10 novembro 2015

Rio de Janeiro: Workshop Provence - Descubra a região das Lavandas, na França

No dia 22 de outubro de 2015, eu tive o imenso prazer de participar do Workshop Provence, no Hotel JW Marriott, na orla de Copacabana, organizado pelo Comitê Regional de Turismo Provence-Alpes-Côte d’Azur, em colaboração com o Atout France.

A presença de 15 representantes da gastronomia, hotelaria de luxo, escritórios de turismo de receptivo da região despertou a curiosidade de todos os que foram prestigiar o evento, oportunidade ímpar para conhecer mais sobre essa parte tão linda da França.


Eu confesso que sempre fui louca para conhecer os famosos campos de lavanda da Provence e isso foi o suficiente para eu me interessar ainda mais por esse Workshop, onde pudemos degustar o vinho rosé do Château de Berne-Côtes da Provence, além de especialidades da culinária provençal preparadas pelo simpático Chef Michel Portos, chef dos restaurantes Le Malthazar e Le Poulpe, em Marseille, além de ter sido diversas vezes premiado ao longo da sua carreira com estrelas do Guia Michelin.



A troca de experiências, proporcionada pelos representantes da Provence, que nos passaram diversas informações sobre seus produtos, seja um hotel de luxo, seja sobre uma cidade, foi extremamente enriquecedora.

Fiquei encantada com as belezas e a história da cidade de Avignon, por exemplo, e já considero inclui-la em um futuro roteiro pela Europa.

O Chef Michel Portos preparou-nos alguns pratos, como calamares, risoto, um picadinho que eu confesso que não consegui identificar direito os ingredientes, mas lembrava também um ratatouille. Havia também sanduíches, sucos, além do vinho.



calamares

espécie de ratatouille

O melhor desse Workshop, ao meu ver, foi efetivamente ter esse contato mais próximo com as pessoas da Provence, que estavam bem preparadas com material de divulgação e é sempre muito gostoso estar em um ambiente repleto de franceses... não sei falar francês, mas adoro ouvir! Acho o som tão bonito e chique! E todos eram muito simpáticos rsrs...

Também pude conhecer a Anaté Merger, do www.naprovence.com, a única agência de receptivo e passeios na Provence feita por brasileiros para brasileiros. Além de ser muito simpática, a Anaté tem vários livros publicados, alguns romances e  muito conhecimento sobre a região da Provence, onde ela mora há mais de 10 anos! 

Chef Michel Portos

Chef Michel Portos, Day, Sèbastien do Comitê Regional de Turismo da Provence e eu

E não poderia deixar de mencionar como foi bom também reencontrar nossos amigos blogueiros de viagem que também marcaram presença para prestigiar esse workshop.

Di, do blog Histórias da Di; Monica, do blog Le Touriste; Dani, do blog Na Mochila da Ninja; Day, do blog Seguindo Viagem; Erica, do blog Nos na Trip; Mauricio, do blog Aventureiros; Tavinho, do blog Maior Viagem; Marina, do blog Imagina na Viagem; Isa, do blog The Life of Isa.


Blogueiros de Viagem com a querida Anaté Merger, do www.naprovence.com, a única agência de receptivo e passeios na Provence feita por brasileiros para brasileiros.


Também conheci agentes de viagens e outros blogueiros que ainda não conchecia.

Ou seja, o networking foi excelente e pude aprender bastante sobre a Provence!


A única coisa que realmente me deixou triste foi saber que os belos jardins de lavanda somente florescem de meados de junho a fim de julho. O período é tão, mas tão curtinho e em pleno verão, praticamente, ou seja, alta temporada... enfim, vamos ver se um dia eu consigo visita-los, não é? A esperança é a última que morre rsrs...

Marina (Imagina na Viagem), Monica (Le Touriste), eu, Day (Seguindo Viagem) e Erica (Nós na Trip)

Meninas de cima e o Mauricio (Aventureiros), de Bendito O Fruto 

Que tal viajarmos juntos para a Provence? Se agora não tem como viajar, até porque esse euro está cruel (mas já baixou!! ebaaaaa!!), vamos então conhecer um pouco da região!! Como vocês já sabem, eu ainda não estive lá, mas aprendi tanto com esse Workshop que gostaria de compartilhar com vocês as informações que recebi!

 cid:image001.jpg@01CEB5E8.8A02EA10

A região Provença-Alpes-Côte d’Azur foi modelada pelas culturas greco-romanas. A arquitetura, a arte, o esporte, a língua, a gastronomia… são herdados dessas civilizações sempre tão presentes na identidade da Provença.

Há a lavanda, claro. Sem esquecer as cigarras. E também o céu límpido, frutas maravilhosas, uma qualidade de vida incrível, pessoas fantásticas.

O mar também. Claro. Quando se quer descobrir este incrível território que é a Provença, pode-se falar de suas cores, sabores, fragrâncias. Pode-se apreender este espaço abençoado pelos deuses, devido a seu clima ideal, seus sítios naturais incríveis, seu radiante savoir-vivre.

Mas existe um elemento igualmente apaixonante: percorrer a região e descobrir o talento das pessoas de lá com a pedra. Aliás, as pedras. Deixe-se levar pelo relato de três milênios de civilização. Tudo está lá ao alcance de seus olhos.

Das fortificações no alto das montanhas às arenas romanas, das construções antigas mais surpreendentes aos mais incríveis edifícios contemporâneos, dos mosteiros mais discretos aos monumentos mais grandiosos. Uma viagem no tempo, dos museus mais audaciosos às habitações mais clássicas vai mostrar que a Provence-Alpes-Côte d’Azur é uma terra criativa: descubra sua história por meio das obras de arte de sua arquitetura.

E com certeza perceberá que a região Provence-Alpes-Côte d’Azur é uma terra realmente abençoada pelos Deuses! Suas riquezas naturais e patrimoniais são tantas que valem a pena visitar! 


Banhado pelo Mediterrâneo, este mar, que é sinônimo de sol, perfumes e cultura milenar, é onipresente na região. Ele assume todas as formas: selvagem em Camargue, autêntico em Calanques, preservado nas ilhas Lérins, Port Cros e Porquerolles, chique nas estações balneárias da Côte d’Azur ou ainda portuário nas cidades! 

Mesmo o interior da região é impregnado dessa cultura mediterrânea, que a torna especial e seduz os visitantes. 

Para ajudá-lo a viver plenamente essa experiência, o Comitê Regional de Turismo Provence-Alpes-Côte d’Azur propõe o “Best Of” dos lugares que você não pode perder! Agora é a sua vez de criar a sua própria história em Provence-Alpes-Côte d’Azur! (e a minha também!)

Para começar a viagem, nada melhor do que visitar as cidades simbólicas! Cada uma com sua personalidade bem distinta, elas oferecem: 

Marseille dá o ritmo do Mediterrâneo. A mais antiga cidade da França é animada e multicolorida. De seu velho porto até o centro, passando pelo bairro típico do Panier ou pela magnífica Corniche, todos os ingredientes se reúnem para uma linda estada cheia de cores! Sem esquecer o Parque Nacional de Calanques, que coloca a Natureza no coração da cidade. 

Aix-en-Provence sua vizinha, é muito diferente. Ela tem o charme de suas casas renascentistas. É um ótimo lugar para passear com toda a calma, sobre os passos de Cézanne, que ali viveu e se inspirou. 

Arles antiga não é uma cidade, mas um estado de espírito. A sensação da Camargue bem próxima torna mais excitante! O patrimônio antigo do lugar é notável. A cidade, conhecida como Pequena Roma, encantou Van Gogh, Picasso e Gauguin. Atualmente, ela acolhe os eventos dos maiores fotógrafos do mundo. 

Avignon, a cidade dos Papas, tem a doçura das cidades de província. Seu Palácio dos Papas acolhe todos os anos o famoso festival de teatro e o refrão da famosa canção “Sur le Pont d’Avignon” ecoa nos quatro cantos do mundo!

Saint-Tropez, ponto de encontro do jet set no verão, reencontra a calma de um pequeno porto de pesca fora da temporada, com suas pequenas praças arborizadas, seus cafés nos terraços e suas praias de areia fina! 

A alguns quilômetros da animação de Saint-Tropez, cultivam-se vinhedos verdejantes. Eles produzem os vinhos da Provence e seu famoso rosé para se degustar bem fresco à sombra de um caramanchão.

Subindo na direção de Vaucluse encontramos os vinhos Côtes du Rhône (tintos e brancos) incluindo o Châteauneuf-du-Pape. Vinhos que merecem ser descobertos visitando as caves e propriedades. No centro de paisagens mágicas! 

Além disso, ver os campos azuis de lavanda a perder de vista é uma experiência inesquecível. Eles florescem de junho a agosto e pontuam a paisagem dos Alpes-de-Haute-Provence até os Hautes-Alpes, passando por Vaucluse! 

Os ocres de Roussillon, o magnífico vilarejo de Gordes ou ainda o Mont Ventoux são alguns dos sítios inesquecíveis! Peter Mayle tornou célebre essa parte da Provence através de seus escritos. 

O parque natural regional do Lubéron preserva essa natureza para que cada um possa aproveitá-la plenamente. 

O Verdon é também um território protegido, sítio geológico reconhecido mundialmente, com uma água turquesa e grutas profundas que surpreendem os visitantes! Para viver plenamente a magia do lugar, é possível praticar todos os esportes em plena natureza: caminhada, ciclismo ou BTT, esportes náuticos ou radicais, canyoning ou ainda escalada, e também parapente. 

E por falar em LAVANDA... “A lavanda é a alma da Provence”. Era assim que Jean Giono qualificava essa perfumada flor azul. Ela se tornou o símbolo do país provençal.

De junho a agosto, a região se anima com camadas de cores. A lavanda pode ser encontrada na extensão que vai do planalto de Sault no Vaucluse até a região do Buech, nos contrafortes alpinos. Sair à descoberta da lavanda pelas paisagens é empreender um verdadeiro tour da Provence! 

De Sault, em pleno coração Provence, ponto alto da lavanda, imensos campos azuis se estendem em volta da pequena cidade com casas medievais e hotéis renascentistas. Uma grande festa da lavanda acontece nos dias 14 e 15 de agosto e colore a cidade com o azul da famosa planta! 

A partir de Sault, então, sugere-se descer tranquilamente na direção de Apt, passando por Roussillon e seus montes de ocre! A lavanda semeia seu toque azul nas terras calcárias. Pode-se visitar a catedral Sainte-Anne e o mercado do sábado de Apt, um dos maiores e mais típicos da Provence! 

E que tal experimentar os famosos confeitos de frutas?

Não muito longe dali, o Museu da Lavanda em Coustellet fica próximo do sublime vilarejo de Gordes. Depois, segue-se aos Alpes-de-Haute-Provence, pátria de Jean Giono! O país de Forcalquier, coração do antigo condado de Provence, oferece-se ao visitante com suas cidades de pedras secas e suas grandes extensões de lavanda! 

Em seguida, visita-se o priorado de Ganagobie, joia da arte romana, antes de ir a Forcalquier, cidade fortificada e sua universidade de aromas e sabores, a alguns quilômetros de Simiane-la-Rotonde, cidade-patrimônio dominada por sua torre que vigia as plantações de lavanda, a cidade foi a capital da lavanda no século XIX. Na sequência, aproveite para descobrir o planalto de Valensole, entre Durance e Verdon, onde a água é onipresente. 

País do lavandim e do trigo, terra da amêndoa, essa região é também muito conhecida pelo seu mel de lavanda! Moustiers-Sainte-Marie deve ser visitada para conhecer suas olarias antes de ir mais para o norte, à região de Digne.

Digne-les-Bains, a capital dos Alpes-deHaute-Provence, festeja a lavanda no primeiro fim-de-semana de agosto com o “Corso de la lavande”. A cidade é também, desde a antiguidade, uma estação termal muito procurada! Enfim, para terminar a aventura, você pode subir até a parte alpina da região, no Buech! 

Lá, a lavanda fina encontra seu lugar de predileção, entre as torrentes, os Alpes e os picos verdejantes! 

Algumas sugestões de compras

- Produtos cosméticos à base de lavanda, claro, mas também de plantas perfumadas e de tratamento de Provence podem ser encontrados na L’Occitane. (Inclusive, nós ganhamos alguns mimos no Workshop da marca L'Occitane que eu amei!!! Sempre uso seus hidratantes e cremes para as mãos, que estão dentre os melhores, na minha opinião)

A L’Occitane organiza visitas guiadas gratuitas de sua única fábrica no mundo e de seu museu, em Manosque. www.loccitane.com

- Produtos de bem-estar e cosméticos 100% puros e naturais de lavanda fina provenientes da empresa “Château du Bois”.

- Os melhores confeitos de frutas podem ser degustados em Apt, que foi e ainda é a Capital do Confeito de Frutas. 

ANOTE EM SUA AGENDA: A lavanda floresce de meados de junho a fim de julho, prepare-se! Para planejar seu itinerário, um roteiro de viagem está disponível no site www.routes-lavande.com (destilarias tradicionais, óleos essenciais, ateliês de perfumistas, jardins, percursos sensoriais, museus...)



**DICAS E NOVIDADES NA PROVENCE**

UM NOVO LUGAR IMPERDÍVEL EM ARLES: A FUNDAÇÃO VAN GOGH

Desde abril de 2014, a Fundação Vincent van Gogh Arles está aberta ao público no hotel Léautaud de Donines. Com uma área de 1000 m2 de espaços de exposições distribuídos por dois andares, esta fundação presta homenagem à obra de Van Gogh, cuja criatividade florescente atingiu o apogeu durante a sua estadia na cidade entre 1888 e 1889. Dependendo das exposições temporárias, telas e desenhos originais do mestre holandês são expostos juntamente com obras de arte contemporânea, criando um diálogo frutuoso e renovado. www.fondation-vincentvangogh-arles.org

APOIE O SABONETE DE MARSEILLE... DE MARSEILLE!

A primeira saboaria de Marseille foi registrada em 1730. Hoje em dia, o verdadeiro Sabonete de Marseille continua a ser fabricado em Marseille e seguindo a receita ancestral. Os marselheses e os profissionais da fieira mobilizaram-se para divulgar a história do Sabonete de Marseille e o seu patrimônio, apoiando a candidatura do Sabonete de Marseille à Indicação Geográfica Protegida (IGP). A União dos Profissionais de Sabonete de Marseille lançou o documentário online “O Sabonete de Marseille… de Marseille”! Através desta ferramenta de informação, os saboeiros marselheses juntaram-se para valorizar o seu know-how e o seu produto ancestral que continua moderno.

Exposição Picasso no Mucem em Marselha:

Após a exposição Picasso em 2009, em Aix-en-Provence, desta vez é o famoso museu de Marselha que vai sediar, entre 26 de abril e 29 de agosto de 2016, uma exposição do artista, com particular enfoque aos paralelos entre a obra de Picasso e as artes e tradições populares. Os visitantes poderão então reencontrar objetos e temas fetiches do artista, assim como seu trabalho em torno de técnicas e materiais tradicionais (cerâmica, metalurgia, madeira), além do seu interesse em materiais reciclados e objetos da vida cotidiana presentes em suas esculturas. Esta exposição demonstra mais uma vez a forte ligação do pintor com a região de Provença. www.mucem.org

Um novo museu da lavanda em Digne les Bains (Alpes de Alta Provença):

Inaugurado em 26 de junho de 2015, o museu revela a história e a cultura da lavanda através de um conceito original: uma visita-show de som e luzes para descobrir a beleza e o trabalho dos agricultores nos Alpes do Sul. A visita é acompanhada por histórias e depoimentos, mas conta também com oficinas de destilaria oferecidas no pátio do museu. Aberto diariamente no verão e de segunda a sábado no inverno.

Daytour, passeios em família em toda a Provença Uma «bicicleta que fala» para descobrir Avignon e seus arredores: usando fones de ouvido, o áu dio-guia vai levar você, de bicicleta ou a pé, através de um percurso elaborado pela Daytour, a um passeio no coração dos mais belos monumentos e dos produtores locais parceiros da operação. www.daytour.fr Aplicativo para celular: ProvencePass® para descobrir todas as opções de passeio Daytour e receber descontos nos parceiros

O museu L’Occitane en Provence abre seu jardim em Manosque (Alpes de Alta Provença):

A internacionalmente conhecida marca de cosméticos, a L’Occitane en Provence, convida os visitantes de sua fábrica para também descobrir o jardim, onde crescem as plantas aromáticas e medicinais usadas em seus produtos. Um passeio sensorial no coração das espécies vegetais selvagens do Mediterrâneo e, para complementar a visita à fábrica, ao museu e à loja. 

Um novo percurso «As paisagens de Vincent van Gogh» inaugurado em Saint-Rémy-de-Provence (Alpilles):

Este passeio de uma hora desvenda 19 reproduções de pinturas do artista em Saint-Rémy. Começando com o Hôtel Estrine, o percurso continua até a praça da Câmara Municipal, sobe pela rua de la Commune até o Posto de Turismo e se estende ao longo da avenida Van Gogh chegando ao Claustro Saint-Paul de Mausole. Cada obra do pintor é complementada por uma mostra das cartas que Vincent van Gogh escrevia ao irmão Theo. www.saintremy-de-provence.com

Os macarons de Rodolphe obtêm o primeiro lugar no Campeonato Francês de Macarons de 2015:

Quando ouvimos falar em macarons, pensamos em Paris, na Ladurée, mas o campeão francês de 2015 deste doce delicioso vem... de Vaucluse! Rodolphe Janot, sediado em Morières-Les-Avignon ganhou, pela segunda vez (após 2011), este prestigioso prêmio graças a cerca de trinta sabores diferentes oferecidos: chocolate-pimenta de Espelette, ruibarbo-rosa-framboesa, yuzu, marmelo, flor de laranjeira, combava-framboesa, abricó-açafrão, melão-hortelã, limão-manjericão, banana-gengibre-cassis, há sempre algo para todos gostos! Em sua loja, em Morières, Le Plaisir Gourmand, aproximadamente 5.000 macarons são vendidos a cada semana. 

Tradicional festa dos guardiões 1° de maio de 2016:

Em Arles, todos os anos, no dia 1° de maio, os guardiões comemoram São Jorge. Durante a manhã, acontece o desfile dos guardiões vindos de toda a região da Camargue, acompanhados pelos habitantes de Arles em traje tradicional e então a missa em provençal em honra do santo padroeiro. De tarde, os guardiões se enfrentam em torneios equestres organizados no anfiteatro romano. www.arlestourisme.com 

Fundação Vincent van Gogh:

De 14 de maio a 11 de setembro de 2016, a Fundação dedicada ao famoso pintor vai acolher uma exposição sobre as obras de Van Gogh, de 14 de maio a 11 de setembro. www.fondation-vincentvangogh-arles.org 

As Luminescências de Avignon:

De 12 de agosto a 3 de outubro de 2016, no Palais des Papes, acontecerá um espetáculo de som e luz criado por Bruno Sellier. Uma cenografia de trinta minutos que revive o castelo medieval, no tempo da capital da cristandade. O pátio principal do Palais des Papes veste-se de luz, colocando o espectador no coração de imagens monumentais em alta resolução além de sequências 3D. Novo: segundas, quartas e sextas-feiras, apresentação às 22:15h em inglês. www.avignon-tourisme.com 



** VEJA AQUI MAIS FOTOS DE COMO FOI O WORKSHOP **





FOTOS: Lily Pestana, Day do blog Seguindo Viagem e Fotos Divulgação cedidas no Press Kit.





Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR