09 junho 2017

Bagatelle Rio de Janeiro lança o Menu surpresa das Terças!

Fomos convidados para conhecer a badalada, charmosa, chique e elegante filial caioca do já famoso restaurante nova iorquino, especializado na gastronomia francesa: o Bagatelle.




Localizado em um dos lugares que mais nos remetem aos áureos tempos da Cidade Maravilhosa, em que uma aristocracia sofisticada vivia no melhor estilo bon vivant, na tribuna social do Jockey Club Rio de Janeiro, o Bagatelle esbanja glamour e luxo desde a sua entrada, com portais imponentes e escadarias que parecem nos transportar no tempo, muito mármore até chegarmos propriamente à entrada do restaurante, onde fomos recebidos por uma simpática hostess que nos encaminhou à nossa mesa. 


O ambiente do restaurante não poderia ser diferente:
com muito requinte e harmonia, a decoração é belíssima com 
colunas gregas, mesas grandes com toalhas brancas, sofás revestidos de couro, cadeiras ornamentadas, cortinas de veludo, lustres de cristal de estilo provençal, quadros estilosos com algumas celebridades consagradas pela história e modelos sexys, muitas garrafas de espumante, algumas enormes, compunham também a decoração, além de mais mármore, conferindo aquele ar dos salões de festa dos palacetes parisienses dos séculos passados. Isso em contar que o restaurante tem vista para a pista de corrida do Jockey e varanda envidraçada.




Ou seja, uma atmosfera com muita personalidade, em estilo único que engloba uma decoração chique, música moderna e animada (mais animada ainda aos sábados, depois das 22h, quando o restaurante se transforma em verdadeira boate, com direito à pista de dança, luz baixa, DJ e pessoas dançando em cima das cadeiras... fica até difícil de imaginar tudo isso quando a gente vai em outro dia da semana), atendentes muito educados, solícitos, eficientes e, por que não dizer, lindíssimos, que nos apresentam um lugar que mistura a vibe de um restaurante com um mix de bar e boate a depender do dia da semana e horário que você for... enfim, um lugar para se conhecer, com certeza!





Aberto em 2008 em Nova Iorque, pelos sócios franceses sócios franceses Aymeric Clemente e Remi Laba, o Bagatelle surgiu com o objetivo de ser um autêntico restaurante francês e mediterrâneo, tanto no ambiente como na cozinha. Em 2012, foi inaugurada, com sucesso, a filial em São Paulo e, em novembro de 2015, no Rio de Janeiro sob o comando do chef Thiago Maeda e do chef executivo Gustavo Young.

Mas o conceito Bagatelle se difundiu pelo mundo e já há também filiais em Miami, Los Angeles, Las Vegas, St. Barth, Saint-Tropez, Dubai e Punta del Este!


Sobre o Chef Gustavo Young, podemos dizer que sua paixão começou com os estudos de gastronomia no SENAC de São Paulo e depois só fez crescer quando efetivamente iniciou sua carreira pela Europa, onde teve a oportunidade de trabalhar em restaurantes famosos pela Espanha, como o El Celler de Can Roca em Girona, Dos Palillos em Barcelona e o restaurante do hotel Mandarin Oriental de Barcelona.

Apesar de toda essa sua experiência pelas cozinhas espanholas, o Chef Executivo da casa, Gustavo Young, em parceria com o Thiago Maeda, vem desenvolvendo com maestria um trabalho formidável pela cozinha francesa no Bagatelle, com pratos ricos em frutos do mar, mas que permitem um toque brasileiro com muito requinte.

E, voltando à razão de nossa visita, em plena terça feira, foi para apresentar para vocês essa novidade, um conceito já bem famoso em restaurantes do mundo todo, em que você confia no chef e espera que ele traga surpresas toda semana. No caso, toda terça feira, o restaurante oferecerá um menu completo com couvert, entrada, principal e sobremesa por apenas R$95,00 (mais taxa de serviço)!!


Nós estivemos lá para conferir e realmente foi incrível! Vale dizer que cada passo do menu (couvert, entrada, principal e sobremesa) é composto por opções para que o visitante faça a escolha de uma, sendo que um prato será sempre do menu fixo da casa e o outro prato que comporá as opções será sempre uma novidade, uma surpresa com a promessa, inclusive, feita pelo próprio Gustavo, de que esse prato seja sempre diferente toda semana para te surpreender! 


A experiência gastronômica é muito completa e vamos combinar que, em se tratando do Rio de Janeiro, um menu completo que oferece diferentes opções de couvert, entrada, prato principal e sobremesa, em um ambiente classudo e chique como este, por R$95,00 (por pessoa) está muito bom!! 


Que tal? Gostaram? Então vamos ver como foi o menu no dia que visitamos, um verdadeiro deleite para fãs da culinária francesa repaginada, com toque autorais do chef... lembrando que, quando você for, será diferente. 

O couvert, para já iniciarmos essa deliciosa noite, estava perfeito: pães da casa fresquinhos e quentinhos, com uma pasta de cogumelos que estava um maravilhosa.



Para acompanhar a noite, eu optei por um vinho rosé Berne Esprit di Méditerranée (espírito do Mediterrâneo), francês, como não poderia deixar de ser, absolutamente em harmonia com com os nossos pratos iniciais, até mesmo por ser um vinho de aperitivo, com notas levemente frutas e de acordo todo o clima de belle époque que nos circundava.


Já o Julio, para experimentar algo diferente, preferiu o vinho branco Mirandelle L. Lurton, um Sauvignon Blanc da região de Bordeaux, com notas mais cítricas, bastante refrescante e que harmoniza também muito bem com as entradas, saladas, peixes e frutos do mar.


As duas opções de entradas foram: 

- Salada Niçoise: atum confit, legumes, ovo, tapenade e vinagre, que foi a escolhida por mim e pelo Julio e estava lindamente apresentada e muito rica em sabores.


- Salada Beterraba com Queijo de Cabra: infelizmente, eu não sou muito fã de beterraba e deixei isso falar mais alto na hora de escolher. Deveria estar muito saborosa também porque, quem a escolheu aprovou. Quem sabe em futura visita à casa se ainda tiver no cardápio:


As três opções de pratos principais foram:

- Rice noodles, curry verde, legumes variados e ovo empanado: como passamos quase 40 dias na Ásia e nos esbaldamos na culinária tailandesa, definitivamente eu preferi escolher algo diferente de rice noodles (um tipo de macarrão feito de arroz que é muito famoso na culinária asiática).

- Dourado em cassoulet de polvo, broto de feijão, cenoura, vagem, caldo escuro de polvo: esse foi o meu escolhido e não me arrependi! O ponto do peixe estava magnífico, a combinação do feijão branco com polvo também foi surpreendente. Ou seja, aprovado!




- Delicioso Galeto, marinado e assado com ervas e trufas, batata rústica, cebola e cogumelos: esse foi o escolhido pelo Julio e posso dizer, até mesmo porque eu provei também, que foi a grande surpresa do cardápio para a gente. De fato, não estávamos esperando muita coisa de um galeto e foi aqui que percebemos mais nitidamente o toque de brasilidade em uma composição francesa que se transformou em uma verdadeira explosão de sabores! Sem dúvidas, na nossa opinião, apesar de o dourado estar delicioso, o galeto ganhou!



Em relação às sobremesas, ficamos também encantados com a apresentação dos pratos e sabores únicos:


- Pain Perdu: rabanada de brioche (nada mais brasileiro, ou  melhor, português rsrs... mas com um toque francês), nutella, frutas vermelhas e creme anglaise. Sem palavras para descrever o quão deliciosa estava! Fiquem com as fotos abaixo e imaginem o sabor maravilhoso dessa sobremesa.




- Cheesecake de frutas vermelhas e sorvete de baunilha: até parece mais simples e mais conhecido, certo? Enganado, porque o cheesecake não tinha cobertura de frutas vermelhas, como normalmente vemos, mas sim o seu recheio levava na composição as frutas vermelhas que conferiam o tom da cor. 


Nossa experiência gastronômica não poderia ter sido mais deliciosa, ainda mais em companhia dos amigos Tavinho e Leo, do blog e instagram Maior Viagem, bem como da Erica, do blog e instagram Nós na Trip. 


Foi uma noite linda e super recomendamos, viu? Aproveitem que o Dia dos Namorados está chegando e presenteiem seu amor com um jantar dos deuses! 

Vejam as fotos do cardápio regular/fixo da casa:






** FICHA TÉCNICA - SERVIÇO **

- Nome: restaurante Bagatelle Rio de Janeiro

- Site: http://www.bagatelleriodejaneiro.com/

- Endereço: Praça Santos Dumont, 31 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ ver no mapa

- Telefone: (21) 34350355

- Funcionamento: segundas, terças e quartas das 19h à 1h; quintas e sextas das 19h às 2h;  sábados das 13h às 18h e das 19h às 2h; e domingos das 13h às 18h e das 19h às 2h.

- Reservas: sim, a casa faz reserva e recomendamos que sejam feitas, principalmente aos finais de semana e datas comemorativas

- Aos sábados: depois das 22h, a casa ganha novos contornos e muito agito sob o comando do DJ que literalmente transforma o ambiente em verdadeira boate, com direito à luz baixa, pista de dança, pessoas dançando em cima das cadeiras, parapeitos e sofás.

- Instagram: clique aqui e veja o vído que compartilhamos no instagram sobre a experiência que tivemos no restaurnate. 



  1. Olá! Obrigada pelas dicas. Vi que temos opções mais em conta. Sabe dizer quantos % são dedicados aos garçons e couvert?

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR