04 setembro 2019

Campos do Jordão de janeiro a janeiro: 10 motivos para visitar o ano inteiro

Quem disse que Campos do Jordão só pode ser visitada no inverno? Engana-se quem acha que a região não possui outros atrativos além de curtir o friozinho da serra e para provar que a cidade é um excelente destino turístico o ano inteiro, vamos apresentar 10 razões que certamente vão te convencer  conhecer o destino em qualquer época do ano!

Blog Apaixonados por Viagens - Campos do Jordão o Ano Inteiro

CONFIRA O NOSSO ROTEIRO para Campos de Jordão


1 - Ar-condicionado natural


A preservação das florestas de Araucárias e dos campos de altitude garantem em Campos do Jordão as quatro estações muito bem definidas e sempre com temperaturas amenas

No verão, por exemplo, a cidade fica dez graus mais fresca em relação a outras estâncias. Apenas para comparação, na serra gaúcha é comum os hotéis instalarem nos quartos condicionadores de ar para aliviar o calor muito comum naquela região entre dezembro e março. Já em Campos do Jordão não é necessário porque há um “ar-condicionado” natural esperando por todos os turistas. 

Blog Apaixonados por Viagens - Campos do Jordão o Ano Inteiro

A localização no alto da serra da Mantiqueira, a 1700 metros acima do nível do mar, também contribui para esse clima agradável e incomparável.

2 - Paraíso dos esportes ao ar livre


Campos do Jordão é repleta de cenários paradisíacos para os amantes dos esportes. O clima considerado o melhor do mundo atrai corredores de todo o país. 

Afinal, treinar em altitudes elevadas aumenta o condicionamento físico. E não faltam percursos planos e montanhosos para atletas amadores ou profissionais buscarem a melhor performance. 

Quem curte pedalar também encontra na estância um local exclusivo para a prática do Mountain Bike. No Zoom Bike Park existem 19 trilhas com quatro níveis de dificuldade. 

E para quem prefere o asfalto, de 27 a 29 de setembro Campos do Jordão vai sediar pelo segundo ano seguido a etapa brasileira do o L’Étape de France, a maior competição de ciclismo de estrada do mundo.

3 - Lazer e entretenimento para todas as idades


Logo na chegada, o galo enche o peito e canta dando as boas-vindas. Aos poucos todos os bichos entram no clima e começa a sinfonia! Assim é a recepção na Fazendinha Toriba. Patos, marrecos, galinhas de angola, pavão. O local conta com mais de 200 aves, e a maioria vive solta. Impossível não interagir com os bichinhos. 

Também há contato direto com carneiros e ovelhas que ficam pastando o dia inteiro. As vacas, os bezerros, os pôneis e mini pôneis podem ser tocados na baia e alimentados. É um passeio imperdível que reproduz como é a vida no campo. Vale muito a pena, principalmente para as crianças. 

Outra dica para o ano inteiro é visitar o complexo do Tarundu, que fica bem pertinho da fazendinha. Lá existem 33 atividades de lazer. Entre os brinquedos, destaque para o Tubo Insano, a Boia Cross e a Orbit Ball, que rola morro abaixo com até duas pessoas dentro. Haja adrenalina!

4 - Contato constante com a natureza


A maior floresta de Araucárias do Estado de São Paulo fica em Campos do Jordão. Ela faz parte do Horto Florestal, que preserva mais de 800 tipos de plantas e quase 70 espécies de animais e 160 de aves. 

Dentro do Horto, há uma agência de ecoturismo com bicicletas para alugar. Também existem trilhas que podem ser feitas a pé. Destaque para a dos Campos de Altitude, que proporciona uma ampla vista da mata atlântica. 

Também há uma exposição histórica bem em frente ao estacionamento com dezenas de fotografias desde a criação do Horto, em 1941, até os dias atuais. 

Existe ainda o programa Aventoriba pelas trilhas da Mantiqueira. O grau de dificuldade varia de acordo com a disposição e preparo físico dos participantes. As expedições saem todo sábado do hotel Toriba e são feitas no ritmo do grupo, sem pressa, por uma equipe de guias. As caminhadas sempre terminam em um restaurante da região.

Faça sua reserva no hotel Toriba aqui

5 - O vai e vem do bondinho na mais alta ferrovia do Brasil


Há mais de cem anos, a buzina característica avisa que é hora de partir. À medida que ganha velocidade, o sacolejo fica ainda mais intenso e todos a bordo começam a rebolar arrancando sorrisos das crianças. 

Blog Apaixonados por Viagens - Campos do Jordão o Ano Inteiro

O bondinho, marca registrada de Campos do Jordão, corta a cidade desde o portal até Capivari na mais antiga estrada de ferro do País. A inauguração aconteceu em 1910. São 50 minutos de uma ponta a outra, todos os dias, incluindo feriados. 

Blog Apaixonados por Viagens - Campos do Jordão o Ano Inteiro

Em Pindamonhangaba, um trem de subúrbio faz o passeio de segunda a sábado até o balneário de Piracuama. Sábados e domingos um trem mais moderno entra nos trilhos. 

6 - Temporadas gastronômicas


Campos do Jordão é conhecida por seu roteiro gastronômico que reúne as melhores cozinhas do mundo, mas também valoriza o que é da região. 

Quatro vezes por ano, os restaurantes do grupo Cozinha da Montanha desafiam seus chefs a criar pratos exclusivos, utilizando essencialmente produtos típicos da Serra da Mantiqueira. É assim desde 2006. 
Blog Apaixonados por Viagens - Campos do Jordão o Ano Inteiro

Blog Apaixonados por Viagens - Campos do Jordão o Ano Inteiro

No outono, o Pinhão torna-se o principal ingrediente das receitas. No inverno, as especialidades da estação ganham destaque, com a fondue, por exemplo. Agora, em setembro, vai começar a temporada gastronômica da cerveja artesanal com pratos feitos de forma harmônica com a bebida. Em dezembro será a vez das frutas vermelhas entrarem no cardápio.

7 - Uma cidade que respira cultura


Campos do Jordão é uma cidade cultural. 

Além de sediar o principal festival de música clássica da América Latina, também reúne diversos ritmos e estilos nos inúmeros bares e restaurantes de vila Capivari. 

Todo fim de semana artistas anônimos fazem a trilha sonora do passeio. E além do badalado centrinho, os jardins do Auditório Cláudio Santoro, palco principal do festival, também recebem frequentemente apresentações de teatro, dança e corais. 

Entre as atrações, As Meninas Cantoras de Campos do Jordão. No hotel Toriba e no hotel Vila Inglesa há uma ampla programação cultural que pode ser apreciada por hóspedes e visitantes. Vale a pena conferir.

Faça aqui a sua reserva no Hotel Vila Inglesa

8 - Rede hoteleira de alta qualidade


Hospedar-se em Campos do Jordão nunca foi problema. A cidade possui uma das mais completas redes hoteleiras do país. São 14 mil leitos distribuídos em 280 hotéis e pousadas que oferecem quartos acolhedores e aconchegantes, independentemente do padrão da hospedagem. E o melhor vem agora: durante a baixa temporada, os preços ficam mais baixos. Alguns hotéis chegam a cobrar cerca de 30% a menos. 

9 - Acesso fácil e seguro


A localização geográfica é outro diferencial de Campos do Jordão. A estância está a 178 quilômetros de São Paulo e a 337 quilômetros do Rio de Janeiro. 

Partindo da capital paulista, a viagem de carro dura cerca de duas horas pela via Dutra ou pelo complexo viário Carvalho Pinto/Ayrton Senna. 

Vindo do Rio, são pouco mais de quatro horas de estrada. As rodovias foram modernizadas depois que passaram a ser administradas pela iniciativa privada. 

Hoje os usuários contam com guinchos, ambulâncias e equipes de resgate para qualquer eventualidade. Na rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, que dá acesso à serra da Mantiqueira, homens do Departamento de Estradas de Rodagem recentemente limparam as margens da pista e reforçaram a sinalização.

10 - Uma cidade só para você


No inverno, mais de um milhão de pessoas visitam Campos do Jordão, que, apesar de toda infraestrutura sofre as consequências de sua fama. Em julho, principalmente na segunda quinzena, não é raro enfrentar filas em restaurantes. Além disso, o trânsito fica lento e encontrar uma vaga para estacionar exige sorte e paciência. Mas, com o fim da temporada, o assédio diminui e a tranquilidade impera. Com menos turistas, a cidade inteira parece ficar exclusiva só para você!

Viu só? Não faltam razões para frequentar Campos do Jordão de janeiro a janeiro! Aproveite a calmaria e desfrute das belezas e encantos da “Suíça brasileira”.


  1. Tenho vontade de conhecer Campos do Jordão. Meus pais foram há um tempo, me chamaram para ir junto, mas estava tão cheia de obrigações e coisas a fazer que decidi não ir. Me arrependi! rsrs Fiquei surpresa ao saber que é mas frio que a Serra Gaúcha,eu não achava que era. Dicas anotadas! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lorena
      tudo bom?
      Que peninha... mas surgirão outras oportunidades, né? O bom é saber que Campos do Jordão é um destino que pode e deve ser aproveitado o ano inteiro!
      Beijos,

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR