15 dezembro 2015

Dica de Restaurante em Curaçao: Restaurant & Café The Gouverneur de Rouville

Ahhhh... que saudades de Curaçao! Outro restaurante esplêndido que tive a honra e a oportunidade de conhecer foi o charmoso The Gouverneur de Rouville!

Estivemos lá a convite, em outubro de 2015, para apreciarmos a sua belíssima arquitetura, pois o o restaurante, localizado em Otrobanba, na capital Willemstad, em espetacular e privilegiada posição, praticamente beirando o canal e com vista mais que perfeita para as casinhas fofas de Punda, funciona dentro de um edifício com origens no século XVIII.



Já viram que esse lugar é especial, não é? Prestem bem atenção:

. bem conceituado restaurante com inspiração na culinária internacional e pratos típicos da gastronomia curaquenha

. edifício histórico, que faz parte de todo um complexo da capital Willemstad que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO

. vista maravilhosa para os prédios super fofos de Punda



. certificado de excelência e mais de 1.360 comentários no TripAdvisor

Quer saber mais? Então veja aqui como foi a nossa experiência!

Aberto todos os dias do ano, a partir das 10h da manhã, o The Gouverneur (para os íntimos rsrs) pode ser uma ótima opção para o café da manhã, almoço, happy hour ou jantar



São vários ambientes dentro deste casarão que possui quase 300 anos de existência: piano bar, varanda, pátio interno, um corredor maravilhoso... difícil mesmo é decidir em qual desses ambientes você vai ficar porque todos são ótimos, charmosos, elegantes, requintados, arejados, com algumas nuances na decoração que os distinguem... mas é claro que eu, louca por uma paisagem e pelas vistas, pedi que ficássemos em uma mesa com vista para Punda, para o canal e para o porto.





Simplesmente amei a localização da nossa mesa, embora estivesse ventando muito e isso atrapalhou um pouco a comer com meus cabelos esvoaçantes no rosto rsrs... no fim, troquei de cadeira, prendi o cabelo e deu tudo certo. 




Mas antes de falarmos do nosso jantar, que tal um pouquinho da história desse simpático e bem conservado edifício?

Otrobanda

Punda
O primeiro edifício construído no local onde se encontra o casarão foi em janeiro de 1787, por Dorothea Brugman. Várias famílias abastadas passaram a ocupar o casarão ao longo dos séculos e agregando mais cômodos e expandindo o prédio que, com o passar o tempo, tornou-se um complexo de de edifícios.

Em 1967, o proprietário à época vendeu o complexo para uma Fundação destinada a cuidar dos monumentos da ilha e a preservação dos prédios.




Todavia, durante uma reforma em 1987, e foram várias as reformas pelas quais os edifícios passaram, uma parte do complexo desabou por causa de uma forte tempestade provocada pelo furacão Joan em 1988.

E, em 2001, finalmente o histórico casarão passou a ser o Restaurante e Café Gouverneur de Rouville, mais conhecido como De Gouverneur, nome escolhido por causa do antigo nome da rua onde está o prédio, The Rouvilleroad.


Agora sim já podemos falar das comidinhas, né?

Foi aqui no De Gouverneur que nós experimentamos o drink internacionalmente mais famoso com origem nesta ilha: Blue Curaçao!

Aviso aos navegantes que ele é forte, viu? rsrs... mas bem saboroso e refrescante. Como é um pouco doce, não recomendo beber muito porque pode ficar enjoativo. E ele é azulzinho mesmo.

É claro que nós trouxemos algumas garrafas de Blue Curaçao para casa kkk... ainda nem abrimos, acreditam? Acho que ficará para as festas de fim de ano que estão chegando =))  E o Julio foi de cerveja local!


Como entradas, nós experimentamos a Cuban Banana Soup (9.60usd), com sabor bem exótico!

Descobri que a gastronomia tradicional de Curaçao gosta de misturar como elemento importante no sabor algumas frutas e, ao meu ver, a principal é a banana.

Depois, como pratos principais, eu optei por um típico prato de Curaçao, chamado Keshi Yena, que mistura frango, queijo, muitos temperos, cebola e banana também. Quem me conhece bem, sabe que eu não sou muito adepta a misturas de doces com salgados. Particularmente, para o meu paladar, o prato seria perfeito sem a banana.


Mas gosto é gosto e o Julio super aprovou o Keshi Yena (21usd)! Obviamente que eu comi kkkk... apenas prefiro sem a banana. O sabor era muito rico, muito marcante mesmo e voltei encantada com os temperos que eles usam por lá.

Já o Julio, carnívoro por natureza (coisa do povo do Sul rsrs...), escolheu o prato chamado Gouverneur Steak (28.45usd), que consiste em um generoso pedaço de carne grelhado, acompanhado de cogumelos, chips e manteiga frufada.


Ele adorou!!

Como side dish (você pode escolher acompanhamentos para os pratos dentre batata frita, arroz e batatas gratinadas), nós escolhemos as batatas gratinadas!


E a melhor parte sempre, para os viciados em doce como eu: a sobremesa!!

Escolhemos uma combinação de mousse de chocolate, com brownie e sorvete de creme (16.75usd) que estava simplesmente divino! Aliás, tem como essa combinação ficar ruim?




Por fim, tivemos uma ótima experiência na casa. Fomos muito bem atendidos por simpáticas garçonetes que nos auxiliaram a escolher nossos pedidos.

Fiquei encantada com seus diversos ambientes. Um espaço muito amplo  mesmo que atende a vários públicos, dos mais despojados que desejem tomar drinks no bar, aos mais românticos que procuram um bom local para apreciar o entardecer.




E por falar em entardecer, é altamente recomendável reservar o horário mais cedo, das 18h, para poder assistir ao pôr do sol.

Na verdade, não dá para ver propriamente o pôr do sol, mas sim a linda luz que ele faz nos prédios fofos de Punda, avistados do restaurante, com uma iluminação realmente apaixonante que merece ser contemplada! Como nós já tínhamos visto o entardecer de lá em outro dia e como tínhamos feito o passeio a Klein Curaçao neste dia, acabamos não conseguindo ir mais cedo e por isso que chegamos no horário das 20:30 para jantar.

Quando eu não sei o que pedir, eu costumo perguntar qual o carro-chefe da casa, qual o prato mais famoso ou uma criação do chef que seja ousada e diferenciada. Normalmente não tem erro e são pratos maravilhosos mesmo!


Confira aqui os Menus, clicando abaixo:

- Almoço: média de preços 15 USD

- Sobremesas: média de preços 17 Naf (moeda local)

- Jantar: média de preços 20 USD

- São dois Horários para o Jantar na Varanda, que você deve escolher ao fazer a reserva: das 18:00 às 20:30 ou das 20:30 às 22:00

- No jardim (área interna), não precisa agendar o horário.

- Sunset Happy Hour: das 17:30 às 18:30 (maioria dos drinks pela metade do preço!)

- Reservas por e-mail: info@de-gouverneur.com 

- Telefone: +599 9 462 5999




Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR