Eu nunca estive na Noruega, mas não resisti a compartilhar com vocês essas dicas que eu recebi, pois esse é um dos meus sonhos!!!
Aliás, há anos que a Noruega figura na minha WishList!!! Em 2007, eu cheguei a planejar uma ida a Oslo, reservei hotel e tudo, mas já lá na Europa, pertinho pertinho, imprevistos me forçaram a mudar os planos e a desistir de ir naquela ocasião. Foi triste, viu?
Mas Deus sabe o que faz e certamente aquela não era a hora ainda. Fato é que sou louca para conhecer o país, ver de perto as paisagens deslumbrantes como os fiordes, formados pelo recuo das geleiras, os suntuosos rios e cachoeiras, os parques nacionais e a famosa pedra TrollTunga que é figurinha batida nos maiores perfis de viagem no instagram. Sempre tem foto de lá! Isso sem contar o famoso bacalhau.
Agora, outro sonho também, além de conhecer a capital - Oslo - percorrer os fiordes e ver a TrollTunga, é ter a sorte de ver de perto a Aurora Boreal!
Quantos de vocês têm amigos que já planejaram uma viagem para algum país onde pode ocorrer esse fenômeno, fizeram tudo direitinho e, na hora H, a tal da aurora não apareceu? Frustrante, né?
Eu tenho dois amigos que passaram por essa experiência, chegaram a dormir no carro, olhando para o céu... e nada!
Exatamente por ser um dos fenômenos mais belos da natureza, a aurora boreal desperta muita curiosidade e interesse das pessoas. Uma coisa é certa, antes de me preparar para caçá-la, eu com certeza farei um bom curso de fotografia, porque dizem que também não é tão fácil fazer esses registros maravilhosos dela que a gente vê por aí. Requer algumas técnicas.
A aurora boreal pode ser observada ao redor do mundo, em regiões próximas ao Círculo Polar Ártico. Sua ocorrência se dá a partir do outono, no final de setembro, mas com maior probabilidade e intensidade entre os meses de novembro e março. Ir à caça da aurora boreal pode ser uma bela aventura, especialmente na Noruega.
Aplicativo
O Visit Norway oferece um aplicativo exclusivo para quem está à caça da aurora boreal. O Norway Lights promete aumentar as chances de conseguir vislumbrar o fenômeno, oferecendo uma previsão do tempo e probabilidade de ocorrência para cada cidade norueguesa em tempo real e de forma super prática. Ele está disponível para Android, iOS e Windows.
Uma boa dica para quem quer muito muito tentar vê-la, é baixar o aplicativo, estudar a sua aparição esse ano e já se preparar para o próximo ano com base nessas probabilidades.
Capital da aurora boreal
Na Noruega está localizada a cidade de Tromsø, conhecida como a capital da aurora boreal. A 350 quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico, é a maior da região norte do país. Por lá, as chances de presenciar o fenômeno da aurora boreal são altas e o grande diferencial é que os visitantes podem ter essa experiência com toda estrutura e conforto. O acesso a Tromsø é muito simples: lá está um dos principais aeroportos do país, que recebe voos diários de inúmeras cidades norueguesas e também de algumas capitais europeias.
De navio
E que tal observar a aurora borel a bordo de um navio? A empresa Hurtigruten oferece um percurso de cinco dias durante o inverno que vai à caça das luzes. E, de quebra, os viajantes ainda passam pelas belíssimas ilhas de Vesterålen e Lofoten, além de cidades como Bergen, Ålesund, Trondheim e, claro, Tromsø. Assista ao vídeo.
Fotografia profissional
É claro que todos querem ter uma recordação da experiência de avistar a aurora boreal, mas fotografar o fenômeno pode ser um desafio. Pensando nisso, o turismo da cidade de Narvik passou a oferecer tours acompanhados de um fotógrafo profissional. Dessa forma, os visitantes garantem uma bela lembrança fotográfica.
Assita ao vídeo com cenas de aurora boreal na Noruega.
Postar um comentário