05 outubro 2016

Dicas para ver a Aurora Boreal na Noruega

Eu nunca estive na Noruega, mas não resisti a compartilhar com vocês essas dicas que eu recebi, pois esse é um dos meus sonhos!!!

Aliás, há anos que a Noruega figura na minha WishList!!! Em 2007, eu cheguei a planejar uma ida a Oslo, reservei hotel e tudo, mas já lá na Europa, pertinho pertinho, imprevistos me forçaram a mudar os planos e a desistir de ir naquela ocasião. Foi triste, viu?


Mas Deus sabe o que faz e certamente aquela não era a hora ainda. Fato é que sou louca para conhecer o país, ver de perto as paisagens deslumbrantes como os fiordes, formados pelo recuo das geleiras, os suntuosos rios e cachoeiras, os parques nacionais e a famosa pedra TrollTunga que é figurinha batida nos maiores perfis de viagem no instagram. Sempre tem foto de lá! Isso sem contar o famoso bacalhau.

Agora, outro sonho também, além de conhecer a capital - Oslo - percorrer os fiordes e ver a TrollTunga, é ter a sorte de ver de perto a Aurora Boreal!


Quantos de vocês têm amigos que já planejaram uma viagem para algum país onde pode ocorrer esse fenômeno, fizeram tudo direitinho e, na hora H, a tal da aurora não apareceu? Frustrante, né?

Eu tenho dois amigos que passaram por essa experiência, chegaram a dormir no carro, olhando para o céu... e nada! 

Exatamente por ser um dos fenômenos mais belos da natureza, a aurora boreal desperta muita curiosidade e interesse das pessoas. Uma coisa é certa, antes de me preparar para caçá-la, eu com certeza farei um bom curso de fotografia, porque dizem que também não é tão fácil fazer esses registros maravilhosos dela que a gente vê por aí. Requer algumas técnicas.

A aurora boreal pode ser observada ao redor do mundo, em regiões próximas ao Círculo Polar Ártico. Sua ocorrência se dá a partir do outono, no final de setembro, mas com maior probabilidade e intensidade entre os meses de novembro e março. Ir à caça da aurora boreal pode ser uma bela aventura, especialmente na Noruega. 

Aplicativo

O Visit Norway oferece um aplicativo exclusivo para quem está à caça da aurora boreal. O Norway Lights promete aumentar as chances de conseguir vislumbrar o fenômeno, oferecendo uma previsão do tempo e probabilidade de ocorrência para cada cidade norueguesa em tempo real e de forma super prática. Ele está disponível para Android, iOS e Windows.

Uma boa dica para quem quer muito muito tentar vê-la, é baixar o aplicativo, estudar a sua aparição esse ano e já se preparar para o próximo ano com base nessas probabilidades. 

Capital da aurora boreal

Na Noruega está localizada a cidade de Tromsø, conhecida como a capital da aurora boreal. A 350 quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico, é a maior da região norte do país. Por lá, as chances de presenciar o fenômeno da aurora boreal são altas e o grande diferencial é que os visitantes podem ter essa experiência com toda estrutura e conforto. O acesso a Tromsø é muito simples: lá está um dos principais aeroportos do país, que recebe voos diários de inúmeras cidades norueguesas e também de algumas capitais europeias.

De navio

E que tal observar a aurora borel a bordo de um navio? A empresa Hurtigruten oferece um percurso de cinco dias durante o inverno que vai à caça das luzes. E, de quebra, os viajantes ainda passam pelas belíssimas ilhas de Vesterålen e Lofoten, além de cidades como Bergen, Ålesund, Trondheim e, claro, Tromsø. Assista ao vídeo.

Fotografia profissional

É claro que todos querem ter uma recordação da experiência de avistar a aurora boreal, mas fotografar o fenômeno pode ser um desafio. Pensando nisso, o turismo da cidade de Narvik passou a oferecer tours acompanhados de um fotógrafo profissional. Dessa forma, os visitantes garantem uma bela lembrança fotográfica.

Assita ao vídeo com cenas de aurora boreal na Noruega.




Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR