27 novembro 2017

Embarque no Expresso Oriente e desvende quem é o Assassino de um clássico de Agatha Christie

Os clássicos sempre estão na moda e não é à toa que a estreia do remake do aclamado filme "Assassinato no Expresso Oriente" ("Murder on the Orient Express"), baseado na obra da autora Agatha Christie está sendo tão aguardada para o próximo dia 30/11/17.


Nós conferimos na semana passada, em uma noite linda que começou no pomposo Cine Odeon, um marco da Belle Époque carioca, inaugurado em 1926, localizado na Praça Floriano, na Cinelândia, e que tem tudo a ver com essa atmosfera do filme. Não poderiam ter escolhido local mais apropriado para essa exibição em Avant-Première do filme, um convite da rede TeleCine juntamente com o Belmond Copacabana Palace


O filme já foi lançado nos EUA, em 10 de novembro, pela 20th Century Fox, e terá divulgação nacional aqui no Brasil a partir de 30/11/17.


Não vou soltar nenhum spoiler, viu? rsrs... não quero estragar a surpresa final do filme, que é incrível, principalmente para quem não tinha muita ideia do enredo, não havia lido o livro, que foi lançado pela primeira vez na Inglaterra em 1934, nem visto a película original, de 1974. 

Para quem é como eu que adora esse gênero suspense-detetive, vai sair do cinema bastante contente com as atuações, com os diálogos, com as construções das personagens e desenrolar da trama. 

Além disso, a fotografia do filme é um deleite todos nós que somos Apaixonados por Viagens! Cada ludar tão incrível que é mostrado no filme que dá vontade de sair do cinema e montar um roteiro igualzinho por onde passa o famoso detetive Hercule Poirot! 


Não sei se será um filme para concorrer ao Oscar, como foi o caso do primeiro, de 1974, que levou a estatueta de melhor atriz coadjuvante àquela época, com a atriz Ingrid Bergman, além de ter sido indicado nas categorias de melhor ator, para Albert Finney, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor figurino e melhor trilha sonora - drama.

Mas sei que vocês vão gostar!! Vão por mim e já podem garantir seus ingressos.

A única coisa que vou dizer é o seguinte: ninguém parece ser o que... não confie em ninguém! 

Pronto, agora vamos falar o basiquinho que todos os curiosos e que estão aguardando a estreia já devem saber, certo? Que o filme apresenta no centro da história os desafios enfrentados pelo detetive belga Hercule Poirot, agora vivenciado pelo ator Kenneth Branagh, que embarca de última hora no trem Expresso Oriente e vê-se envolvido no deslinde de um misterioso crime cometido dentro do trem, após uma nevasca ter interrompido a viagem. 

Dirigido pelo próprio Kenneth Branagh, que está impecável e incrível como Hercule Poirot, o filme conta com um elenco de primeira linha: Tom Bateman, Lucy Boynton, Olivia Colman, Penélope Cruz, Willem Dafoe, Judi Dench, Johnny Depp, Josh Gad, Manuel Garcia-Rulfo, Derek Jacobi, Marwan Kenzari, Leslie Odom Jr., Michelle Pfeiffer, Sergei Polunin e Daisy Ridley.

Uma boa notícia que vi no site Adoro Cinema é que o filme vai ganhar sequência! Clique Aqui 

De acordo com o site, o próximo livro de Agatha Christie que ganhará adaptação para as telonas será o "Morte no Nilo". A Fox já estaria desenvolvendo uma sequência para a história, trazendo novamente o detetive Hercule Poirot para desvendar um assassinato no Egito, gerado por um triângulo amoroso que não deu certo. Ainda, para manter a identidade que já nos conquistou, embora não esteja confirmado, espera-se que Kenneth Branagh assuma novamente o papel do detetive e a cadeira de direção.

Uma curiosidade: será que a história do livro de Agatha Christie foi baseada em um fato verídico? Como fiquei realmente interessada após ver o filme (só falta terminar de ler o lindo livro que ganhei no dia da estreia!), descobri que existe essa vertente, segundo a matéria que li no site da Revista Galileu (clique aqui, mas cuidado com os spoilers). O caso fictício mostrado pela autora tem certa similitude com outro caso de um famoso aviador, Charles Lindbergh, que levou a alguns a pensarem que teria sido a inspiração para o livro, algo que foi confirmado pelo site oficial de Agatha Christie, uma das prováveis razões para o livro ter sido tão popular à época em que foi lançado, já que o caso Lindbergh ainda estava muito vivo na memória de todos.

Um outro detalhe: a própria Agatha Christie gostava muito de viajar no Expresso Oriente! E, em um passeio de 1931, o trem parou por causa de uma inundação. Assim, o Trem Mais Famoso do Mundo virava cenário de uma história que vem conquistando gerações. 

Você sabia que o a primeira viagem do Expresso Oriente, que era para ser chamado de trem de Constantinopla, entre Istambul e Paris, cruzando um continente, foi em 4 de outubro de 1883, ocasião em que os jornalistas presentes retrataram estar em um dos melhores hotéis da Europa, com detalhados painéis em madeira, cadeiras de couro de luxo, lençóis de seda, cobertores de lã... tudo isso numa viagem que durava pouco mais de 80 horas, ou seja, uns 3 dias.


Sobrevivendo às Guerras Mundiais, a linha original gerou trens semelhantes e, atualmente, o Venice Simplon-Orient-Express, que é uma das estrelas do filme atual, administrado pela Belmond, embora associado ao glamour dos anos 20, a era de ouro das viagens ainda persiste em sua grandeza. Em um ambiente para admirar e saborear os pratos espetaculares, o passageiro é convidado a conectar-se com uma atmosfera sofisticada, num ritmo de vida mais leve. 


E não foi por menos que, após a pré estreia do filme no Cine Odeon, fomos todos convidados a uma linda festa no Belmond Copacabana Palace, iônico hotel na orla mais famosa do Brasil, Copacabana... um verdadeiro cartão postal na cidade!


A festa não poderia ter sido mais incrível. Já na chegada, gelo seco e sonoridade de um trem a percorrer seus trilhos levavam-nos a uma viagem para dentro do filme!


Eles arrasaram na decoração, ambientação, buffet, música... tudo estava impecável!



Todos os convidados ganharam um "bigode" a la Hercule Poirot e todos que estavam trabalhando na festa vestiam uma camiseta escrito "Todos são Suspeito". Um máximo! Adorei a brincadeira e a criatividade dos organizadores do evento.



Acima, com Gaia (Blog Mala de Aventuras) e Ju (Blog Vida Carioca).

Adorei poder vesti-me com trajes de época e brincar um pouco com as personagens do filme. 


Em resumo, a festa foi TOP e me deixou morrendo de vontade de embarcar no Venice Simplon-Orient-Express, um trem que é bem diferente dos trens convencionais, com os seus 17 vagões em estilo art déco, dos anos 20 e 30, restaurados com marchetaria à sua magnificência inicial para recriar uma das mais incríveis experiências luxuosas do mundo! Não haveria melhor local para gravar este filme, não acham?


Vale dizer que, dentre esses 17 vagões, 3 são vagões-restaurantes históricos com decoração autêntica, incluindo vidro Lalique e painéis laqueados, e um vagão-bar com um pianista residente. Deve ser um luxo só!


Durante o dia, as Cabines Duplas são configuradas como lounge com um sofá, apoio para os pés, uma pequena mesa e um gabinete com lavabo. À noite, a estrutura se transforma em uma acomodação aconchegante com cama superior e inferior.


Cabines Suíte consistem em duas cabines interconectadas. Você pode escolher entre duas camas de solteiro ou manter uma cabine como lounge com cama superior e cama inferior na outra.

Com sua gastronomia a comando do Chef Christian Bodiguel, os restaurantes do Venice Simplon-Orient-Express valem-se de ingredientes frescos que são trazidos a bordo ao longo do percurso. Com menus pré-definidos inclusos na viagem, sendo as bebidas e opções à la carte disponíveis mediante taxa adicional, as refeições ocorrem nos três belíssimos vagões-restaurantes. Mas no centro do trem, o vagão-bar proporciona um ambiente convidativo para relaxar degustando coquetéis ou um café.

Parece até coisa de cinema mesmo... eu quero!


Se você, assim como eu, ficou animado e deseja incluir na sua próxima Eurotrip uma viagem neste trem fabuloso, saiba que dentre seus destinos encontram-se as cidades de Londres, Paris, Veneza, Berlin, Roma, Crocóvia, Praga, Budapeste, Innsbruk, Viena e Istambul

A jornada clássica faz seu percurso durante a noite entre Londres e Veneza, encontrando um cenário deslumbrante na rota pela França e Suíça. O itinerário também pode ser desfrutado em modalidades mais curtas, de Londres ou Veneza a Paris. Durante o ano todo, outras viagens incluem destinos imperdíveis como Budapeste, Istambul, Praga, Viena e Estocolmo.

Agora só falta comprar a passagem aérea para o Velho Continente e embarcar em mais essa aventura. Quem sabe a gente não esbarra com o Poirot por lá, hein?

Clique aqui e leia um pouco mais sobre este trem maravilhoso. 

E não deixem de ver o filme que entra em cartaz em todos os cinemas do Brasil no dia 30/11/17



Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR