamente completo, para começar o dia com o pé direito e muito feliz!!
O café da manhã é servido no Restaurante Sálvia, que fica logo no primeiro andar, com acesso pelo hall de entrada do hotel ou por sua varanda. O salão fechado é climatizado, já a varanda é bem arejada, especialmente pela manhã, quando costuma ventar bastante na cidade.
Nós tomamos café da manhã na maioria das vezes na varanda, por ser bem ventilada, super agradável, com decoração mega fofa.
O salão fechado também tem uma decoração clean e bonita e também tomamos café da manhã por lá em duas ocasiões em que acordamos super cedo e o salão estava praticamente vazio, enquanto que na varanda ventava tanto, mas tanto, que ficava até desconfortável.
O café da manhã servido é alto nível e muito completo: frutas, frios, iogurte, cereais, sucos, café coado ou café da máquina, pães variados, pão de queijo, tortas salgadas, salgadinhos, carne seca, bolos diversos... sempre variando um pouco de um dia para o outro, especialmente os bolos e tortas salgadas.
Você ainda pode pedir ao garçom que seja preparado para você algum dos itens extras, servidos à mesa, como: tapioca recheada, cuscuz salgado, ovos ou omeletes.
E agora eu te desafio a experimentar um pouco de tudo rsrs... vai ter que ir caminhando ao Jalapão para compensar a comilança, hein?
Jantar no Restaurante Sálvia
Em nossa última noite em Palmas, antes de voltarmos para o Rio, chegamos já tarde da Chapada das Mesas, por volta das 20h, e ainda levamos um tempo para arrumar mala, tomar um banho e ficarmos minimamente prontos para jantar, com malas arrumadas para no dia seguinte de madrugada sairmos para o aeroporto. Por isso mesmo foi um alívio poder contar com o serviço do restaurante do hotel, o Sálvia, que funciona até meia noite e, naquele dia, que foi uma quinta, ainda tinha música ao vivo, perfeito para descansar um pouco antes de dormirmos e voltarmos para o Rio.
Só por sabermos que tínhamos ali o restaurante, foi ótimo por não nos preocuparmos em termos que sair atrás de restaurante aberto às 23h. Ainda ouvimos um pouco da música ao vivo enquanto saboreávamos um delicioso risoto de abóbora com carne de sol.
Aliás, o risoto estava espetacular! Em tese, serve até 2 pessoas. Mas é tão generoso que daria tranquilamente para 3 ou até 4 pessoas, se pedissem alguma entrada ou sobremesa. Acabou que a gente mal deu conta do risoto e por isso nem pedimos entrada nem sobremesa.
E a caipirinha de frutas vermelhas que pedi estava perfeita também! Ouso dizer que foi a melhor que já bebi até hoje.
Diga-se de passagem que o restaurante Sálvia faz parte do grupo Dona Maria Beach (super famoso restaurante da Praia Graciosa) também é uma boa pedida, especialmente para contemplar o pôr do sol!
No entorno do hotel HPlus Premium
Com localização privilegiada, em um dos melhores bairros de Palmas, no entorno do HPlus Premium você encontrará tudo!
Bem à frente, a poucos passos, há supermercado e farmácia, por exemplo. Ainda a poucos passos do hotel você encontrará alguns dos melhores restaurantes de Palmas, como o Mercatto Gourmet, Restaurante Grand Cru, Catarinense, Moorango e o Laser Motors, e nós estivemos a pé em alguns desses, o que facilita muito.
Ainda, de Uber, também fomos à pizzaria Viella (a melhor pizza de Palmas), ao Dona Maria Beach, na praia da Graciosa, para curtir o pôr do sol, à Praia do Prata (ficamos na estrutura do Restaurante Gamela).
Ou seja, o hotel é perfeito para quem vem a trabalho na cidade, para os turistas e também para os moradores!!
Curiosidades sobre Palmas
O território onde hoje se encontra o estado do Tocantins antes pertencia a Goiás. A criação do estado do Tocantins, que é o mais novo estado brasileiro, foi com a Constituição de 1988, passando a valer em 01/01/1989.
Você sabia que em Palmas fica o centro geodésico do Brasil? Sim! Trata-se do centro do país mesmo, medindo-se as distâncias norte-sul, leste-oeste.
A cidade de Palmas é nova, planejada, com muitas vias largas, retas sem fim, poucos semáforos, muitas rotatórias e nenhum pedestre na rua kkk... a gente não vê pessoas andando por aqui rs. Nem ônibus eu vi. O fato de não haver moradores de rua me deixou muito tranquila em caminhar pelas ruas. Pode também ser em função do sol e calor que são muito intenso.
Em 2 dias inteiros de passeios em Palmas você consegue ver o principal:
- Centro Administrativo: Palácio Araguaia (sede do governo do estado); Monumento à Coluna Prestes, 18 do Forte de Copacabana, Praça dos Girassóis, Fonte e Centro Geodésico com a Rosa dos Ventos. Curiosidade: com uma área de 571.000 m², a Praça dos Girassóis é uma das maiores praças do mundo em tamanho.
- Ilha do Canela: pegamos o barco na Praia da Praia da Graciosa (R$40 o barco - ida e volta - por pessoa) e curtimos uma tarde inteira, com pôr do sol. Uma delícia! A Ilha fica no meio do Rio Tocantins e a dica é ir de tarde porque é quando venta menos e fica mais confortável.
- Praia do Prata: mais uma praia do rio Tocantins, com alguns restaurantes. Nós ficamos no Gamela e gostamos. A dica é, se for de Uber, normalmente eles recusam porque parte da estrada é de chão e empoeirada. Daí sugiro negociar um valor extra pela limpeza do carro. Nós pagamos o valor da corrida pelo app e dei R$10 de gorjeta para o motorista e já combinei o horário do retorno e valor (para o retorno, pagamos R$40,00). Pegamos o telefone do motorista e deu tudo certo.
- Pôr do sol na Orla da Praia da Graciosa: a praia em si da Graciosa eu não curti muito para banho, mas sim para uma caminhada no final do dia. O Dona Maria Beach, que é um dos restaurantes da Orla, além de vista para o pôr do sol, tem música ao vivo com MPB e nada de tecno-brega (um ritmo que toca praticamente em todos os lugares).
- Tradicional feira do Bosque: acontece aos domingos e é ideal para fazer aquele lanchinho (eu amo street food: tapiocas, pamonhas, a famosa paçoca salgada, etc.) e também para comprar artesanatos, especialmente de capim dourado.
As praias de Palmas localizam-se no lago represado da Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, no rio Tocantins. Confira abaixo a distância das principais praias a partir do HPlus Premium:
- Praia da Graciosa : fica a 6 km do hotel Hplus (10 minutos de carro);
- Praia das Arnos: 6,9 km (13 min);
- Praia do Prata: 9,4 km (16 min);
- Praia do Caju: 12,2 km (20 min).
Eu achei muito curioso também o fato de praticamente não ver policiais pelas ruas de Palmas. Nem mesmo quando fomos ao seu Centro Poítico e Administrativo, vi nenhum por ali. Na frente do Palácio Araguaia, da Assembleia Legislativa... nenhum policial. Isso acabou me inspirando segurança e, conversando com os moradores, muitos realmente disseram tratar-se de uma cidade muito segura, o que é uma raridade no Brasil, ainda mais no caso das capitais.
E aí, ficaram curiosos por conhecer Palmas? Portanto, já sabem: quando forem ao Jalapão ou Serras Gerais e estiverem em Palmas, além de ficarem no HPlus Premium, que é o melhor e mais moderno hotel da cidade, aproveitem para passear em Palmas por pelo menos 2 dias para conhecerem um pouco da cidade. Combinado?
Minha nossa, eu amei! São poucos os artigos completos assim! As malas já comprei na https://www.lansay.com.br/ agora só falta montar o roteiro!
ResponderExcluirCidade linda, amo Palmas, adoro esse calor daí, as praias de Rio sem poluição..parabéns pela matéria, fiquei eufórico..
ResponderExcluir