Ilha da Madeira é eleita pela quarta vez o melhor destino insular do mundo
Paradisíaco destino português, localizado em meio ao Oceano Atlântico, a Ilha da Madeira oferece a seus visitantes mais que atrações. Charmoso de ponta a ponta e com uma natureza exuberante, neste destino português, os turistas têm a oportunidade de viver férias inesquecíveis e surpreendentes. E não foi a toa que recebeu pela quarta vez consecutiva o título dos World Travel Awards, considerado o Óscar do Turismo, eleito como melhor destino insular do mundo. A cerimônia de premiação aconteceu no Pátio da Galé, em Lisboa, Portugal, no último sábado, dia 01º de dezembro.
Vista de Funchal - Credito Turismo da Madeira |
O arquipélago português, que conta com belíssimos cenários de natureza e muita cultura, concorria na mesma categoria que outros 17 destinos e venceu nada mais nada menos que: Belize, Bali, Barbados, Ilhas Cook, Cozumel, Creta, Fiji, Havaí, Jamaica, Maldivas, Ilha Maurício, Santa Lúcia, Sardenha, Seychelles, Sicília, Turcos e Caicos e Zanzibar.
Uauuuu!!! E que sonho de lista, não acham??
Funchal: Cathedral |
Um hotel madeirense também foi contemplado com um prêmio: o cinco estrelas The Vine Hotel, que foi criado em torno da temática do vinho. Ele foi considerado o melhor design hotel do ano, competindo com outros 16 estabelecimentos do mundo todo.
A premiação marca o início de uma nova fase da campanha de promoção do destino, #MadeiraNoWordsNeeded, que aproveita a ideia de que não é necessário explicar a Madeira, porque os prêmios já dizem o suficiente.
Agora, o conceito será enriquecido e humanizado com personagens madeirenses, que servirão de porta-vozes da sua famosa hospitalidade.
O Brasil é um dos 10 países em que a campanha, quase exclusivamente digital, será veiculada.
Com paisagens que vão de praias a florestas e cachoeiras, o arquipélago da Madeira tem tradição no setor do turismo, sua principal atividade econômica, e conta com excelentes hotéis, restaurantes e atrações, gastronomia típica deliciosa e população hospitaleira, que atraíram mais de 1,1 milhão de visitantes estrangeiros em 2017.
Todo ano, os World Travel Awards reconhecem marcas e destinos que se destacam na indústria do turismo por sua excelência. As votações são abertas ao público.
E, para mostrar como o destino é realmente incrível, confiram aqui algumas experiências maravilhosas para viver na Ilha da Madeira.
Ver golfinhos e baleias
O arquipélago da Madeira está em um local privilegiado do globo, no meio do Oceano Atlântico. Em um passeio de barco, é possível ver golfinhos e baleias, que passam por ali em sua rota de migração.
Golfinhos e Baleiras - VisitMadeira |
Esses seres graciosos e magníficos são capazes de encantar qualquer um!
Experimentar novos sabores
Provar uma nova gastronomia faz parte de qualquer viagem e na Madeira isso significa não só pratos de dar água na boca, como o peixe-espada negro, a espetada, tradicional churrasco madeirense, ou as lapas, moluscos grelhados em sua própria concha, mas também frutas diferentes como o maracujá roxo, a pera-abacate e a anona.
Lapas - Ponta do Sol Sunset - Ilha da Madeira - Crédito: Greg Snell |
Aventurar-se ao ar livre
Se a natureza é uma das maiores riquezas do destino, faz-se necessário aproveitá-la.
Levada do Furado - Francisco Correia |
As opções são inúmeras e agradam os mais tranquilos e os mais aventureiros também. Para os primeiros, as caminhadas pelas levadas, canais de irrigação da ilha, são ideais.
Levada do Castelejo - Porto da Cruz: Francisco Correia |
Para os demais, há mergulho, canyoning, escalada, mountain biking, rapel e muito mais.
Passear pelo Centro Histórico de Funchal
Em Funchal, a capital, estão as principais atrações, como o Monte, que tem uma vista impressionante para a cidade e o mar, o Jardim Tropical Monte Palace, o Jardim Botânico da Madeira, o Parque de Santa Catarina, o Museu CR7, dedicado ao jogador Cristiano Ronaldo, os fortes São José, Nossa Senhora da Conceição e São Tiago, e o impressionante Mercado dos Lavradores, que comercializa, principalmente, frutas e flores exóticas.
Mercado dos Lavradores - Funchal - Crédito: Francisco Correia |
Além do charme de sua arquitetura, o Centro Histórico de Funchal abriga o Projeto das Portas Pintadas.
Centro de Funchal - Rua Fernao Ornelas - Crédito: Francisco Correia |
A comunidade artística fez intervenções nas portas e fachadas das construções, transformando esta região em uma verdadeira galeria de arte ao ar livre.
N77 da Rua Santa Maria - Artistas Peacetu e Geraldo Pimenta - Arte Portas Abertas em Funchal |
Apreciar vistas impressionantes
Por ser uma ilha montanhosa, a Madeira conta com muitos mirantes espalhados por seu território, e todos eles garantem vistas gloriosas.
Um dos mais famosos é o Cabo Girão, localizado na Câmara de Lobos, a 580 metros de altitude, que conta com uma plataforma suspensa em vidro, chamada de skywalk. Trata-se de uma parede rochosa debruçada sobre o oceano.
Cabo Girao - Francisco Correia |
Na Câmara de Lobos está o Curral das Freiras, único ponto da ilha de onde não se pode ver o mar, e o Estreito de Câmara de Lobos, onde se fabrica o vinho Madeira, a principal iguaria da região.
A charmosa Santana está a quase uma hora de São Vicente e guarda os pontos mais altos da Madeira, Pico Ruivo, Pico das Torres e Pico do Areeiro, ótimas opções para quem gosta de caminhadas pela natureza. Na cidade, há casinhas típicas que chamam a atenção, com formato triangular e revestidas de colmo.
Santana - Crédito Turismo da Madeira |
Degustar o vinho Madeira
O tradicional vinho Madeira é reconhecido e apreciado no mundo todo, tendo até mesmo uma festa anual dedicada a ele – a Festa do Vinho.
Vinho Madeira - Crédito IBVAM |
Prová-lo em uma das refeições é essencial, mas aproveitar a viagem para participar de uma degustação harmonizada é absolutamente delicioso.
Curtir piscinas naturais
A Madeira está cheia de cenários deslumbrantes e suas piscinas naturais são um dos destaques. Elas são complexos balneares impressionantes, formados por rochas vulcânicas, onde a água do mar entra naturalmente. As mais famosas ficam em Porto Moniz e Seixal.
Seixal: Piscinas Naturais - Francisco Correia |
A 20 quilômetros dali está Ponta do Sol, o ponto mais quente da ilha, perfeito para aproveitar um dia de sol. Já Calheta tem casinhas que se perdem entre bananeiras, vinhas e plantações de cana que formam um cenário encantador. Uma boa pedida é o Centro das Artes “Casa das Mudas”, onde acontecem exposições de arte, apresentações de peças de teatro, espetáculos musicais, entre outros.
Pôr do Sol em Ponta do Sol - Credito Greg Snel |
Já na parte noroeste da Madeira está Porto Moniz, com suas piscinas naturais imperdíveis, formadas por rochas vulcânicas onde o mar entra naturalmente. Ao lado está São Vicente, que tem uma extensa área da Floresta Laurissilva, classificada como Patrimônio Natural da UNESCO. Também é lá que ficam as Grutas e o Centro de Vulcanismo, que exploram diversas passagens subterrâneas de origem vulcânica.
Mais 25 quilômetros separam Santana de Santa Cruz, com monumentos da época da colonização, como a Igreja de São Salvador. Lá estão a belíssima praia do Garajau, com uma reserva natural excelente para a prática de mergulho, e o único parque aquático da ilha, o Aquaparque.
Sobre a Ilha da Madeira
A Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses.
Para mais informações, acesse www.madeiraallyear.com.
Postar um comentário