13 janeiro 2016

Arraial do Cabo: Pousada da Prainha

Tivemos a honra e o enorme prazer de sermos convidados a retornar à Pousada da Prainha, em Arraial do Cabo, praticamente 1 ano após a nossa primeira ida, em 2014.

No primeiro final de semana de dezembro de 2015, fui com minha família a Arraial do Cabo para comemorarmos os 40 anos de casamento dos meus pais! Adivinha de quem foi a ideia de comemorarmos em uma viagem? Rsrs... Eu! Eu!

Como meus pais não são fãs de comemorações nem festas, combinamos essa viagem para passarmos esse tempo juntos em um lugar que reúne algumas das praias mais lindas do Brasil!

E mais uma vez fomos muito bem recebidos pela Pousada da Prainha, com muito carinho e atenção por parte da Gisele e Andressa, que nos ofereceram ótimos quartos e pude ver o quão bela a pousada ficou após o término da sua reforma e finalização da decoração.

Em 2014, quando fomos com as amigas Di e Monica e seus respectivos maridos, a pousada ainda não estava oficialmente inaugurada nem aberta a hóspedes após cerca de 1 ano de reformas pelas quais passou.

Procurando Nemo?

Ou seja, eles abriram a pousada somente para nos receber em 2014 e, mesmo com muitas pendências ainda e ajustes da reforma ainda não terminada, nós amamos todos os cuidados que vimos por lá, principalmente, o que mais me encantou, a preocupação ambiental que pude observar com a coleta seletiva do lixo e o sistema de captação da água da chuva para reaproveitamento, que por si só já é incrível!

Eu confesso que estava super curiosa e ansiosa para ver o resultado das reformas, a pousada em pleno funcionamento, a piscina... porque eu não vi em 2014, mas já imaginava que seria tudo muito Top e de grande qualidade!

E não poderia ter sido diferente!

Minha grande expectativa era em relação ao aquário de água salgada que estava sendo formado com toda a orientação de um biólogo.

Ai gente, ficou tão lindo! Mas tão lindo!

Parecia uma reunião dos peixinhos do filme "Nemo", com direito a ter a Dory e o Nemo, é claro.

Aliás, tal como o filme, os peixes palhaços estavam grudadinhos na anêmona. Lindo demais!

Por falar em lindeza, a riqueza e os detalhes na decoração da Pousada da Prainha como um todo encantam!

Como fui no início do mês de dezembro, a Pousada já estava em clima natalino e isso tornou a decoração ainda mais graciosa: árvore de Natal, Papai Noel pendurado na varanda, bonequinhos de neve .... tudo muito fofo!

Mas é claro que a decoração com o tema náutico manteve-se presente: piratas, barcos, peixes, navios, o mar... são tantos os elementos da decoração que remetem ao tema náutico, em completa harmonia com a proposta de uma pousada perto da praia, que fica até difícil conseguir realmente prestar atenção em todos os itens que adornam a pousada.

E o melhor de tudo é que essa riqueza de informações na decoração não descaracteriza a proposta clean e relax da pousada.

Vamos então falar  um pouco sobre esses ambientes?

- Área externa: composta por poltronas confortáveis, mesinhas e cadeiras na direção do salão do café da manhã e um carrinho de madeira que fez a alegria dos meus sobrinhos!

Essa área é super agradável para relaxar, bater um papo, tomar uns drinks...

- Hall da Recepção: composto por um amplo salão com sofás, poltronas, televisão, mesa, revisteiro, com ar condicionado, é um lugar super convidativo para assistir a  um filme ou série de TV, até porque as TVs dos quartos só possuem canais abertos, mas no Hall há alguns fechados.

Não deixem de reparar na decoração deste lobby da entrada que é clean, conferindo uma atmosfera muito agradável e rica em detalhes ligados ao mar!

- Restaurante: a área do restaurante é outra muito fofa e muito bem harmonizada.

Quadros, dentre outros enfeites, mesas e cadeiras de madeira, com muito conforto para almoçar ou fazer um lanche à noite.

Quando lá estivemos, o restaurante ainda não estava abrindo à noite para jantares, mas tão somente para lanches, como sanduíches e hambúrgueres. Mas funcionava para almoços no esquema a la carte com pelo menos um prato de carne vermelha, um prato de massa, frango e peixe.

Os valores são bastante honestos e razoáveis e a comida estava saborosa, com cara de comida caseira, simples e muito bem feita.

De tarde, por volta das 17h, a pousada ainda serve todo dia, nesta área do restaurante, um chá com opções de café e chá, além de pãezinhos, bolos e biscoitos

Também ali está um filtro de água, disponível aos hóspedes que queiram beber

- Salão do Café da Manhã: como tudo na pousada, este é outro lugar muito bem decorado, fofo e com toques vintages que amo nas estantes, no relógio, nas mesas... uma gracinha mesmo!

Esse ambiente foi novo para mim porque não estava pronto em 2014 quando eu fui.

Mas o melhor de tudo foi o café da manhã: simplesmente delicioso!

Um café da manhã perfeito para começar bem o dia e com diversas opções, como: frutas, iogurtes, frios, pães, bolos, pão de queijo, ovo mexido, cereais, sucos, dentre outros.

Não sei vocês, mas eu adoro tomar café da manhã! E, mais ainda, quando eu viajo, essa acaba sendo a refeição mais importante do dia porque eu não tenho o hábito de parar para almoçar.

Portanto, nota 1.000 para o café da manhã da Pousada da Prainha!

Achei o máximo também o cuidado que eles tiveram em colocar talheres, pratos e copos diferenciados para crianças, com temas infantis, como os da Disney e heróis da Marvel. Muito fofo mesmo!

Horário do café da manhã: das 8h às 10h.

- Lounge: esse ambiente é lindo!

Desde os detalhes da decoração até o acabamento rústico- chique, esse Lounge, composto por sofá, poltronas, ar condicionado e paredes de vidro é um convite a relaxar, tirar uma soneca ou apenas poder conversar de forma mais reservada com amigos.

Nessa área também há banheiros para uso dos hóspedes, bem como de quem estiver no restaurante da pousada.

- Piscina: em 2014, a piscina ainda não estava liberada para banho.

Dessa vez, pude tomar um ótimo banho de piscina e meus sobrinhos se divertiram bastante por lá brincando com as bóias que são grandes, tipo espreguiçadeira e poltrona. .. eles adoraram e fizeram das bóias os seus "carrinhos" de competição rsrs

A piscina não é aquecida, mas isso não foi um problema.

A única coisa ruim é que a sombra avança na piscina ainda cedo e praticamente só se pode curti-la totalmente ensolarada entre 11h e 14h... pela posição que ela ocupa no vão entre os quartos, no interior da pousada, é difícil não fazer sombra.

Outra questão é para as pessoas que gostam de voltar cedo para a pousada para almoçar e dormir. Neste caso, se houver crianças na piscina, como foi no nosso caso, fazendo uma farra, pode ocorrer de o barulho incomodar. Ao menos nós não tivemos problemas com os hóspedes presentes que levaram de boa a nossa brincadeira na piscina.

- Área Kids: outra novidade para mim foi esse super divertido cantinho especialmente pensado e projetado na garotada para entretê-los, o que eu achei fantástico e meus sobrinhos aproveitaram bastante!

Mesa de sinuca, mini totó, pula pula, jogos mais infantis, dentre outros, fizeram a alegria da criançada presente e eu pude perceber na prática que faz total diferença esse entretenimento extra.

Pense em viajar com crianças e o sufoco que é encarar um dia chuvoso?

Desesperador!

Mas esse cantinho, perto da garagem, foi providencial, até porque choveu um bocado no nosso último dia pela manhã.

Portanto, os papais (no caso, minha irmã) agradecem!

- Garagem: ampla, comporta carros para todos os quartos, fica na lateral da pousada, com entrada própria e cada hóspede recebe um controle eletrônico para abrir e fechar o portão automático da garagem.

- Quartos: todas as suítes da pousada foram projetadas para o bem estar e conforto dos hóspedes e estão distribuídas em dois andares.

As suítes da frente da pousada e as do fundo são as maiores. As do fundo, onde, inclusive, minha irmã ficou hospedada com seus filhos e marido, são projetadas para famílias, com quartos conjugados e algumas ainda possuem pequena estrutura de cozinha, com pia, microondas e alguns utensílios domésticos.

Eu, meus pais e irmã, cada um em seu quarto, ficamos todos no segundo andar da pousada.

O acesso entre o primeiro andar e o segundo andar é por escada. Então, para quem maior dificuldade de mobilidade, sugiro ficar hospedado no primeiro andar.

O quarto da minha irmã, como já adiantei, era bem amplo e próprio para receber um casal e dois filhos.

Na verdade, minha irmã foi colocada em um quarto, primeiramente, que ficava no terceiro andar, que eu esqueci de mencionar, onde há um quarto bem grande para a família e é o melhor, na minha opinião.

Ocorre que, como não sabíamos se o tempo ia mesmo firmar e estava chovendo a semana inteira, ela ficou preocupada por ter mais um lance de escada e ser descoberto, portanto, ficando molhado se chovesse o que poderia ser ruim para meus sobrinhos,

Mas vejam só como o quarto era lindo!

Diante disso, ela pediu para trocar e, para nossa sorte, havia ainda um quarto disponível para família, no segundo andar, também nos fundos, onde estão os quartos maiores e ela optou por este por ter o acesso totalmente coberto e uma saída bem próxima para a garagem e para a área kids, o que também agradou bastante meus sobrinhos rsrs.

Confortável, localizado na parte dos fundos da pousada, tinha janelas, era arejado, com um bom banheiro e camas confortáveis.

O meu quarto e o dos meus pais ficava na parte da frente da pousada, também no segundo andar, com varanda e vista para a rua.

Por se tratar de uma rua tranquila, não tivemos problemas com barulho para dormir, principalmente porque, na época em que fomos, ainda não era alta temporada. Pode ser que na alta temporada haja algum problema neste sentido, mas aí nós realmente não testamos o isolamento acústico.

Apenas posso dizer que minha mãe, de tarde, quando as crianças estavam brincando na piscina, ela ficou no quarto relaxando após o passeio de barco e me disse que conseguia ouvir a bagunça na piscina.

Começando pelo quarto dos meus pais, que era vizinho ao meu, ele era muito bem dividido, extremamente confortável, amplo, arejado, com varanda para a frente da pousada e vista para rua e a decoração, seguindo a linha adotada pela pousada, era voltada para o mar, com ares praianos, um toque rústico-chique e muito bom gosto.

A cama king size era muito confortável também, com destaque para o banheiro grande, o armário, a cafeteira e o ar condicionado split no quarto.

Infelizmente, por não terem chegado a tempo, as amenities encomendadas pela Pousada da marca Natura não estavam disponíveis. Então, tivemos que usar as nossas mesmo. Fiquei até triste porque se tem uma coisa em que eu reparo são as amenities do hotel porque considero esse mimo de grande importância, principalmente quando a gente esquece algo, como sabonete (eu sou mestre em esquecer sabe o que? Pasta de dente! rsrs... levo a escova, mas esqueço a pasta).

Agora sim, o meu quarto!

Posso dizer que eu amei o meu quarto? Nós ficamos no quarto de número 22.

Amei tudo, diga-se de passagem! A decoração super clean e romântica, que torna esse quarto muito apropriado para casais desejosos de passar a lua de mel por lá ou renovar bodas ou, simplesmente, ter um final de semana romântico a dois!

Para começar, eu adorei os cisnes que foram feitos com as toalhas de banho! Ficaram lindos, em cima da cama.

Por falar em cama, o tamanho king size é simplesmente maravilhoso (a minha cama é queen e eu já sinto muita diferença quando durmo em uma cama king, pois parece que sobra tanta cama rsrs...).

A cama é extremamente confortável e a roupa de cama também é muito gostosa e macia.

Macias, grandes e felpudas também são as toalhas de banho do banheiro e as de rosto.

Aliás, a Pousada também providencia aos hóspedes, bastando solicitar, toalhas para uso na piscina.

O quarto é bem espaçoso mesmo, contando com banheiro grande, com secador de cabelo, armário para roupas no quarto, mesa de escritório, telefone, criados mudos ao lado da cama, um apoio à cama e um sofá, além de TV de tela plana, ar condicionado split, luminárias e abajures, que tornam o ambiente bastante iluminado.

Durante o dia, basta abrir a porta da varanda e deixar o vento circular e a claridade entrar! Uma delícia!

Com relação a mosquitos, assunto sempre em moda, principalmente no verão por conta do aumento dos casos de dengue, se eu vi um ou dois, foi muito. Não me incomodou. Mas eu sempre ando com repelente e, em lugares de praia, mais rústicos, de natureza, eu uso bastante para prevenir.

Como podem ver pelas fotos, nosso quarto era uma gracinha! E ainda tinha esse "varal" super moderno, colorido, que lembra uma escadinha, e que foi super prático para colocarmos roupas molhadas da praia, bem como ganchinhos para pendurar outras coisas, como bolsas, chapéu e mais roupas rsrs..

Super romântico, acima de tudo! Adorei as cores do quarto, muito aconchegantes e agradáveis.

- Pet Friendly: a Pousada da Prainha é receptiva a animais de estimação de pequeno porte.

Inclusive, eles oferecem caminhas fofas para os bichinhos!

** Ficha Técnica **

Pousada da Prainha

Localização: Rua Projetada D

Instagram: @pparraial

TripAdvisor:  está em 2º lugar no ranking de 53 pousadas em Arraial do Cabo e possui certificado de excelência. Confira aqui as resenhas sobre a pousada.

Garagem: sim

Acessibilidade para cadeirantes: sim, no primeiro andar.

Wifi: a pousada disponibiliza senha para acesso gratuito, mas o sinal às vezes oscilava e funcionava melhor na recepção. Nos quartos, nem sempre o sinal era dos melhores.

Para reservar essa pousada, CLIQUE AQUI!

1. Parabéns esta tudo perfeito, Estamos chegando ai dia 29 a 31 esta poder fecha uma bela parceria com vocês. Alan Marins Guia de Turismo em Vitória E.S

1. Muito obrigada, Alan!
      Tenho certeza de que vocês serão muito bem recebidos pela Pousada da Prainha!
      Ótima escolha!
      Abraços,

2. Sim vai ser Dez, Já estive ai pessoalmente e Gostei muito da Recepção da Alessandra