30 julho 2016

Novo Centro de Visitantes Paineiras: o Rio de Janeiro ganha mais uma atração, com exposição, vista linda e a poucos passos do Cristo Redentor!

Hoje, dia 30 de Julho de 2016, o Rio de Janeiro ganha mais uma atração turística que está muito especial ! Nós estivemos lá na inauguração, em evento fechado para a mídia, conferimos todos os ambientes que se encontram prontos e vamos contar para vocês como está lindo o CENTRO DE VISITANTES PAINEIRAS!



Na Estrada das Paineiras, a caminho da atração turística brasileira mais famosa do mundo, o Cristo Redentor, listado dentre as 10 Atrações Turísticas mais visitadas do Mundo, a partir de agora o turista não precisará mais enfrentar filas para descer do Corcovado, seja de van, seja de trenzinho, como acontecia antigamente, sem ter o que fazer e muitas vezes aguardando mais de 1 hora para descer embaixo de sol escaldante (eu mesma já passei por isso em 2012, quando fui com o Julio e minha sogra, que já é idosa e, sem ter onde ficar, acabou sentando-se na calçada)... pensando nessa situação que já era inconcebível que há quase 10 anos vem sendo feitas obras no antigo Hotel Paineiras, que, não obstante ter recebido personalidades famosas no passado, ficou abandonado por mais de 30 anos, largados às ruínas, mas que agora, revitalizado, reformado, totalmente novo, abre suas portas para receber os visitantes da Cidade Maravilhosa!



Você sabia que o Cristo Redentor tem capacidade para receber 1.200 pessoas por hora em seu espaço? E que, para 



O vencedor do concurso promovido pelo Instituto Chico Mendes de Consevarção da Biodiversidade - ICMBio e pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, que foi o Estúdio América, desenvolveu um projeto aquitetônico de muito bom gosto, que aliou elementos modernos com alguns toques mais clássicos, trazendo aos turistas não apenas um espaço em que poderá mais uma vez contemplar uma vista linda para as belezas naturais que tanto encantam quem vem para a cidade, mas, para além disso, visando a proporcionar uma verdadeira experiência de aprendizados sobre o Parque Nacional da Floresta da Tijuca, que é o foco da exposição permanente, bem como uma área de lazer com gastronomia, loja de souvenir que funcionarão igualmente como um bom ponto de apoio para receber com mais conforto todo esse gigante público que visita o Cristo Redentor todos os dias, compatibilizando o turismo com a propagação da consciência de preservação ambiental, que é o grande objetivo do ICMBio, órgão que teve a iniciativa de levar adiante esse projeto do Centro de Visitantes.


As obras ficaram por conta do consórcio Paineiras-Corcovado, formado pelo Grupo Cataratas, a Bel-Tur e a Esfeco, por meio de um contrato de concessão com o ICMBio.




OBS: Para esse período das Olimpíadas e Paralimpíadas, como foi bastante divulgado que a melhor forma de aquisição de ingressos é a via online, pela internet, está quase esgotada já a capacidade máxima de visitação do Cristo Redentor. Logo, a dica que nos foi passada é para que o turista que virá a cidade agora no mês de agosto verifique primeiramente na internet se ainda há disponibilidade de bilhetes para comprar. Clique aqui e compre seus ingressos. 




Também ficamos sabendo que, excepcionalmente, durante os Jogos Olímpicos, para atender aos turistas que estarão na Zona Oeste, considerando que cerca de 50% das competições terão lugar no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, haverá vans saindo do Shopping Città América (apenas durante esse período). As saídas oficiais das vans são: Praça do Lido, em Copacabana; Largo do Machado, com bilheteria localizada dentro do metrô e no próprio Centro de Visitantes Paineiras, de onde sobem as vans também.




Quem faz a trilha a pé também deve pagar ingresso para ir ao Cristo Redentor. Mas é um bilhete com valor reduzido, em comparação a quem se vale dos serviços das vans. Veja mais informações clicando aqui.





Por fim, a forma mais clássica e tradicional de subir o Corcovado para visitar a obra que é uma das novas 7 Maravilhas do Mundo, é de Trenzinho! Clique aqui e veja como é o passeio com o trem e como comprar seu bilhete, recomendando-se sempre, seja de trem, seja de van, que o ingresso para o Cristo Redentor seja adquirido com antecedência e pela internet para evitar filas.

Voltando a falar do Centro de Visitantes Paineiras, eu achei o espaço muito bonito, ainda que faltem alguns acabamentos até porque nós fomos em uma inauguração oficial para a imprensa, mas a abertura mesmo da casa é hoje, dia 30 de julho. Portanto, ainda vimos uma certa correria de pessoas finalizando detalhes de limpeza, por exemplo, e soubemos que nos últimos dias várias equipes estiveram presentes por lá, virando noite, para dar tempo de finalizar o que era necessário para a sua abertura ao público.






Um empenho que trouxe para a gente um lugar muito aprazível, agradável, que está tinindo de novo, bonito, com ambiente, como já mencionei acima, para lazer, descontração, mas, principalmente, para maior aprendizado sobre o Parque Nacional da Tijuca, a biodiversidade da Mata Atlântica e de outros parques nacionais brasileiros.






A exposição "Floresta Protetora" ocupa 1.200 do centro de visitantes em 7 de suas salas, com a intenção de sensibilizar o público sobre a importância da preservação do meio ambiente e estimular o seu interesse a respeito das unidades de conservação, apresentando características geográficas e históricas da região, assim como a fauna, a flora e as consequências humanas de degradação no lugar, tudo isso com muita modernidade, muita interatividade e utilização de painéis luminosos, equipamentos de última geração que vão inserir o visitante neste contexto com projeções ultrareeallistas, fotografias, imagens inéditas captadas por drone, relatos de personalidades e muita tecnologia interativa. 







Destaque para a Cachoeira em movimento, efeito conferido por luzes e projeções onde se pode tocar e obter mais informações sobre o Parque Nacional da Tijuca. 


Isso sem contar que foi feita uma maquete em escala de 10 por 12 metros que nos dá uma pequena noção da dimensão do que é o Parque Nacional da Floresta da Tijuca, o qual, administrado pelo ICMBio, protege vários dos mais famosos monumentos naturais do Rio de janeiro, como o Corcovado, a Pedra da Gávea, a Pedra Bonita e a Floresta da Tijuca. Protege ainda um rico patrimônio cultural, como o Parque Lage e a Vista Chinesa. Com quase 4 mil hectares, é a unidade de conservação mais visitada do país, recebendo cerca de 3 milhões de visitantes por ano.






Ficou curioso por saber mais mais sobre o Parque Nacional da Tijuca? Então clique aqui e leia sobre esse que é o verdadeiro pulmão do Rio de Janeiro, com influência direta no clima da cidade. Lembrando que o Maciço da Tijuca, entre os séculos XVII e XVIII foi ocupado e praticamente todo devastado pela extração de madeira e monoculturas, como a do café, causando sérios problemas ambientais para a cidade, mormente a escassez de água. Em 1861, as Florestas da Tijuca e das Paineiras foram declaradas por Dom Pedro II como Florestas Protetoras e deu-se ao início de desapropriações das fazendas e ao reflorestamento, sendo transformado em Parque Nacional em 1961.

Hoje em dia, a Floresta da Tijuca, que é um dos setores de proteção do Parque Nacional Tijuca, é considerada como uma das Maiores Florestas Urbanas do Mundo!! (O título de Maior Floresta Urbana do Mundo, para quem não sabe, é do Parque Estadual da Pedra Branca, na cidade do Rio de Janeiro, com 125 km², abrangendo a região da Prainha e Grumari.)





Durante o evento de inaguração, foi servido o brunch para que pudéssemos desfrutar dos espaços abertos ao público. Todo o espaço foi preparado para receber todos os visitantes, inclusive os que possuem dificuldades locomotoras, gestantes ou idosos, até mesmo crianças, pois na área destina à exposição, no segundo andar, há uma área Kids bem bonitinha. 





O Centro de Visitantes também conta com estação de tratamento de efluentes com reutilização de água, tecnologias de economia de água e energia e gerenciamento eficiente de resíduos sólidos, com destinação de material reciclável para coperativa de comunidade vizinha.

Estiveram presentes, no dia da inauguração, o Presidente do Parque Nacional da Tijuca, o Ministro do Meio Ambiente, o Secretário Estadual do Meio Ambiente, o Páraco do Cristo Redentor, o Presidente do Grupo Cataratas, que é o grupo que também administra outras atrações turísticas importantes no Brasil, como as Cataratas de Foz do Iguaçu e Fernando de Noronha, dentre outras personalidades, que fizeram seus discursos sobre a importância do Centro de Visitantes Paineiras, sobre toda a trajetória para chegarem até ali, toda a luta e a alegria de ver o projeto realizado.




Após, houve a abertura oficial com o corte da fita inaugural.



Com boa música e animação, havia bastante gente no dia para conhecer tudo o que é oferecido pelo Centro de Visitantes. Vale reforçar que sua entrada é gratuita! E achei bacana que havia muita sinalização de tudo, com placas e Centro de Informações Turísticas. 




Falando um pouco de cada espaço, a Área Goumet, um projeto desenvolvido pela Kube Arquitetura, conta com vista panorâmica para a cidade. 



No alpendre, o público poderá aproveitar o Bar das Paineiras e o fast food saudável Naturê, de 390m² e capacidade para 156 lugares. 

O subsolo vai abrigar um restaurante de 260 lugares com serviço de buffet a preço fixo, 240 m² de área interna e 240m² em um deck externo que se projeta por seis metros acima da mata. 

Contrastando com o antigo e o histórico, a nova construção mantém ao máximo os elementos originais do espaço.

Por fim, a Loja de Souvenir, bem ampla, com decoração lindíssima - reparem no teto da loja como é diferente - também foi projetada pela Kube, vai oferecer diversas opções de souvenirs para quem quiser levar para casa uma lembrança da visita ao espaço. 


Entre os artigos à venda estão camisetas, canecas, bonés, lápis, canetas e pelúcias especialmente desenvolvidos para o Parque Nacional da Tijuca.







Pronto, ficou curioso? Aproveite que o espaço já se encontra aberto e vai lá conferir de perto como está bonito!

Ainda falta uma segunda etapa que trará mais exposições ao Centro, nos últimos andares que ainda estão em obras. Portanto, ainda tem muita coisa por vir no segundo semestre deste ano. 





** MAIS INFORMAÇÕES **


Centro de Visitantes Paineiras

- Diariamente, 8h às 19h

- Horário especial no período dos Jogos Olímpicos (8 a 17 de agosto): 8h às 22h


- Exposição “Floresta Protetora”: Entrada grátis / Classificação Livre

- Bilheteria: www.paineirascorcovado.com.br Os visitantes que optarem pelo embarque na Praça do Lido (em Copacabana) ou no Largo do Machado – comprando antecipadamente pela internet ou o ticket para o dia direto nas bilheterias – farão o desembarque no Centro de Visitantes e terão direito a um fast pass para subir até o monumento por meio de um embarque especial. Também continuará disponível o bilhete antecipado pela internet para embarque direto nas Paineiras, com hora marcada.




Quem desejar adquirir o ingresso direto nas Paineiras poderá realizar a compra dentro do Centro de Visitantes, em um moderno sistema de autoatendimento e senhas. O novo formato vai diminuir o tempo de espera no local, principalmente em períodos de alta temporada, além de oferecer mais conforto ao público – que poderá aguardar o embarque aproveitando as atrações do local e acompanhando o horário por meio de monitores distribuídos por todos os espaços.


- Bilheteria Largo do Machado: Diariamente, 8h às 17h
- Bilheteria Praça do Lido- Copacabana: Diariamente, 8h às 16h
- Ingressos: Copacabana e Largo do Machado
·         R$ 56,00 em baixa temporada e dias de semana
·         R$ 68,00 em alta temporada e finais de semana*
·         R$ 44,00 - Crianças de 5 a 11 anos
·         R$ 37,00 - Brasileiros ou estrangeiros residentes a partir de 60 anos

- Paineiras - Diariamente, 8h às 18h
- Ingressos:
·         R$ 26,00 em baixa temporada e dias de semana
·         R$ 38,00 em alta temporada e finais de semana*
·         R$ 14,00 - Crianças de 05 a 11 anos
·         R$ 7,00 - Brasileiros ou estrangeiros residentes a partir de 60 anos
  
- Ingressos: Barra da Tijuca
·         R$ 100,00 – Inteira
·         R$ 76,00 - Crianças de 05 a 11 anos
·         R$ 69,00 - Brasileiros ou estrangeiros residentes a partir de 60 anos

**HORÁRIO ESPECIAL- OLIMPÍADA - 8 A 17 DE AGOSTO**
Bilheteria Largo do Machado: 8h às 17h
Bilheteria Praça do Lido (Copacabana): 8h às 17h
Bilheteria Barra da Tijuca: 8h às 17h
Bilheteria Paineiras: 8h às 20h
Centro de Visitantes Paineiras: 8h às 22h

**A PARTIR DO DIA 18 DE AGOSTO: HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO NORMAL**
Bilheteria Largo do Machado: 8h às 17h
Bilheteria Praça do Lido (Copacabana): 8h às 16h
Bilheteria Barra da Tijuca: 8h às 16h
Bilheteria Paineiras: 8h às 18h

Centro de Visitantes Paineiras: 8h às 19h

- Paineiras-Corcovado: Criada em 2012, a Paineiras-Corcovado é um consórcio formado pelo Grupo Cataratas, a Bel-Tur e a Esfeco para implementar e operar o Centro de Visitantes Paineiras, além de estruturar o acesso rodoviário ao Corcovado, oferecendo o conforto e a segurança ao público. O trecho entre o Centro Visitantes Paineiras e o alto Corcovado é feito somente pelas vans oficiais, diminuindo o impacto ambiental no Parque Nacional da Tijuca.

- WiFi: por enquanto não foi liberado sinal de WiFi, mas a internet/3g do meu celular pegou bem lá em cima.

**VEJAM MAIS FOTOS DE COMO FOI O EVENTO DE INAUGURAÇÃO**









  1. Excelente artigo e fotos ;) - Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedro!
      Seja sempre bem vindo.
      Muito obrigada. O Centro está lindo e ficará ainda mais com a finalização dos últimos andares.
      Vale a pena conhecer.
      Abraços,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR