18 maio 2016

Melhores Hotéis RJ: Vila Galé Rio de Janeiro

Há duas semanas  (de 6 a 8 de maio), tivemos a honra de visitar o hotel Vila Galé Rio de Janeiro, um hotel 4 estrelas localizado no coração da boemia carioca, no bairro da Lapa, mais um hotel que apoiou nosso projeto de elaboração do roteiro com algumas das melhores opções de hospedagem que a Cidade Maravilhosa tem a oferecer!




Foi, até o momento, sem dúvidas o hotel que mais nos surpreendeu pelo conjunto arquitetônico que harmoniosamente reuniu no mesmo ambiente o Rio Antigo com o Rio Contemporâneo, pois o Vila Galé Rio de Janeiro foi construído a partir da recuperação de um antigo palacete, que no passado abrigou o Hotel Magnifico, e que pode ser observado em sua fachada principal, que tombada, e virada para a rua, mas também aproveitou parte da estrutura de um antigo colégio do bairro.



O resultado é incrível! Impossível não se encantar com essa mescla histórica que trouxe para o presente um pouco da Bèlle Epoque carioca, além de elementos significativos que nos remetem às orgigens portuguesas da rede de hotéis, com brasões, reproduções de quadros, tudo muito bem ajustado na decoração.



A sensação era a de estarmos em um oásis no meio da Lapa, bairro tradicional do centro da cidade, frequentado por todas as tribos que convivem em seus estilos: bares, botecos, restaurantes antigos e conhecidos, boates, rodas de samba, casas de show... a Lapa tem de tudo um pouco e, por ser tão eclética e democrática, agrada a muitos!



E por que um oásis? Porque todo esse burburinho e vuco vuco dos arredores não passavam da porta de entrada do Vila Galé que possui uma vedação acústica muito boa e pôde, assim, manter a sua inspiração temática preservada, que é a MPB brasileira, com muita bossa nova presente na decoração, nas nomenclaturas dos salões de eventos e bares, além de ser a música ambiente do restaurante e piscina.



O hotel Vila Galé Rio de Janeiro é novinho, um bebê inaugurado em Dezembro de 2014, localizado, portanto, no centro histórico do Rio de Janeiro e conta com amplos e modernos quartos e suites, bar, biblioteca, SPA com academia, sala de massagem, jacuzzi e Centro de Convenções com 8 salas, incluindo um Salão Master com 277m².





De fato, impressiona pelo tamanho e, mais ainda, por termos feito nosso check in na sexta já anoitecendo (ficamos até o domingo), nós já morremos de amores pela iluminação das suas áreas comuns, no entorno da piscina, com pontos de luz que realçam a sua beleza.





O toque especial vem com os coqueiros, bem posicionados, que conferem leveza a esse cenário lindo e nos remetem ao que de melhor que a Cidade Maravilhosa tem e que emociona o mundo inteiro: a sua natureza!




Jardins muito bem cuidados e repletos de borboletas deixaram toda a paisagem ainda mais rica. Aliás, riqueza que se percebe em todos os detalhes da decoração do hotel, desde a fachada muito bem preservada, o lobby do hotel e seus móveis... tudo muito elegante e fino. Uma das coisas que adoro ver em lobbys de hotéis são os mimos de boas vindas que eles oferecem. No caso do Vila Galé, frutas e água saborizada estavam à disposição dos hóspedes na recepção e isso é sempre algo bem positivo, certo?


Ainda na sexta feira, após o check in, a gente deu uma voltinha rápida pela Lapa pois fomos ao aniversário de um amigo do Julio no Brazooca. Foi quando a gente se deu conta de quão perto o hotel fica de famosos lugares pela Lapa! Em 5 minutos a gente chegou no Brazooca, mas no caminho, ainda na Rua do Riachuelo, a poucos passos do Vila Galé, está o Lapa 40°. Mais adiante, indo pela Rua do Lavradio, o Bar da Boa, Belmonte, dentre outros bares... Além do Teatro Odisseia, Carioca da Gema na Mem de Sá. ... Se caminhar mais pela Lavradio, vai encontrar o Rio Scenarium.... TUDO A POUCOS PASSOS!



Muito prático para quem quer curtir uma autêntica night carioca em sua essência!

Vamos falar um pouco sobre as suítes?

No total, são 292 apartamentos, divididos entre o palácio, anexo e um edifício. Todos os apartamentos oferecem ar condicionado; frigobar abastecido; Tv a cabo e aberta; workdesk com Internet wireless; linha de telefone direta; rádio relógio; banheiro com secador de cabelo; espelho de aumento; kit de banheiro / amenities; cofre eletrônico individual, fechadura eletrônica e voltagem 220 VV.




**Os apartamentos encontram-se divididos nas seguintes categorias**

- Apartamento Standard: são 195 Apartamentos com 22,5m². Possuem 01 cama king size (2.0 x 2.0) ou 02 camas Queen Size (1.40 x 2.0). Acomodam no máximo 01 cama extra por unidade, mediante a disponibilidade; comporta 2 ADULTOS + 1 CRIANÇA OU 3 ADULTOS.



- Apartamento Superior: são 89 Apartamentos, com 28,65m². Possuem 01 cama king size (2.0 x 2.0) ou 02 camas Queen Size (1.40 x 2.0). Acomodam no máximo 01 cama extra por unidade, mediante a disponibilidade; comporta 2 ADULTOS + 1 CRIANÇA OU 3 ADULTOS.

- Suíte: são 3 unidades amplas, com 37,25m². Possui sala e quarto, cama King Size (2.0 x 2.0). Acomoda no máximo 02 camas extras por unidade, mediante a disponibilidade; comporta 2 ADULTOS + 2 CRIANÇAS OU 3 ADULTOS + 1 CRIANÇA.

- Suíte Superior: são 4 unidades amplas localizadas no palácio, com 48,45m². Possui sala e quarto, cama King Size (2.0 x 2.0), TV de 42” a cabo, banheiro com banheira de hidromassagem e chuveiro. Acomodam no máximo 02 camas extras por unidade, mediante a disponibilidade; comporta 2 ADULTOS + 2 CRIANÇAS OU 3 ADULTOS + 1 CRIANÇA.

- Suíte Master: apenas 1 unidade que é bem ampla e localizada no palácio, de 76,75 m². Possui sala de estar com TV de 42”. No quarto, cama King size (2.0 x 2.0), Tv de 29” a cabo, banheiro com banheira de hidromassagem e ducha. Acomodam no máximo 02 camas extras por unidade, mediante a disponibilidade, comporta 2 ADULTOS + 2 CRIANÇAS OU 3 ADULTOS + 1 CRIANÇA.

Dentre essas suítes, 26 apartamentos são comunicantes, o que pode ser bem interessante para famílias com filhos, e 15 apartamentos são adaptados para deficientes físicos.                                                                                         
** NOSSA SUÍTE **





Nós ficamos em uma suíte standard no edifício, que é o prédio mais alto dentro do conjunto arquitetônico do Vila Galé, no terceiro andar, com uma vista lindíssima para a área da piscina que fica em ambiente externo entre os prédios.



Confesso que nem sei dizer se achei mais bonita a paisagem de dia ou à noite, mas arriscaria dizer que o charme e romantismo conferido pela iluminação noturna deixaram o local mais diferenciado.





Nosso quarto, embora um standard, tinha um tamanho excepcional. Foi o maior quarto standard em que já me hospedei e achei incrível!



Aliás, até cama King size, que não é comum de ser em quartos standards, havia e a roupa de cama era ótima, macia e confortável.

Muito bem equipado, com mesa de escritório enorme, poltrona,  TV a cabo, telefone, abajur em cada criado mudo ao lado da cama, espelho grande, que adoro e um ótimo armário com prateleiras, muitos cabides e cofre.



O frigobar abastecido com bebidas fica dentro do armário, que tem porta de correr e disfarça bem a nossa bagunça rsrs.


O banheiro não é dos maiores, mas era prático, funcional e continha o necessário: amenities, lenço de papel, secador de cabelo (que fica guardado dentro do armário), espelho de aumento, além do espelho normal, uma ducha poderosa para banho e ducha higiênica ao lado do vaso sanitário.





O ar condicionado era bem potente e gelou rapidinho o quarto!

Eram duas grandes janelas, uma voltada para a piscina e a outra voltada para uma das fachadas do antigo colégio.



Como vocês podem ver, nosso quarto era ótimo e perfeito para quem preza por conforto, bons preços, qualidade 4 estrelas do hotel e estar em um ambiente elefante e moderno.

Não podemos esquecer do quadro em cima da cama que parece saltar aos olhos e nos faz lembrar de canções clássicas da Bossa Nova.



** LAZER **

Sem sombra de dúvidas, o principal lazer oferecido pelo hotel é a sua magnífica piscina, localizada em espaço aberto, no vão central entre os edifícios.



Ela só não é mais perfeita porque não é aquecida rsrs... Mas possui um tamanho ideal para nadar um pouco, praticar um exercício e, ao mesmo tempo, relaxar.



Tem uma parte mais rasa e outra mais funda, só que não ultrapassou a minha altura.

Havia um guardião da piscina durante todo o tempo em que ela estava aberta e isso é muito importante, principalmente porque vi crianças por lá, brincando, pulando...inclusive, bebê. É, portanto, uma tranquilidade a mais saber que há outra pessoa ajudando a olhar os pequenos.


A música ambiente na área da piscina não poderia ser outra que não a bela Bossa Nova que inspirou a decoração do Vila Galé em vários aspectos.




Outra coisa que achei diferente e chamou minha atenção foi o fato de haver uma placa que indicava a temperatura e o Ph da água. Ainda não tinha visto algo assim em outros hotéis gostei de saber da informação.

Outro espaço que compõe a área de lazer do hotel é a academia, que fica no palácio, no antigo Hotel Magnífico. Engraçado porque ele fica em um nível abaixo da rua e dá para ver a sombra dos pés das pessoas andando na calçada. 


A academia é pequena, mas contém o principal. Do lado de fora, há uma estante com com alguns itens de dermocosméticos a venda que me pareceram bem interessantes.

Um pouco mais adiante, fica a sala onde está a sauna a vapor e a jacuzzi com hidromassagem, além da sala destinada ao SPA Satsanga.


O SPA Satsanga é um ambiente dedicado ao bem-estar do corpo e da mente, oferecendo uma variedade de massagens e tratamentos para quem quiser relaxar. Deve-se agendar a massagem com um pouco de antecedência e confirmar o horário disponível.


Infelizmente, não fizemos massagem, pois não deu tempo de agendar, mas curtimos bastante o banho turco (sauna a vapor), que tem dentro dele uma ducha ótima para limpar os bancos e até mesmo para refrescar um pouco a gente enquanto fazíamos a sauna.


A jacuzzi também foi uma das melhores que eu vi, com uma parte especial para acomodar direitinho o nosso corpo, para deitar e ficar lá relaxando com a hidromassagem ligada. Eu cheguei a cochilar um pouco, acreditam? A única coisa que não funcionou bem foi o aquecimento da jacuzzi, que não estava bem regulado.


Outro detalhe legal dessa sala, mais um mimo do hotel, é que nela você pode se servir com chá e água saborizada com frutas cítricas. Adorei e aproveitei para tomar um chazinho.



O hotel oferece toalhas para usar na piscina e na hidrossagem, por meio de cartões que todo hóspede recebe e troca pelas toalhas. Quando devolvem a toalha, ganham novo cartão.

Nosso quarto não tinha roupão e acabamos por ter que cruzar o lobby e recepção do hotel com as toalhas, o que eu achei meio estranho e pouco digno rsrs... mas depois eu solicitei os roupões na recepção e levaram para a gente no quarto, que acbei usando no dia seguinte, na piscina, para depois voltar para o quarto porque acho bem esquisito ficar andando de toalha molhada de um lado para o outro dentro do lobby do hotel, ainda mais por ser um loggy tão chique de um hotel 4 estrelas.



** Alguns Detalhes **

Gostaria de destacar alguns detalhes importantes que observei no Vila Galé que realmente achei diferenciado.



Já mencionei a questão da placa indicativa do Ph e da temperatura da piscina. E a placa mudou de um dia para o outro rsrs... ou seja, realmente houve medição.


Já falei das frutas e água saborizada na recepção, bem como do chá e água saborizada na sala da jacuzzi e sauna, certo?


Ficou faltando mencionar sobre as lixeiras para coleta seletiva do lixo que achei super importante e instrutivo.


Também gostei de ver plaquinhas pelos caminhos que indicavam o que cada prédio/lugar oferecia.


A gentileza, simpatia e cordialidade de todos os funcionários da casa que estavam sempre prontos para nos ajudar.

A entrada do hotel, que mais parece um túnel do tempo, com várias referências a Portugal, à colonização portuguesa no Brasil, com muito luxo e requinte.


Um caixa eletrônico dentro do Edifício principal, com possibilidade de saques internacionais, em um ambiente seguro, é bem legal também!




** CAFÉ DA MANHÃ **

A melhor palavra para descrever esse café da manhã é: Fabuloso!!


Servido no principal restaurante do hotel, que é o Restaurante Versátil, um amplo salão climatizado, belíssimo, rico em referências musicais, imagens de célebres artistas e músicos, além de alguns trechos de suas principais músicas, onde o café da manhã é servido em buffet todo dia, das 7h às 10:30, com os itens separados em estações.




Havia absolutamente tudo e mais um pouco: ovos, frutas, cereais, castanhas, iogurtes, leite, doces, geleias, queijos, frios, salmão defumado, mel, pão de queijo, linguiça, salsicha, omelete, tapioca, carne seca, presunto de parma e/ou copa, bolos, muitos pães... e muito mais!




Melhor vocês verem as fotos para poderem realmente terem certeza de quando eu digo que era fantástico o café da manhã do hotel!




E o melhor de tudo: espumante servido à vontade!! Ai ai ai ... aí sim arrebatou o meu coração! Começar o dia tomando um bom espumante é muito digno, não acham? rsrs... Na primeira manhã, era um espumante brut branco e na segunda manhã foi um espumante brut rosé. Ambos muito bons e do Vale dos Vinhedos da região gaúcha.



Eu só senti falta de mais doces, como doce de leite, e também de bolos, como bolo de cenoura com chocolate, ou bolo de chocolate, bolo de milho, dentre tantos outros que não havia.




Despois desse café da manhã super caprichado, em que totalmente extrapolamos com o que estamos acostumados a comer, nós aproveitamos a oportunidade de estarmos na Lapa, em pleno sábado, de dia, algo raríssimo de fazermos, e demos uma voltinha pela região para conhecer alguns lugares novos, como foi o caso da Escadaria Selarón, na qual finalmente conseguimos ir!


Também conseguimos conhecer as Feiras do Rio Antigo, da Rua Lavradio, e a Feira Retoke, que somente ocorrem no primeiro sábado de cada mês. Foi ótimo o passeio, embora eu particularmente ande um pouco tensa pela Lapa, observando tudo ao redor, para evitar estresse com furtos ou roubos. Graças a Deus, nunca aconteceu comigo nessa região, mas eu recomendo que se ande por lá com a atenção redobrada, sem ostenar itens valiosos e com pouco dinheiro.


No caso das Feiras Retoke e do Rio Antigo, eu me senti segura porque havia muita gente, muita gente mesmo nas Ruas Lavradio e Mem de Sá, e todo mundo muito tranquilo, o que me fez relaxar e caminhar por ali "de boa".




Como vocês puderam perceber, as duas noites que passamos no Hotel Vila Galé renderam ótimas experiências, novos lugares visitados, mais conhecimento sobre a região e nós simplesmente adoramos e recomendamos.



** Sobre o Grupo Vila Galé **


Vila Galé é um dos mais prestigiados grupos hoteleiros do mundo, responsável pela gestão de 27 unidades, sendo vinte delas em Portugal e sete no Brasil, nos seguintes lugares: Angra dos Reis/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Cumbuco/CE, Fortaleza/CE, Guarajuba/BA, Salvador/BA e Cabo do Santo Agostinho/PE.

Atualmente, com cerca de 2.300 funcionários, o Grupo detém a maior rede de resorts do país e planeja a abertura a 8° unidade brasileira na Praia de Touros (RN), prevista para 2017.




** FICHA TÉCNICA DO VILA GALÉ RJ **




- Nome do Hotel: VILA GALÉ RIO DE JANEIRO
- Endereço: Rua do Riachuelo 124, Lapa/Centro - RJ
- Site: VILAGALE.COM
- E-mail (Reservas): rio.reservas@vilagale.com ou rio.grupos@vilagale.com para grupos (71 3263 9950)
- Telefone (Reservas): 71 3263 9999
- Ano de Inauguração: 2014
- Marca (Bandeira): VILA GALE
- Categoria: 4 ESTRELAS
- Serviços: piscina, jacuzzi com hidromassagem, sauna, SPA Satsanga, Room Service 24h, academia de ginástica, segurança com circuito fechado de TV, faz e xerox, fornecimento de toalhas para piscina e sauna, bem como de roupões (se a sua suíte não tiver roupão, é possível solicitar na recepção, tal como fizemos), lavanderia (terceirizada)
- Wi-Fi: gratuito e disponível em todas as zonas públicas e apartamentos (o sinal era muito bom)
- Estacionamento: sim, garagem com manobrista
- Melhor forma de chegar: de metrô (estação Cinelândia), mas se estiver com bagagem, recomendamos ir de táxi ou de carro.
- Room Service 24h:




- Restaurantes: Bar Vinícius de Moraes (localizado no palácio, com vista para o jardim e a piscina, serve drinks e petiscos variados); Restaurante Inevitável (a la carte, de culinária mediterrânea asiática, funciona somente à noite e é necessário fazer reserva); Restaurante Versátil (onde estivemos, é o principal restaurante do hotel, onde é servido o café da manhã, almoço e jantar, em esquema de buffet).


- Distância para locais relevantes:

. ARCOS DA LAPA: 5 minutos de caminhada
. ESCADARIA SELARÓN: menos de 10 minutos de caminhada
. ESTAÇÃO DE METRÔ DA CINELÂNDIA: de 10 a 15 minutos de caminhada
. TEATRO MUNICIPAL: de 10 a 15 minutos de caminhada
. CONFEITARIA COLOMBO: 15 minutos de caminhada
. CCBB - CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL: metrô até a estação Uruguaiana e mais uns 10 minutos de caminhada
. SANTA TERESA: 15 minutos de caminhada
. AEROPORTO SANTOS DUMONT: 2KM
. AEROPORTO GALEÃO: 17KM
. PORTO: 4KM
. PONTO DE ONIBUS: 50M
. RODOVIARIA: 5KM
. LAGOA RODRIGO DE FREITAS: 10,5KM
. CRISTO REDENTOR: 12 KM
. ARCOS DA LAPA: 500 M
. CANDELÁRIA: 3 KM
. METRO CINELÂNDIA: 750 M
. CENTRO DE CONVENÇÕES SULAMERICA: 2 KM
. RIOCENTRO: 33 KM



Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR